Falta de respeito e de civismo

onix

New Member
Aqui deste lado do Atlantico as regras são iguais,só que neste portugal é tudo à "tangente":

-São as ultrapassagens
-Os ordenados
-Os comportamentos das pessoas

É sempre tudo à tangente do obvio.
 

Filipe

New Member
Atenção a bicicleta em termos de regras de trânsito, nomeadamente as prioridades, é equiparada a um veiculo motorizado. O codigo da estrada não define estradas primarias nem secundárias são todas vias publicas, essa de sair de uma secundária para uma primária perde a prioridade é treta...
 

juikiuj

New Member
Daí eu ter colocado a pergunta
"E o msantos circulava na faixa de rodagem ou na berma?"
Circulando na berma, para além de ter induzido o condutor do camião em erro, este pensar que ia virar à direita, ao circular na berma circula ilegalmente.
 

Enferrujado

New Member
A respeito de falta de civismo dêm uma vista ao video do link seguinte: http://bcove.me/m177hfrp
que ocorreu em Bristol no Reino Unido.

O único consolo relativamente ao acontecimento do video consiste na condenação do motorista do autocarro a 17 meses de cadeia (podem ver o texto da notícia em http://www.thetimes.co.uk/tto/public/cyclesafety/article3322652.ece).

O conflito entre o ciclista e o automobilista acontece em todo o lado e em Inglaterra o conhecido "The Times", na sequência do atropelamento de uma das suas jornalistas, lancou uma campanha para pressionar as autoridades no sentido da melhoria das condições de segurança em circulação para os utilizadores de bicicleta (ver http://www.thetimes.co.uk/tto/public/cyclesafety/).

Será que nós por cá não conseguimos uma coisa semelhante?

Boas voltas
 

Diogo112

Member
A ideia que temos antes de ser ciclistas é que a via é toda nossa, ou seja estrada é para veículos com motor, assim também pensava antes de me tornar um ciclista e sendo já automobilista, parecia a selva e eu era o rei dela. Agora constato que tenho mais cuidado na aproximação e ultrapassagem a ciclistas, pois também eu protesto pela falta de civismo dos demais condutores com quem me cruzo, quando no uso da bicicleta, não é em vão que já ia sendo atropelado 3x por incúria não minhas mas dos demais utentes da via. Consigo perceber melhor as dificuldades que nós que gostamos da bicicleta os problemas que isso acarreta, comporto-me muito melhor, "não respeitando" o código da estrada, mas tendo uma conduta de maior civismo para com os demais utentes da via neste caso concreto os ciclistas, pois a nossa lei não nos salvaguarda grande coisa, é certo! Ainda assim podemos fazer a diferença mau é que nem todos pensem da mesma forma, e continuem a pensar como eu pensava. O meu entendimento é que nestes casos teria de se processar uma alteração ao código da estrada por forma a ficar-mos devidamente salvaguardados da incúria dos demais utentes da via. O ciclista é o elo mais fraco da cadeia nos aspectos da legislação rodoviária, até os pões estão mais protegidos que nós, quando acho que nos deveria ser concedido estatuto semelhante mais proteccionista para nós. Quando usamos a estrada somos quase "abalroados" pelos demais veículos, se usamos a ciclovia, vê-mo-la invadida pelos peões, vejam-se as ciclovias de Belém, Cascais, Expo e facilmente perceberão do que falo, mais caricato é ver os agentes da autoridade a presenciarem estes factos e nada fazerem.
Já passei por alguns episódios semelhantes aos aqui debatidos, relativo a ciclistas a circularem aos "magotes" lado ao lado, é fácil de os encontrar, na Marginal entre a Cruz quebrada e Cascais, e nem por isso adoptam condutas de melhor civismo, usando uma atitude pro-activa respeitadora dos fluxos de tráfego. As regras de conduta da velha filinha pirilau, foram completamente apagadas da memória, agora parece que só servem para os peregrinos de Fátima. Respeitemos para ser-mos respeitados.
 

