Informação pública de Abuso de Autoridade em Évora.

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bike_evora

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A liberdade de opinião realmente existe , vejamos :

Vejam lá bem no mapa se não ía numa AE e acabava de assaltar uma carrinha de valores da prosegur á mão armada onde levava por baixo do selim milhões de euros ?

Quero dizer que desconhecem por completo a zona e fazem já um filme , ok , tem esse direito .

Para quem conhece a zona , sabe que desde o ramal de São Manços até Èvora existe sim uma EN , a IP , e ? Está lá ao lado a ser construída ... em terra ainda .

E , para mais companheiros o sinal que indica a localidade de Évora está quase a 1 km atras do acontecimento e é a zona de sprint´s a 60 e tal km´s hora e marca de méta ( simulação não vá ser ainda multado por andar na competição ) .

Companheiros , convido a darem cá uma volta grande , nas minhas contas desde alguns anos que pratico ciclismo o km já deu a volta aos 100.000 km´s andados à muito ( 20.000 km por ano ) , sei onde meto as rodas da bicicleta .

Mas podem continuar , a opinião vossa respeito sempre .
 

peddro

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Não temos estado a ironizar, apenas a tentar ajudar, coisa que tu não aceitas.

Conheço a zona, não tenho os sinais decorados, mas sei que existe uma variante que passa por toda a zona industrial, ou pela Rodoviária (não tenho a certeza) e que continua a ser IP, vai desde o AKI ate ao Pingo Doce, antigo Feira Nova. Já fui multado de carro nessa mesma variante por ir a 72km/h, quando o limite era 50km/h.

Acredito que estejas chateado por haver provas contra ti, no entanto julgo que deverias por a mão na consciência e ser um pouco humilde e tentar ver dos dois lados. Por mais razão que possas ter, também deverias admitir que poderás ter errado em alguns actos que possas ter tido para com os "agentes de autoridade".
 
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bike_evora

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Depois de tudo o que passei e estou a passar , não é facil andar com um peso nas costas e não saber hoje onde andar na via pública conforme a lei , agradeço as vossas respostas , caso tb não tinha cá metido nada inicialmente . Mas se já disse que estou a circular dentro de uma Cidade onde a via não é IP , querem que diga mais o quê ainda para mais os documentos que meti aqui indicavam pela GNR EN 18 , onde aparece agora o IP ?

As fotos tb já mostraram a zona e passavam um a dois carros por minuto ou vem as fotos cheias de testemunhas e carros em fila ?

É preciso ter alguma calma a analisar a situação e não disparar logo ... por isso é que meti aquela ironia ao principio , sabendo que não fazem por mal ... perguntar .

Assim tambem metem em causa o trabalho da GNR em identificar a zona , coisa que eu nunca disse mal , só me queixei de ser multado na faixa de rodagem e indo conforme o código da estrada artigo 90º , n.º2 .

Assim não vale a pena continuar mais a conversa , uma vez que não são os meus factos , são já o de terceiros e alheios a minha pessoa que metem em causa , acho melhor por agora não responder a mais , até porque nada mais tenho para dizer do que foi dito .

Já agora ,

Onde circulam os peões ?

Passeios ;

Num belo dia de Domingo passeavam com a família em cima do passeio e aparecia alguem : " não pode circular aqui " .

Perguntavam : " porquê , estou no sítio certo ! " ... continuavam ...

Mais tarde , aparecia a mesma pessoa : " disse que não o queria aqui a circular , vou ter que autoar ! " ;

Dizia : " onde circulo então ... estou no sitio certo ! "

Respondiam : " passe para a faixa de rodagem e circule "

... pediam : " o documento de identificação "

dizia : " não trago neste momento ... mas estão aqui pessoas que podem identificar e posso dizer o nome , morada e n.º BI e moro a 50 m do posto podemos lá ir ... "

... " não serve , tenho de o deter ... "


........ 1hora , temperatura a rondar 40ºc , depois de quase 80km a media de 34km/h , sem água já nos cantis ...... a ver a noite chegar , foi uma óptima experiência de vida .


Obrigado.
 

Gun_Hugo_Dale

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amigo, isso que referiste agora não é bem assim, nenhum PSP ou GNR ia dizer a alguem que não podia circular no Passeio e iria circular na berma, no entanto os peões podem circular na berma da estrada não havendo Passeio para o efeito :)

no teu caso, o elemento deu-te uma ordem, não a cumpriste, sendo na IP ou numa Estrada Nacional ou Secundária, tinhas de cumprir, certo ??

Abraço
 

José Martins

Administrator
Caros companheiros do pedal,

Este tópico foi criado noa dia 06JUL do corrente ano, conforme podem verificar.
Desde essa data, pouco ou nada de formal foi acrescentado pelo seu autor, que permitisse a quem lê ou participa no mesmo poder opinar de forma esclarecida e sustentada. Continuamos apenas no diz que disse.

