Falta de respeito e de civismo

Bracaro

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Ontem aproveitei uma brecha no trabalho para dar uma volta de bike e peguei na de estrada para poder fazer um pouco mais de quilómetros. Saí de Braga em direcção à Póvoa de Lanhoso; mais ou menos a meio há um desvio à direita que vai dar à Braval, a central de recolha de resíduos da região. No cruzamento estava parado um camião que vinha da Braval e aguardava oportunidade para entrar na estrada em direcção a Braga. Apesar do Stop e da perfeita visibilidade nesse cruzamento, o camionista ignorou-me e entrou na estrada à minha frente, obrigando-me a travar a fundo para evitar que me espetasse contra o pesado.
Tenho a certeza absoluta que o anormal me viu e tive sorte em estar atento e conseguir travar a tempo. Naquela zona a estrada já estava seca, mas em muitos sítios mais sombrios ainda havia gelo na estrada, mesmo àquela hora (meio-dia). Se tivesse apanhado gelo seguramente que a bike não travava. Já me aconteceu noutras ocasiões e o gelo no asfalto é do pior que há.
Infelizmente é mais um caso da completa falta de respeito pelas bicicletas, consequência do pouco ou nenhum civismo que muitos portugueses têm. Nem consegui tomar nota da matrícula, mas a minha vontade era enviar uma reclamação, embora me pareça que não ia dar em nada.
 

mvieira26

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pois é...
quanto a esses condutores...ou espécie de condutores... é sempre a mesma coisa em todo o lado, realmente é impressionante a falta de civismo e incompreensão para com quem anda na estrada de bicicleta... ainda ontem ia todo sossegado na minha...um estúpido, que não posso chamar outra coisa...buzina mesmo nas minhas costas, assustei-me, acho que a qualquer um acontecia o mesmo...e quase que mandava um malho... é complicado, realmente complicado... temos é que andar de olho bem aberto... não para tomar conta em nos, mas tomar conta do que os outros podem fazer contra nos... ATENÇÃO acima de tudo..

abraço

boas pedaladas:)
 

msantos1708

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Mas o camião estava a sair dos portões da Braval ou estava na estrada que vai dar à Braval. É que se era a estrada, apesar de ele ter o STOP tem sempre prioridade, nós só temos prioridade nas rotundas e saidas de garagens ou parques de estacionamento (emendem-me se estiver errado).
Claro que ele não morria se esperasse mais meia duzia de segundos, mas infelizmente temos que ter MESMO muita atenção, até mesmo nas situações atrás em somos nós a ter prioridade.

Cumps.
 

cgomes

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Mas o camião estava a sair dos portões da Braval ou estava na estrada que vai dar à Braval. É que se era a estrada, apesar de ele ter o STOP tem sempre prioridade, nós só temos prioridade nas rotundas e saidas de garagens ou parques de estacionamento (emendem-me se estiver errado).

Errado, perante o "STOP" e o "bacalhau" os condutores têem de ceder a passagem a todos os veiculos.
O condutor do camião praticou uma contra ordenação muito grave, Artigo 146, alínea n).
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

@ Bracaro,

nº 1 - tu apresentas-te pela direita
nº 2 - ele tem um Stop

O camião, mesmo que não tivesse o stop, tu vens na Estrada Principal, ele vem de uma secundária, verdade ?? Ele é obrigado a parar visto que vai mudar de direcção, está explicito no código da estrada!!
 
Last edited:

cndg

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CÓDIGO DA ESTRADA. Alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro. Diário da República nº 38, Série I-A
Artigo 7.º
Hierarquia entre prescrições
1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras
de trânsito.
2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a
seguinte:
1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que
modifique o regime normal de utilização da via;
2.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
3.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
4.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
3 - As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre
as prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito.



SECÇÃO IV
Cedência de passagem
SUBSECÇÃO I
Princípio geral
Artigo 29.º
Princípio geral
1 - O condutor sobre o qual recaia o dever de ceder a passagem deve
abrandar a marcha, se necessário parar ou, em caso de
cruzamento de veículos, recuar, por forma a permitir a passagem
de outro veículo, sem alteração da velocidade ou direcção deste.
2 -O condutor com prioridade de passagem deve observar as
cautelas necessárias à segurança do trânsito.
3 -Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600.

SUBSECÇÃO II
Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
Artigo 30.º
Regra geral
1 - Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a
passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com
coima de € 120 a € 600.

Artigo 31.º
Cedência de passagem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de
abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou
caminho particular;
b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a
automóveis e motociclos, pelos respectivos ramais de acesso;
c) Que entre numa rotunda.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que
saiam de uma passagem de nível.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de
€ 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso
em que a coima é de € 250 a € 1250.
4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de
€ 250 a € 1250.

