Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

skull

New Member
Resposta do Ricardo (quem apanhou em flagra o rucra )ao Sr que fez o servico em monsanto:



Começo por dizer que tenho pena... pois bastavas ter vindo ao fórum falar/expor a sua critica/ideia sobre os saltos/rampas.

Pena pois o que aqui irei escrever o Sr. (de nome incerto) não irá ler, MAS AGRADEÇO A QUEM ESTIVER INSCRITO NO FÓRUM BTT QUE FAÇA COPY+PASTE.
Quem pensa desta maneira, destruir primeiro, falar depois, é complicado.


Concordo:

O roadgap, Esse salto passa um caminho largo e não houve sequer o cuidado de ver se vinha alguém, o acidente tinha sido bem grave para quem levasse com a bicicleta/i] Este talvez seja o único ponto que tenho de concordar, o salto é realmente grande para o sitio em que está.


Descordo

Ora aqui o ponto que realmente quero referir.
Nada, mas nada lhe dá o direito de destruir o que quer que seja. Como lhe disse no VIDEO volto-lhe a dizer-lhe aqui.
Há serviços especializados para a destruição/anulamento das "rampas" ou saltos, eu também não concordo com barracas/corrupção, eu não irei lá e destruiu as barracas, NÃO, espero que os serviços competentes os venham fazer (em Portugal tem tendência para demorar anos) abaixo. A tanta coisa que gostava de ver destruída. Corrupção, roubos, IVA (pelo menos para mais baixo) taxas (este ano fui a taxa verde) etc. etc. (enfim estou a desviar-me do assunto).
Agora a parte gira da coisa, em 30 anos que aqui está (no Mundo do BTT) nunca houve da sua parte um interesse em dialogar com os intervenientes desta CRIAÇÃO ANORMAL DE RAMPAS, pois pelo seu primeiro post (primeira vez que escreve num fórum) ou por o post que vi no 6polegadas tenha sido copy+past do fórum BTT, mostra que o DIALOGO, nunca foi intensão sua, a destruição foi e provavelmente continuará a ser o seu meio de combate e como fosse lhe diz (destruição da PFM).
Parte gira:
É giro quando realmente alguém é apanho em flagrante (e olhe que eu só o vi com algo (não sei o que era) na mão, no duplo da prisão, a seguir ao drop). Se não tivesse sido apanhado, será que hoje estaria aqui a escrever este texto, eu acho que não.
Ainda bem que não estamos nos USA, e estamos em Portugal.

Agora como me disse a mim, espero que em vez de trazer um pé-de-cabra e destruir o DUPLO (a seguir ao drop da prisão/merendas), faça uma coisa que todos temos, mas nem todos podem usar, FALAR FALAR, é tão simples como isso.

Todo este texto se resumia em três linhas.

Caso se o Sr. estivesse inscrito aqui no fórum e escrito no Tópico: Criação de trilhos em Monsanto, e exposto a sua critica/ideia acerca das Rampas/Saltos, acredito que, assim como somos destruidores, (pelo menos para si) do PFM também somos PESSOAS/animais, com capacidade de dialogar algo que seja visto noutro ponto de vista sem ser o NOSSO.


Acerca do vídeo, a minha vontade erá deixar no YouTube, mas como a mensagem que eu queria (dialogar até tu apareceres a explicar o porquê, está dada) irei apagar o video do YouTube. O meu PAI sempre me disse, pronto Ricardo não vamos agora " ESTAR SEMPRE BATER NO CEGUINHO" Podias até ter falado comigo (antes de destruíres tudo) a perguntar se eu conhecia ou aonde te podias dirigir para falares sobre os saltos/rampas. Eu apesar do tamanho, não faço mal a uma mosca, ter-te-ia indicado o sitio melhor para falares sobre o que te desagrada na construção no PFM. Mas irá ficar no meu computador.


Apesar de tudo, tudo isto passará e acho que agora que partilhas-te a tua ideia, ás próximas construções serão levadas em conta, com TUDO o que disseste no fórum btt.


Para a próxima fala, a sério é muiiiiiiiiiiiiitooooooooooo mais fácil.
Agora que me conheces podes sempre dizer o que não te agrada nas contruções feitas no PFM, irei com todo o gosto passar a informação as pessoas indicadas.
 
