Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

Joseelias

Well-Known Member
@ demorider

Eu sei que é uma dor de cabeça do caraças andar às voltas com as entidades que têm poder de decisão sobre estes assuntos, mas a única forma é mesmo essa se se quiser ter as condições mais adequadas possíveis. Porque a forma como as coisas estão a ser feitas agora (abrir trilhos, preparar saltos, etc) não estão a resultar de qualquer forma, não é essa a verdade? Ao fim ao cabo têm esse trabalho todo e desaparece em pouco tempo pelas razões que mencionaste.

Em relação à pista da Junta de Freguesia, sofrem da falta de civismo que leva muita gente a fazer coisas bem piores que essa. A única forma é a sensibilização das pessoas, em particular as locais pois sabem quem são. E se possivel até envolvê-las na actividade. E não digo isto de forma ingénua ou por pensar que velhotes de 80 anos possam ser convencidos a praticar DH.

No meu clube, que originalmente estava totalmente virado para a vela e ninguém era percebia, apreciava ou até tinha visto canoagem, fomos conseguindo obter o apoio das pessoas à medida que começamos a valorizar o clube e a localidade através de resultados e de dar desporto aos miúdos. E pouco a pouco já estavam a vibrar nas provas que lá organizávamos, e usavam as embarcações próprias para dar apoio às provas e passaram a orgulhar-se da secção mesmo continuando a preferir a vela.

De uma forma diferente, apenas fazendo algo semelhante conseguem o respeito das pessoas. Por exemplo organizando-se e dando pequenos cursos de iniciação ao DH e ao Btt em geral aos miúdos do local e através da formação deles chegarem aos pais e avós. Um pouco o que tem sido feito com a questão ecológica e de responsabilidade na condução em que temos os putos a repreender os pais por alguns comportamentos. Isto sou eu a especular mas não vejo muitas alternativas.

Fora isso só só a repressão ou o vedar dos espaços o que me parece difícil e poder vir a dar resultados contrários... Mas a sinalização, o alerta, a informação já ajudam.
 

Lanwolve

New Member
Eu como utilizador assíduo de Monsanto já me tinha perguntado se aquelas construções que "nascem numa noite" estariam autorizadas.

Não vale a pena contrariar algumas opiniões mais radicais que aqui foram expostas, eu até passo ao lado das rampas e não me aflijo com isso. Apenas tenho receio que a CML, na impossibilidade em controlar a disseminação de trilhos e construções em locais perigosos e que ponham em risco a integridade física de famílias que querem divertir-se com os filhos, que acabe pura e simplesmente com a prática de BTT no PFM.

O parque é de todos e para todos, portanto denunciar rampas e trilhos que possam colocar em risco as pessoas que frequentam o parque não é ser anti DH. Eu sou praticante de BTT e não iria gostar nada de ver um filho meu levar com uma bicicleta em cima, num local público que é suposto ser utilizado por todos. Há que haver bom senso!
 

demorider

Active Member
joseelias envolver mais as pessoas do que já estão? seria quase impossível, elas gostam do "espetáculo" que é no dia das provas, chegasse a ver famílias inteiras nos terraços das casas a ver os atletas a chegar.. Posso-te dizer que aquilo não é uma prova é uma festa com vários milhares de pessoas a assistir..

Posso também dizer-te que as pessoas gostam de ter lá aquela pista e até vêm meter conversa com o pessoal quando por lá andamos.. A 2 anos fui lá no fim de semana antes da prova treinar e houve um Sr que tem casa mesmo apegada a meta que se ofereceu para nos dar o almoço pensando que éramos de longe e que teríamos de ir almoçar ao restaurante..

A organização da prova não organiza só a prova de dh, organiza muitas outras actividades, desde passeios de bike, passeios a pé, acampamentos, eventos de limpeza do monte, etc.. Tem o cuidado de quando organiza algum passeio a pé fechar a pista para evitar acidentes e não destroem a natureza prova disso é que há por lá uma árvore sem futuro (digo sem futuro porque é uma arvore "doente" que esta num estado de degradação) e apesar de já ter provocado alguns acidentes por estar muito no meio da pista tornando-a muito apertada e apesar dos vários pedidos dos atletas para a tirarem ela continua lá, ou seja estão a respeitar a natureza coisa que muita gente que vem com morais da treta sobre respeito da natureza não o faz deixando o seu lixo (garrafas de agua, embalagens das barrinhas, câmaras de ar etc) no meios dos trilhos..

Elas sabem o risco que correm ao circular lá mas é mais fácil ignorar, apontar o dedo ao pessoal do dh que são todos uma cambada de malucos que não tem respeito por ninguém..

