Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

demorider

Active Member
Claro que todos temos opiniões diferentes e temos de as respeitar, mas isso não justifica a atitude do homem que diga-se de passagem não respeitou ninguém criando perigo para quem frequenta aquele trilho a contar com os saltos.. Se não estava bem fazia queixa as autoridades competentes, agora partir saltos e meter paus a frente pondo a vida dos outros em perigo não acho correcto..

Tal como disse lá atrás se o terreno fosse dele tinha toda a razão para fazer aquilo.. Se o trilho já lá existisse antes de fazerem os saltos e se estes impedissem a passagem aos restantes utilizadores que não querem saltar dava razão para ele ir fazer queixa as autoridades competentes para que estas resolvessem a situação de maneira a desimpedir o trilho.. Agora destruir só porque lhe deu na gana não me parece de todo uma atitude aceitável..

Mas lá esta isto e só a minha opinião outros terão outra ;)
 

jonyboy

New Member
nem mais... mas tambem te digo uma coisa ha aqui ao pe de mim uns sítios onde dou umas voltinhas, que so tem sitios pra uma bike de cada vez passar tipo singles, se la fizesse rampas de saltos podes crer que também era o primeiro e ir mandar aquilo abaixo... agora assim... não ha mal nenhum... o homem teve mal teve, o pessoal a reclamar também esteve menos bem...
 

SeteGu

Active Member
Em primeiro lugar: esses trilhos foram, de alguma forma, autorizados por alguma entidade competente? Até podem ter sido... (não sei).

Independentemente de tudo, até pela forma como o fez, o Homem não tem desculpa nenhuma. Aí acho que todos nós concordamos.

A segunda questão é se quem fez os trilhos também teve, ou não, legitimidade para os criar. E aí voltamos à primeira frase do post.
Independentemente de tudo (das leis e do "politicamente correto") moralmente acho pior o que o homem fez (que pode afetar gravemente várias pessoas) do que o(s) autor(es) dos trilhos fizeram (que não me parece afetar negativamente ninguém, muito menos da forma como o homem podia ter afetado).

Agora até acho a ressalva do jonyboy bastante relevante. É importante chamar a atenção e alertar para a lei até para se salvaguardar situações semelhantes no futuro.

PS. Isto acreditando que o jonyboy está correto... a mim até me parece fazer sentido.
 
Last edited:

Jorge Gomes

New Member
e o homem pensa assim porque raio os miudos podem construir isto e eu tenho que ir dar a volta??

Isso em Monsanto não é assim.
Todos os saltos (que eu conheça) dão para passar ao lado à vontade sem ter que fazer desvio nenhum.
Ou seja, quem quer saltar salta, quem não quer passa meio metro ao lado.

Os saltos não estrovam ninguém e só são perigosos para quem os quiser fazer.
 
Enfim, triste também com a situação.. Que raio é que uns saltos num meio de uns trilhos saltos tão a prejudicar o que quer que seja? Como já disseram quem não quer saltar passa ao lado, ha espaço pa todos. Essa treta de deitar árvores abaixo é completamente rídicula.
E o que mais me indigna é um homem que também anda de bicicleta ou pelo menos parece, fazer uma coisa dessas.. Sinceramente devia ser apertado para ver se percebía o que fez, ha saltos que podem muito bem não ser vistos a tempo que estão intrasitaveis e provocar quedas a alguém.
O que esse individuo fez é perigoso e descabido.
 

