29er Focus Raven 29r 2013

RyuRider

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Carnivore, imagino :D tu sem forças e a bicla mais gorda.. é caso para dizer, para quando um suporte-no-tejadilho que venha buscar a bicicleta automaticamente ao chão :D hehe. Espero que tenhas gostado dessa Maratona do Centro - é na minha zona. Pelo que sei, noutros tópicos, acabou por se tornar uma maratona algo escorregadia, devido à pedra, lama e chuva!! Mas ainda bem que correu tudo bem :D
 

Carnivore

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Ora após todo o material montado e revisão feita, fui dar uma volta (em estrada) para acamar toda a transmissão nova. Não ficou perto do que esperava. Não quis trocar o prato pequeno e afinal aquilo tem mesmo de levar outro. A corrente nem descola de lá, vem agarradinha e enrola-se tudo.
Uma pena mesmo. Fico sem bike para o fim de semana.

Os cabos e espirais também foram trocados.
Agora é esperar por terça feira para poder trocar e depois coloco fotos do seu estado atual.
Pesei-a e neste momento está com 9830gr.
 

Nozes

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Ora caraças pá! Pensei que ainda vinhas a Tremês... Ficas já convidado a vir cá experimentar o que perdes este fim de semana...e a lama até é bem pouca!

Abraço
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

amigo Amadeu, a minha 4.0 já tirei 60g no guiador/avanço, agora vão sair entre 50/70g, o desviador da frente já mandei vir, 2x10 Dura-Ace braze on, depois sofre uma pequena alteração :)

Este fds não deverá estar mal para pedalar :)
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

amigo Amadeu, como é, essas pedaladas ? No sábado andei pela tua zona, i have been in Rui´s store :)

A minha Raven, já baixou mais umas gramas, troquei o espigão de origem por um KCNC 31.6x400, foram embora quase 200g, neste momento tem 10,160kg

Ontem fui dar uma voltinha, que belo tempo para dar ao pedal mas depois de uma noitada "complicada" não foi fácil :)

Abraço
 

desbravar mato

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Oh Amadeu...abre o ** *** ** *** **! Só tu é que vais perceber.:p
Ó caramelo. Tou uns tempos sem vir aqui e só te vejo falar de pesos. Chiça... quer dizer, eu mudei o pedaleiro e os pedais para meter peso na minha e tu andas feito louco a tentar tirar peso. Ó man, a minha quando pesava 9,64 kg´s andava bem e agora com 9,70kg´s continua a andar bem na mesma, aliás anda melhor pois agora sem o prato de 27T na frente já é mais suave a subir (viva os 24T). Vê lá mas é se apareces para pedalar e deixa-te de tretas com o peso. Este domingo perdes-te mais uma volta fantástica no reino da pedra...até doía as pedras a bater no raven, mas como já chegou o novo quadro da garantia, a dor ia suavizando.
Aproveita e vê o vídeo no desbravar mato (www.desbravarmato.webs.com)... e vê se apareces e deixa o fórum e o facebook sossegados por uns tempos.
 

Carnivore

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Ah grandes malucos!!
Então o amigo Gun_Hugo_dale vem ao epicentro tuga e não diz nada. :(

Amigo desbravar mato....seu sacana...tu és macaco...
Não tenho aparecido e por isso peço mesmo muita desculpa. Tenho-me dedicado um bocadito mais aos treinos e menos à parte da diversão. O inverno também me desgastou mesmo muito a bike. Por esse motivo tenho abdicado de andar nela e tenho dado horas à fininha.
Contudo, e com este solinho que nos tem aparecido já devo começar a meter umas horitas de btt e o domingo será guardado para ir andar com os velhos amigos, aqueles que sempre nos acolhem de braços abertos....(que coisa mais panisgas). Tenho de te dar uns treinos pá!!! que isso de ir a s tiago... tem que se lhe diga. Que pena tenho de não ir.
É um objetivo...não sei é quando o vou cumprir.


Ah, a Raven...pois, porque este tópico é dela... Está com 9820 heheheh
Em breve mais uma redução de peso...mas mais não digo...demora é 15 dias o processo.
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

Eu, com jeitinho, vou-vos apanhando aos poucos :)

@ desbravar mato @, no meu Oeste há por lá bastantes single tracks (pedra com fartura) para vos dar a conhecer, eu convidei-vos no 1º Encontro Raven :(

Cumprimentos
 

qmark

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Comprada em CR na Superadrenalina. É bastante semelhante aqui à do nosso amigo com quadro, suspa, travões e selim iguais. As rodas provavelmente também serão iguais. Devem vir ambas a caminho ;););).