Engraçado que o dh e tao perigoso para os outros mas depois e o que se vê ali ao lado no tópico das velocidades máximas.. Fonix ha por ali cada velocidade que eu nem sei como raio é que eles param as bicicletas, velocidades que ate em estradão aberto são um pleno perigo para eles e para todos os que possam por lá circular.. Ah pois é não fazem dh por isso podem fazer o que lhes der na real gana..

Respondendo a um post ai para trás que já não sei quem o escreveu.. Eu não estou de mal com o mundo, só acho injusto que vocês se achem no direito de andar onde bem lhes apetecer e nós não podemos andar em lado nenhum porque vocês insistem sempre em entrar em trilhos onde não fizerem nada para que ele existisse e se achem no direito de exigir cuidado a quem trabalhou para poder usufruir do desporto que gosta.. Mas nao quero com isto dizer que aquilo e de uso exclusivo a quem abriu o trilho, mas acho que ja que pedem cuidados quando circulamos em sitios claramente frequentados por pedestres ou pessoal do xc tambem tenho o direito de fazer o mesmo pedido quando circulam em pistas de dh..

O que menos falta é gente a gozar do trabalho dos outros e isto não é só nesta questão, é em tudo neste mísero país (infelizmente)..

Mas dou por terminada a minha intervenção neste tópico, resta-me apenas dizer que quando circular em pistas de dh circularei a vontade, quando circular em trilhos ditos "normais" continuarei a ter os cuidados redobrados que tinha, tenho e continuarei sempre a ter..


Boas pedaladas a todos seja de que vertente for..
 

jonyboy

New Member
Jonyboy como eu disse e volto a dizer NAO ME IMPORTO QUE LÁ CIRCULE QUEM QUER QUE SEJA, lá porque abri o trilho não sou dono dele mas acho que tenho direito a usufruir dele, e usufruir do dh implica descer sem vir agarrado aos travões ou a parar constantemente para ver se vem alguem.. O dh pode ser perigoso para 3s mas só se mete nas pistas de dh quem quer elas destinguem-se bem..

Demorider primeiro nao te podes importar mesmo poque aquilo nao e teu... ai ja xeganos a essa conclusao tens direito a usufruir desde que nao alteres como todos os outros tem direito a usufruir mesmo sem ter o trabalho que la fizeste, ali nao esta nenhuma pista de dh, edta uma trilha de muitas do monsanto, acho que e isso qu ainda nao perceberam, se fosse pista de dh davate toda a razao mas como nao e... quanto ao ser uma perda de tempo dialogar com a cm de lisboa? Ja tentaram? Ja criaram alguma organizacao especifica?
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Joseelias said:
Ao fim de mais de 30 anos de Btt no Monsanto se calhar já seria tempo de o pessoal se organizar e se sentarem à mesa com a CML para se poderem criar umas pistas de DH com todas as condições e devidamente sinalizadas para evitar um acidente grave. Acho que todos ficariam a ganhar.
(...)
E se há trilhos construídos por pessoal do DH coloquem pelo menos algumas placas a informar do perigo e do tipo de pista.
Concordo plenamente e faço destas também as minhas palavras.

Pode não ser fácil... mas com alguma insistência acredito que se consiga.

E tal como já referi no tópico do trail running os avisos e o cuidado de parte a parte é fundamental. O Monsanto é de todos e acredito que haja espaço para todos.
É verdade que é um parque florestal e se calhar até foram cometidos alguns excessos (no que toca a abrir novos trilhos, etc...) mas certamente algumas rampas (por exemplo) em caminhos já existentes em zonas com boa visibilidade e algum espaço não causarão problema de maior. Se houver sinalização, cuidado de parte a parte, na minha opinião, não há problema de maior.

Tem que haver cedências de parte a parte. Quando dizem que o Monsanto é de todos não se esqueçam que é mesmo de todos... não de quem só anda a pé nem de quem faz DH/Enduro, etc... por ter aberto aquele trilho.

E não se esqueçam do mais importante: não é contra as pessoas que se consegue o que quer que seja.
E digo isto apenas porque sou a favor da criação destes locais (de forma legal) e não da sua destruição.