rutra

New Member
estava com dúvidas em responder ao que aqui está escrito, pois tinha decidido não o fazer e ignorar, mas aqui vai: Eu sou a Besta, o Velho, o Anormal, o Destruidor e tudo o que quiserem... Ando de bicicleta há mais de 30 anos em Monsanto, obviamente isto não me dá nenhum estatuto especial, e nunca, repito, nunca estraguei um trilho, nunca abri um novo caminho, nunca destruí uma planta ou matei um animal e muito menos "armadilhei" o que quer que fosse. Bem pelo contrário, mas isso agora para aqui pouco interessa. Assumo o que fiz a algumas rampas, sem problemas e as consequências que daí resultarem. Aos autores das ameaças, que me faziam isto e aquilo digo que tenho muito pouco medo, se vos interessa saber. Sou uma pessoa pacifica e nunca fiz mal a ninguém e não cometo actos de violência, mas não tenho medo. Tenho medo doutras coisas, muito mais importantes. E não, não sou tão velho como pensam, um bocado maluco? talvez. Estava irritado? Estava. Muito. Terei agido da melhor maneira? provavelmente não. Estou é cansado de ver destruir a mata. Não fui eu que destruí nada, ao contrário do que aqui se refere, pelo contrário, tentei repor o que destruíram. Porquê? porque ia caindo ,com os vossos montes e rampas,( e não, não sou um velho trôpego e por isso não sei andar de bicicleta, duvido que muitos de vocês me acompanhem embora alguns pensem que são os maiores), e tinha acabado de assistir a um senhor do down will a quase, com um grande salto, abalroar um grupo de pessoas que vinham a caminhar no inicio do trilho, coisa que já não é a primeira vez que presencio. Esse salto passa um caminho largo e não houve sequer o cuidado de ver se vinha alguém, o acidente tinha sido bem grave para quem levasse com a bicicleta. As pessoas ficaram extremamente assustadas e preocupadas. Mais à frente uma descida técnica lindíssima foi planada, alargada e destruída por causa de uma rampa de saltos e para poderem circular ainda mais depressa. Os senhores do down will pensam que a mata é deles, abrem caminhos pela floresta, destroem trilhos para os adaptarem ás suas atividades, cortam árvores e ramos, constroem estruturas sem pedir autorização a ninguém. Para além disso põem em perigo caminhantes, outros ciclistas e os próprios animais e fauna do Parque. Monsanto é um parque Florestal, com regras e protegido por lei, é uma zona sensível e de grande importância, não se pode fazer lá o que bem apetece a qualquer um. Se cada um de nós chegar lá e começar a construir o que lhe apetece o parque é destruído num instante,.
Monsanto é um bem público, de todos , mas isso não que dizer que cada um faça o que bem lhe apetecer.. Já me aconteceu parar à frente de jipes e motas de cross e dizer-lhes que não podem ali circular, pelas vossas opiniões não o devia fazer pois não tenho nada a ver com isso, nem devia prestar atenção a quem durante anos achava que aquilo era um ótimo lugar para vazar entulho, que tinha eu a ver com isso? Nem reclamar quando vejo gente a destruir o Parque...
Os senhores do down will estão deliberadamente a encher o parque de pistas que constroem rapidamente e sem ninguém ver, querem ser os donos dos caminhos, sem qualquer respeito pelos outros ou por Monsanto. A CML não actua porque tem falta de pessoal,o parque tem neste momento muito pouca vigilância, há 7 ou 8 anos atrás nunca se atreveriam a fazer isto porque tinham logo a policia florestal em cima e eram multados e obrigados a repor as coisas como estavam. O PFM é para todos, não é para alguns e os senhores do down will e outros ciclistas que não têm a mínima consideração pelos outros estão a contribuir para que num futuro próximo a CML proíba a utilização de bicicletas em Monsanto. A situação está a tornar-se insuportável, as queixas são muitas e ciclistas(?) que não respeitam nada nem ninguém contribuem para desacreditar todos os outros que se comportam de forma civilizada. Ainda há pouco tempo em conversa com um técnico do parque ele se queixava de todas estas situações. O que eu fiz foi destruir umas rampas, o que eu fiz foi tentar repor as coisas como estavam. E não, nunca armadilhei o que quer que fosse, se alguém andou a armadilhar não fui eu, procurem outro, nunca faria tal coisa. Da mesma forma que assumi e assumo que fiz o que fiz reafirmo que nunca armadilhei o que quer que fosse. Agora é normal que muita gente esteja zangada, e sei que está, com os senhores do down will disso não tenho duvidas. Andem de bicicleta em Monsanto, um sitio fabuloso, mas preocupem-se em respeitar os outros e em preservar o parque, abrir caminhos pela mata, cortar ramos ás árvores, destruir trilhos, fazer construções, circular a alta velocidade sem respeito por ninguém é abominável e só pode resultar em confrontos e acidentes. Estes senhores fazem-me lembrar aqueles graffiters que destroem Lisboa com as suas borradas e gatafunhos .Existem exemplos de graffitis muito bons, obras de arte e depois existem os gatafunhos e a destruição de fachadas.Monsanto é muito bonito, tem trilhos fabulosos, não precisa das vossas construções.
Repito novamente: nunca destrui um trilho, ou qualquer outra coisa em Monsanto, tenho o máximo cuidado em não estragar e em preservar, nunca armadilhei o que quer que fosse, sempre lutarei pela defesa de um local que muito gosto e onde nasci e vivo.
Caro Jony Boy obrigado por tentar ver o outro lado e pelo bom-senso
NOTA 1 : às pessoas que construíram as rampas: devem ter tido trabalho em fazer aquilo, posso partir do principio que pensavam estar a fazer uma coisa útil, mas não estavam, estavam a destruir um património que é de todos, deviam ser vocês a repor a legalidade. Não quero também afirmar que todas as pessoas que fazem Down Will são irresponsáveis, há muitas que não o são.
NOTA 2 IMPORTANTE: agradeço que retirem este vídeo daqui e do facebook, senão serei obrigado a agir de outra forma. Existem leis que protegem a privacidade das pessoas. Se me quiser por em tribunal pelo que fiz , força, se quiserem tirar outras satisfações força também.
Cumprimentos e tenham mais respeito pelos outros e pelo espaço publico, que é de todos, mas não podemos fazer nele o que bem entendemos
 