Ab
 
D

Dartanhan

Guest
Boas Carnivore,

Antes de mais nada, parabéns pela bela máquina que tens, sem dúvida o quadro mais bonito do mercado, que ao ser em tamanho S a favorece ainda mais.

Neste momento, vou dando umas voltas de BTT com uns amigos ao fds, apesar de agora coma melhoria de tempo, haver a possibilidade dumas voltas a meio da semana. A minha bike é uma BERG, que pesa alguns kilos (!!!), o tamanho M não é o mais aconselhado para mim e penso adquirir uma nova em breve.

Já li praticamente quase todos os comentários que foram aqui colocados sobre a tua máquina e fico cada vez mais inclinado para a RAVEN, aquela que mais me fascina.

No entanto, fico com algumas dúvidas ao analisar o mercado. Pela experiência que tens, agradecia a tua ajuda para esclarecer estas questões que me têm surgido:

- roda 29" ou roda 26"? Há quem diga que a roda 29" é muito grande para pessoas com a minha estatura (1,67m). Para mim tem que ser um quadro S, que na Raven 29" é uma beleza. A minha idéia é que a roda 29" exige mais pernas a subir, mas isso temos que ter tanto para a 29" como para a 26". Depois a 29" a rolar e a descer, é só vantagens em relação à 26". Penso eu e com aquilo que vou ouvindo já não sei se estou correcto!!!...

- Suspensão total ou rígida? este foi um dilema que me foi criado conforme fui analisando o mercado. Pelos passeios que faço, alguns aconselham-me a suspensão total, porque me dará mais conforto nas descidas. Nas subidas, bloqueando o amortecedor acabamos por ter o mesmo comportamento duma rígida. A questão é que uma suspensão total pesa sempre mais que uma rígida e a mim não me apetecia andar a puxar por muitos kilos, tal como já faço com a BERG. Pelas consultas de mercado que tenho feito sei que há soluções de suspensão total com cerca de 11 kg, mas custam sempre acima de 3.000,00€ a 4.000,00€, enquanto o meu orçamento ronda os 2.000,00€, podendo esticar até ao valor da RAVEN 3.0 29R (2.459,00€);

- Fiabilidade do quadro carbono da RAVEN? Em alguns casos fui ouvindo falar de diversos problemas que os quadros em carbono da RAVEN têm tido, que estalam com facilidade, mas pelo que vi dos teus posts, não tens limite para andar e não tiveste problemas.

Cumprimentos
 

Carnivore

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Grande Dartanhan, obrigado pelas palavras de apreço.
Vou tentar responder o melhor que puder a todas as tuas dúvidas. Para isso serei o mais imparcial possível (coisa que nem sempre se vê por aqui). Teremos que saber analisar bem o que temos para poder aconselhar alguém a adquirir o que quer que seja. Afinal nem sempre o que temos é o melhor.

Quanto à Raven e às tuas questões...

roda 29" ou roda 26"? Há quem diga que a roda 29" é muito grande para pessoas com a minha estatura (1,67m). Para mim tem que ser um quadro S, que na Raven 29" é uma beleza. A minha idéia é que a roda 29" exige mais pernas a subir, mas isso temos que ter tanto para a 29" como para a 26". Depois a 29" a rolar e a descer, é só vantagens em relação à 26". Penso eu e com aquilo que vou ouvindo já não sei se estou correcto!!!...

Eu tenho sensivelmente a mesma altura que tu (1,68m e 58kg). O meu quadro é um S e o avanço que uso é de 90mm com 6º de inclinação.
O que dizem que a 29 se tem de puxar um pouco mais a subir é verdade. Contudo, os beneficios acabam por ser superiores. Não vais aos "elásticos", isto é, vais com uma velocidade mais constantes, conseguindo meter médias superiores. Para mim a 29 colmatou algumas das minhas dificuldades. Na 26 sentia alguma dificuldade a gerir enquanto rolava. A descer e por usar um guiador demasiado estreito a coisa parecia querer descambar vezes de mais. Contudo adorava a minha 26.
Ainda assim, as melhorias com a aquisição da 29 são enormes tendo em conta o uso que lhe dou, isto é Maratonas e Raids.


