Formula R1 - Preciso de ajuda p.f.

fitty77

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Surfas, mas quase que aposto que é igual em termos de aplicação. Apenas o formato da zona flexivel me parece ser diferente... Mas a ver se encontro a que troquei para confirmar isso.
 

toyotinha

Member
SURFAS e fitty77

Muitíssimo obrigado aos dois, pois têm sido incansáveis e ajudado muito.

Realmente, a Silverfish (desconhecia) tem muito material para os R1, mas é um pouco complicada e ainda não percebi o sistema deles nem quanto se paga de portes.
Parece-me que se tem que criar uma conta mas ainda não percebi aonde, mas tenho que lá chegar.

Antes de comprar material, julgo que o ideal será abrir os travões e tentar saber qual o material mesmo que necessito para não estar a deitar dinheiro ao vento. Ou estarei enganado?

Já agora outra questão:
Como é que eu posso saber de que ano é os travões para não errar na referência das peças?
Pois ao que se me parece, os de 2009/2010 são diferentes dos de 2011.

Acham que estou certo na forma como estou a pensar agir ou deveria trabalhar de outra forma?
 

SURFAS

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fitty77 mandei um mail à Silverfish a perguntar se ambos servem. Mas tendo duas referencias diferentes não me parece.
toyotinha eu não tenho bem a certeza, mas eles só vendem para lojas, pois são os representantes em UK da Formula e de outras marcas.

Quanto às diferenças ??? eu apenas tinha percebido que as diferenças estavam no instant reach adjustment que podem ser colocado nos de 2011 e não nos anteriores. Mas pelo que vi com esta alteração, houve peças no interior que foram modificadas.
 

toyotinha

Member
Pelos sintomas que eu apresentei, das manetes e da maxila, na vossa opinião quais os componentes que meteriam novos?

Muito Agradecido.


SURFAS:
Na tua opinião deveria levar os travões ao Pernalonga?
Eles arranjaram o material necessário para a reparação?
Por acaso conheço essa loja, já lá estive e também gostei do atendimento.
 

SURFAS

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Olha, eu não sei se eles te arranjam isso, mas se não conseguirem enviam-te os travões para Team Bike que é o representante!! Penso que seja a melhor solução.
 

fitty77

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Surfas, esses acessórios penso que dá para serem colocados nas versões anteriores.... Aliás, a disponibilização desse kit tinha esse objectivo, pelo que percebi. Refiro-me ao ajuste da posição da manete (sem ferramenta) e do afastamento das pastilhas.... Em relação ao interior, mudou a tal membrana (penso que facto de ter outra designação tem a ver com o facto de ser uma peça diferente, no sentido de que foi uma peça substituida devido às fugas que provocava. Mas em termos de corpo da bomba apenas mudou alguma coisa por fora, nada de significativo. No interior é igual e por isso digo que a membrana parece ser igual (aliás, neste momento, uma das bombas que possuo é de 2010 e a outra de 2011...)
 

SURFAS

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Olha mandei um mail a questionar isso, mas ainda não responderam.

Mas os de 2009/2010 não são iguais, porque ambos são vendidos sem instant reach adjustment, mas nos de 2009/2010 não se pode instalar este extra e nos de 2011, pode. Por isso deve haver diferenças, mas esperemos por uma resposta.
 
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toyotinha

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Na vossa opinião, o que devo mudar para por os travões a 100%?

Se não fosse muita maçada, se pudessem indicar a designação das peças e as respectivas referencias das mesmas, mais uma vez ficaria extremamente agradecido.

Grande abraço
 

fitty77

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Surfas, a diferença que impede essa montagem (instant reach adjustment) tem a ver, pelo que me parece, com o formato da manete. Por dentro é igual (por acaso pensava que dava para os de 2009/10... estava errado). O FCS é que dá para os modelos anteriores. Mas no que toca ao interior, acho que é igual.

Toyotinha, na minha opinião, precisavas da membrana (ou diafragma, fole, whatever) e do kit do pistão. Isto para a bomba que tem perda de óleo. Para a pinça, o kit com o ring da tampa e guias dos bombitos, mas uma vez que a fuga é na tampa, se arranjasses apenas o o-ring ficavas mais barato (dizia para ires a uma casa que venda o-rings e comprasses um que resista ao óleo dos travões (DOT 4)). Penso que devem ser construidos em EPDM (pelo menos é o tipo de borracha adequada para óleo DOT), mas numa boa casa de o-rings desenrascam isso (por exemplo o sector automóvel usa muito isso)
 

toyotinha

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Ok
Mas, uma vez que a tampa está rachada, penso que também será necessário adquirir uma. Ou se substituir só o o-ring será suficiente?
As referencias dessas peças são as que estão no esquema do desenho técnico.Certo?

