29er Focus Raven 29r 2013

Carnivore

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Boas pessoal,
depois de muito ter falado e lido sobre as 29r decidi que NÃO queria ter uma....
Mas depois de andar numa, a conversa foi para outro lado. Para o que faço, que é sobretudo maratonas e raids acho que é uma máquina genial e capaz de melhorar em parte as prestações do atleta.
A meu ver, melhorei nos pontos em que apresentava mais dificuldade, ou seja, a rolar e a descer. Já a subir.... custa um bocadito mais, mas como sou leve a coisa até se aguenta com relativa facilidade.

Então a eleita para destornar a Giant foi uma Focus Raven de 2013 que manteve pouco mais que o quadro.
Alguns componentes comprei, outros passaram diretamente da Giant para lá. O resultado final foi este e será mais ou menos nesta base que andará no ano de 2013.
Gostava de lhe tirar ainda mais algum peso e conto convosco com conselhos úteis e críticas construtivas para alcançar esse objetivo.

Segue então a pose da praxe.

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Focus Raven 29r - 2013
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Quadro: Focus Raven 29r 2013 Size S
Suspenção: Fox Float 32 evolution OB 9mm
Caixa Direcção: FSA
Desv. Trás: Sram XO 10vel
Desv. Frente: Sram XO 2x10
Manipulos: Sram XO triggers 2x10
Travões: Hope Race X 2
Discos: Hope flutuantes 160
Cranks: Truvativ/Sram XO 2x10 26-39
Movimento: Sram
Parafusos pratos: Sram
Prato pequeno: Sram 26t
Prato grande: Sram 39T
Corrente: KMC x10sl gold
Cassete: Sram XO 10vel
Guiador: Easton EC70 rise 620mm
Avanço: Easton EA90 (90m)
Pedais: Exustar epm 25 TI
Espigão Selim: 3T Doric Team carbon
Selim: Tune SpeedNeedle alcantra
Cubos: WTB
Aros: WTB Striker xc race
Raios: WTB Striker xc race
Válvulas: American Classic
Pneu Frente: Continental Race King 2.2
Pneu Trás: Continetal Race King 2.2
Punhos: Easy grips racer's edge
Cabos: Powercodz - Nylon
Espirais: Jagwire
Apertos Rodas: Kcnc
Aperto Espigão: Focus
Anilhas: New Ultimate
Tampa: Smud
Aranha:Fox
Parafusos Discos: Hope TI
Parafusos Bombas: TI

Grade bidon: Giant composite

Ler mais: http://pedalstroke.webnode.pt/as-bikes/

Até ver estou bastante satisfeito com o peso e aspeto alcançado.
Em relação ao mais importante que é o desempenho....então aí nem há palavras...suberbo.

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deixem o vosso comentário
Abraços e pedaladas cheias de força
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

amigo Carnivore, tens uma bela máquina, bonita, uma das minhas opções para 2013 :)

já tinhas o espigão, o selim Tune e os Hope Race 2, da Giant, certo ??
 

Carnivore

New Member
Obrigado pessoal heheh

Da Giant saiu: selin, transmissão completa (corrente, cassete, pedaleiro, movimento, desviadores, manípulos), travões, chavetas, pedais, grade, parafusos TI.
Mercado usados: Guaidor, avanço
Novo: Rodas, susp, pneus, quadro, punhos, espigão.

Aterações.... devo voltar para os punhos bontrager racexxxlite e deixar os easy grips a seguir ao inverno, talvez um pneu diferente à frente que este é macaco e mais um ou dois tunnings para perder um bocadito de peso.

O pior de passar material de uma bike para outra é que este já tem desgaste e agora tenho de meter roldanas e uns pedais que os meus "morreram" .
 

Carnivore

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Sim, já usava na 26.
Mas nem troquei relação. Há quem diga para por 38-24 à frente mas eu não estou para gastar mais dinheiro em pratos...siga 39-26
só nas subidas mais longas é que se sofre um pouco. O facto de ter mais contacto ajuda a subir mas também faz puxar mais pelas perninhas...
A rolar e a descer é que isto mostra raça. A subir tenho a vantagem de ser leve.
 