Artigo 32.º
Cedência de passagem a certos veículos
1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os
condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou
militarizadas, bem como às escoltas policiais.
2 - Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder
passagem aos veículos que se desloquem sobre carris.
3 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os
condutores de veículos que se desloquem sobre carris,
devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o
trânsito e para evitar acidentes.
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou
de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos
casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600.

Regulamento de Sinalização do Trânsito - Decreto Regulamentar n.º 22-A/98
de 1 de Outubro

SUBSECÇÃO II
Sinais de cedência de passagem
Artigo 21.º
Sinais de cedência de passagem
Os sinais de cedência de passagem, representados no quadro XXIII, em anexo, são os seguintes:
B1 - ...
B2 - paragem obrigatória no cruzamento ou entroncamento: indicação de que o condutor é obrigado a
parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a
passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar;
 

juikiuj

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Afinal quem ia de bicicleta era o Bracaro, resta saber se na berma ou na faixa de rodagem.
Não existindo sinalização em contrário a mais insignificante estrada ou caminho não particular tem prioridade sobre qualquer via hierarquicamente superior.
O Bracaro ia batendo num camião que vinha da direita não da esquerda Hugo.
 

x0388891

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O código é claro, todos os veiculos sem motor devem ceder passagem a todos os veiculos com motor, salvo nas situações mencionadas nas alíneas 1. a) e 1. c) do artigo 31º.
Não se iludam, casos destes ja se passaram e foram aqui relatados pelo forum e quem sai mal na fotografia são os ciclistas.
 

juikiuj

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E cá vou eu cantando e rindo numa rua estreita de uma cidade qualquer ainda por cima a descer com n stops à esquerda e à direita e chego a cada um deles e quem faz stop sou eu? E já vão 20 enlatados atrás buzinando e eu sem tampões? E não me passam por cima? E lá vai o Juik e mais a bicicleta pró caraças.
 

PeTr

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O ciclista só perde a prioridade caso não exista sinalização para quem com ele se cruza. Se vier alguém da direita e lá estiver um STOP, uma cedência de passagem ou um semáforo, o ciclista tem prioridade! Só a perde se for um cruzamento não sinalizado. Nesse caso tem de dar passagem.

Há muitas ruas e ruelas onde isto acontece... temos que nos adaptar e ter civismo para podermos ser respeitados. O chato é que o comum conductor não sabe o C.E. e manda sempre bitaites sem ter razão.
 

juikiuj

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Continua portanto em falta, saber se o rapaz, já não sei o nome, está aí para cioma, ia na faixa de rodagem ou na berma.
 

marrokan

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boas a todos
ja tinha postado este assunto no tópico dos atropelamentos, mas como aqui se fala de falta de respeito e civismo, também se enquadra aqui.
é certo que alguns condutores de enlatados não têm respeito nenhum, e ALGUNS ciclistas também não, todos temos que nos dar ao respeito para o receber também.
o que se passou e eu assisti, foi o seguinte....

ia eu de bike depois de uma manha a curtir e para ir no relex fiz uns 3km em estrada até casa, passa por mim um plutão de uns 10 ciclistas de roda fina, passaram uns primeiro e vinham outros 4 mais atráz na conversa todos ao lado uns dos outros, passaram por mim e uns 30m a frente um carro que vinha no mesmo sentido com 2 casais de pessoas já com certa idade, teve que pisar o traço continuo e quando os ia a ultrapassar apitou e fez um gesto com a mão a mostrar 2 dedos e depois mais 2 dedos, tipo a alertar para andarem 2 ao lado um do outro, pelo menos. pois qual é o meu espanto quando começaram os 4 a mal tratar o senhor sprintaram todos e meteram-se ao lado do carro 2 de um lado e 2 de outro a dar chapadas nos vidros e a dizer ao senhor (que tinha idade de ser pai ou avo deles); para aí ca****, seu f**** d* p***, que te parto a cara toda, como se tivessem toda a razão do mundo. nem devem conhecer as leis do pais onde vivem, que dis que os ciclistas devem andar em fila,ou a pares de 2 no máximo e não a ocupar a faixa de rodagem toda; o homenzito assustou-se e acelarou o carro e foi embora, eu só pensei para comigo, se fosse eu pregava com um no chão, parava o carro e pelo menos um levava um selo bem dado no focinho:ko:, podia levar umas pingas a seguir, pois eram 4 e não há herois como nos filmes. eu sinceramente aquilo caiu-me tão mal que cheguei a casa tão irritado, que a minha mária até perguntou se tinha estragado alguma coisa na bike:lol::lol::lol:. foi muito mau mesmo a atitude deles.
desculpem se disse algo errado mas foi a minha opinião, todos nós temos que ser homenzitos e reconhecer quando fazemos algo que esta errado, que foi a situação daqueles ciclistas, se eu anda-se com eles bem que lhes mostrava o meu descontentamento, e dizia que procederam muito mal, nem queria seber se lhes caisse mal o que tinha dito.....
peço desculpa pelo testamento

cumps a todos e boas pedaladas
 

fmesquita86

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Hein que situação essa...

