Falta de respeito e de civismo

NY_EMT90

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Sanosag, o problema nao e' so em Portugal. Aqui por terras americanas e' o mesmo problema. Vou todos os dias de bicicleta para o trabalho, e nem imaginam as atrocidades que ja me fizeram. Infelizmente ontem fomos accionados para um acidente envolvendo um bttista, e o jovem ficou em estado em estado muito critico, com multiplas fracturas. Um veiculo tentou assusta-lo com uma ultrapassagem rente a ele, mas quando virou para a direita, correu mal e empurrou-o por uma ravina de cerca de 5 metros. Nao e' a primeira, nem sera a ultima vez que socorro acidentes do genero. So vejo o dia em que e' a mim que me acontece algo do genero...:mad:
 

nlconcept

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Desde tenra idade que ando de bicicleta e durante uns anos estive arredado destas lides. Nos ultimos meses o bichinho voltou e começo agora a ponderar ir de bicicleta para o trabalho. O problema é o civismo que não existe na tugalândia... Como sou utilizador frequente de scooter, vejo que existe uma pirâmide de comportamentos irracionais e que no topo estão os camionistas e na base os peões e betetistas... Quando circulo de scooter, dou comigo muitas vezes a travar a fundo pois algum chico-esperto num cruzamento com stop de se mete "à cão" por pensar que deve ter prioridade sobre os motociclos. Também não é a 1ª vez que me acontece ser ultrapassado à tangente e ter que travar pois o moço do carro afinal quer sair á direita e não podia ter aguentado 5seg. atrás... Quando circulo de bicicleta o panorama é ainda pior... Desde ultrapassagens em que o espelho retrovisor passar a menos de um palmo do guiador, como ter prioridade num cruzamento e por pouco não saltar por cima do carro que acabou de se meter, mesmo vendo que estou perto. A policia vê e nada faz... o que poderemos nós fazer? Justiça pelas próprias mãos?
 

ric2009do

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desculpem la estar a desenterrar um topico antigo...

Atenção a bicicleta em termos de regras de trânsito, nomeadamente as prioridades, é equiparada a um veiculo motorizado. O codigo da estrada não define estradas primarias nem secundárias são todas vias publicas, essa de sair de uma secundária para uma primária perde a prioridade é treta...


sr. filipe nao e bem assim nós (ciclistas e veiculos de locomoçao animal) pela lei so temos prioridade nas rotundas, se formos a sair de uma passagem de nivel, se o outro veiculo vier a sair de um caminho particular, de uma garagem ou de um posto de abastecimento...
Artigo 31.º
Cedência de passagem em certas vias ou troços

1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de
abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou
caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que
saiam de uma passagem de nível.

Artigo 32.º
Cedência de passagem a certos veículos

4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou
de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos
casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600.

Nota: as multas aplicáveis aos ciclistas são reduzidas para metade nos seus valores mínimo e máximo - ver Artigo 96.º
 

Jocas22

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praticamente nao existe uma rotunda que nao tenha sinais de cedencia de prioridade á entrada, pelo que é irrelevante essa discussão.
 

MrOverclock

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Mesmo a calhar este desenterro! Ainda há cerca de 20 minutos ia sendo atropelado quando circulava numa rotunda e um camião entrou pela rotunda a dentro sem abrandar. Até acelerou! O pior é que ele ia a olhar para mim!

Tá bem que é chato e bastante dispendioso estar a parar um camião que vinha à velocidade que vinha para deixar passar apenas uma bicicleta, mas uma vez que ele estava a olhar para mim fazia-me sinal que eu abrandava, não precisava parar para lhe ceder a passagem!

É que ele entrou directamente para a segunda faixa! (são 3 ao todo)
 

ric2009do

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praticamente nao existe uma rotunda que nao tenha sinais de cedencia de prioridade á entrada, pelo que é irrelevante essa discussão.

eu so fiz aquele comentario devido ao facto de o sr filipe disser que as bicicletas a luz do codigo da estrada sao consideradas de igual maneira que os veiculos a motor... e isso nao e verdade...

imaginemos a seguinte situaçao: o sr vai de bicicleta na estrada e vai-se cruzar com um carro que vai virar para a esquerda, a luz do codigo da estrada o sr na sua bicicleta e que tem que ceder a passagem..:rolleyes:

mroverclock
o senhor do camiao ate podia estar a olhar para si mas se calhar quando o viu ja era tarde para parar o camiao com segurança , atençao isto sou eu a disser o senhor deve saber melhor que eu porque viveu a situaçao quase na pele...
abraço
Ricardo Sousa
 

m.r.f.

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ric2009do said:
imaginemos a seguinte situaçao: o sr vai de bicicleta na estrada e vai-se cruzar com um carro que vai virar para a esquerda, a luz do codigo da estrada o sr na sua bicicleta e que tem que ceder a passagem..:rolleyes:
Boas, que eu saiba num cruzamento sem sinais, se eu vier de carro e tu tambem vieres de carro,e eu for virar à esquerda e tu vais em frente, eu até posso ter prioridade sobre tí basta que eu me apresente pela direita.
 

m.r.f.

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Boas, ok, desculpa fiz confusão, já percebí o teu ponto de vista e tens toda razão.
A lei deveria ser igual para todos veiculos que tenham motor ou não.

Ps: não é preciso tratar por sr.
 

