Forquetas rígidas

350plus

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Re: Forquetas rígidas

Padawan said:
Recebi a resposta dos portes desta forqueta:
http://superstar.tibolts.co.uk/prod...d=101&osCsid=7372428195e1650a7c1125b1c5ef356d

Hello the postage is £5.50 for that item.

Please add 3 magic coins to the order to cover the extra postage on the item. (2.50 is standard postage)
http://superstar.tibolts.co.uk/product_info.php?cPath=26&products_id=40

Continua a soar bem, no entanto suspeito que não vais conseguir arranjar os apoios de v-brakes à parte baratos. Outra coisa que me preocupa é o facto de os apoios de v-brakes que se vê à venda são para as Pace. Se calhar as Mekkem de disco não são reforçadas para aguentar o esforço de aperto aí. Se reparares, nas versões V-brake é usada cola para a fixação.

Mudando de tema, continuei a pesquisar forquetas de carbono. Agora analisei as Token, Trigon, Ritchey WCS e Corratec, as quais são obviamente a mesma coisa como é visível pela foto.

f1ej9.jpg


Infelizmente não consegui determinar exactamente qual a fábrica por detrás desta forqueta.O meu palpite é de que talvez seja mesmo a Token. Encontrei no entanto um dado muito curioso. Estas forquetas têm um distancia A-C (eixo-coroa) de 410 mm, algo extremamente curto. Uma RS Sid de 2009, a forqueta mais baixa do catalogo da RS, têm 453 mm. Colocar uma forqueta destas altera significativamente a geometria dos quadros, os quais tendem a ser desenhados para 100 mm à frente (menos o sag).

Segundo consegui apurar, a razão para este comprimento muito curto são novamente as regras europeias para componentes de bicicletas. Esta é um garfo muito leve (menos de 500 gramas) e embora já tenham existido protótipos com comprimentos superiores, estes não passaram as exigentes regras que apresentei no post anterior. É bastante interessante ver que estes standards estão a funcionar e penso que gradualmente estas forquetas ultra leves vão ganhar alguma robustez e chegar a comprimentos que as tornam mais adequadas a todas as bikes.
 

Padawan

Member
Já agora sabes dizer-me se as Mekkem de V-brake, dão para retirar os apoios V-brake, isto para o caso de futuramente fazer um upgrade para discos e querer retirá-los para esteticamente ficar melhor.

Obrigado :wink:
 

350plus

New Member
Re: Forquetas rígidas

O meu pressuposto é que os apoios são colados com epoxy. O FDura poderá nos ajudar a esclarecer isto, uma vez que a dele é para V-brakes.

Se assim for não vejo forma simples de remover os apoios. Terias que atacar com Dremel, destruir os apoios metálicos e depois raspar o epoxy sempre tentando danificar os tubos da direcção. A parte chata é que não podes usar nenhum solvente que destrua o epoxy porque as próprias pernas da suspensão são epoxy + fibra de carbono. Face a isto não estou a ver a remoção como opção viável.

Sinceramente se calhar investia já os trocos num disco para a frente e pronto... Não deixes para amanhã o que podes pagar hoje!  :mrgreen:
 

FDura

Utilizador Banido
Boa noite

Não posso afirmar se os apoios de v-brake são colados ou não, mas á primeira vista estão ali para ficar a meu ver.

Ainda ponderei na hipótese de um dia retirar os apoios caso viesse a colocar discos, mas depois de ver bem de perto desisti.

Os apoios parecem que foram feitos ali, não cedem um milímetro para lado nenhum.

Os apoios trazem umas tampinhas de borracha para cobrir os orifícios e não fica assim tão mal como parece.
 

biculas

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Estou à espera desta forqueta, que devo receber em breve. É que tenho um projecto, para uma nova single speed. Mas mais lá para a frente irão ter notícias.

MossoAluminiumV-BrakeStraightFork.jpg


MossoAluminiumV-BrakeStraightFork3.jpg


Mosso7005StraightFork.jpg


-Steerer - 1-1/8"-
-Tube Length - 23cm-
-Axle to Crown - 419mm
-Aluminium 7005 Triple Butted-
-Design for 26" MTB-
-Weight : 660g-
-Price 38 USD (dollares americanos)

Optei por alumínio, pois ainda não acredito na fiabilidade do carbono e a diferença de pesos é quase nenhuma.

Como podem ver a de carbono:

Mosso7005CarbonStraightFork.jpg


-3K Carbon + ALUMINUM 7005 TRIPLE BUTTED
-Steering Tube 1-1/8"
-Tube Length 24.5cm
-Axle to crown height 410mm
-Disc & V-Brake version
-Weight 655 grams(uncut)
-Price 84USD

Como podem ver, apenas 5 gramas de diferença e a de carbono é cerca de 90mm mais curta e o preço da de carbono, é mais do dobro da de alumínio.