A meu ver, quando alguém está "aos comandos" de qualquer veículo que seja, motorizado ou não, deve procurar respeitar os outros e ser respeitado. E são exemplos destes que também nos fazem ver que não são sempre os condutores a proceder mal perante determinadas situações. Também quem pedala, pode cometer erros e ter atitudes menos próprias. Em todo o caso, em situações "mais perigosas" entre bicicletas e carros, camiões, autocarros, etc que eu já presenciei, posso afirmar que uns bons 80, 90% deve-se a falta de civismo/incumprimento de regras por parte de condutores e não o contrário. Mas estas questão são sempre muito específicas, porque há situações e situações..
 
Boas


Todos nós sabemos que muitas das vezes os velocípedes são vistos como um impecilho pelos outros condutores. Mas muitas das vezes os ciclistas é que causam situações desagradáveis e que até podem ocasionar desacatos e acidentes. Passo a relatar o que me aconteceu à cerca de 2 meses:
Ia a conduzir o m/carro numa EN num troço de curva e contra curva c/risco contínuo deparar com um grupo de ciclistas de estrada (para aí uns 6 irem a par 2 a 2) e mesmo ouvindo o carro e um pequeno sinal sonoro (buzina) tiveram a ousadia de continuar na mesma,
Quando finalmente e ao fim de quase 1 km consegui ultrapassá-los ainda começaranm a fazer gestos tipo ameaça. Mais à frente numa escapatória tipo paragem dos transportes públicos parei e perguntei-lhes se achavam bem a conduta por eles tida até ali. Responderam-me em tom ríspido que a estrada era para todos e que não havia nada que dissesse que não podiam andar a par numa estrada, mais, se eu estivesse com pressa que lhes passasse por cima.

Boas pedaladas
 

marrokan

Member
eu principalmente quando vou em alcatrão e apercebo-me que um carro esta próximo, tento circular o mais a direita possivel, já aconteceu ir na converva com um amigo e eu é que ia no lado da estrada, quando me apercebi que estava um carro trás, dei 4 pedaladas em pé, passei para a frente do colega, o carro passou na faixa de rodagem, certifiquei-me que não vinha mais nenhum e fui para o mesmo sítio continuar a conversa, sempre da para treinar uns arranques:lol:
 

Nimrod

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Não tenho muita experiência acumulada nestas lides, mas ao passar por uma zona perto de onde moro (Gafanha da Nazaré, Ilhavo, Aveiro), por mais k uma vez k me iam batendo, ou melhor, passando a ferro. Trata-se de uma recta longa, com 2 vias, 1 para cada sentido, com muitos cruzamentos, onde os condutores gostam de estacionar no meio da via, sem qualquer aviso (piscas), e onde arrancam tb sem qualquer aviso, além de não respeitarem os semaforos. A sorte é k já estou ensinado e vou sempre com muito cuidado, mas já vi alguns casos de pessima conduta por parte dos condutores dos veiculos, k pensam k os ciclistas andam no ar. Mas essa história dos ciclistas de estrada, terem mau temperamento tb já tinha atingido, durante as minhas voltas, sempre k passo por um ciclista cumprimento-o, se for de btt, normalmente respondem, se for de estrada nunca respondem ou então aceleram mais e mandam-me tipo um olhar de desprezo. Pareçe k andamos em guerra ou então k nós somos de um planeta diferente.

Outra situação k me irrita bastante é o facto destas novas motorizadas electricas e seus condutores não respeitarem qualquer tipo de regra da estrada ou moral. É k além dos seus veiculos não produzirem qualquer barulho k nos possa alertar pra a sua presença, eles ainda fazem um uso incorrecto do veiculo tendo já visto estes veiculos a circular em passeios, os seus condutores andarem 99% das vezes sem capacete, não pararem em cruzamentos ou semaforos e tentarem passar pelos ciclistas a rasar, e muitas vezes em curvas. Sinceramente acho k esta criação k pareçe ser bastante util e prometedora, só chegou aos mais estupidos, onde muitos não têm se ker preparação pra usar o autoclismo e é-lhe colocado na mão um veiculo capaz de matar, ou pelo menos magoar gravemente alguem. Com isto não kero ofender ninguem, mas é o k penso.
 
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