Se fizerem uma petição sobre o tema, por exemplo, serei dos primeiros a assinar. ;)
 

jonyboy

New Member
quanto ao topico das velocidades... eu proprio postei la e ja dei boas velocidades a descer... e nao mistutes alhos com bugalhos eu quando dou essas velocidades é em descidas com 200 300 metros com 10 de largura e se nao hpuver ninguem por la ah e sao feitas em locais em que nao houve intervencao humanana. A propria natureza encarregou-se disso por isso ninguem podia ir la e destruir a serra
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
demorider só um à parte: Salvo erro, numa bicicleta legalmente até se pode atingir os 90 km/h se o limite vertical de velocidade naquela estrada assim o permitir. Posto isto não me parece que as velocidades por lá descritas sejam obrigatoriamente um perigo para todos os que por lá circulem.

Até porque de carro/mota certamente que muitos passarão nos mesmos sítios bem mais depressa. Se é mais perigoso para a pessoa em questão? Talvez... mas isso é da sua responsabilidade... agora no que toca aos outros já não é bem assim.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ demorider

Ainda bem que tudo isso se passa com a população do local. Muito bom.

Quanto ao resto, todos sabemos que o conceito de civismo é algo de muito recente em Portugal e é um trabalho em progresso. A única solução é continuar a insistir tanto na formação e sensibilização das pessoas, como junto das autoridades para criar e manter estruturas desportivas. Em particular aquelas que exigem condições especiais como o DH. Não há outra forma.

Os portugueses têm pouco espírito activista e muitas vezes só porque trocam dois dedos de conversa na tasca sobre um assunto qualquer pensam que o resto do mundo devia de ser vidente e dar-lhes razão, fazendo imediatamente tudo aquilo que queriam. As coisas não são assim. As pessoas, neste caso os DHillers de uma região, junto com todos os outros Bttistas têm que se juntar e agir de forma mais institucional para conseguir resultados. É muito giro criar um grupo no Facebook mas na prática poucos são os que se chegam à frente para criar mesmo algo com influência.
 

demorider

Active Member
Sao muito mais perigosas do que ir a 30 ou 40 numa bike de dh pelo meio de um trilho.. Quem vos garante que não vos vais aparecer uma pessoa saída do nada? como e que param? não é um perigo? looool

Depois ainda dizem que não são anti-dh? outro loool

Vocês tem direito e tudo e os outros que se lixem, mas as coisas não são assim se querem respeito então aprendam a respeitar.. Assim como pedem respeito e cuidados eu também tenho esse direito e também tenho o direito de praticar o desporto que bem me apetecer..

Fiquem lá com a vossa tacinha e com o vosso narizinho impinado.. Já toda a gente sabe que só o que vocês fazem e que esta correcto e só o que vocês fazem e que mereces respeito..

:xau:
 

FMCurto

Active Member
Agora qualquer energúmeno que queira destruir seja o que for em Monsanto só precisa de se justificar com que sabe o que os outros querem que alguém lhe vai defender o ponto de vista:
"eu cá não gosto de abelhas, já falei com muitos que tb não gostam, há demasiadas colmeias em Monsanto e nem devem estar legais, vamos lá destruir as colmeias.E porquê parar ai? os cavalos tb são um perigo e os inconscientes dos cavaleiros nem carta precisam de tirar, onde é que ficam os picadeiros?"
 

Joseelias

Well-Known Member
@ FMCurto

Epá, acho que já estás a delirar. Até porque o argumento que usaste pode ser usado contra quem construiu as rampas. Do estilo:

"eu cá gosto de rampas, já falei com muitos que também gostam, acho que há poucas no Monsanto e nem deve de ser ilegal construi-las, vamos lá construir um half-pipe do Aqueduto das Águas-Livres. E porquê parar aí? As Torres das Amoreiras também estão a jeito não faz mal fazer dai uma rampa e um drop para aterrar no emissor do Monsanto" :D
 

demorider

Active Member
Nao me vou pronunciar mais sobre este assunto porque já não mais nada a dizer que no tenha já sido dito apenas vou partilhar uma excelente iniciativa muito boa para quem gosta de desfrutar de uns trilhos agradáveis..



Quem for cá da zona, apareçam porque não pode ser só pegar na bike e desfrutar do trabalho dos outros e depois achar que somos donos de todos os direitos.. Qualquer questão podem procurar no facebook por "padela natural associação promotora"..
 

jonyboy

New Member
Demorider vou-e fazer uma pergunta achas que e pior ir num trilho em mato fechado em descida a 40km h a cruzar trilhos e. Eestradas em que passam outros utilizadores desses trilhos ou ir numa descida ampla de 10 ou 20 metros de largura em que nao ha estradas que sse cruzam e com visibilidade num campo de quase 360 ° ate ao fim da descida a 60kmh??
 

miguelcarromeu

Active Member
quanto ao ser uma perda de tempo dialogar com a cm de lisboa? Ja tentaram? Ja criaram alguma organizacao especifica?

o fim de mais de 30 anos de Btt no Monsanto se calhar já seria tempo de o pessoal se organizar e se sentarem à mesa com a CML para se poderem criar umas pistas de DH com todas as condições e devidamente sinalizadas para evitar um acidente grave.