Carnivore

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A Giant no final estava assim

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Fez uma época inteira sem ter um único problema...mentira, parti um raio e furei uma vez nela.
Até ver na Focus e com dois meses e tal apenas parti o pedal mas já tinha 4 anos o pobrezito.
 

Gun_Hugo_Dale

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tens ideia do peso do X0 pedaleiro ??

eu se trocar algumas peças da minha Flash para a Raven (caso faça negócio) fica logo sub 10kg, as ideias não faltam...logo nas rodas são 500g das Cross Ride acima de 2kg para umas com cubos American Classic :)
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)


...Sim senhor, está impecável. Parabéns pelo exagerado bom gosto. Eu também sou um dos que quando apareceram as primeiras 29er´s, dizia: ah e tal, ainda é cedo, muita coisa irá mudar, geometrias, blá blá blá! Certo é com o passar dos dias, comecei a pesquisar tudo quanto é 29er, rigidas, FS´s, etc... etc... testei e AMEI! Enquanto não comprei uma 29er não sosseguei. :D

Chegou na passada 6ª feira, ainda não a testei, vamos lá ver se conseguirei testa-la este próximo fim de semana (é natal há muito trabalho, mesmo ao fim de semana). Entretanto direi algo sobre as novas sensações. ;)

Muitas o boas pedaladas, com ou sem rodas GRANDES. :cool:
 
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RTC

Super Moderador
É lindo esse quadro. Mesmo!
Eu adoro. Já o de 2012 era soberbo estéticamente.

Na tua lista, tens o guiador a 620 quando de origem ele tem bem mais. Já o cortaste?
Essa Fox...está a 80mm ou a 100?

Bons treinos
;)
 

Carnivore

New Member
Ora então tentando responder a todos....

Antes de mais obrigado pelos elogios à bicicleta, também gostei do resultado final, contudo custou-me muito desfazer.me da giant...
foram muitos projetos e pequenas conquistas que fiz com ela. Estava top e era uma bike estrondosa, mas como já disse antes, eu gosto mais de fazer maratonas e raids e um dos defeitos da giant era um bocado a falta de conforto. Era rápida mas demasiado rigida. Ideal para XC. Depois com pneus finos..upa upa...

Depois de exprimentar uma 29 tive mesmo de me render, era isto que eu queria para o que faço.

A Focus não vende quadros em separado (pena) mas podem sempre fazer como fiz, comprei a mais fraquita...que o quadro é igual em todos os modelos e depois foi equipar com o que havia disponível da giant.

O Guiador como veio do mercado de usados já vinha cortado, mas talvez o cortasse também para esta medida...é que não sou muito largo de ombros.

A suspa foi reduzida para 80 de modo a não ter a frente tão levantada.
O avanço é neutro, ou seja, 0º. Vou testar entretanto um 3t team com alguma inclinação negativa. Se não me adaptar fica como está. Pelo menos nunca mais tive dor de costas e vai-se numa posição bem mais confortavel o que permite fazer muitos mais km sem preocupações.
A subir não noto que levante a frente por isso até me sinto bem assim.

Agora o que queria mesmo era reduzir peso ....sem gastar muita fruta. Só não sei onde.

Abraços e muito obrigado
 

RTC

Super Moderador
Gastando pouco, só nos pneus.
Não tens mesmo muita opção.
Mesmo gastando à brava, seria rodas e suspensão mas a questão é o que tens é bom e não muito pesado. Por isso, deixa estar.
 

Carnivore

New Member
As rodas até são leves, andam perto das prototype (para menos um bocado)
A suspa é pesada, e até equacionei uma Rs sid mas não apanhei nenhuma com passador de 9mm e assim tinha de estar a adaptar o cubo com eixos e rolamentos (aparentemente nas wtb é possível).

Mas a ideia dos pneus é interessante. Gostava de manter a continental, e talvez coloque os X-king à frente e um race king a trás. Na versão race sport ou qq coisa do género.
Vamos ver no que dá.
 
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