Formula R1 - Preciso de ajuda p.f.

toyotinha

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Comprei um par de travões Formula R1 com manetes em carbono.:eek:

Da forma que os comprei, apesar de serem novos, garantia é para esquecer.:mad:
Estou mesmo por minha conta e risco.:fpalm:

Acontece, que ao carregar na manete, sai óleo pelo respiro que tem na parte de traz (a parte que encosta ao guiador.
Tem-se falado para aí em problemas de fuga de óleo nos Formula R1.
Será que é esse problema que estou a ter com estes?
Á forma de resolver a situação?
Qual?
Se alguém me poder ajudar ficarei extremamente agradecido.

Muitíssimo obrigado.
 

toyotinha

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Não á ninguém que me possa ajudar?
Será que não perceberam, qual é o meu problema?

Agradecia muito a ajuda de alguém que já tenha tido esta situação.

Muito obrigado
 

SURFAS

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Normalmente esse furo é para sair óleo quando o reservatório está demasiado cheio, ou aquece em demasia!!!
Não é normal é com eles em estado "normal" sair o óleo. Conselho .... vai a uma loja, das boas e manda purgar os travões!! É costume sair um pouco acontecia-me nos meus Oro Puro e agora nos R1 também, mas só nas situações em que falei.

"Excellent brake but not without problems.

Pros:

Brilliant stopping power, im running 160mm front and rear, and im quite heavy, with no problems. Really as light as they claim, even the solid steel rotors are much lighter than others. Lever body design will easily fit on bars with any shifter unlike some other brakes and the lever is very comfortable. Organic pad life very reasonable even in the wet. Very easy pad change.

Cons:

Trying to find anywhere with spares in stock is almost impossible. They have been out about a year now and i still can't find genuine pads, or caliper adaptors in stock anywhere (CRC sold out). Can be very vocal in wet. Pads slightly protrude above outside edge of rotor, so when you look at pad wear from above it looks like you have plenty left but you might have none left.

The lever body has a pressure relief valve on the base where it clamps against the bar. When i fitted new pads and pushed the pistons back i noticed immediatley this had leaked oil. When i removed the lever the lacqure on the carbon bar was all bubbled where the lever has obviously leaked before. This is hidden by the lever when fitted so not too much of a problem.
"
 
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toyotinha

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Muito obrigado SURFAS pela tua ajuda.:)
Mas já agora:
Não houve um problema com perda de óleo nos R1?:confused:
Aonde era esse problema?
Esse problema era resolvido com a troca de vedantes?
Quais?
Pelo que já pesquisei, na manete á dois kits de vedantes.

É que tenho receio de levar isso a um “sapateiro” e deixar-me os travões piores do que estão. Um gajo gasta guito para nada ou par piorar; e á outro problema.
É que comprei dois da frente (invertendo tanto dá para a frente como para trás).
Lógico que tenho que mexer nas bichas e como é sabido, tenho que trocar os bicones que já comprei na Chaine.
Ir a uma loja, levar o material…não sei se estás a ver o filme.
Sangrar ou purgar julgo ser a mesma coisa. Isso, costumo fazer eu em casa.

Eu meto-me em cada uma. :fpalm::fpalm:
 

essence_s

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Porque razão compraste 2 travões para a frente?
Já sabias que tinhas que gastar dinheiro num cabo novo e purgar isso tudo, isto se conseguires arranjar cabo igual ao outro, senão lá vão 2 cabos novos....
 

toyotinha

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Comprei os dois da frente devido ao preço em que ficaram, as bichas que tenho dão, só preciso de substituir os bicones (que já os tenho) e se tivesse que comprar as bichas continuava a compensar.
Mas o meu problema não é esse e nem estou a pedir ajuda nesse sentido.
Contudo agradeço a preocupação, mas quando comprei já estava tudo calculado nesse sentido.
 