Leram para trás? Leram o que se escreveu ou só o que interessa?!

Quem tem colaborado na construção das estruturas tem TENTADO, tem REUNIDO, tem ALERTADO. São mesmo os únicos utilizadores de Monsanto que têm feito alguma coisa para se poderem sentir autorizados e descansados. Ao contrário de todos os outros que lá passam, também usufruem, nunca contribuíram para que nada fosse feito ou mantido. Ou, já agora falemos dos locais de chuto e prostituição. Aliás, sugiro que este indivíduo se mascare de Batman e passe as suas noites em Monsanto a corrigir o que está mal. Vai achar muito com que se entreter.
 

FMCurto

Active Member
@Joseelias

Pareçe alucinação?Só peguei no argumento do individuo que muita gente vem aqui dizer que é muito válido e apliquei no que estava mais à mão.
 

meloy

New Member
Leram para trás? Leram o que se escreveu ou só o que interessa?!

Quem tem colaborado na construção das estruturas tem TENTADO, tem REUNIDO, tem ALERTADO. São mesmo os únicos utilizadores de Monsanto que têm feito alguma coisa para se poderem sentir autorizados e descansados. Ao contrário de todos os outros que lá passam, também usufruem, nunca contribuíram para que nada fosse feito ou mantido. Ou, já agora falemos dos locais de chuto e prostituição. Aliás, sugiro que este indivíduo se mascare de Batman e passe as suas noites em Monsanto a corrigir o que está mal. Vai achar muito com que se entreter.


Olha que recentemente os trilhos de Monsanto ganharam uma proposta no orçamento participativo de Lisboa! e a iniciativa não foi de nenhum grupo de dh ou de btt! curiosamente foi de trail running!
 

SeteGu

Active Member
Li miguelcarromeu. O que disse é que a meu ver é a única maneira e mesmo sendo difícil, com persistência, é capaz de se conseguir. Por serem os únicos utilizadores é que sublinhei o que o Joseelias referiu.
 

Nelito122

Member
Acho que é tudo uma questão generalizada de falta de bom senso, necessário neste momento em Monsanto.

Há 15 dias consegui Monsanto estava tão cheio de gente que tive por 2 vezes problemas com grupos de pedestres, 1 problema com dh e 1 problema de um xc que estava a ter um problema com um corredor.

Há muita gente por Monsanto, espaço público onde o direito de construção ou destruição sem autorização é igual (nenhum), pelo que se pede (exige) bom senso.
 

gsilvapt

New Member
/offtopic

Parece que um "velhote" conseguiu virar o grupo todo uns contra os outros

/offtopic

A minha sugestão de se dirigirem às entidades competentes continua válida. Li alguns argumentos, incluindo opiniões de que "estou a gozar". Mas não. FELIZMENTE, por muito que tentem, Portugal ainda é um país desenvolvido e as autoridades têm que se mexer. Provavelmente as cartas não foram bem remetidas (isto é, à pessoa certa) ou o texto não foi convincente. A diferença passa por escrevenhar algo a dizer que a comunidade do DH, XC ou Enduro gosta, outra é dizer que é prática comum na zona e várias pessoas estão em risco porque não há sinalização. A diferença passa por aí.

Tomar atitudes egoístas ou achar que os outros é que têm que se amular é a mesma coisa que cada vizinho aparar a sua relva e atirar os restos para o pátio do lado. Resolve, mas é temporário. E no final de tudo, quem ficará a perder somos nós (neste caso vocês, porque eu nem a Monsanto vou né) porque alguém irá chatear os gajos, falar com as camarâs, freguesias, A ou B e eventualmente alguma coisa funcionará. E o resultado é que vão tira-vos razão, vão inutilizar os trilhos e depois só se ouvirão choros de que Portugal é só tristezas.
Presumindo o anterior parágrafo, é que vos (malta do forum e da zona de Monsanto) aconselho a dirigirem-se às autoridades (não é há PSP nem há GNR!) e proporem uma solução decente, barata e dẽem foco na segurança de todas as pessoas que frequentam o parque. Simples quanto isso. Não há cá mobilização de pessoas nem nada. É afixar umas placas que façam distinção dos percursos pedestres, dos percursos de BTT (DH, XC, Enduro and so on). Não será fácil, mas se insistirem apropriadamente, alguém se irá mexer.
 
Top