FMCurto

Active Member
Caro rutra:

continuo sem perceber como alguém tão preocupado com os outros de outorga o dever de impor a sua visão singular do que deve ser Monsanto a um colectivo de pessoas que usam e disfrutam do que a sua visão destruiu, sobretudo porque a grande maioria desses saltos não cortam passagens têm caminho à volta e tirando o primeiro estão razoavelmente fora de mão e à luz destes acontecimentos e do seu comportamento estranho ainda o facto de pedir a essas mesmas pessoas que se portem de forma civilizada.

Nota: não sou "downhiller".
 

edumad

Member
A situação é fácil de resolver. Se o triho está em terrenos públicos então é um valor público mas é o estado que administra e ele é que dirá o que pode legalmente ser feito.
Legalidades aparte, as pessoas estão mais preocupadas com o que moralmente lhe parece mais correcto.

A coisa mais reprovavel moralmente é colocar armadilhas. Pode não ser um fio atravessado capaz de dar cabo do pescoço a alguém, mas um ramo atravessado num local com pouca visibilidade e o resultado pode não ser muito diferente.

Também é reprovável retirar o acesso a terceiros sem justicação. Por exemplo e o trilho usado era aberto a todos e depois passou a ser usado frequentemente por DHillers, na prática excluindo os outros.

Não estou a dizer que os DHs não tem direito a usar os trilhos. Eu não faço DH, mas quero que quem faça não tenha de travar excessivamente para garantir segurança em cada situação de pouca visibilidade. Como já disse noutro thread DH é especifico e era bom garantir que todos percebam o que aqueles trilhos representam.

Não me é clara a situação, são alguns principios que acho uteis para pensar a situação.
 
Há aqui várias questões pertinentes.

Ao que parece, o rutra não armadilhou as rampas. Foi outra pessoa. O que ele fez e assumiu que talvez não tenha procedido bem, foi desfazer rampas tentando repôr o estado natural do local. Poderá ser ou não legítimo...

Agora a questão que o Jonyboy e o rutra referem é que não pode ser ignorada - o impacto que o BTT enquanto actividade de massas está a ter na Natureza. Já ando em Monsanto há mais de 20 anos. Nessa altura podia dar voltas e voltas ao parque e não me cruzava com ninguém. Podia ir para lá passear a pé, sem correr riscos de ser atropelado. Hoje em dia o panorama é muito diferente: há muita gente a pedalar, e muita gente a andar a pé. Downhill e saltos em locais não identificados e controlados, só pode dar mau resultado. Seria muito triste que a prática de BTT fosse banida de Monsanto, pois acreditem que há cada vez mais gente descontente com a situação... principalmente quem anda a pé, e não só se vê em perigo constantemente, como assiste progressivamente à destruição que as bicicletas (e os ciclistas) vão fazendo... E algo é indiscutível: cortar troncos, alargar trilhos e arrancar plantas é destruição da natureza!