SURFAS

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Já não me recordo bem, mas houve alguns problemas de saída de óleo mas era pela conexão tubo manete. Mas acho que era má finalização dos acabamentos. Pois houve imensos pedidos de R1 no inicio e a fábrica viu-se à rasca para produzir os números necessários.
 

essence_s

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Se foi uma compra consciente, tudo bem.
Já tens o material todo necessário, tens umas luzes da materia, é por mãos á obra nisso!
Se apesar dos teus esforços, o resultado n for satisfatorio, ai sim procuras ajuda especializada.
 

toyotinha

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Ok SURFAS

E por acaso tens conhecimento de alguém especializado em mecânica e peças cá em Portugal?
Que eu tenha conhecimento só a Team Bike S.L. em Espanha é que é o importador mais próximo. Certo?
Por acaso alguém tem conhecimento da forma de eles trabalharem?
Enviei e-mail na sexta e ainda não responderam.
Vou aguardar mais um dia oi dois.

Obrigado pelas dicas.
 

toyotinha

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essence_s

A compra foi mais que consciente, só não contava é que viessem com este problema.
Por isso é que estou a pedir ajuda na tentativa de resolver o problema em questão.
Acho é que não será assim tão fácil arranjar ajuda especializada. Vamos se alguém me ajuda a ter solução para esta situação.
 

fitty77

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Toyotinha, esse furo, ao contrário do que foi dito, não serve para colocar óleo "a mais" no exterior (estamos a falar de um furo numa tampa colocada na zona que encosta no guiador, certo??). Esse furo serve como respiro de ar. No interior existe uma membrana, tipo um fole, que enche e esvazia consoante o volume de óleo na bomba (devido, por exemplo, ao desgaste das pastilhas). De um lado há óleo, pois esse fole é como se fosse o depósito, e do outro, existe ar que comunica com o exterior. Por isso, nesse ponto, não é normal aparecer óleo, mas em algumas unidades aparece por defeito de fabrico da membrana (a união de construção pode vir com poros...). O que tens que fazer, se tiveres o kit de purga, é abrir essa tampa que tem os furos (abre-se facilmente) e trocar esse fole. Isso custa para aí uns 10 ou 12€, penso que com tampa nova inculida, mas o problema está em conseguir arranjar isso sem ser num kit composto pelo corpo da bomba (e isso custa à volta de 60€, se bem me lembro)...

Contudo, tens que ter atenção a outra coisa. Duvido que isso realemnte se passe dessa forma, mas dizes que sai esse óleo quando travas. Se isso for verdade (duvido), para além do problema no fole, tens um problema no retentor do pistão da bomba. Para veres se isso realmente acontece, carrega na manete e sem largar, vê se ela com o tempo começa a afundar, ou seja, se a manete começa a aproximar-se do guiador. Se assim for, tens que abrir a bomba pela frente, e arranjar um kit que traz esse retentor mais uns o-ring's. Para isso, basta um alicate de freios, um jogo de chaves allen e pouco mais. O resto vai do jeito de cada um. Tens que ter cuidado para, caso vás mexer, não riscares o interior do corpo da bomba, seja de que forma for. Um risco aqui, por mais pequeno que seja, leva posteriormente a fuga de óleo pela frente e possivelmente perda de poder de travagem.

Seja como for, se estão na garantia, tenta activar a mesma. É sempre um problema com as casas nacionais que teimam em não dar seguimento a coisas que são compradas lá fora... Injustificadamente, uma vez que a garantia é extensivel a toda a UE. Áinda assim, tenta entrar em contacto directamente com a Formula para a peninsula ibérica. Fica em Espanha, mas não sei o nome do representante. Às vezes mais vale ir logo a Deus....
 
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fitty77

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Já agora, atenção que componentes de carbono, não gostam muito de óleo de travões. Não sei se é o teu caso ou não, mas se tiveres guiador de carbono vai ficar danificado. Enquanto não resolveres, vai passando água na zona (o óleo é miscivel em água) para limpares alguma coisa. Não percebi se já os tinhas ou não montados, mas pronto, fica o aviso.