Os factos relatados, a terem acontecido conforme foram, revestem-se de gravidade por poderem encerrar em si mesmos um verdadeiro atropela às liberdades de cada um e serem passiveis de acontecer com qualquer um de nós que ande na estrada.
No entanto, existem formas de lidar com os mesmos e que permitem a defesa de cada um de nós.

Reli todo o tópico, no qual vi serem colocadas questões sobre o auto, não tendo chegado a perceber se foi emitido ou não auto do sucedido, houve também que se oferecesse para tratar da impugnação do sucedido, situação que a comunidade também ficou sem saber qual teria sido a resposta, etc.
No caso de ter sido emitido auto, pode até não o receber e até pode recusar-se a assinar. Mas teria sido emitido auto.

Resumindo, a situação é demasiado confusa a té triste para a comunidade, face à inexistência de dados concretos.
Também é igualmente triste estarmos a fazer juízos de valor, seja de apoio ou de contestação ao autor do tópico, sem estarmos na posse de dados concretos que nos permitam aferir sobre o que realmente se passou.
As mesmas acompanhadas de formas ofensivas como a sigla FDP (que já um Tribunal certificou não significar Fanático Dos Popós) correspondem a um tipo de linguagem não permitida neste espaço de debate.

Assim e face ao acima exposto, foi efectuada uma limpeza deste tópico, na qual foram apagadas mensagens com linguagem considerada ofensiva.
Este tópico deverá ser complementado de forma cabal pelo seu autor: referência ao auto, cópia do mesmo se assim o entender, se o mesmo não existir indicar a razão para isso, ponto de situação do que foi feito em quase três meses, etc.

Pretende-se tão somente ajudar a comunidade a perceber o que efectivamente se passou e isto será de todo o interesse para o autor do tópico, pois permitirá que lhe sejam facultadas informações concretas de como proceder, tendo em conta o que se passou e aforma como se passou.
A falta deste complemento de informação levará ao encerramento do presente tópico, em conformidade com as Regras do FórumBTT, acessíveis a todos os seus utilizadores.

Agradeço desde já a vossa compreensão.
Votos de boas pedaladas a todos.
 

bike_evora

New Member
1. neste momento não tenho qualquer referencia do auto ( pela carta da GNR diz ter sido lavrado entre as 20h - 21 h do dia 05/07/2013 ) , como disse recusei a aceitar o procedimento .

2. apenas tenho uma notificação para me apresentar na primeira semana de Novembro no DIAP de Évora na qualidade de DENUNCIADO com advogado já nomeado , o que me leva a suspeitar de algo ruim com este caso .
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

amigo, não tens referência do auto e tens em tua posse, uma notificação para te apresentares no DIAP da tua área de residência em que és o denunciado ? Acho muito estranho

A partir da data da notificação, neste caso, será de uma queixa apresentada, existe um (qualquer) prcesso aberto em Tribunal, ciclista vs GNR...
 

bike_evora

New Member
Possivelmente isso que dizes porque recebi isto no dia 26/09 precisamente quando recebi a carta explicativa da GNR de ter sido autoado por desrepeito ao artigo 90.º do CE . E referindo para quem lê primeiro sem saber do assunto que só foi possível a minha identificação " com socorro " a uma base de dados do IMTT . Ora , a possibilidade de entrar nessa base só com o fornecimento da minha identificação , ainda que verbal e foi o que fiz na altura dando o n.º do CC . Daí aparece a minha carta de condução automóvel nesse papel que referi , mas eu conduzia uma bike que não tem MATRICULA para poderem inserir nessa base de dados e saberem a minha identificação .

Dá ideia que me recusei a identificar .... mas não é verdade ; até me ofereci para me levarem para o posto que fica a 50m de onde moro .

Só como sabes os autos das autoridades fazem Fé até prova em contrario e não sei o que vai nas mentes das pessoas quando o escrevem e qual a intenção na altura .
 

Diogo112

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Parece mentira foi preciso aparecer o Administrador do fórum para que surgissem as respostas, mesmo assim não há respostas concretas.

Quando me referi ao auto, referia-me ao auto de contraordenação por violação do disposto no código da estrada, acontece que sem auto não há lugar a pagamento algum pois é com esse auto que pode avançar com a contestação do mesmo. no auto consta a identificação da entidade autuante, do agente autuante, a identificação do arguído, o local onde foi praticada a infração, a infração, a legislação infringida e a norma punitiva, além destes dados estão as referências multibanco. é junto à referencia multibanco que existem dois quadrados um com a indicação de coima e outro de depósito, no caso das contraordenações leves se não prestar-mos depósito ou seja o auto mencionar a cruz no quadrado indicado para coima, a pessoa autuada perde o direito de contestar o auto, pois concorda com a sanção que lhe foi aplicada, caso preste depósito aí sim e antes de volvidos os 30 dias é que pode contestar, caso não o faça o mesmo converte-se automaticamente em coima.