Mach 4

New Member
Não se sabe conduzir em Portugal!!

"[...] vejam-se as ciclovias de Belém, Cascais, Expo e facilmente perceberão do que falo, mais caricato é ver os agentes da autoridade a presenciarem estes factos e nada fazerem".

Sabes porquê? - Porque estão mais interessados em olhar para as "matriculas" das meninas que vão a caminhar/correr na ciclovia.

:eek:fftopic:
Na madrugada da passada terça-feira deu na "TVI24" uma excelente entrevista que muita gente deveria ter visto.
Foi com a Judite de Sousa, o Medina Carreira e o presidente do ACP (Automóvel Clube de Portugal) e o tema que estava a ser debatido era o seguinte :

"Não se sabe conduzir em Portugal"

Ao longo de toda a entrevista foram apresentadas vários gráficos, números e provas pelo presidente da ACP a confirmar que realmente as nossas estradas são um perigo, uma calamidade, devido ao facto de a maior parte das pessoas encartadas não saberem o que andam a fazer nas estradas. Para mim tudo o que disseram não foi novidade, pois eu estou farto de dizer em tópicos como este que a maior parte dos condutores de veículos ligeiros NÃO SABE MESMO conduzir, tem as cartas que os habilitam, mas não fazem a minima idéia de como se deve verdadeiramente dirigir um carro.

A origem para tal acontecer começa logo nas escolas de condução, onde algumas em vez de darem as 30 aulas práticas obrigatórias só dão metade. Depois temos a tão conhecida corrupção das "cartas compradas" e para complicar mais um pouco as coisas temos milhares, repito, MILHARES de carros apanhados a circular sem a inspecção feita ou mesmo sem o seguro obrigatório.Tudo isto junto origina anualmente a morte a muita gente inocente.

Todos nós, que andamos de bike de vez em quando, podemos ser um desses "inocentes" um dia, pois mesmo cumprindo a 100% com o código da estrada estaremos sempre á mercê de milhares de pessoas que andam com uma arma nas mãos ("metralhadora" como o presidente do ACP comparou).

Como se costuma dizer - contra factos não há argumentos, e factos REAIS não foi o que faltou nessa entrevista.

O maior problema de todos é que apesar das propostas apresentadas por várias associações como a ACP o nosso governo parece que continua um pouco desinteressado para mudar certos comportamentos que se passam nas escolas, centro de inspecções a veículos, prevenção ródoviária Portuguesa, etc.
 

Mach 4

New Member
Obrigado arrabida_rider ;).
Agora todos tem a oportunidade de ver e ouvir o que de mais importante se falou em relação a este assunto.
 

arrabida_rider

New Member
bem, estive a ver a entrevista e bem... posso de tou quase em estado de choque com os factos que deram na entrevista.
recomendo a todos a verem, os 53 minutos podem parecer muito mas a entrevista é muito interssante e dá para ver o que se anda a fazer neste pais.

P.S.-Queria só agradecer ao colega Mach 4 que deu a descobrir a tal entravista
 

Mach 4

New Member
Realmente a dada altura até parece que o que estão a dizer é inacreditável, impensável mesmo.
Mas não, é mesmo a pura e crua realidade.

Eu já andava a dizer isto á muito tempo e ainda fui criticado pelas minhas afirmações.
Pois bem, para quem tinha dúvidas e não acreditavam em mim...vejam a entrevista para ficarem mais elucidados, porque lá não é o Mach 4 a falar, mas sim entendidos nesta matéria.
 

jjjorge

Member
os condutores de carros ainda pensam que as bicicletas naõ devem andar na estrada e por isso a falta de respeito.
eu como condutor de carro e de bicicleta respeito ao maximo os condutores.
 

