Forquetas rígidas

350plus

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Para quem estiver à procura de uma rígida de carbono barata, a Fizzbikes está a vender umas Saso. Segundo os forums internacionais parecem ser decentes. Consta-se que são iguais ás White Brothers...

nvqelj.jpg
 

350plus

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Re: Forquetas rígidas

Posso estar enganado, mas é mais uma versão da forqueta que postei imediatamente acima. A coroa é exactamente igual, só muda a cor.

Se assim for, esta forqueta é comercializada como Pro, Saso, White Brothers e Superstar.

O preço está bastante porreiro no entanto. Se o shipping não for muito caro soa-me a bom negócio.
 

350plus

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Padawan said:
Pelo que vejo no site o envio fica por pouco mais de 3€
Atenção a esta frase:

NOTE: large items can only be sent to the UK. Email for postage prices for cranks, wheelsets etc abroad.

É melhor confirmar com mail.
 

FDura

Utilizador Banido
350plus said:
Para quem estiver à procura de uma rígida de carbono barata, a Fizzbikes está a vender umas Saso. Segundo os forums internacionais parecem ser decentes. Consta-se que são iguais ás White Brothers...

nvqelj.jpg

Boas

Eu encomendei a ultima e aguardo a chegada da mesma.

Assim que for para o “monte” com ela posto aqui a minha opinião.
 

350plus

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Re: Forquetas rígidas

Okei, passa-se o seguinte: eu tenho uma fixação com saber de onde as coisas vem.  :mrgreen:

Estava farto de ver marcas e marcas a vender esse garfo com vários nomes: Saso, White Brothers, Superstar, Fetish, Pro, Ditec entre outras.

Procurei... e cá está a fabrica:

Mekkem Industrial, de Taiwan.

http://www.mekkem-parts.com/about/?lang_id=0

A lição a tirar é que a marca não conta para nada. É tudo o modelo MKM28.  :wink:
 

jppina

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Pois é... desvendaste o mistério :mrgreen: :mrgreen:

E obviamente não é só nas forquetas que isto se passa... nos quadros em carbono se se fizer uma análise exaustiva e comparativa de várias marcas também se vai chegar à conclusão que há marcas com os mesmos "chassis" :wink:

Outra conclusão a tirar dada a variedade de marcas e preços é que o preço de custo da dita deve ser de... 15€?!?!? que acham ? é muito ou pouco?
 

350plus

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Nota: O link não está a funcionar agora. O site deles está com um problema técnico qualquer...

Quanto ao preço realmente deve rondar esses valores. Margens de lucro de 90% não são raras...
 

jppina

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Parece que o Indy e o JPsantos se vão juntar para dar uma coça ao FDura :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

desculpem lá mas não resisti :D

Eu acabei de retirar uma Pace RC31 da minha Kona Explosif (com mudanças) que foi substituída pela Pace RC38 que tinha na Unit que agora está nas mãos do Carlos (MRLAMB). Estou indeciso se a vendo ou não... por um lado não me faz falta... mas quem sabe um dia... e como já não as fazem (fazer fazem... mas têm outro nome e preço :mrgreen: :mrgreen:). Tenho de pensar bem no assunto :wink:
 

Padawan

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jppina said:
Parece que o Indy e o JPsantos se vão juntar para dar uma coça ao FDura :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mais um para ajudar a bater :ko:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

FDura

Utilizador Banido
jppina said:
Parece que o Indy e o JPsantos se vão juntar para dar uma coça ao FDura :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

desculpem lá mas não resisti :D

Só se vierem para os lados de Mértola e me darem uma tareia no terreno, :D mas como também jogo em casa tenho as costas quentes (ou direi antes, uns trunfos na manga). :twisted:

Mas voltando á forqueta, a minha encomenda foi feita no dia 01.08.2008 e na altura foi a última para Vbrake mas ficou lá uma para disco.

E nem vos vou dizer o preço á que a mesma me ficou se não é que me batiam mesmo. :shock: :shock: :shock:
 

350plus

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Ontem deixei aqui o link da tal fábrica que produz as forquetas rígidas Saso e os respectivos clones.

Agora que o site voltou a ficar online explorei um bocado o site. Existe uma parte onde estão relatórios de ensaios mecânicos dos garfos de carbono.

Têm lá bastante informação interessante. Nomeadamente alguns dos requisitos da norma europeia para componentes de bicicletas EN 14766. Vou listar aqui alguns deles.

Ponto 4.9.4 - Teste estático de flexão

test1di0.png


Uma força de 1500 N (153 Kg) é aplicada nos dropouts. A deflexão vertical medida nos dropouts deve ser inferior a 5 mm

Ponto 4.9.5 - Teste de impacto

test2ll6.png


Um objecto é deixado cair sobre um eixo montado nos dropouts. Não consegui encontrar a massa do objecto nem a altura da queda. A norma exige que a deflexão vertical nos dropouts seja inferior a 45 mm

Ponto 4.9.6 - Fadiga à flexão

test3cr7.png


É aplicada uma solicitação alternada de 650 N (66 Kg) nos dropouts. A cada variação completa +650 N /-650 N / +650 N chama-se de ciclo. A forqueta deve ser submetida a 100 000 ciclos e chegar ao fim sem qualquer dano (fendas, etc) visível.

Ponto 4.9.7.2 - Teste estático de torção - simulação de travão de disco

test4kv2.png


Uma carga de 1000 N (102 Kg) é aplicada de forma paralela ao comprimento do garfo, a uma distância de 330 mm. Isto representa um binário de 330 N.m (semelhante a um motor diesel de gama média-alta). O deslocamento nos dropouts deve ser inferior a 5 mm.

Ponto 4.9.7.3 - Teste de fadiga à torção - simulação de travão de disco

test5mb8.png


Uma carga de 600 N (61 Kg) é aplicada nos dropouts de forma perpendicular ao comprimento do garfo. A carga alterna de 0 N a 600 N. O garfo deve resistir a 12 000 ciclos destes sem danos visíveis.

Os resultados da MKM28 estão neste PDF

http://www.mekkem-parts.com/downloads/MKM28PD-2007_Mekkem-EN14766Fork.pdf

Devo dizer que estou bastante impressionado com a publicação destes resultados. As marcas de componentes normalmente perdem mais tempo a inventar acrónimos para as tecnologias do que a apresentar resultados e dar garantias. É um exemplo a seguir.
 

ze_zaskar

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Excelente post mesmo, dos melhores que ja vi por aqui. E porque? Porque de facto traz algum fundamento à discussao sobre componentes.
 

Padawan

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