Ensaio :: Specialized Enduro SL Comp 2007

gugu

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ENSAIO - Sintra, 13 Maio 2007


Numa palavra apenas escolheria o adjectivo "Fenomenal"!!!
Mas é injusto gastar apenas uma palavra a classificar o desempenho e as sensações proporcionadas por esta bicicleta...

Antes de prosseguir tenho que fazer uma nota prévia: sou "bicho" do cross-country, com >10 anos de BTT, bastante experiência e um gosto particular por subidas e longas distâncias! Nunca tive ou explorei uma bicla de freeride/dh.

Dito isto, aqui ficam algumas conclusões resumidas sobre esta bicicleta, straight out of the box e directamente para os shores de Sintra.


Aspecto

- Eu diria excelente, pois não se destaca no meio de um grupo de bicicletas mas cativa qualquer um. O desenho do quadro transmite um ar elegante, sofisticado e robusto (se repararmos nos reforços distribuídos pelo quadro, biela, tirantes, e tubo de direcção, etc.). É inequívoca a semelhança com a Nomad da Santa Cruz, fazendo uso da tecnologia fluid-form no tubo superior, e isso diz quase tudo sobre as ambições depositadas nesta bicicleta.

- As suspensões chamam à atenção pela dimensão e robustez, mas quando se pega da bicicleta o peso não corresponde às expectativas criadas visualmente: são apenas 13,7Kg de bicicleta, à saída da caixa e com pedais!

- Todos os componentes respeitam o esquema de cores da bicicleta, o que nem sempre acontece! Há por aí bicicletas muito feias!!

- É uma bicicleta discreta a andar (e que passa muito depressa pelas outras), que agrada à vista de qualquer comprador, embora alguns prefiram o castanho anodizado mais radical ou o preto anodizado clássico, tipo Nomad. Eu prefiro o cinza.

Equipamento

- A suspensão dianteira e traseira suscitam dúvidas: são novidade, são sistemas proprietários da Specialized, ainda não testados no mercado. Quem compra confia na garantia para corrigir eventuais avarias inesperadas, mas permanece a dúvida quanto ao comportamento dos "suspensórios"! Após uma rodagem intensa, as dúvidas que possam existir desvanecem-se muito rápidamente... já chego a esse assunto! A flexão da suspensão dianteira é nula graças ao eixo oversized solidário com as baínhas da suspensão cujo diâmetro é suficiente para em conjunto com a dupla coroa não permitir qualquer desvio da trajectória que escolhemos.

- A transmissão é honesta... gosto de usar este adjectivo quando encontro uma bicicleta que não apresenta nenhuma falha. A pedaleira Truvativ é boa, o desviador SRAM X9 também, os shifters SRAM são impecáveis. Tudo funciona na perfeição, e mais tarde a cassete deve ser trocada por uma mais leve.

- Na travagem estamos muito bem servidos os Juicy 5 180mm, isto é, características e versões (7, 8, 9, Ultimate, Code, blá, blá, blá) à parte, após algumas descidas sempre a travar o resultado foi uma travagem muito potente, progressiva q.b., imune ao aquecimento. No final da volta de hoje a opinião de muitos companheiros era de que estava a travar demais! Mas quando se vai a +60Km/h nunca se ouve falar de capacidade travagem em excesso!

- As rodas são boas. Não sei se são leves, duvido, mas as rodas são boas, a montagem impecável (sem ruídos ou raios com menos tensão), e o aspecto está ao nível do resto da bicicleta. Inclusivamente o cubo dianteira específico Specialized é bastante bonito, faz lembrar os Sun Ringlé em tons anodizados (década de 90!). Nas rodas há sempre espaço para upgrade, mas sem pressa porque não há nada a apontar ao nível das rodas.

- Quando aos pneus Adrenaline, aqui é necessário intervir: um pneu com relevo longitudinal nunca pode ter boa tracção. Portanto atrás precisa-se pneu melhor, ou então um sistema de controlo de tracção... que ainda não existe para biclas! À frente, o mesmo raciocínio pode ser feito, e considerar que a travagem fica comprometida com estes pneus, no entanto, não senti problemas a esse nível e como tal acho que os dois pneus de origem se podem guardar para usar à frente. Os pneus estão à vontade em pisos mistos, mas em estradões de terra batida nem por isso (vale a geometria estável da bicicleta para conter reacções bruscas).

