Grande Dartanhan, obrigado pelas palavras de apreço.
Vou tentar responder o melhor que puder a todas as tuas dúvidas. Para isso serei o mais imparcial possível (coisa que nem sempre se vê por aqui). Teremos que saber analisar bem o que temos para poder aconselhar alguém a adquirir o que quer que seja. Afinal nem sempre o que temos é o melhor.
Quanto à Raven e às tuas questões...
roda 29" ou roda 26"? Há quem diga que a roda 29" é muito grande para pessoas com a minha estatura (1,67m). Para mim tem que ser um quadro S, que na Raven 29" é uma beleza. A minha idéia é que a roda 29" exige mais pernas a subir, mas isso temos que ter tanto para a 29" como para a 26". Depois a 29" a rolar e a descer, é só vantagens em relação à 26". Penso eu e com aquilo que vou ouvindo já não sei se estou correcto!!!...
Eu tenho sensivelmente a mesma altura que tu (1,68m e 58kg). O meu quadro é um S e o avanço que uso é de 90mm com 6º de inclinação.
O que dizem que a 29 se tem de puxar um pouco mais a subir é verdade. Contudo, os beneficios acabam por ser superiores. Não vais aos "elásticos", isto é, vais com uma velocidade mais constantes, conseguindo meter médias superiores. Para mim a 29 colmatou algumas das minhas dificuldades. Na 26 sentia alguma dificuldade a gerir enquanto rolava. A descer e por usar um guiador demasiado estreito a coisa parecia querer descambar vezes de mais. Contudo adorava a minha 26.
Ainda assim, as melhorias com a aquisição da 29 são enormes tendo em conta o uso que lhe dou, isto é Maratonas e Raids.
- Suspensão total ou rígida? este foi um dilema que me foi criado conforme fui analisando o mercado. Pelos passeios que faço, alguns aconselham-me a suspensão total, porque me dará mais conforto nas descidas. Nas subidas, bloqueando o amortecedor acabamos por ter o mesmo comportamento duma rígida. A questão é que uma suspensão total pesa sempre mais que uma rígida e a mim não me apetecia andar a puxar por muitos kilos, tal como já faço com a BERG. Pelas consultas de mercado que tenho feito sei que há soluções de suspensão total com cerca de 11 kg, mas custam sempre acima de 3.000,00€ a 4.000,00€, enquanto o meu orçamento ronda os 2.000,00€, podendo esticar até ao valor da RAVEN 3.0 29R (2.459,00€);
Ok, eu nunca tive uma suspensão total, logo as minhas costas não sabem o que é isso.
O que te posso dizer é que é dificil puxar por uma 26 pesada. Mais dificil ainda é puxar por uma 29 pesada. A minha com 9820 (com possibilidade de tirar mais alguns gramas) está no ponto e acho-a bem manobrável e confortável.
Caí no erro de usar na 26 pneus muito estreitos (1.90) LarsenTT e Ignitor, pelo que o conforto era uma miragem.
Agora nesta uso 2.2 com um balão bem confortável. As costas agradecem.
Por isso o melhor conselho que te dou é uma Rígida leve qb, para andares no meio termo. Acho que a tua forma fisica saíra igualmente melhorada se fores para uma rígida 29 isto porque os passeios passarão a "saber" a pouco.
- Fiabilidade do quadro carbono da RAVEN? Em alguns casos fui ouvindo falar de diversos problemas que os quadros em carbono da RAVEN têm tido, que estalam com facilidade, mas pelo que vi dos teus posts, não tens limite para andar e não tiveste problemas.
Aqui a minha imparcialidade vai ser posta ao limite...
Bem, eu abuso o que posso e consigo na bike. O meu peso e o fato do quadro ser um S permite isso. Até ver não tive qualquer problema e espero não ter.
Contudo, os casos que conheço são um quadro se partiu (rachou) na zona das roscas onde aperta a grade de bidom.
Outro foi rente ao espigão de selim, mesmo na parte da frente por baixo do aperto.
Por fim o último, e este não o vi nem sei se o caso é real ou não. Disseram-me que aqui na zona (centro) partiu um na escora traseira. Mas esse não vi.
Nota, em ambos os casos que conheço a garantia cobriu o quadro e no espaço de 2 semana os donos tinham a bike com um quadro novo a andar. Não foi feita recolha do quadro para posterior envio. Por isso os donos puderam andar enquanto os seus não chegavam.
Em suma, é um excelente quadro para andar e abusar.
-É competitivo mas não é ultra leve;
-O carbono é bom mas sei que há melhor como o T-800 da Giant (alto módulo);
-Tem o defeito de não ter eixo de 12 trás.
-Tem imensa largura entre o pneu e as escoras pelo que a lama nunca é um problema;
-Tem uma geometria muito equilibrada que a torna muito ágil;
-Não tem direct mount;
-Tem suporte para 2 grades de bidom, o que acontece em poucas 29's tam S;
-Acho-a bonita (pelo menos a minha)
-A passagem de cabos interna funciona nas condições adversas;
-É ultra confortável mas acelera muito bem;
-A garantia aparentemente funciona;
-Já não é muito exclusiva;
-É tremendamente estável;
Contudo, todas estas características são influenciadas pelos componentes que montares mas isso não é novidade nenhuma.
Se comprares uma, desejo~te excelentes voltas com ela, se não comprares, desejo-te o mesmo
Neste momento a bike está parada à espera que o dono fique bom. Teve um inverno terrível mas nunca se negou. Isso é o que eu espero de uma bike. O resto?!!! Clubismos, fanatismos, marquismos e outros mais não me importam. Qualquer bike é boa enquanto não me deixar ficar mal e esta felizmente ainda não deixou.