Os argumentos de "ah, uma bicicleta não destroi nada" ou "é só uma rampa", não pegam: sim, uma bicicleta não destroi muito... 10 bicicletas já terão mais impacto... 100 ainda mais... mas hoje em dia as bicicletas são aos milhares, e o impacto é cada vez maior, principalmente porque o pessoal cada vez mais vai saindo dos trilhos, fazendo trilhos novos, alargando os existentes, etc; uma rampa aqui, outra ali, e mais outra ali ao lado... e actualmente já devem ser centenas de rampas.

Monsanto (e o resto dos espaços naturais do país, principalmente os Parque Naturais) não são só para quem anda de bicicleta. Não são só para quem gosta de andar a abrir e dar saltos. E não são só para as pessoas. São espaços de Natureza, devem ser preservados, e embora muitas vezes nem nos apercebermos da sua presença, a fauna sofre bastante com a presença constante de ciclistas.

Temos de tentar ser o mais civilizados possível - e isso por vezes significa não podermos fazer coisas que gostamos! Sob risco de qualquer dia ninguém poder lá pedalar...
 

demorider

Active Member
Caro rutra normalmente não chamo velho a pessoas com idades avançadas porque velhos são os trapos mas a si chamo de velho não pela idade mas pela mentalidade digna do tempo de Salazar..

Na sua perspectiva Monsanto é de todos excepto de quem quer praticar um desporto mais "radical", esquece-se que muitas das vezes os trilhos só estão transitáveis porque o pessoal das vertentes mais "radicais" faz manutenção aos trilhos, se calhar também estou a generalizar mas a verdade é que nunca vi nenhum caminhante a perder tempo a dar a devida manutenção aos trilhos.. Por essas e por outras mentes como a sua é que em Portugal se queremos fazer downhill tem de ser pela "clandestina" porque não ha bikeparks nem qualquer outro local do género para podermos praticar em locais adequados..

Em segundo lugar você critica o suposto rider do downhill porque pôs em perigo a entreguidade física de um grupo de pedestres mas você não tem moral nenhuma para o criticar porque a sua atitude pôs também em perigo a integridade física do pessoal que desce a contar com os saltos por isso você "enfiou-se" no mesmo saco da pessoa que você critica.. ah e armadilhas não são só as ratoeiras para os ratos, um pau a frente de um salto (como se vê aí numa das fotos) é também uma armadilha..

Resumindo você não tem qualquer moral nem razão para fazer a ***** que fez, os trilhos estão transitáveis a todos e como você mesmo disse os trilhos são de todos não são só dos que caem nas suas boas graças..

Cada um é livre de praticar o desporto que quiser, não venha agora com a sua suprema moral impingir e obrigar as pessoas a fazer o que você quer fazer..
 

jonyboy

New Member
acho que está tudo dito neste assunto... a liberdade de uns accaba onde a dos outros começa. nao e bem o politicamente correto e mais o legalmente correto
 

Joseelias

Well-Known Member
@ rutra

Acho que fez bem em vir expor o seu ponto de vista, e que o fez de uma forma clara. Concordo com muito do que disse, mas não concordo coma forma como agiu. Sem ter visto pessoalmente o estado em que as coisas ficaram, e baseando-me apenas nas imagens, penso que se criou um perigo grande para quem usa aqueles trilhos.

Teria feito melhor expor a sua opinião e indicar os locais onde se passava algo que considerava errado à autoridades para elas agirem de acordo com a lei e de forma eficiente.

*********************************

Dito isto, desde o inicio que concordei com a opinião do jonyboy. O Monsanto é um local público mas isso não significa que cada um possa lá fazer o que quer. Em particular alterar as características do local. Mais ainda quando estamos a falar de um local frequentado por milhares de pessoas e onde as nossas acções têm facilmente repercussões sobre os outros. Não estamos a falar de uma serra onde absolutamente ninguém por lá passa. Muito pelo contrário.