E máis uma vez, muito obrigado pela excelente ajuda que me têm dado.
 

fitty77

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A tampa está rachada? Eh pá, ou não tinhas dito, ou então eu não tinha percebido.... lol. Claro que, se está rachada, tens que a adquirir. Olha, vê também a questão do kit de purga, e se desenrascas uma chave para abrir a pinça...

As referências no esquema servem para os diferentes kits. As referencias isoladas, existem, mas nem sempre se encontram peças soltas.
 
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SURFAS

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Bom encontrei uma loja online na Bélgica que tem muitos acessórios Formula. Pedi as os acessórios FDM-05325 e a tampa FDT-03105 nesta loja accessoires-velos.com nem paguei portes e recebi a encomenda em 4 dias!!!!

l.jpg

Da esquerda é a nova, da direita a que tem a tampa cinza é a de origem.

l.jpg

Podem ver a diferença na membrana de origem em relação à nova da esquerda, que não tem o "rasgo"

l.jpg


Tudo finalizado
l.jpg
 
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J

jabsousa

Guest
Da direita é a nova, a que tem a tampa cinza é a de origem.

sr surfas :) a que tem a tampa cinza é a da direita ...como ficamos :p
 

toyotinha

Member
E havia memo necessidade de substituir as tampas de fora?
Acho estranho, como é que essa borracha cortou nesse sítio.

Mandas-te vir mais de três itens. Certo?
Por isso é que não pagas-te portes.

Bom trabalho.
Dá-me a sensação que esse interior é muito simples e fácil de trabalhar
 

SURFAS

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Uppps já tá resolvido o engano da direita e da esquerda, é o que dá tar a escrever e ter os filhos à volta!!!

A borracha não cortou, é mesmo assim. As novas já não tem aquele "rasgo" e talvez por isso a tampa tenha de ser diferente.
 

toyotinha

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Aaaaaaa

E reparas-te se á alguma diferença no passe de rosca e "encaixe" da borracha na tampa?

E tendo a borracha aquele corte será mais susceptível da perda de óleo pelo respiro?

È que estou a aproveitar, para tentar perceber um dos meus problemas.
 

SURFAS

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No passe de rosca não notei nada!!! Mas a membrana na de origem fica solta, na nova vem presa à tampa, bem presa.

Para mim continuam a ser os melhores travões do mercado, para além do peso, potencia de travagem, design, constante travagem mesmo com os discos a ferver os Formula (tal como Hope) tem a grande vantagem de se arranjar peças para a sua reparação.
 
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toyotinha

Member
Após contactos com várias lojas, nacionais e estrangeiras, para reparação ou para venda das peças que poderia necessitar para a reparação dos travões, passou a haver a dificuldade de ter que arranjar a chave para desapertar a tampa da maxila que estava partida.
Acabei por fazer uma chave, mas o aperto era tão exagerado que tive que me voltar para outros “lados”.
Mais um contacto com a Formula Itália e desta vez com sucesso.
Expus os meus problemas e depois de várias mensagens trocadas quiseram que enviasse os travões para Itália.
Não queria muito, mas lá acabei por os enviar.
Passada uma semana estava a receber a notícia que os travões já estavam a ser analisados e reparados.
Dois dias mais tarde, que o caso tinha sido aceite como garantia mas que teria que pagar o sangramento e os portes para Portugal.
Ok; efectuei pagamento e de um dia para o outro os travões estavam em casa via UPS.
As alterações que fizeram aos travões (as visíveis) foram, a tampa da maxila que estava partida e a substituição dos dois master cylinder por uns completamente novos e de modelo parecido com os dos Formula One.
Fugas de óleo; nada.
Serviço e atendimento espectacular.

E assim terminou a minha odisseia com os meus Formula R1.
Agora só preciso de estar bem de saúde e fisicamente para meter aquele óleo a “fritar”.

O meu muito obrigado a todos aqueles que me ajudaram e muito em todo este meu problema.
 

toyotinha

Member
Pois é.
Acabei de receber a confirmação da Formula.3

Os Master Cylinder, foram substituídos pelos de 2012, ou seja pelos de última geração dos Formula R1.
O pouco que os utilizei, só tenho a dizer que óleo “babado” ( troquei as bichas e foram de novo sangrados em casa) não á nada.
Os travões são mesmo espectáculo.
 
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