- O cockpit é excelente, pelo menos para mim. Quem quiser alterar a dimensão do avanço vai ter que esperar ou jogar com o recuo do selim. O guiador é óptimo, com a largura ideal e elevação compatível com a elevação do avanço integrado na coroa da suspensão.

- Resta falar do selim, que é péssimo. É demasiado duro, e não me interessa nada se resiste bem a quedas ou não. É menos confortável que o selim da minha "cabra", uma bicicleta rígida em alumínio com selim selle italia flite!


Comportamento

- Começo pelas subidas... a parte que quase ninguém gosta! Não vale a pena lutar... e não vale a pena levar esta bicicleta para uma maratona, não inventem! Esta é uma bicicleta que nos permite subir, mas ao ritmo do caracol. Mesmo contando com os vários e eficazes ajustes das suspensões (dianteira e traseira), é essencial seguir sentado, numa pedalada ritmada e pouco ambiciosa, isto é, sem pressa. É garantido que chegaremos lá acima praticamente sem perdas de tracção e com máximo conforto (... ajudará trocar o pneu traseiro!). Mas não se metam em corridas com ninguém pois vão perder essa batalha, não é grave porque não se dá hipóteses na descida. A flexão lateral do quadro é ZERO, dá para esmagar os pedais em pé, sem qualquer problema a esse nível, mas não dá para evitar o bombear da suspensão... a não ser que aumente significativamente a pressão do ar no amortecedor traseiro - pouco prático em andamento, não acham?

- A descer é mais fácil de explicar, e posso deixar um pequeno manual de utilizador: 1. colocar no máximo do curso da suspensão 2. reduzir a compressão para o mínimo 3. colocar o ajuste de sensibilidade do amortecedor no mínimo (soft) 4. largar os travões e olhar bem para a frente... não para ver onde há pedras (porque isso não interessa nada) mas sim para ver onde está o gaijo que te passou na subida e ir atrás dele. A bicicleta "digere" tudo o que podes encontrar num trilho ciclável, e a única preocupação a ter é o excesso de velocidade à entrada da curva... que pode dar mau resultado! ;)

- O equilíbrio das suspensões em cada eixo é extraordinário e isso reflecte-se numa posição de condução que inspira confiança a alta velocidade, permite puxar a frente e comprimir a traseira q.b. para enfrentar qualquer drop, tem agilidade suficiente (tamanho M) para contornar qualquer gancho, tem uma altura de pedaleiro bastante generosa, o quadro concede muito espaço para movimentar o corpo sobre a bicicleta.

Conclusões

- A bicicleta não desilude como se percebe pelos comentários... mas talvez não tenha ficado claro que esta bicicleta convida a ter uma relação extra-conjugal, explorá-la um bocadinho de cada vez, ter uma vontade maior de sair para o trilho. Não apenas porque o pessoal vai olhar e fazer perguntas mas sim porque é necessário aprender a lidar com esta máquina. Faz-me lembrar um Porsche... tem que ser passo-a-passo o relacionamento com uma máquina de elevado potencial dinâmico para evitar despesas de reparação elevadas ou um forte acidente!

- Na relação preço qualidade creio que é uma das melhores opções no mercado, a etiqueta Specialized que é uma garantia de retoma elevada, uns acabamentos bastante acima da média, um equipamento bom e acima de tudo fiável, uma base em alumínio M5 (das Sworks... isso mesmo) que justifica qualquer investimento em peças sobre este quadro.

- E uma palavra final sobre a questão mais importante... para que serve uma bicicleta?

Para treinar, para comparar, para lavar, para afinar, para melhorar com upgrades, para andar em cima do carro, para partir?... Uma bicicleta serve para tudo isso, mas esta bicicleta em particular serve para nos divertir!

Passei um dia inteiro a sorrir, às mesmo para mim próprio outras vezes à gargalhada com os amigos. As quedas, as manobras, a velocidade, o controlo... tudo isso nos faz sorrir! Este tipo de bicicleta oferece mais diversão do que qualquer outra.