BikeTrepaTudo

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ric2009do

É minha opinião de que estás confuso quanto aos sinais e regras de prioridade.
Um veículo, seja ele qual fôr (até mesmo os prioritários), não pode invadir a faixa de trânsito de sentido contrário para voltar à esquerda sem que deixe passar todos os veículos que nessa faixa circulem. Só pode usar a faixa de rodagem do trânsito em sentido contrário depois de se certificar de que o faz com segurança e sem perigo para os outros.
Senão também podia ultrapassar à vontade quando de frente viesse uma bicicleta...

Quando te referes aos artigos 31 e 32 do Código da Estrada, não te esqueças que são regras de trânsito.
O nº 1 do Artº 7º diz que os sinais se sobrepõem às regras de trânsito. Então, um veículo (qualquer que seja) perante um sinal de STOP é obrigado a parar e dar passagem aos outros veículos (também quaisquer que sejam).

Pode parecer estranho mas, se uma ambulância a assinalar a marcha de urgência não parar a um STOP ou ao sinal vermelho e causar um acidente é responsável.
 

MrOverclock

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Tal como nos vermelhos e nos STOP, a ambulancia primeiro tem de parar, só depois é que pode arrancar! A lei também diz que todos os outros têm de parar para esta passar. Mas esta só pode passar depois dos outros pararem!

O que acontece é que normalmente as ambulancias não param, na melhor das hipoteses abrandam, mas o que está na lei é isso!
 

BikeTrepaTudo

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A lei permite que os veículos prioritários não parem, desde que se certifiquem que as suas manobras não causam perigo para ninguém.
Claro que todos devemos ter bom senso e dar sempre prioridade a um veículo prioritário. E qualquer veículo pode ser prioritário (até mesmo uma bicicleta ou uma carroça), desde que fundamentadamente assinale a sua marcha de urgência.
 

ric2009do

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sr biketrepatudo

eu nao estou nada confuso o sr e que parece que esta eu nao estou a falar nada de cruzamentos com sinais nem sem eles estou a falar de uma estrada em que vai um ciclista num sentido e vem outro carro em sentido contrario que vai virar para a esquerda (logicamente vai cruzar com o ciclista) neste caso o ciclista tem que parar (abrandar) para ceder a passagem, e claro que quando o carro quiser virar a esquerda se tiver la um ciclista devia o automobilista ser civilizado e nao virar, mas isso hoje cada vez ha menos...
em relaçao aos sinais verticais o codigo diz que tem que ser respeitado sempre, mesmo que venha na estrada um ciclista...
 

Jocas22

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ric acho que te esqueceste de algo muito importante, os sinais horizontais. No meio da estrada estão lá uns traços, se forem continuos o veiculo nem pode virar, se for descontinuo tem de esperar que a via esteja desocupada pra passar pra outra faixa, esteja lá um peão, um cavaleiro ou uma bicicleta. Tal como diz o biketrepatudo

"O Artigo 7 explicita a hierarquia entre prescrições e indica que as resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito. Hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização: 1º sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via; 2º sinais luminosos; 3º sinais verticais; 4º marcas rodoviárias."

Mas mesmo quando têm prioridade como nos cuzamentos sem sinalização:
"Artigo 29 «
o condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito (infracção dá multa entre €120 e €600)"

Inclusive é preciso ter atenção poque podemos estar pela direita num cruzamento sem nenhum sinal (stop, cedencia passagem) e estar marcas roviárias no pavimento que nos obrigam a ceder passagem, podend ser apenas um risco grosso
 

ric2009do

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boas joca eu nao me esqueci, se leres bem o meu ultimo post estou la a disser que quando o carro vira e se tiver la uma bicicleta ele nao deve virar...
enquanto aos traços no chao eu quando tirei a carta a 10 anos atras ensinaram me que os traços no chao tem que ser sempre acompanhados por sinal vertical...;)
 

Jocas22

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isso não é verdade. As marcas rodoviárias podem existir sem mais sinalização e têm de ser respeitadas, fazendo parte da hirarquia da sinalização. Até pra evitar que chicos espertos tirem sinais verticais pra poder mudar prioridades.
 
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Baba

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Olhem que não deveria ser mas infelizmente o ric2009do está completamente certo. Na mudança de direcção um veiculo motorizado tem prioridade sobre um veiculo não motorizado. é triste mas é verdade, isto considerando que não existe sinalização em contrário
 

ric2009do

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isso não é verdade. As marcas rodoviárias podem existir sem mais sinalização e têm de ser respeitadas, fazendo parte da hirarquia da sinalização. Até pra evitar que chicos espertos tirem sinais verticais pra poder mudar prioridades.

joca ainda bem que diz isso eu preciso de uma passadeira a porta de casa para despechar o lixo, assim vou ao aki comprar umas latas de tinta branca e logo a noite vou fazer uma passadeira a minha porta...:rolleyes:
 

BikeTrepaTudo

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ric e Baba

Desculpem lá, mas aconselho-vos a lerem o Código da Estrada novamente com atenção.
Continuo a achar que estão confusos, nomeadamente quanto a prioridades.
Uma coisa é o que diz o Código, outra é a falta de civismo que muito se vê no nosso país e que leva a muitas situações de incumprimento e acidentes.
 

ric2009do

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vou fazer exatamente a mesma pergunta que outro user ja fez neste forum acho que era o sr jfvo...
quem e que tem prioridade nesta imagem (era deste exemplo que estava a falar, nunca falei em veiculos de emergencia nem nada disso)
 
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