Abraço
 

toyotinha

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Caro fitty77

Muitíssimo obrigado pela tua excelente ajuda.

A fuga de óleo, existe mesmo é no furo de respiro (o que encosta no guiador; sim) e outro tem uma fuga na tampa da maxila (só ontem ao final do dia é que dei conta).

O óleo sai realmente quando carrego na manete, ou seja; quando se trava.

Também já montei um travão na frente para ver o comportamento.
Realmente esta o guiador húmido de óleo (e como tu dizes, com o verniz a querer descascar; é carbono porque se fosse outro material, descascava a tinta).
Dei conta que tinha um escorrimento de óleo no pneu e lá estava a pinça com uma gota de óleo.

Se estão na garantia, devem estar porque são novos, o problema é que os comprei na Alemanha e penso que a um particular, não á factura e como é de esperar o “salsicha” nem responde as minhas solicitações.
O Importador Ibérico é a Team Bike em Alicante e recebi resposta á pouco deles a dizer, que não podem fazer nada e que tenho que me dirigir a uma oficina.
Ontem mesmo, enviei e-mail para a Formula em Itália e estou á espera de uma resposta deles.
Agora a questão é:
A quem me dirigir em Portugal e dentro da zona de Aveiro para poderem analisar e reparar a situação.
Se poder accionar a garantia (o melhor cliente que qualquer marca de qualquer produto ou artigo possa ter) tanto melhor, mas como não tenho factura devo estar por minha conta e risco.

E mais uma vez, muitíssimo obrigado pela tua ajuda que foi preciosa e também para outras que possam vir.

Grande abraço
 

toyotinha

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fitty77


No Chain, existem vários Kits á venda, tanto que já tinha lá comprado os bicones e aqueles "pipos" que são esmagados ao apertar.
Agora não sei qual dos kits comprar.

Grande abraço
 

SURFAS

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O kit em questão não se vende, apenas os parafusos e vedantes, aqui fica o PDF Formula R1 PDF

Acho estranho ser algo que tenha sempre acontecido tanto nos Oro e agora nos R1 e a Formula não ter rectificado o problema ou nem ter acessórios para uma peça que se danifica, pelos vistos com facilidade!!
Mas também hei-de ver bem nos meus, como isso está.

Em Aveiro posso-te aconselhar a ires à Pernalonga, excelente atendimento e o mecânico é excepcional.
Rua da Arrochela nº 45
3810-052 Aveiro
Tel . 234 423 110

Da Formula irão-te dizer para contactares o importador para Portugal e estes irão dizer-te para ires a uma loja, já dei as mesmas voltas.
 
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fitty77

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Surfas, o kit em questão, não é anunciado, mas existe. Já o encontrei à venda na net, e posteriormente numa loja arranjavam-me isso, se bem que dava alguma chatice.... Mas no fornecedor deram a entender que arranjavam. Não me perguntem quem é o fornecedor, mas a loja é na Covilhã. Acabei por não comprar por precisar do corpo da bomba, e vinha incluido.

Em relação a esse problema da fuga, não me lembro do mesmo acontecer nos Oro.... Mas nos R1 acontece, principalmente com os da 1ªfase (2009 e 2010).

Cuidado com o esquema, convém saber qual a versão dos travões que possuimos. A diferença reside na tal tampa (se bem que dá para aproveitar a que se tira). O tal fole, no esquema de 2009/2010 é a peça 4 e na de 2011 a peça 2. O kit que encntrei era composto pela peça 4 (ou 2 no caso de 2011) e a tampa 5 (3 para 2011). Ainda em relação à bomba, se dizes que a fuga é ao travar (continuo a achar estranho) deves ter este kit FD40116-20.