Last edited:

jonyboy

New Member
Andrextr, para pratica do enduro nao é necessario criar rampas... nem construir subidas nem descidas tecnicas eu dou o edemplo.que conheço da arrabida que tem tudo isso e mais alguma coisa tudo feito pela propria natureza... duvido que o monsanto nao tenha nas suas caracteristicas naturais zonas que permitam esses mesmos saltos sem ter que andar a fazer montagens artificiais.
 
Last edited:

BTTR

New Member
@rutra

Ó cobardolas deixa lá de falar através da conta que só agora abriste e dá-me o teu nome, morada e numero de B.I. ou de contribuinte (se quiseres manda pm ou dá esses dados aos administradores do forum e pede-lhes para mos entregarem) e vê-mo-nos em Tribunal.

Nota: "down will".... que imbecil...
Nota 1: há trinta anos que andas em Monsanto e não só não foste capaz de evoluir como tens essa raiva estúpida a uns saltos que não só não afectam ninguém como têm todos alternativa para quem não gosta de saltar.... leva lá o prémio carreira.... Darwin!
Nota 2: mata-te que o mundo agradece
 
Last edited:

demorider

Active Member
Jonyboy se me disseres onde é que eu posso praticar dh em ambiente controlado terei todo o gosto em ir andar para lá desde que seja relativamente perto de mim...

Volto a dizer que muitos dos trilhos são abertos pelo pessoal do dh, inclusive já ajudei na construção de alguns que depois ate para passeios/provas de XC onde as organizações lucram com a inscrição dos participantes mas sem terem feito nada para a existência daquele trilho.. trilhos esses que nunca os podemos usar descansados porque vai sempre haver alguém que depois do trabalho feito sem ter "vergado a mola" acha que nos é que somos perigosos e nós (quem trabalhou para o trilho existir) é que temos de ter cuidado com eles.. Como já disse não me importo que lá andem a passear ou o que quer que seja só não me peçam é para ter cuidado com eles.. Quando ando em trilhos "normais" tenho cuidados redobrados porque sei que podem estar a circula pessoas ou bicicletas em sentido contrário ou a velocidades mais lentas, só peço o mesmo as pessoas quando estas circulam em trilhos que são perfeitamente visíveis que ali circula pessoal do dh..
 

jonyboy

New Member
Skull concordo com quase tudo o que dizes... eu fui um dos que chamou a atencao para o que dizes.no video e ja disseste aqui tambem, ha pessoas responsaveis para adstruicao dessas rampas, como ha pessoas responsaveis e com autoridade para as construir... acho que muits pessoa aqui nao tem nocao da carga de trabalhos e das multas que pode ter que pagar se for apanhado a fazer essas rampas sem autorizacao...
 

jonyboy

New Member
Demorider sei aue e frustrante e tens toda a razao de pensar assim, se calhar nao tens habientes controlados para a prwtica de dh porque ninguem se.organisa pra que isso aconteça. Mas nao podes pensar na parte fui eu que ajudei a abrir o mato possoo fazer o que quizer... nao funciona assim e muitas vezes os praticantes de dh ou de. Outra modalidade sao um poco marginalizados por causa dessa ordem de pensamento que e tao retrogoda como a ideia do vou destruir isto tudo.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ andrextr

Se andasse a ter esse trabalho também ia ficar "pissed" por andarem a destruir o que eu fiz. Mas a questão é... Alguém encomendou aquilo? Foi feito em propriedade própria? Tiveram autorizações das autoridades competentes? Como sei que a resposta é não a todas as perguntas, a única coisa que posso dizer é que se sujeitaram ao que aconteceu e fora a indignação não têm muito onde se agarrarem.

Tirando a parte do perigo que foi criado com a destruição e de como as coisas ficaram, tanto direito tiveram de construir aquilo como quem as destruiu. Não que concorde com a forma como a coisa foi feita, mas não deixa de ser verdade. E podiam ter-se sujeitado até a ter problemas com a justiça. Ainda para mais ao construir aquilo num PARQUE destinado a toda a gente, incluindo idosos e crianças. Epá, organizem-se e tentem colaborar com a CML e construir uma ou duas pistas legais e devidamente sinalizadas para evitar que aterrem em cima de um desgraçado que venha a subir por ignorância das características do local.