Cada vez mais, acho que não vale a pena apostar no carbono, pois as novas ligas de alumínio conseguem chegar aos pesos do carbono e quanto a mim, sendo mais fiáveis, em termos de segurança.

Abraços

Biculas
 

ze_zaskar

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Boas
Eu tambem ando a sondar o mercado para uma nova forqueta. O motivo é simples: quero uma mais alta. A minha tem 400mm. O ideal talvez fosse uma de 445mm, mas as de 29er com 460mm nao me parecem excessivas. Tenho uma Manitou R7 aqui em casa que tem essa altura e nao altera muito nem prejudica a geometria.
A Surly Karate Monkey parece ser uma boa escolha. Pena a Salsa Cromoto 26'' so ter 425mm. Gostava de ouvir a opiniao do Indy sobre ela.
:wink:
 

indy

Member
ze_zaskar said:
Pena a Salsa Cromoto 26'' so ter 425mm. Gostava de ouvir a opiniao do Indy sobre ela.
:wink:

Eu não tenho grande jeito para análises... :s

As razões da troca da Marin por esta foram:
-Levantar um pouco a frente da bicicleta.
-A caixa de direcção ser de rosca e já ter visto melhores dias.
-A questão estética :oops: Não gostava da Marin.

Resultado:
-Aquela medida (que julgo que deve corresponder a uma suspensão de 80mm, não?) adaptou-se perfeitamente à geometria do meu quadro, que é antiguito, como sabem.
-Acho que esta forqueta é um pouco mais rígida e desconfortável que a anterior.

Mas estou contente com a aquisição. Já fiz bastantes kms com ela em todo o tipo de terreno e estou adaptado. E quando paramos ainda gosto mais de olhar para a minha SS (ó p'ra mim todo vaidoso) :lol:
 

350plus

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Biculas,

Na minha opinão, entre forquetas de carbono vs forquetas de alumínio, o carbono sai vencedor.

Primeiro, a forqueta da Mosso de "carbono" que mostras é apenas a de alumínio revestida com uma folha de carbono. Ou seja, não é comparável com as de carbono verdadeiras, como as Mekken ou as Ritchey.

Em segundo lugar, a ideia de o carbono ser pouco fiável tem que ficar para trás, especialmente com as normas exigentes que se aplicam hoje em dia. Taiwan têm um know-how impressionante no fabrico de carbono, e não se pense que eles estão apenas a copiar tecnologia. De facto eles são lideres na investigação dessa área e têm muita gente qualificada que mete num bolso técnicos europeus e americanos.

Finalmente, as características do alumínio não se prestam especialmente á construção de forquetas. São leves sim, mas para atingir esses pesos baixos, tem que ser forçosamente muito rígidas. A razão para isto é a susceptibilidade elevada à quebra pela fadiga. É necessário evitar todo as flexões possíveis pois cada ciclo retira tempo de vida à peça. Com o aço isto não se verifica. Podem ser construídas de modo a flectir pois o aço não está sujeito à fadiga dentro de uma ampla gama de esforços. O carbono também não é afectado pela fadiga, logo as forquetas podem ser desenhadas com um nível de flexão interessante.

No fundo uma forqueta de alumínio está inevitavelmente destinada a partir se for usada tempo suficiente, enquanto uma forqueta de aço, carbono ou titânio tem duração teoricamente ilimitada. Um exemplo prático são os guiadores de alumínio, muitas marcas recomendam a substituição dos mesmo após X anos de utilização para evitar uma falha por fadiga.
 

ze_zaskar

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Boas
425mm é capaz de ser pouco. O meu quadro sempre se deu bem com suspensoes de 100mm, logo penso que 445mm ou assim seria o melhor. Relativamente a iss dos materiais, por incrivel que pareça ate acho piada às de carbono.
:wink:
 

350plus

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Biculas,

Já conhecia esse texto, que embora esteja muito bem escrito considero algo incompleto. Nomeadamente falta informação sobre fadiga dos materiais.

Penso que te estás a referir à parte em que ele mostra como sendo falsa a seguinte frase:

Aluminum frames have a harsh ride? (Quadros de alumínio são duros/rígidos, numa tradução liberal)

As características dinâmicas do quadro são apenas dadas pela flexão relativa dos pontos de interface do quadro, ou seja dropouts, pedaleiro, espigão de selim e caixa de direcção.Tendo em conta o módulo de rigidez do material, basta alterar diâmetros e espessura de tubos para proporcionar rigidez à flexão pretendida. É possível fazer um quadro de alumínio ultra-suve, assim como um ultra-rígido.