É este o procedimento, o que me causa estranheza é não haver auto, pois a pessoa pode até não assinar que isso não quer dizer coisa alguma, porque o auto é ao mesmo tempo uma notificação.

A situação da notificação do DIAP é já outro processo, resultante do primeiro, mas que não tem nada a ver com o transito corre noutra "sede".


Bike_evora ainda assim digo-te que tiveste sorte em ser apenas uma autuação, porque isto dava-te direito a duas (em vez de 30 era 60), pela infração que "cometeste, ou não" e outra por não te fazeres acompanhar do documento de identificação.
 
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bike_evora

New Member
ok . Concordas então com a primeira suposta infração alegada pela gnr , já que o pedido de identificação corre da primeira suposta infração alegada pela gnr . Sendo assim tens pena que não tenham aplicado as duas .

Já tinha dito que se fosse multado por falta de identificação , embora existam métodos alternativos aprovados em Decreto Lei , não estava aqui a esta hora .

E , na minha opinião se não me tivessem feito parar , tb não era preciso pedir a identificação .


Abuso de autoridade : """Constitui-se "abuso quando uma autoridade", no uso de suas funções, pratica qualquer atentado contra a liberdade de locomoção,..."""


http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_de_poder

Mas obrigado pela "sorte" que me envias .
 
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Diogo112

Member
Se o que dizes é o correto foste autuado por violação da al. e), n.º 1 do art.º 90, com sanção prevista no disposto pelo n.º 3 do mesmo artigo CE

Pela falta de documento de identificação: art.º 85º, n.º 3, com sanção prevista no disposto pelo n.º 5 do mesmo artigo CE
 

Diogo112

Member
ok . Concordas então com a primeira suposta infração alegada pela gnr , já que o pedido de identificação corre da primeira suposta infração alegada pela gnr . Sendo assim tens pena que não tenham aplicado as duas .

Já tinha dito que se fosse multado por falta de identificação , embora existam métodos alternativos aprovados em Decreto Lei , não estava aqui a esta hora .

E , na minha opinião se não me tivessem feito parar , tb não era preciso pedir a identificação .


Abuso de autoridade : """Constitui-se "abuso quando uma autoridade", no uso de suas funções, pratica qualquer atentado contra a liberdade de locomoção,..."""


http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_de_poder

Mas obrigado pela "sorte" que me envias

Quanto a mim não me parece que tenha havido abuso de autoridade, vejo sim é que há imensa indignação por teres sido autuado, nada mais.

Agora sim encerro em definitivo a minha participação, pois não consigo acrescentar mais nada de util à evolução positiva do presente tópico.

Boa sorte para ti, desejando que tudo se resolva pelo melhor, boas pedaladas camarada!
 

ernez

Active Member
Outra situação é o processo no diap, embora te tenhas que apresentar num determinado dia que já não me lembro qual, já lá podias ter ido para consultares o processo para ires nesse tal dia preparado, todos os processos podem ser consultados pelos acusados e acusadores, é um direito a que lhes assiste, não sei do que está á espera para lá ir.
 

bike_evora

New Member
Discordo totalmente com a vosso enquadramento da situação .

Já aqui falei que vinha na situação correta na via , essa situação de par coloca-se sim se tivesse no meu lado direita da FAIXA de RODAGEM outro colega . Ora o que eu tinha era a linha separadora da faixa de rodagem da berma . Fico grato de saber afinal eu que ía bem vejo os possíveis infratores condecorados , e se me tivessem ultrapassado pela esquerda pela berma e colocado nessa invenção de PAR ?

Que tinha eu a ver ?

Acho que o artigo 17.º é bem claro e o resto do artigo 90.º destina-se a regras de condução na faixa de rodagem com excepção das tais pistas e excluindo logo à partida a situação da BERMA do artigo 17.º .

Ainda bem que existem Tribunais em Portugal :

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
Processo: 1823/07.5TBPFR.P1.S1

Nº Convencional: 1ª SECÇÃO
Relator: URBANO DIAS
Descritores: ACIDENTE DE VIAÇÃO

Data do Acordão: 20-05-2010
Votação: UNANIMIDADE
Referência de Publicação: CJASTJ, ANO XVIII, TOMO III/2010, P.78
Texto Integral: S
Privacidade: 1

Meio Processual: REVISTA
Decisão: NEGADA A REVISTA

Sumário :
I – O artigo 17º do Código da Estrada (Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro), ao determinar que “os veículos só podem utilizar as bermas ou passeios desde que o acesso aos prédios o exija”, traduz a preocupação do legislador em evitar o perigo de colisão entre velocípedes e peões que circulem na berma.