E penso que não é segredo para ninguém porque já todos estivemos nessa posição, que há subidas que são muitas vezes usadas para descidas por outros (ou por nós noutras ocasiões) e que são perigosas para quem sobe porque nos arriscamos a levar com alguém de frente. Ora, estar a construir estruturas que aumentam a velocidade de circulação em descida e colocam os Bttistas numa posição em que não têm controlo sobre a bicicleta (em voo) se reveste de alguma seriedade. Em particular, repito, num local altamente frequentado. E digo isto sem ter nada contra o DH. Apenas porque sendo uma modalidade mais radical e revestida de maiores riscos deverá ser alvo de maiores cuidados e até controlo quando ainda se radicaliza mais a prática.

Penso que os saltos dos quais vi fotos estavam bem pensados no aspecto do trilho lateral para quem não quisesse saltar. Achei um detalhe bem simpático. Mas quem fez esses saltos terá pensado em quem pode vir a subir o trilho e de repente alguém lhe aterra em cima a dezenas de quilómetros hora? É esta a minha preocupação.

Aliás, isso faz-me lembrar os comentários de um colega da zona de Guimarães o ano passado quando contestava a utilização de uns trilhos na Penha e que classificava como uma "Pista de Downhill". À questão se quando ele a classificava como "Pista" ela estava oficialmente homologada e identificada como tal, e que estava sinalizada com proibição da sua ascenção sendo exclusivamente para descidas, simplesmente nunca o respondeu (como poderia?...) e desatou a insultar de Nazis toda a gente, e que o pessoal do DH era mal-amado e outras patetices do género.

Isto é, embora entenda perfeitamente o desejo do pessoal do DH, FR e Enduro de ter um espaço engraçado e de fácil acesso para a prática da sua modalidade, em particular numa zona onde é necessário deslocarem-se dezenas de quilómetros para aceder a serras como devem de ser, penso que tem que haver ponderação na construção de estruturas em locais que não são exclusivamente para descer, e onde imensa gente os usa para subir. Para mais onde não há sequer sinalização a avisar que um determinado espaço é usado para fins mais radicais, e por isso requerem mais cautelas para os outros utilizadores.

Ao fim de mais de 30 anos de Btt no Monsanto se calhar já seria tempo de o pessoal se organizar e se sentarem à mesa com a CML para se poderem criar umas pistas de DH com todas as condições e devidamente sinalizadas para evitar um acidente grave. Acho que todos ficariam a ganhar.
 

FMCurto

Active Member
Já passei no trilho em questão (Prisão/Merendas) muitas vezes sem fazer salto nenhum, os saltos em questão já lá estão à bastante tempo e não causa empecilho a quem quer fazer o trilho. Estou em crer que o que despoletou isto foi o salto que antecede o trilho, o que chamam de roadgap que é muito recente e admito que está bastante mal colocado e pode realmente colocar em perigo terceiros, mas não serve de desculpa para toda a destruição que se seguiu numa zona fora de mão relativamente controlada, e a visão de que os saltos destroem os trilhos é convenhamos de "velho do restelo", desde que não corte trilhos e tenham "escapatória" são uma componente como outra qualquer do BTT e não exclusiva do Downhill,FR ou Enduro, e estes são feitos com pedras,terra e ramos caidos.
Sei que já houve tentativas junto de quem gere o parque para tentar fazer as coisas de forma organizada mas infelizmente existe um certo autismo da parte da gestão que não admite "interferencias", e há infelizmente exemplos gritantes de falta de competências dessa mesma "gestão" que faz a manutenção dos trilhos como no caso do trilho do campo de futebol ou junto à ajuda de mãe: terraplanar e alargar.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ demorider

Não sei se conheces o Parque Florestal do Monsanto em Lisboa, mas aquilo é autêntico quintalinho. Tens a sorte de viver rodeado de montanhas "à séria" e a tua visão pode estar influenciada por esse facto e assumir que aquilo é uma imensidão e que a construção de estruturas e a prática de modalidades radicais em nada interfere com outras pessoas. Pois no caso do PFM não é exactamente assim. Tal como o nome indica aquilo é um Parque. É florestal, mas é um parque e utilizado por milhares de pessoas.

