Indignação....

azulen

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Não percebi a resposta deles se é que tem alguma coisa para perceber.

É mesmo resposta de quem se está a "cagar", "já lavamos as nossas mãos do caso, não temos nada com isso". Que bonito.
 

Mach 4

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O que eles estão a tentar dizer é que todas as cartas verdes tem um local para o tomador/titular do seguro assinar, e que o mesmo terá de ler a "biblia" das condições particulares do seu seguro. Por outras palavras - tem de perceber bem quais serão as obrigações e deveres a que terá direito (ou não) antes de ir para a estrada com algumas dúvidas. A verdade é que eu acho que ninguém tem pachorra para ler aquilo.
Eu tenho a minha assinada mas tenho a certeza que a maior parte do pessoal nem sabe da existência disso, o que é mau, porque se acontecer alguma coisa a companhia pode sempre dizer que a carta verde nem sequer estava assinada.
Como só uma pessoa a pode assinar será essa pessoa a responsável por qualquer sinistro que cause a terceiros, desde que seja a mesma a conduzir a viatura. Caso seja outra pessoa (neste caso do Pedro foi a esposa do titular do seguro) a companhia pode determinar que os danos inflingidos não terão o mesmo tipo de cobertura do que se fosse o habitual condutor da viatura.

O grande problema nisto tudo é que as companhias trabalham com bons advogados ("tubarões") e anualmente vão estudando tudo e mais alguma coisa para na hora da verdade "fugirem com o rabo á seringa", salvaguardando assim os seus interesses.
Tudo isto é matéria infalivél para redigirem os contratos á sua maneira de forma a poderem sempre que possivel trocarem as voltas ao pessoal.
 
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Boas.

Desculpa , mas estás equivocado.

O Seguro cobre a viatura e não depende de quem a conduz ou não.

A carta verde convêm estar assinada pelo tomador do seguro , E é apenas mais um documento que prova a existência de um seguro para essa viatura válido.

A assinatura da mesma , indica que o Tomador do Seguro aceita todas as clausulas que constem do mesmo.
Só por si , a Carta verde , é sempre enviada apôs pagamento do Seguro e como tal estando o mesmo em Vigor , a assinatura é conveniente apenas porque a seguradora pode alegar que o segurado não aceitou as condições contratadas.

Mas isso é irrelevante para o caso do jovem que aguarda a indeminização.

A companhia de seguros é obrigada a assumir a indeminização aos Lesados ao Abrigo da cobertura obrigatória do seguro , ficando com o direito de exigir o retorno dessa mesma indeminização ao condutor da viatura caso ache que exista direito a isso , promovendo uma acção judicial.

Ai sim é que a questão da assinatura na carta verde pode ser relevante , mas para o condutor que provocou o acidente pois pode ser obrigado a indeminizar a companhia no total dos valores assumidos...

De qualquer forma , já o tinha dito , a Tranquilidade é a PIOR companhia de seguros Nacional....
Pior que toda e qualquer resmenga de comanhia de seguros por telefone ou internet.

Eu por exemplo tou tambêm em litigio com eles , ainda por cima sendo eles a minha futura Ex-companhia de seguros....

Tudo porque há quase 3 meses me bateram por tráz na minha viatura , o senhor que provocou o acidente deu-se por culpado , e assumiu tudo direitinho , já me contactou inclusivé para saber se tinha sido tudo resolvido e ficou indignado como tudo está a acontecer.
A tranquilidade , que relembro é a minha companhia de seguros , e que deveria fazer a gestão do processo por conta , apenas quer reparar parcialmente a minha viatura , não querendo assumir os danos todos causados pelo sinistro.

Ora eu não como gelados com a testa , e exigi a reparação total , e para tal depois de ameaçar , passei á acção e meti o advogado da minha firma em acção.
Lá mandam o perito de novo , que assume parte do que não tinha assumido , sendo que o hilariante de tudo é que mandam para a oficina a adenda á reparação em nome de outra oficina que não a que me está a tratar da viatura , e por mais que lhes digam que estão equivocados , continuam a dizer que está tudo correcto....lol

Como disse já lá vão 3 meses que tenho a viatura que é um activo da minha empresa parada por falta de resolução por parte da tranquilidade , e apenas tive viatura de substituição por 5 dias.

Há que ter paciência , meter um advogado que estes casos resolvem-se sempre ( Tarde mas resolvem-se ).

Eu no meu caso , já nem me preocupo mais com o Carro , sendo uma viatura de empresa e precisando a empresa de uma viatura para trabalhar , aconselhado pelo advogado , fiz um renting de uma viatura nova e todas as prestações da nova viatura terão de ser assumidas pela tranquilidade até á data que decidam resolver o problema , isto obviamente mais os danos patrimoniais e morais...

A ideia da TVI ou outra televisão é interessante pois pode acelerar o processo de indeminização , vão em frente com isso.

Saudações.
 

kuto

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Seguradoras... LOLada...
A Lusitania (aka Real) não paga sinistros há mais de um ano.
A Açoreana só paga se recorrer-mos a Centros de Arbitragem, antes de ir para tribunal...
A Tranquilidade e é o que se vê, entre burocracias para resolver sinistros...
A Fidelidade Mundial dá-se ao desprezo pelo cliente, pois é a "maior" companhia de seguros de Portugal...
A Império Bonança já foi das melhores, mas desde que o BCP a vendeu á Caixa, está a ficar como a Fidelidade Mundial...

