Boas pessoal... Penso que já está na hora de fazer uma análise à minha menina, passados 3 meses e quase 800km.
QUADRO 4 Bar 7005 - As diferenças sem dúvida são muitas, já que passei de uma rígida para uma suspensão total. A geometria deste quadro adequa-se totalmente a mim, tanto a nível de conforto como estético, tem as linhas de uma pura rígida de XC mas o conforto de uma suspensão total. A geometria da escora é bastante eficaz, pivôs com rolamentos selados.
SUSPENSÃO Fox 32-F 100-RL 100 mm full floating axle 15 - Sem duvida um mimo, a palavra chave para esta suspensão é mesmo o CONFORTO, muito sensível, uma leitura do terreno impecável, trabalha super bem em todos os tipos de terrenos e condições climáticas, desde lama e chuva a pó com força, não se nota qualquer perda de eficácia da mesma. O bloqueio da suspensão é sem dúvida uma mais-valia
AMORTECEDOR Fox "FLOAT RP2" – Sempre que é preciso ele está lá e desempenha a suave função, após uma fase inicial de procura de pressão correcta cheguei finamente a pressão adequada. Pena não ter bloqueio, mas mesmo assim nota-se bem a diferença com o pró pedal, principalmente a subir consegue-se uma boa rigidez e sempre que há um impacto maior ele trabalha.
TRANSMISSÃO
DESVIADOR TRASEIRO Shimano Deore XT M772 - Até agora esteve sempre á altura, até a data ainda não sofreu nenhuma afinação e as mudanças entram sempre certinhas...apenas com muita lama e água se nota alguma coisa a passar de 4 para 5.
DESVIADOR DIANTEIRO Shimano SLX – Comporta-se á altura, não sendo de topo, é bastante eficaz e sensível.
CASSETE Shimano SLX – nada a apontar.
CORRENTE Shimano XT – nada a apontar.
PEDALEIRO Shimano XT – Realmente é outra coisa, habituado a gamas como ACER e Alívio, nota-se bem a diferença e os rolamentos selados é uma mais valia.
MANÍPULOS Shimano SLX – Muito precisos e suaves.
TRAVÕES Avid Juicy 5 – Neste ponto apenas uma coisa a apontar alguma chiadeira em algumas fases e por vezes o disco roça um pouco nas pastilhas. A travagem deste travões é sem duvida muito potente e precisa, mas mesmo assim penso que ainda precisarão de algum tipo de afinação. Talvez mudar para os discos mais de 160mm.
Quando os restantes componentes dispensão análise, apenas os vou enumerar:
Espigão de selim: FSA SL-250
Avanço : FSA, OS-190
Guiador: FSA Riser OS 300A
Selim: Fizik Aliante Delta
Rodas: Alex EN24 Disc 559-19 Aluminium, com cubos CONCEPT de rolamentos selados
Pneus: Inicialmente Continental Race King, devido a rebentamento do pneu traseiro e também devido a não me inspirarem muita confiança troquei por um Hutchinson Python, para a frente e um GEAX Saguaro.
Pedais: Shimano SPD 520
Quanto ao peso, no site do fabricante está anunciado 12,3kg, mas com a alteração dos pneus e a colocação de camaras de gel, deve estar a rondar os 13kg
A menina no seu habit natural, os trilhos...
Pessoal opinem, deixem sugestões para futuros upgrades...
QUADRO 4 Bar 7005 - As diferenças sem dúvida são muitas, já que passei de uma rígida para uma suspensão total. A geometria deste quadro adequa-se totalmente a mim, tanto a nível de conforto como estético, tem as linhas de uma pura rígida de XC mas o conforto de uma suspensão total. A geometria da escora é bastante eficaz, pivôs com rolamentos selados.
SUSPENSÃO Fox 32-F 100-RL 100 mm full floating axle 15 - Sem duvida um mimo, a palavra chave para esta suspensão é mesmo o CONFORTO, muito sensível, uma leitura do terreno impecável, trabalha super bem em todos os tipos de terrenos e condições climáticas, desde lama e chuva a pó com força, não se nota qualquer perda de eficácia da mesma. O bloqueio da suspensão é sem dúvida uma mais-valia
AMORTECEDOR Fox "FLOAT RP2" – Sempre que é preciso ele está lá e desempenha a suave função, após uma fase inicial de procura de pressão correcta cheguei finamente a pressão adequada. Pena não ter bloqueio, mas mesmo assim nota-se bem a diferença com o pró pedal, principalmente a subir consegue-se uma boa rigidez e sempre que há um impacto maior ele trabalha.
TRANSMISSÃO
DESVIADOR TRASEIRO Shimano Deore XT M772 - Até agora esteve sempre á altura, até a data ainda não sofreu nenhuma afinação e as mudanças entram sempre certinhas...apenas com muita lama e água se nota alguma coisa a passar de 4 para 5.
DESVIADOR DIANTEIRO Shimano SLX – Comporta-se á altura, não sendo de topo, é bastante eficaz e sensível.
CASSETE Shimano SLX – nada a apontar.
CORRENTE Shimano XT – nada a apontar.
PEDALEIRO Shimano XT – Realmente é outra coisa, habituado a gamas como ACER e Alívio, nota-se bem a diferença e os rolamentos selados é uma mais valia.
MANÍPULOS Shimano SLX – Muito precisos e suaves.
TRAVÕES Avid Juicy 5 – Neste ponto apenas uma coisa a apontar alguma chiadeira em algumas fases e por vezes o disco roça um pouco nas pastilhas. A travagem deste travões é sem duvida muito potente e precisa, mas mesmo assim penso que ainda precisarão de algum tipo de afinação. Talvez mudar para os discos mais de 160mm.
Quando os restantes componentes dispensão análise, apenas os vou enumerar:
Espigão de selim: FSA SL-250
Avanço : FSA, OS-190
Guiador: FSA Riser OS 300A
Selim: Fizik Aliante Delta
Rodas: Alex EN24 Disc 559-19 Aluminium, com cubos CONCEPT de rolamentos selados
Pneus: Inicialmente Continental Race King, devido a rebentamento do pneu traseiro e também devido a não me inspirarem muita confiança troquei por um Hutchinson Python, para a frente e um GEAX Saguaro.
Pedais: Shimano SPD 520
Quanto ao peso, no site do fabricante está anunciado 12,3kg, mas com a alteração dos pneus e a colocação de camaras de gel, deve estar a rondar os 13kg
A menina no seu habit natural, os trilhos...
Pessoal opinem, deixem sugestões para futuros upgrades...