Nada me move contra o DH, pelo contrário, mas penso que nesta altura já seria mais que lógico terem sido criados espaços próprios para a modalidade com todas as condições de desafio e segurança, e onde até novos praticantes se pudessem iniciar de forma competente. Agora estar a radicalizar um parque usado até por pessoas idosas já me levanta mais questões.

Não leves esta questão do Monsanto a peito pois estás a avaliar um local pequeno e urbano, com olhos de quem tem acesso a vastos espaços para a prática de desportos de natureza.
 

demorider

Active Member
Acho mesmo muito engraçado toda a gente dizer que não tem nada contra o dh mas no fundo são todos contra...

Actualmente já não faço dh mas já fiz e o que vejo e um "anti-dh" de todos os lados.. Se usamos trilhos que já existiam queixam-se que não temos nada que lá andar porque somos um perigo para os outros, se abrimos trilhos somos logo acusados de destruir a natureza coisa que muitas das vezes não e verdade porque conheço muitas "pistas" abertas com o intuito de ser usadas para dh que não têm um único pau a fazer saltos e em que não são cortadas arvores para abrir o trilho, alem disso muitas das vezes abrimos os trilhos para podermos praticar o nosso desporto e acabam por começar a ser usadas para tudo e mais alguma coisa em depois ainda reclamam que nós (pessoal do dh) é que temos de ter cuidado porque somos um perigo..

Expliquem-me lá se nao posso usar trilhos ja existentes e nao posso abrir novos trilhos onde é que eu posso praticar dh? Em bike parks? quantos há em Portugal?

É por esta mentalidade anti-dh que o dh em Portugal nunca chegará aos calcanhares do que há lá fora, é por estas mentalidades anti-dh que nem os atletas que representam o país lá fora não têm qualquer tipo de apoio tendo muitas das vezes de pagar do seu bolso para ir REPRESENTAR O PAÍS como aconteceu o ano passado com o campeão nacional de dh (Francisco Pardal) que foi a França representar o país e teve de pagar viagem, estadia e todas as custas..

Resumindo e concluindo (porque não me viu chatear com gente que só vê e só aceita aquilo que faz) como já disse algumas vezes aqui pelo fórum se fazemos XC temos todos os direitos de circular onde nos der na real gana mas se por outro lado queremos algo mais radical não podemos por para vocês não há lugar para esses desportos e depois vem com a treta de que o monte é de todos mas muitas das vezes andam em trilhos que foram construídos pelo pessoal do dh e depois o pessoal do dh é que tem de ter cuidado ao lá circular.. Enfim Portugal no seu melhor e viva a ditadura...
 

demorider

Active Member
Joseelias quando escrevi o post anterior ainda não tinha lido este teu ultimo post..

Talvez tenhas razão quando dizes que não tenho noção do que é Monsanto mas por aqui apesar de tanto monte passasse o mesmo, o pessoal do dh não consegue praticar descansado sem ser acusado de destruir ou de por em risco os outros.. Como já disse no outro post por vezes abrimos trilhos que passam a ser usados por tudo e por todos incluindo pessoas a pé e depois nós e que temos de ter cuidado..

Não me importo que o pessoal use os trilhos agora não me peçam e para ter cuidado num trilho que foi aberto pelo pessoal do dh para a pratica do dh.. Há um tremendo anti-dh em Portugal..
 

meloy

New Member
vejam também este tópico:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?40987-Corrida-Trail-Running

eu faço btt e trail running e Monsanto é um local de eleição para fazer os dois desportos!

adoro monsanto

mas reconheço que se está a andar "demasiado" depressa em Monsanto com possíveis danos para terceiros! é necessário respeitar a integridade física de 3ºs, quem quer arriscar que arrisque mas não ponha em causa 3ºs!

nunca construí ou destruí estruturas e quando passo pelos caminhos sempre vou partindo um ou outro galho...

percebo a dignação deste sr porque Monsanto realmente está se a tornar muito perigoso!
 