Esta bicicleta dá tempo para ir à conversa com os amigos nas subidas, esta bicicleta permite-nos fazer coisas impossíveis com uma bicla de cross-country, esta bicicleta ensina-nos e incentiva a melhorar a técnica, esta bicicleta permite-nos gozar velocidades incríveis com bastante segurança, esta bicicleta agora é a minha bicicleta! A de cross-country fica na garagem!


Gosto muito de peregrinações de dezenas de Kms, onde é o homem que conta e não a máquina, ou seja, vai ganhar ou chegar primeiro lá acima o homem mais forte. As maratonas promovem uma competição (em geral saudável) entre o grupo de amigos, cria-se uma hierarquia entre os elementos da alcateia e desenvolve-se respeito pelo elemento mais forte... mas ao fim de um dia de esforço e algum sofrimento a fazer Kms e Kms, seja em Portalegre ou em Mafra, a competir quantas vezes sorrimos? Já alguém contou o nº de vezes que sorriu numa prova de longa distância com a bicicleta xpto de 10Kg?


Classificação

:#1:

Foto

foto_enduro_sl.JPG



Gugu
 

Bravellir

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Parabens, bike espectacular e que esteve também nas minhas contas. Cheguei até a experimentar uma.

Gostei imenso de ler sobre as tuas sensações na 1º saida com a Bike porque espelha quase a 100% as minhas próprias sensações ao abandonar a minha xc rígida e embarcar na loucura de FS de 140mm ( ou mais no teu caso ).

Viva a diversão, viva o sorriso :mrgreen:
 

lpsferreira

New Member
Começo pelas subidas... a parte que quase ninguém gosta! Não vale a pena lutar... e não vale a pena levar esta bicicleta para uma maratona, não inventem! Esta é uma bicicleta que nos permite subir, mas ao ritmo do caracol. Mesmo contando com os vários e eficazes ajustes das suspensões (dianteira e traseira), é essencial seguir sentado, numa pedalada ritmada e pouco ambiciosa, isto é, sem pressa.


É precisamente o que digo da minha NOMAD, mas o que vem a seguir a estas subidas..............
Vale bem a pena o esforço para subir!!!!!!

Ainda um dia quero dar uma volta numa, pois tal como o Brave, também equacionei esta hipótese para compra.
 
gugu said:
Já alguém contou o nº de vezes que sorriu numa prova de longa distância com a bicicleta xpto de 10Kg?

Dos melhores comentários que já li numa análise a uma bicicleta.

E mai nada. :yeah:
 

andrextr

Active Member
gugu said:
As maratonas promovem uma competição (em geral saudável) entre o grupo de amigos, cria-se uma hierarquia entre os elementos da alcateia e desenvolve-se respeito pelo elemento mais forte... mas ao fim de um dia de esforço e algum sofrimento a fazer Kms e Kms, seja em Portalegre ou em Mafra, a competir quantas vezes sorrimos? Já alguém contou o nº de vezes que sorriu numa prova de longa distância com a bicicleta xpto de 10Kg?

Ora nem mais!! Concordo completamente, sou da mesma opinião!! Não contem comigo para competições racings... Nem para subidas intermináveis e ver quem chega lá acima primeiro... É chato, não mete piada, desmotivante e não é divertido! E acreditem que em tempos tinha grande pedalada em estrada, e subia que nem um animal e chegava quase sempre em primeiro, mas.... para quê??? Nunca ganhei nada com isso... :wink: :wink: :wink:


Já agora, BELA bike que aí tens!! Ou isso é um avião? :mrgreen: Agora tens que mandar fotos ao pessoal dessa bicha maluca no mato :lol:
 

gugu

New Member
A todo o pessoal do fórum,

Fico satisfeito por haver quem tenha gostado de ler este pequeno relato, e gostaria só de partilhar convosco o seguinte:

Há por aí muitas bicicletas boas, cada vez há mais, felizmente para nós (consumidores) e para o BTT (mercado)... mas infelizmente as análises que vejo nas revistas Portuguesas são realmente muito pobres.

Sou um defensor acérrimo de que o que é nosso é bom... mas no que diz respeito à análise de uma bicicleta, há por aí senhores não têm nenhuma cultura sobre bicicletas e experiência a andar ou então não sabem escrever e passar para o papel essa mensagem.

Desculpem ter que dizer isto, mas é a realidade.