II – O artigo 90º, nº 2, do mesmo diploma legal, ao prescrever que “os condutores dos velocípedes devem transitar o mais próximo das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas”, teve em vista acautelar embaraços ao trânsito processado em sentido contrário, obrigando, para tanto, os condutores dos velocípedes a colocarem-se mais ou menos a meio da faixa de rodagem.

III – Deste modo, conduzindo a vítima o seu velocípede, pela berma direita da faixa de rodagem, em contravenção com o preceituado naqueles dois normativos legais, e pretendendo o condutor do veículo lesante, vindo da hemi-faixa contrária, com vista a estacionar num parque de um estabelecimento comercial, sito nessa mesma berma, sem que, previamente, se tivesse certificado da presença daquele, que vinha a metro e meio de distância, só é passível de censura o comportamento deste, e já não o daquele. O mesmo é dizer que, mau grado a conduta transgressora da vítima, a culpa na produção do acidente só pode ser assacada ao condutor do veículo.

IV – Perante este circunstancialismo, a regra da prioridade não é aqui aplicável.


"Como as instâncias, a seu tempo, demonstraram, o facto de a vítima conduzir um velocípede, pela berma da estrada, em nada contribuiu para a produção do acidente, sabido, embora, que tal faixa não se destina à condução de qualquer veículo, seja qual for a sua natureza.
É certo que o artigo 17º, nº 1, do Código da Estrada (introduzido na positividade do nosso ordenamento pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro), determina, por um lado, que “os veículos só podem utilizar as bermas ou passeios desde que o acesso aos prédios o exija”, e o artigo 90º, nº 2, do mesmo diploma legal, assegura, por outro, que “os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas”.
É incontroverso que a vítima infringiu estas duas regras do direito estradal, mas isso, por si só, não permite que se emita qualquer juízo de censura relevante na produção do acidente em causa.
"


Bom , agora só em Novembro e espero que encontre bons juízes pela frente .
 

canuco

New Member
Realmente torna-se dificil opinar quando o próprio user não avança muitos detalhes, aliás, até parece fugir ás questões mais pertinentes, tais como:

Existe auto de contra ordenação? Se sim, qual foi o artigo infringido?
Foste chamado a prstar declarações, ok, sobre quê? O que diz o processo? De que és acusado??
Tanta conversa e estas questões mais importantes continuam sem resposta!!!!!!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
o amigo bike_evora, foi abordado pela GNR por estar a infringir o artigo 90º do CE, de seguida pediram-lhe a identificação e não trazia conigo qualquer documento, é de imediato conduzido ao Posto para proceder á sua I.D :) esteja ele onde estiver

neste caso, prestou declarações e foi assim elaborado o auto e nada de multa, penso eu
 

NunoMCCII

New Member
Resumindo o que o user bike_evora queria, aqui e nos fóruns onde andou a fazer esta campanha ridícula contra a as forças da autoridade, era que o pessoal lhe desse palmadinhas nas costas!

Tens de perceber que nem todo o pessoal que anda na net é burro e cai nestas histórias mal contadas.

Para a próxima liberta essa revolta nos cranks da tua bicicleta. ;)
 

Diogo112

Member
Resumindo o que o user bike_evora queria, aqui e nos fóruns onde andou a fazer esta campanha ridícula contra a as forças da autoridade, era que o pessoal lhe desse palmadinhas nas costas!

Tens de perceber que nem todo o pessoal que anda na net é burro e cai nestas histórias mal contadas.

Para a próxima liberta essa revolta nos cranks da tua bicicleta. :wink:

Pois deu mesmo para perceber isto, sábias palavras as tuas.

Além do que disseste, foi o facto de ninguém que ia com ele aqui ter aparecido em defesa do bike_evora e contar a estória tal qual como ela se passou, porque será?

Se calhar ainda teve bastante sorte, para aparecer tantos meios para uma situação que envolve apenas um ciclista é porque algo ia correndo bastante mal.
 

bike_evora

New Member
Tem razão senhor Diogo112 e NunoMCCII , sou o eu maior FDP em Portugal e alto criminoso armado com aK47 conhecido em Évora .


Podem vir a Évora atarem-me e queimarem-me numa fogueira , estou ao dispor .

DOU como encerrada a minha participação , já que entendo ter relatado a situação certa e se futuramente querem saber mais terão de vir a Évora ou perguntar a colegas da zona o ponto de situação .


Agradeço que o Administrador apague este post !
 
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