Antares666

New Member
Pela primeira vez senti na pele mais uma amostra do respeito que os condutores tem ás biclas. Por acaso n aconteceu nada porque ando sempre com 35 olhos e ia devagar, mas levei com a tipica manobra da ultrapassagem para virar imediatamente á direita...
 

Porcupine

New Member
Não sei se aqui é o local indicado para este desabafo, mas acabo de passar pela situação de maior falta de educação que encontrei até hoje enquanto BTTista...

Regressava a casa depois de um passeiozito quando entrei numa rua de sentido único, perto da avenida da Boavista, em que tive de ir pelo passeio, dado ir no sentido contrário ao permitido. Ia devagarinho, e desmontei quando vi que o passeio se tornou demasiado estreito para conseguirem passar bike e peões. Sei que é um incómodo para eles eu estar lá, e não vou seguir em cima da bike se isso implica eles terem de se desviar ou parar.
Tinha eu acabado de desmontar quando me aparece um cromo cinquentão, com ar de típico "macho" lusitano, com a esposa ao lado. Fez cara de mau atrás dos óculos de sol comprados na feira, e, em voz alta, mandou-me para a estrada. Tentei-lhe explicar que isso implicava eu seguir em contramão, o que não seria boa ideia. Ele era, digamos, farto em termos corporais, e inchou-se tanto quanto pôde, dizendo que dali não saía. Eu expliquei-lhe calmamente que não tinha de estar a conviver com ele contra a minha vontade, e que fizesse o favor de se desviar para eu poder passar. Havia mais que espaço para passarmos ambos; mas ele devia estar com calores da andropausa ou algo do género. Tentei ter calma apesar de me estar a gritar (odeio gritos); quando viu que eu não ia entrar em contramão, começou a insultar-me, "atrasada mental", "besta", e outros mimos do género. Eu disse-lhe que atrasado mental seria ele, e então empurrou-me. Eu agarrei-me a ele para não cair, e empurrei-o de volta. Deve ter ficado surpreendido, porque julgava que ia ficar cheia de medo e fugia. Atirou-me então a bike para a estrada, e fugiu ele. Gritei-lhe que não fosse covarde e voltasse, que queria o nome dele para apresentar queixa, mas enquanto se ia embora a passo apressado, ainda me disse que covarde era eu :))

É impressão minha ou há por aí muito pessoal que não gosta de ciclistas?
 

Sanosag

Member
Boas amigo Porcupine

Não é o caso de ciclistas...mas sim no geral. Cada vez mais as pessoas estão mais emproadas, egoístas, entre muitos outros maus adjectivos. Ou refilam porque nós ciclistas vamos no passeio ou refilam porque nós "buzinamos" quando elas estão nas "nossas" ciclovias, ou fazem as tais ultrapassagens para virar logo à direita porque esperar 5 seg é perder tempo sobretudo com um ciclista, ou estacionam nos lugares nos deficientes porque é mais perto da saída do hipermercado...uiiii...a lista é infindável...

Só temos que engolir alguns sapos para não descer ao nível delas...isto se a situação não for mais grave...um dia destes um amigo meu foi abalroado na ciclovia de Vila do Conde/Póvoa de Varzim porque o condutor nem sequer se deu ao trabalho de olhar para os dois lados enquanto saía da marina, portanto amigo, cabe-nos a nós andar com 200 olhos mais um para lidar com tudo o que se passa... :)

Mas, infelizmente, de modo geral, o respeito está também a faltar em Portugal...
 

Paulo Oliveira

New Member
Concordo com a maior parte dos comentários acima descritos. Mas também penso que para sermos respeitados na estrada enquanto ciclistas (seja de BTT, de estrada, pasteleira, etc.) também temos que respeitar os outros. Ainda hoje vi 2 ciclistas em Lisboa a passar pelo meio dos carros no transito e a nem sequer pararem no sinal vermelho para os carros, com pessoas a passar na passadeira, tudo isto para não "estragarem a sua média". Com faltas de civismo destas, acaba por pagar o justo pelo pecador :(
 
Top