A Liberty (LOLada de seguradora), a Macif (cuspe), a Axa (caríssima) e a Generalli (outra que paga tudo que lhe aparece à frente, até sinistros sem culpa) vão pelo mesmo caminho...
 

Mach 4

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Exactamente o que eu já tinha dito atrás :

"Só não sei se muitas das outras companhias de seguros nacionais serão muito diferentes na resolução de situações idênticas á do Pedro. Se for por opcção nossa acho que temos de saber escolher muito bem no inicio a nossa seguradora e, como já aqui foi referido, ler muito bem todas as "entre linhas" dos contratos.
Agora que todas elas normalmente fazem parte de algum grupo financeiro isso acho que todos nós já sabemos.

A "OK! Teleseguro" foi comprada pelo grupo da Caixa Geral de Depósitos, assim como a "Fidelidade".
A "Império" fundiu-se com a "Bonança", etc. Muitos outros exemplos haverão. Tornam-se maiores e mais fortes e muitas das vezes mais arrogantes também".

Resumindo...estamos todos entregues á "bicharada" :(.
 
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oliana

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fernando _sesimbra, estás bem enganado. Não é o mesmo. Já estive envolvido em alguns toques sem minha culpa, sempre resolvidos rapidamente. Há 3 meses bateram-me e o condutor não era o dono do carro. Resultado: 2 meses para me arranjarem o toque. Sempre a prolongar os prazos. E com o condutor e o dono do meu lado a apertar com a seguradora.
Por isso, não pode ser o mesmo.
 

Mach 4

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Eu dou ainda outro exemplo :

O sócio-gerente da firma onde eu trabalho adquiriu uma viatura para a empresa recorrendo a um empréstimo a um banco, de modo a fazer um pagamento fracionado, e na entidade credora exigiram no contrato uma lista dos condutores (limitada) que iriam conduzir a dita viatura.
Ora acho eu que isto já quer dizer alguma coisa...
 
Sim , há sem duvidas no caso de viaturas de empresa , uma limitação a quem pode conduzir , sendo que os condutores autorizados a conduzir a viatura têm de fazer parte da tal lista.

Mas isso é só nas empresas , no caso de um Particular , isso não se aplica.

As companhias , apesar da obrigatoriedade de resolverem os processos em 30 dias , estão sempre a arranjar o que seja possivel para prolongarem ao máximo a resolução dos problemas.
 

Mach 4

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Concordo plenamente com essa afirmação.
Infelizmente neste nosso país não é só com estes casos dos seguros, é com tudo.
E o problema é que a justiça portuguesa está a andar de cavalo para burro...é só esperar para ver.
 

kuto

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As companhias , apesar da obrigatoriedade de resolverem os processos em 30 dias , estão sempre a arranjar o que seja possivel para prolongarem ao máximo a resolução dos problemas.

Estou com um processo contra a Lusitania, que num sinistro de Janeiro de 2010 se deu como culpada e não simplesmente diz-se no direito de não pagar o sinistro... loool
 
Boas,
Como trabalho na actividade seguradora e sei perfeitamente o que muitos de vocês passam com estas entidades, gostaria imenso de ajudar toda a gente (não seja isto entendido como publicidade gratuita). Por isso fica aqui a minha deixa: ISP - Instituto de Seguros de Portugal. Existem prazos especificos para a regularização dos processos de sinistros, e quando não cumpridos e devidamente denunciados ao ISP, geram multas avultadas a pagar pelas seguradoras incumpridoras. No ano transacto, o valor das multas ascendeu a muitas centenas de milhares de euros. Logo elas temem as ameaças de denuncia como o diabo da cruz.
Além disso, e contrariamente ao que muitos pensam, os provedores do cliente muitas vezes ajudam imenso a desbloquear o que está encravado.
Importa é lutar contra o nosso conformismo e o "quero, posso e mando" das seguradoras.

Abraço
Helder
 

PETERD

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Olá Boas,

Infelizmente e o pais que temos e vivemos.

Já trabalhei na área da saúde ligada a sinistros Auto e apercebi-me que muitas das vezes as seguradoras atrasam os processos para levarem as pessoas ao desespero! E depois passados alguns anos!!!!, apresentam propostas miseráveis aos sinistrados que acabam por aceitar pois o tempo de espera já e tão elevado. Enfim……..

Cumprimentos,
PN
 

Best

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Boas!

Já aqui deixaram a dica...

Reclamação no ISP - Instituto de Seguros de Portugal, que é a Autoridade de Supervisão da Actividade Seguradora e de Fundos de Pensões e nestes casos pode mediar a situação e/ou punir a seguradora se estiver em imcumprimento.

No entanto, parece-me ver no final da notícia que o FGA - Fundo de Garantia Automóvel já está metido no processo e o FGA faz parte do ISP...

Atendimento e reclamações:
217903100 ou o nº verde 800201920

Se avançarem com processo, apitem, para tentar saber informações sobre o andamento da coisa, pois o ISP é que me paga o ordenado.

Hasta
 

Marco Nunes

Active Member
Realmente é preciso ter sabedoria ou talvez paxorra para entender certas decisões. Realmente está visto que por parte de algumas seguradoras há sempre maneira de fugir ou contornar situações, e ás vezes até custa a acreditar. Hoje em dia, e para quem anda na estrada ou por aí fora todo o cuidado é pouco e qualquer dia temos que andar com um radar ou sonar (tipo submarino) para detectar imprudências de alguns automobilistas. Quando tudo corre bem é muito bonito, mas quando corre mal....já se sabe.
Tudo de bom para o Pedro e que as coisas se resolvam depressa e da melhor maneira.

Fica bem.
 
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