A mim, isto parece-me o pessoal que constrói casas ilegais em zonas não licenciados e até protegidas. Fazem as coisas à socapa das autoridades, sabendo que o que estão a fazer é ilegal e até ignorando ordens de embargo para ver se depois de feita a coisa seja legalizado à posteriori. Há milhares de casos destes neste país. E é esta a mentalidade que aqui ocorre. Faz-se e depois vê-se. E se formos confrontados com os nossos erros fartamos-nos de berrar e espernear para que cedam às nossas vontades apenas para nos calar.

Acho que todos agradecem o trabalho de manutenção e limpeza que dizem fazer no Monsanto. Mas isso não dá o direito de tomarem posse do parque, ou de partes dele, como se fosse uma coutada particular.

Nos EUA há dezenas de anos que organizações oficiais de Bttistas se organizaram para preservar e transformar trilhos em colaboração com as autoridades, muitas vezes fechando alguns deles para reparar a erosão e dar tempo à flora recuperar. E toda a gente fica a ganhar. Dada a explosão que a modalidade teve em Portugal se calhar isto já não pode ser olhado como um grupo de aventureiros que usam bicicletas esquisitas e, espanto, capacetes(!) com era há 20 anos atrás. E se tiverem á espera que as autoridades façam alguma coisa por iniciativa própria... bem podem dedicar-se ao Spinining...
 

gsilvapt

New Member
Uma forma "fácil" de resolverem o problema é dirigirem-se às autoridades e proporem umas obras do Parque Natural, onde criam zonas de caminhada e zonas de BTT (X-Country e/ou Downhill) e cada um anda apenas onde quer.

Não defendo a atitude, é parvo, embora esteja justificado. Embora possamos não concordar, o que o Sr. rutra trouxe "para a mesa" é válido e temos que o aceitar. No entanto, sabendo que Monsanto não é um parque propriamente pequeno, certamente é possível que haja uma outra solução que passe, por exemplo, pela divisão do parque em zonas especializadas, sem que isto implique o investimento de quantidades absurdas em obras (e em consórcios corruptos). Obviamente, isto requer sinalização e criação de regras, para além das do senso comum, mas pelo menos evita situações destas. Por outro lado, possivelmente até aumenta a qualidade dos trilhos e a diversão dos utilizadores.

No pior dos cenários, as entidades competentes indicam-vos o necessário para resolver a situação de forma legal e da forma correcta.
 
Last edited:

jonyboy

New Member
Um aparte e um conselho aos users deste forum cuidado com o que dizem e mostram sobre terceiros... pode ter implicacoes legais... acho que isso esta escrito nas regras do forum se nao está, devia... é so pra nao haver problemas pra ninguem, isto e um espaço de discuçao publica e coomo tal pode se dizer o que quer mss nao ofender nem ameaçar ninguem...
 

dfilp

Active Member
Bem.. já por aqui foram ditas várias verdades para ambos os lados.. Há muito tempo que não ando em Monsanto, mas quando estudava em Lisboa era para onde ía andar de bicicleta frequentemente.. e evolui muito tecnicamente nos trilhos em questão.. Quase ninguém pratica Downhill em Monsanto porque os trilhos são pequenos, e a inclinação é muito pouca.. A maioriadas pessoas que usufruem dessas construções praticam Enduro ou mesmo XC, tentando acompanhar a evolução do btt a nivel mundial (antigamente btt era só pedalar pelo mato em estradões mas tanto o conceito, como os trilhos, como as bicicletas têm evoluido para algo mais.. Como tal é natural que os praticantes que usufruem de Monsanto tenham de meter mãos à obra para poderem ter alguns trilhos arranjados e com alguns saltos.. Agora o problema é, se se altera um trilho existente e se mete lá uns saltos, é um problema porque o trilho não foi pensado para aquilo.. se se abre um trilho de raiz por onde há espaço sem ter de abater arvores com o intuito de ter saltos e ser um trilho mais tecnico, quem o faz é criticado, e mais tarde ou mais cedo quem nunca fez nada pela simples manutenção de um trilho natural vai acabar por lá passar e esse trilho vai passar a ser mais um onde se anda a pé ou a subir de bicicleta sem preocupações de saber se vem alguém a descer ou não.. (que é o caso do trilho em questão)
Penso que tem de haver cedências dos dois lados, e pelo menos.enquanto os trilhos não são legalizados e sinalizados tem de haver cuidados redobrados.. Sinceramentr, acho que o novo salto "roadgap" está mal situado e é um perigo tanto para bttistas como pra pedestres e penso mesmo que esse slto não deveria existir, mas em relação aos restantes, não vejo grande problema, há anos que lá estão e nunca houve grande stress, os diferentes utilizadores do parque têm é de ser alertados para onde devem ou não andsr a pé/bicicleta.. Mas no qu toca a isto Portugal não evolui.. Tomára que fossem seguidos os exemplos de paises como UK por exemplo..
 