jonyboy

New Member
Demorider eu nao sou anti dh, alias sou apreciador mas nao praticante, nao esta em causa o que muitos bttistas e praticantes de dh fazem ao abrir trilhos para uso de todos, mas como disse a uns posts atras, ha que ter autorizacao das AC para o fazer, mas uma coisa e abrir um trilho outra coisa e construir suportes pra saltos etc...
Temos e que ver outra coisa, fazer dh realmente nao é como fazer xc ou ir a passear de bike no trilho. Temos que ter nocao disso ao oraticar o nosso desporto nao podemos por em causa pessoas que nao tem nada a ver com as nossas praticas. Vou exagerar aqui um poco mas e quase como ires na estrada aberta e tar a haver um campeonato de rally. Qualquer desporto mais alternativo e mais radical que pode por em causa a integridade fisica de terceiros deve ser praticado em recintos proprios
 

andrextr

Active Member
Basicamente a malta que anda a vergar a mola pode perder tempo a abrir trilhos novos, e limpar e desobstruir os trilhos que fecharam e já não dão para passar. Nao podem é fazer saltos e estruturas para os 95% dos restantes que nunca fizeram nada, ou que só partiram 2 galhos, poderem passar à vontade e descansados.... Está serto, com "S" ! Já agora, a malta que lá anda não é do "Down will" mas maioritariamente do Enduro. É a vertente do BTT da moda que engloba um pouco de tudo, subidas e descidas técnicas com saltos à mistura. PS: Esta guerra não é minha, eu não ando em monsanto, apesar de já lá ter ido ajudar nas construções de trilhos. Abraços
 

Joseelias

Well-Known Member
@ demorider

Eu não tenho mesmo nada contra o DH e modalidades afins e só não pratiquei porque (para além de já ser atleta noutra modalidade) não tinha dinheiro nem para uma suspensão dianteira quanto mais para uma FS de DH. Só acho é que dada natureza da modalidade tem que ser revestida de cuidados que por exemplo o XC não tem.

Estar a a ignorar as características especificas do DH era o mesmo que achar que quem gosta de praticar rally tinha o direito de andar a acelerar e derrapar por onde quisesse, fosse em terra ou em asfalto e as ovelhas e peões que se desviassem se quisessem. Ou os ciclistas de estrada começassem a usar as auto-estradas porque o piso é mais liso e não tem semáforos nem cruzamentos.

Quem gosta de DH tem que aceitar que a sua modalidade tem características próprias e que proteger-se contra os perigos não significa apenas pôr um capacete integral e uma armadura, mas adequar a sua prática a locais aptos para ela. E se há trilhos construídos por pessoal do DH coloquem pelo menos algumas placas a informar do perigo e do tipo de pista. Quem tirar um track da net, sabe lá se aquilo é de DH e foi feito por pessoal de DH. A malta não é vidente. E depois, o pessoal do Dh também não anda em trilhos feitos pelos pessoal do XC, por pastores e por cabras montesas? Em que ficamos?

Se me disseres que em Portugal não se valoriza a modalidade e não se criam condições para a prática desta, concordo plenamente. Tal como se pode dizer o mesmo de milhares de outras coisas. Mas isso não significa que, em vez de se lutar pela criação dessas condições, simplesmente se faça o que nos dá na real-gana sem pensar em tudo o resto acabando para cúmulo por serem prejudicados.

O pessoal que se comece a mobilizar e a tentar criar essas condições. Nós já somos um país retrógrado. Se os interessados em vez de agirem, passarem o tempo a queixarem-se nos fóruns e agir de forma que levam as pessoas a virarem-se contra elas pior ainda.

E o DH até é uma modalidade bem popular em termos gerais. Alguma vez uma prova de XC, mesmo uma Taça do Mundo realizada em Portugal, teve tantos espectadores como qualquer um dos Lisbon Downtown?

Quanto à falta de apoio do Francisco Pardal, essa não se deveu por ser atleta de DH. Foi por ser um atleta português. Há uns anos atrás um dos atletas que eu treinava foi seleccionado para o Campeonato Europeu de Juniores em em canoagem na Suécia (e logo na Suécia que é "baratinha") e não foi porque tinha que pagar tudo do bolso dele.

Bem vindo a Portugal, espero que aprecie a sua estadia...
 
Top