Elogio o FórumBTT pelo espaço que criou (há muito tempo, eu sei) para realmente partilhar informação ÚTIL!! :roll:


Força no pedal!

Gugu

PS - Escrevi à pressa, apenas tentei organizar minimamente as ideias que trouxe comigo para casa, e tentei ilustrar da melhor forma o feeling desta bicicleta. Só encontro este tipo de feedback e artigos dignos desse nome na revista Mountain Bike Action (US) e também às vezes na Solo Bici (ES). A revista Bike (DE) também é muito rigorosa (são alemães claro!) e também não posso deixar de referir a VTT (FR).
 

Barney

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Boas!
Parabens pela maquina
Uma pergunta, o angulo da coluna torna a bike um pouco mais freeride ou rolas bem nela?

Ja agora a afinaçao mecanica do amortecedor que vaira a geometria esta em que posiçao, Low ou High?

E o amorteçedor e "bombeador" ou nem por isso?

Cumprimentos!
 

gato__evolution

New Member
Oi gugu, sem duvida k essa bike e linda...estive a observar uma na DropZone em tomar, e pronto fikei kom pena d não ter dinheiro pra comprar...:cry: Curiosamente o futuro dono chegou na altura para a ir buscar, achei piada pk o rapaz trocou metade dos componentes da Enduro pelos da Hardrock que ja tinha, digasse d passagem que de "Hardrock" so tinha msm o quadro...lol
( E sim ele tb trocou logo o selim! lol)
 

nfh

Member
Só não concordo com o comentário de que se trata duma bicicleta discreta :). Se há algo que está patente nas Enduro é o desenho pouco convencional do quadro, mas extremamente elegante. Aliás, se há coisa de que a Specialized é especialista, é sem dúvida a criação de bicicletas bonitas e elegantes.

Digo sem sombra de dúvida que se a condição financ€ira fosse outra, nem pensava duas vezes... uma Enduro seria a escolha ideal para dar descanso à minha Hardrock, e principalmente às minhas costas :). Ainda neste fim de semana andei aos saltos em cima da bicicleta a descer troços cheios de buracos e valas, que mais parecia que ia sentado numa mula aos coices :).
No entanto a verdade é que os €€€ necessários para adquirir uma beldade destas fazem logo a primeira triagem dos proprietários... e por isso o mais certo é que as alternativas mais recentes, como as Canyon, se sobrepõem. Falta-lhes (às Canyon) o traço arrojado das Specialized, mas tendo em conta que em metade do preço conseguimos encontrar o mesmo material, dá que pensar.
 

Pax

New Member
Ainda este fim-de-semana vi uma ao vivio numa loja e fiquei :drool: :drool: :drool:

Gostava mesmo de experimentar uma máquina destas!!
 

fg

New Member
No sábado, dia 12 também andava um pessoal a experimentar uma Enduro SL em Monsanto.
Alguém daqui do forum?
 

Ray Bonga

New Member
andrextr said:
gugu said:
As maratonas promovem uma competição (em geral saudável) entre o grupo de amigos, cria-se uma hierarquia entre os elementos da alcateia e desenvolve-se respeito pelo elemento mais forte... mas ao fim de um dia de esforço e algum sofrimento a fazer Kms e Kms, seja em Portalegre ou em Mafra, a competir quantas vezes sorrimos? Já alguém contou o nº de vezes que sorriu numa prova de longa distância com a bicicleta xpto de 10Kg?

Ora nem mais!! Concordo completamente, sou da mesma opinião!! Não contem comigo para competições racings... Nem para subidas intermináveis e ver quem chega lá acima primeiro... É chato, não mete piada, desmotivante e não é divertido! E acreditem que em tempos tinha grande pedalada em estrada, e subia que nem um animal e chegava quase sempre em primeiro, mas.... para quê??? Nunca ganhei nada com isso... :wink: :wink: :wink:


Já agora, BELA bike que aí tens!! Ou isso é um avião? :mrgreen: Agora tens que mandar fotos ao pessoal dessa bicha maluca no mato :lol:

Por acaso não concordo, tudo depende do espírito com que encares a grande distância. Já "sorri" tantas vezes nos grandes raids, nas grandes distâncias, nas grandes maratonas que me viciei nas longas distâncias - claro que se não estás preparado para as fazer e fazes 100km's sempre em esforço não tem graça nenhuma. O que se ganha com isso é ver fantásticas paisagens, sensação de se estar isolado, observar animais, oportunidades para fazer fotografias maravilhosas, auto-superação, passar por diversas terras e conhecer as gentes e no final a sensação bestial do dever cumprido!