Digo que acho estranho ser quando travas, porque em posição de repouso, o óleo passa do depósito, para a área do pistão para repor o circuito, por uns furos neste. Quando travas, esses furos (pistão) ficam tapados e a força exercida pelo óleo é suportada pelo retentor e transmitida à maxila. Quando largas, fica novamente os furos a dar passagem (se necessária) para o circuito. O retentor pode estar mal montado ou danificado, mas para haver passagem franca a ponto de encher a parte existente entre a membrana e a tampa, era necessário essa ser muito grande, a ponto de não conseguir talvez transmitir-se nenhuma força de travagem e de certeza que a manete afundava (e depressa se ficava sem óleo no sistema) ou, se o caso for mais agreste, nem sequer exerce força nenhuma... Enfim, só vendo.

Em relação à fuga na maxila, em principio será o o-ring 9 (e restante kit...), mas para abrir a tampa convém primeiro tentares arranjar uma chave para abrir aquilo, que não me parece ser de tipo muito usual...

Em relação ao resto, eu fiz tudo sozinho. Desde que se tenha algum jeito e sensibilidade, presumo que não seja muito dificil de lhe mexer (até eu consegui... lol).

Já agora, apliquei para lubrificar massa lubrificante de silicone (a que possuo é da Klüber e é a recomendada pela Formula, mas se encontrares outra do mesmo tipo, não há problema). Penso que em alguns locais, ao comprares o kit traz também a massa lubrificante.

Contudo, deixa-me dizer que tiveste um azar do caraças com esses travões.... É mesmo muito esquisito terem assim tantos problemas. Ao olhares para eles, não te dá impressão que já foram mexidos nem nada? Dá mesmo impressão que são unidades isoladas, que se calhar até foram devolvidas pela garantia e algum artista de alguma loja aproveitou-se delas para as vender... Quem sabe. Essas coisas, se se encontrarem a bom preço, até valem a pena. Não sei se foi o caso. Mas claro, sem factura, dificilmente consegues activar a garantia.
 
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fitty77

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A tal membrana é esta (aqui podes comprar isolada e é barata) http://www.silverfish- uk.com/products/2315-formula_r1the_one_diaphragm.php?r=1m3d0b0s374 (junta o link)


Para reparares o pistão (se realmente for necessário) precisa deste kit http://www.chainreactioncycles .com/Models.aspx?ModelID=41552

Para a pinça (maxila) penso ser este (na Chain não colocam a designação do kit... mas quase de certeza é este) http://www.chainreactioncycle s.com/Models.aspx?ModelID=41551


Devo dizer contudo, que todas as peças que comprei, na Chain eram mais caras (incluindo o bleeding kit)

Mas na Silverfish tens tudo (procura bem) e a membrana pode ser vendida isoladamente...
 
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SURFAS

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Pois já encontrei tudo

Eu tive também nos Oro Puro o mesmo problema. E agora nos R1 mas apenas ao fim de dois anos me surgiu o problema, pensei mesmo que fosse de oleo a mais no sistema .... e que tem, eu sei!!!!

760786185_SYwTR-L.jpg


A membrana é a peça FDM-05325 e a tampa FDT-03105 mas penso que não haja na Chain.
 

fitty77

New Member
A membrana encontras na Silverfish. A tampa podes aproveitar a mesma. O facto de ter óleo a mais só é relevante se.... tiver mesmo muito óleo a mais, tipo, teres sangrado os travões com pastilhas gastas e depois teres colocado pastilhas novas, o óleo retornou ao depósito (membrana) e a pressão ser de tal forma alta que fez romper a membrana... Quando assim é, se nos lembrar-mos, convém abrir a tampa do depósito para deixar sair o óleo a mais (se bem que aquilo é bem elástico)
 

SURFAS

New Member
Essa membrana da Silverfish é para modelos de 2011 que tem o código FD-M062-25. Para os anteriores é FDM-05325.
 
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