- Suspensão total ou rígida? este foi um dilema que me foi criado conforme fui analisando o mercado. Pelos passeios que faço, alguns aconselham-me a suspensão total, porque me dará mais conforto nas descidas. Nas subidas, bloqueando o amortecedor acabamos por ter o mesmo comportamento duma rígida. A questão é que uma suspensão total pesa sempre mais que uma rígida e a mim não me apetecia andar a puxar por muitos kilos, tal como já faço com a BERG. Pelas consultas de mercado que tenho feito sei que há soluções de suspensão total com cerca de 11 kg, mas custam sempre acima de 3.000,00€ a 4.000,00€, enquanto o meu orçamento ronda os 2.000,00€, podendo esticar até ao valor da RAVEN 3.0 29R (2.459,00€);

Ok, eu nunca tive uma suspensão total, logo as minhas costas não sabem o que é isso.
O que te posso dizer é que é dificil puxar por uma 26 pesada. Mais dificil ainda é puxar por uma 29 pesada. A minha com 9820 (com possibilidade de tirar mais alguns gramas) está no ponto e acho-a bem manobrável e confortável.
Caí no erro de usar na 26 pneus muito estreitos (1.90) LarsenTT e Ignitor, pelo que o conforto era uma miragem.
Agora nesta uso 2.2 com um balão bem confortável. As costas agradecem.
Por isso o melhor conselho que te dou é uma Rígida leve qb, para andares no meio termo. Acho que a tua forma fisica saíra igualmente melhorada se fores para uma rígida 29 isto porque os passeios passarão a "saber" a pouco.



- Fiabilidade do quadro carbono da RAVEN? Em alguns casos fui ouvindo falar de diversos problemas que os quadros em carbono da RAVEN têm tido, que estalam com facilidade, mas pelo que vi dos teus posts, não tens limite para andar e não tiveste problemas.

Aqui a minha imparcialidade vai ser posta ao limite...
Bem, eu abuso o que posso e consigo na bike. O meu peso e o fato do quadro ser um S permite isso. Até ver não tive qualquer problema e espero não ter.
Contudo, os casos que conheço são um quadro se partiu (rachou) na zona das roscas onde aperta a grade de bidom.
Outro foi rente ao espigão de selim, mesmo na parte da frente por baixo do aperto.
Por fim o último, e este não o vi nem sei se o caso é real ou não. Disseram-me que aqui na zona (centro) partiu um na escora traseira. Mas esse não vi.
Nota, em ambos os casos que conheço a garantia cobriu o quadro e no espaço de 2 semana os donos tinham a bike com um quadro novo a andar. Não foi feita recolha do quadro para posterior envio. Por isso os donos puderam andar enquanto os seus não chegavam.

Em suma, é um excelente quadro para andar e abusar.
-É competitivo mas não é ultra leve;
-O carbono é bom mas sei que há melhor como o T-800 da Giant (alto módulo);
-Tem o defeito de não ter eixo de 12 trás.
-Tem imensa largura entre o pneu e as escoras pelo que a lama nunca é um problema;
-Tem uma geometria muito equilibrada que a torna muito ágil;
-Não tem direct mount;
-Tem suporte para 2 grades de bidom, o que acontece em poucas 29's tam S;
-Acho-a bonita (pelo menos a minha)
-A passagem de cabos interna funciona nas condições adversas;
-É ultra confortável mas acelera muito bem;
-A garantia aparentemente funciona;
-Já não é muito exclusiva;
-É tremendamente estável;

Contudo, todas estas características são influenciadas pelos componentes que montares mas isso não é novidade nenhuma.
Se comprares uma, desejo~te excelentes voltas com ela, se não comprares, desejo-te o mesmo :p

Neste momento a bike está parada à espera que o dono fique bom. Teve um inverno terrível mas nunca se negou. Isso é o que eu espero de uma bike. O resto?!!! Clubismos, fanatismos, marquismos e outros mais não me importam. Qualquer bike é boa enquanto não me deixar ficar mal e esta felizmente ainda não deixou.

p4pb9520029.jpg
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

amigo Amadeu, quem tem estas máquinas de guerra, sabe do que fala :)

Falaste muito bem "já não é muita exclusiva", mas o que interessa é que a malta disfruta delas, da melhor maneira :)

A minha já vai nos 10kg, e gastei muito poucos €€ e treinar agora com o tempo bom é uma maravilha
 
D

Dartanhan

Guest
Amigo Carnivore,

Muito obrigado pelos teus esclarecimentos e comentários, ajudaste-me a dissipar algumas dúvidas.

Neste fim-de-semana, vou ter a oportunidade de experimentar uma Raven 29R tamanho S e possivelmente ainda irei participar numa prova com ela...aí considero que será um passo importante para tomar a minha decisão, que neste momento está muito caída para esta máquina. É claro que se me sentir bem em cima dela, acabam-se as dúvidas. Depois partilho a experiência.

Abraço e mais uma vez obrigado.
 

Carnivore

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A menina entretanto levou um pneu mais leve atrás e que à partida não terá o problema dos que têm arame.
Ficou também mais leve.
O pneu da frente não gosta de andar com pouca pressão e descolou neste domingo, sem consequências.
Quando a tiver lavadinha tiro umas fotos.
 
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