Falando de rigidez à flexão, para decidir os níveis de flexão é necessário pensar na utilização de uma peça. Um quadro de estrada ou pista deverá ter um triângulo traseiro muito rígido para aguentar sprints de um motor humano com bem mais de 1 kW. Um quadro de suspensão total também deve ser rígido para evitar folgas nas suspensões. Um quadro Hardtail deve ter um pouco mais de flexão no triângulo traseiro. Uma forqueta rígida deve ter alguma capacidade de absorver vibrações, logo alguma flexibilidade.

Agora então devemos fazer considerações de vida útil. Como já disse no post anterior o alumínio é afectado por fadiga do material e o grande Sheldon Brown esqueceu-se de introduzir uma pequena nota sobre isso.

Basicamente a teoria é esta: -Qualquer peça de alumínio tem dentro de si micro-descontinuidades, fendas de tamanho nanométrico. De cada vez que o material for flectido, traccionado ou torcido essas fendas aumentam de dimensão. Quanto maior for o nível de esforço mais crescem essas micro-fendas. É também importante referir que qualquer flexão, a qualquer nível de esforço, por mais pequena que seja, produz crescimento dessas fendas. Ao longo da vida da peça, as fendas vão crescendo e crescendo até que afloram à superfície e finalmente a peça cede.

(Este fenómeno foi muito obscuro até aos anos 50, altura em que uma série de misteriosos acidentes com deHavilland Comet revelou que o projecto de estruturas em alumínio não era tão simples como se pensava anteriormente.)

É então necessário tomar medidas durante o projecto para evitar cair nessa situação muito cedo na vida do componente. A solução óbvia é restringir as flexões e torções da peça. Ao usar tubos de secção com grande diâmetro temos momentos de inércia elevados que bloqueiam as flexões. Se as peças não flectem, não sofrem fadiga. Transferindo esta conclusão para uma forqueta, vamos acabar por ter uma forqueta que é mais rígida e que transmite mais os choques e impactos que forquetas de aço comparáveis, embora seja mais leve.

E perfeitamente possível e seguro ter uma forqueta de alumínio a funcionar numa bike e aposto que essa Mosso te vai ser servir perfeitamente para os propósitos pretendidos. Deve-se ter no entanto a noção que as características dinâmicas não podem ser as mesmas caso contrário a durabilidade sai muito penalizada.

Agora falando estritamente de opiniões pessoais, quando gasto dinheiro na bike valorizo mais material que me dê vida ilimitada, especialmente em peças críticas como a forqueta avanço e guiador. Uma falha nestes componentes significa quase sempre queda grave.

Um abraço, :wink:
 

jppina

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O 350plus tem razão... uma forqueta de alumínio para andar no mato não será grande coisa a nível de conforto. Leve sim... mas eu não a montaria para mim!

Até nas de cromoly e dependendo da sua construção se notam diferenças (Até o Indy que não tem grande jeito para análises :wink: achou que a nova forqueta é um pouco mais rígida e desconfortável que a anterior...)

Ao preço que se encontram algumas de carbono acho que vale a pena a diferença de preço... mas mesmo neste material haverá diferenças de umas para outras... tem tudo a ver como são construídas... isto irá também um pouco ao encontro do que diz o Sheldon (R.I.P.)

E por falar nele, obviamente que quando ele escreveu aquele parágrafo sobre o carbono foi já há muito tempo... hoje em dia as evoluções são do dia para a noite em relação há 10 anos...
 

350plus

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Re: Forquetas rígidas

Já agora, depois dessa Merida, ficam aqui mais uns updates em termos de forquetas rígidas, neste caso para rodas 29' (Também funcionam para rodas 26, especialmente para quem procura uma frente elevada)

A Kona apresenta para 2009 uma nova variação da Project 2. Tem uma coroa com design diferente da P2 clássica.

p229ka5.png


A Niner anda a testar uma forqueta de carbono original com um aspecto muito racing e limpo.

2799088616e92d71eedaoen4.jpg
 

350plus

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Re: Forquetas rígidas

Eu sei que estou a monopolizar isto, mas encontrei mais informação sobre a forqueta de carbono da Mérida. ;)

Embora seja produzida pela Merida em Taiwan, pelos vistos foi desenhada por uma empresa alemã chamada Slogdesign. Passem os olhos no site deles que tem umas "concept bikes" engraçadas.

http://www.slogdesign.de/

A forqueta ganhou o prémio Red Dot de design 2008.

http://en.red-dot.org/2815+M5acafede9fc.html

Esta forqueta na Alemanha é comercializada como Procraft, sendo comercializada como Merida noutros mercados. O preço dela ronda os  300 €.
 

max

Elos Rápidos
Apesar de eu não ser grande apreciador de forquetas, esta red dot deixou-me :shock:
essa não me importava eu de ter, que design :D
 
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