ermporshe

Member
Claro é preciso cuidado mesmo que não seja dh pode até ser xc normal por vezes em certos caminhos a descer se a pessoa que tiver a subir não tiver o mínimo de senso comum e não tomar as devidas precauções será um problema também independente da pessoa que estiver a subir for caminhante, trail runner ou um praticante de btt.

Agora este trilho em questão sem ser a parte que atravessa a estrada, não colocava ninguém em risco porque havia sempre a possibilidade de passar ao lado facilmente, não vejo bem a necessidade de o destruir.
A única coisa que ainda equacionaria que se fizesse era que retira-se terra desse salto que atravessa a estrada.
Em relação as pessoas que ficaram assustadas não devem ficar mas tomar as precauções quando vão caminhar e não parecerem zombies que olham para os lados.
Espero não encontrar ninguém a prejudicar um trilho que eu faça e que possa por em causa a minha integridade física.
 

jonyboy

New Member
Dfilp falaste.muito bem a exepcao dos restantes utilizadores devem ser alertados pra .onde devem andar ou nao... os restantes. Uutilizadores devem ser alertados sim... proibidos nao, e um espaço publico, a atençao deve de vir de que pratica a atividade, uma vez que nao ha uso exclusivo, isto é a lei, clara como a agua. O cidadao tem todo o direito de anndar a passear sem levar com uma bicicleta em cima, em monsato e em qualquer lado, ate na prstica do xc ou do passeio pode aacontecer
 

demorider

Active Member
Jonyboy como eu disse e volto a dizer NAO ME IMPORTO QUE LÁ CIRCULE QUEM QUER QUE SEJA, lá porque abri o trilho não sou dono dele mas acho que tenho direito a usufruir dele, e usufruir do dh implica descer sem vir agarrado aos travões ou a parar constantemente para ver se vem alguem.. O dh pode ser perigoso para 3s mas só se mete nas pistas de dh quem quer elas destinguem-se bem..

Falar com entidades para abrir locais para a pratica de dh? é uma piada certo? se ninguém se digna a apoiar os atletas achas mesmo que alguém se vai dar ao trabalho de "mover" todo um processo para dar tal autorização e legalidade ao processo?

Ha aqui perto de minha casa uma pista construido por uma organizacao com o apoio da junta de freguesia em terreno da junta de freguesia que recebe uma etapa do campeonato nacional de dh, é perfeitamente visível que é uma pista de dh, logo nos primeiros 100mt tem 3 drops que só os sobes pelo lado e com a bicicleta as costas, depois há mais 2 pontos onde tens acesso a entrar na pista e nesses mesmo acessos há saltos e trialeiras que dão perfeitamente para perceber que é uma pista de dh, mas eu já lá me cruzei com varias pessoas a pé com crianças e cães sem trela.. Agora pergunto-te.. Achas que uma autorização em papel ou uns sinais iam fazer alguma diferença? eu acho que não porque só não se apercebe que ali circulam bikes de dh quem não quer ou quem ignora, alem disso eram pessoas ali da beira que sabem perfeitamente o que ali se passa, mas mesmo assim metem-se a circular por lá.. Por isso autorização ou sem autorização a "história" iria ser sempre a mesma..
 

meloy

New Member
também houve uma prova de dh a descer o castelo de lisboa até alfama... ok... então as pessoas tb deviam ser impedidas de lá andar!
 

demorider

Active Member
E uma situação totalmente diferente, também se fazem downtwons e não e por isso que achamos que nos podemos mandar por lá a baixo sem ver o que vem.. Outra coisa diferente é um trilho que foi construído para aquilo.. Não misturas vinho com água.. Que és anti-dh já eu percebi a muito tempo...
 

miguelcarromeu

Active Member
Vai ser intervenção única porque estou farto de gastar sabão:

- a repressão e a altura da carochinha em que a idade era um posto acabou há 40 anos; bem sei que muitos queriam voltar a esse tempo, mas têm de engolir o facto que, perante a Constituição, nascemos todos iguais;
- o indivíduo (que de sr. não tem nada) perdeu toda a razão quando decidiu optar por destruir sem se informar ou questionar quem de direito;
- eu não pedalo em Monsanto, no entanto, estou relativamente a par do que lá se faz e por isso SEI que os autores das estruturas não derrubaram nem cortaram árvores, mas sim, aproveitaram material das limpezas;
- as estruturas foram colocadas sem alterar o traçado original;

Atentar especialmente no seguinte:

- os autores e outros ciclistas frequentadores de Monsanto foram os ÚNICOS a DIALOGAR com as entidades da CML responsáveis e a tentar legalizar circuitos de vários desportos em Monsanto. Por isso é FALSO que não tenham falado com ninguém!

Havendo aqui muito "sumo" para espremer, necessidade de consensos, aproveito para SAUDAR as "virgens ofendidas" que, sem argumentos para debater, se escudam em razões ridículas que apenas visam passar a seguinte mensagem:

- o que eu faço é que está bem porque não é perigoso para os demais utentes. Os outros estão mal porque andam muito depressa e dão saltos e cenas e coiso...

Continuem a avespinhar-se sem tentarem chegar a consensos e vão ver, em breve, Monsanto como um Hyde Park - um parque urbano exclusivo para pedestres. Alguns aplaudirão, outros vociferarão.

Eu? Nem ando em Monsanto.

Abracinhos
 

meloy

New Member
Estás a ver! é isso que irrita muita gente! eu não sou contra dh! aliás é uma "arte" que aprecio
tal e qual como outras arte que também aprecio

agora não deixo de achar que muitas vezes são inconscientes!
fazer dh sem vigilância de outras pessoas em pistas não vedadas e/ou sinalização é pura inconsciência!
e digo que é inconsciência para vós que se podem matar, mas também para 3ºs uma vez que muitas vezes põe em risco a vida de outros!

O que estás a dizer é que também sou contra o rally porque acho que o raly não pode ser feito sem estradas fechadas!
ou praticar tiro no meio da cidade
ou outras tantas coisas

o DH quando praticado sem vigilância em sítio não fechados é um perigo! é apenas isso que digo!
e não é por achar isso que sou contra o DH!

mas pode ser por opiniões como tu que acabas por dizer isto:
"Acho mesmo muito engraçado toda a gente dizer que não tem nada contra o dh mas no fundo são todos contra..."

pensa que se calhar não é o mundo que está contra ti! mas se calhar és tu que estás contra o mundo!
 

ermporshe

Member
Seria uma estupidez fazer de Monsanto um parque exclusivamente pedestre.
Aquilo da para todos é preciso é bom senso e quem costuma estar a dormir estar mais atento.
 
Acho que vale a pena voltar a lembrar o que não foi o rutra que colocou os paus e galhos no meio dos saltos.. terá sido outra pessoa. Pelo que ele refere, o que fez (e até concede que tenha agido mal) foi desfazer rampas, tentado devolver o aspecto original ao local.

Miguelcarromeu... não será por culpa de quem anda com cuidado que Monsanto pode ficar com restrições à prática de BTT. Se tal acontecer, é porque há quem insista em "fazer rally no meio da rua", se é que me faço entender.

Demorider... o facto de existir uma pista de DH em ESPAÇO PÚBLICO, não autorizada, não concede direitos exclusivos aos praticantes de DH sobre esse espaço público. Qualquer pessoa tem o direito de lá andar. Podemos não gostar, e quando vou a descer um singletrack a curtir imenso, posso ficar até desiludido de ter que parar, e até desmontar para que as pessoas possam passar - mas tenho e devo fazê-lo. Em geral agradeço, peço desculpa, e continuo a praticar a MINHA actividade, para MEU prazer - os outros não são obrigados a "apanhar" comigo.

Por fim, muita gente aqui só parece considerar destruição quando se deita abaixo uma árvore. Há muitas espécies vegetais, que não sendo árvores fazem parte do ecossistema do local. Não estou a falar de ervas daninhas. Há arbustos, camas de fetos, etc, onde muitas espécies nidificam e/ou vivem. Monsanto há muitos anos já tinha trilhos suficientes. Não há necessidade, aliás, é completamente ERRADO andar a abrir trilhos novos.
 
Top