Em BTT gosto de fazer de tudo um pouco. :wink:

Bom, opiniões à parte! Gostei mesmo do comentário apaixonado e do entusiasmo que este nosso amigo mostra pela sua nova "bina"! É fantástico! Dá vontade de pegar agora mesmo na minha e pedalar que nem um maluco! Como se não houvesse amanhã! AHAH!

Parabéns pela máquina, deve ser mesmo brutal! Também gostava de um dia de experimentar assim uma máquina mesmo de Enduro à maneira.

Abraço e boa sorte com a menina!

INCHA!
 

Sonic Reducer

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devo dizer que tb vi uma dessas meninas no outro dia que fui a um passeio a Arrábida e de discreta n tem nada , salta a vista imediatamente, pareçe ser fantástica , e passou por mim a descer a arrábida que pareçia que eu estava parado ; quando devia ir a uns 45/50km hora ele passou por mim pareçia que ia a flutuar, gostava de fazer um dai um test drive a esse brinquedo ;)
 

SPZXC

New Member
Boas... :wink:


É uma exelemte bike, :yeah: na altura de compra ainda não estava disponivel, mas assim que possa vou tentar fazer um Test Drive..

Aproveita ao maximo ,tens aí uma maquina para tudo, :exacto: em relação ao comentário e descrição está 5 * e já vi que ficas-te fãn da SPECIALIZED... :mrgreen:
 

gato__evolution

New Member
Hoje tive ao lado d um Enduro SL Comp d um SX Trail... e d uma Expert! A Expert é uma coisa do outro mundo mesmo muito bonita... ( Só a titulo d curiosidade, chegou 6 meses depois d ter sido encomendada, o dono nem queria acreditar lol, ainda diz o pessoal , mal das Canyon )
 

rbaiapinto

New Member
Parabéns Gugu!

Bike muito fixe. Também foi uma das minhas opções, mas como descrevi na review acabei por optar pela Canyon Torque 3.

Tinha alguma curiosidade em saber mais sobre esta bike, pois como é recente ainda mal se vê.

Só faltam é fotos :mrgreen: Muitas fotos para o pessoal ficar babado a olhar para elas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu da minha parte também estou em falta, ou por que me esqueci da máquina, ou porque quando acabo as descidas é que me lembro dela, etc... etc...

Venham fotos :pipocas:


nfh said:
Falta-lhes (às Canyon) o traço arrojado das Specialized, mas tendo em conta que em metade do preço conseguimos encontrar o mesmo material, dá que pensar.

Costuma-se dizer que gostos não se discutem, mas o que mais se discute são gostos! :twisted:

Não concordo em absoluto com a falta de arrojo das Canyon.

Uma das principais razões porque escolhi a Torque foi precisamente o design. :cheers:
 

kamikazzz

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É Linda, Linda,linda!

Por acaso já tive a sorte de ver uma ao vivo. Estava na Bicicar em Vila Real e sem dúvida que de discreta não tem nada.
 

andrextr

Active Member
Yah a bike é mesmo bonita!!!
Podemos dizer que é a Nomad da Specialized!
Não me importava de ter um bicharouco desses, se bem que, 150mm já é um pouco demais, mas....... ..... hmmmm :roll: :mrgreen:

Já deves ter referido isto, mas no meio de tanto texto perdi-me, quais são as regulações do amortecedor? Isto é, esse amortecedor dá para ajustar a resistencia ao curso inicial, para evitar o bombeio, ou tá sempre "aberto" ? Ou à semelhança dos amortecedores da rockshox, dá para ter varias posições: "Aberto, intermedio e bloqueado" ?

É só uma curiosidade... Já que na Ransom, por exemplo, podemos alterar o curso, de 160/100 ou bloqueado... Nesta não dá para fazer isso pois não?

Bons rides aí com essa "coisa" e manda fotos dela a voar :mrgreen: :mrgreen:
 
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