Dicas para boas fotografias

trinamixx

Member
Sem duvida que as fotos onde as condicoes de luz sao mais desfavoraveis, sao as mais complicadas de tirar...
e essas sao as que requerem mais "treino", as que dao mais "pica":)

Tenho umas porreiros de uma noite de trovoada a beira mar e de um por do sol na madeira... mas de momento encontro-me na Dinamarca e nao tenho as fotos comigo.
As que postei aqui, eram as que tenho no portatil, em arquivo do site, pregoafundo.com, do qual faço parte.

Mostrem as vossas fotos:)
 

trinamixx

Member
lembram-se desta...
phoca_thumb_l_serrasfafe%2061.jpg



Conhecem?
38189_10150237426850413_279744945412_13842449_1890345_n.jpg


e esta?
35039_405847716889_567506889_4965267_4881215_n.jpg
 

adelinoaraujo

New Member
Xiça! Não conhecia mas está brutal a imagem! Isto é ser caçador de imagens... que é preparar a máquina e esperar a "presa". Gostei.

Que fazes na Dinamarca? Medo do calor?!? (ihihihi)
 

trinamixx

Member
Xiça! Não conhecia mas está brutal a imagem! Isto é ser caçador de imagens... que é preparar a máquina e esperar a "presa". Gostei.

Que fazes na Dinamarca? Medo do calor?!? (ihihihi)

Nestas ocasioes, mts vezes estragam-se fotos por ficarem tremidas...porque ver um carro aparecer assim todo no ar e todo atravessado.... ui ui..
A minha namorada esta a desenvolver um projecto aqui, e entao vim aqui passar 1 mesito de ferias e conhecer os paises nordicos.
Acho que desaprendi a conduzir carros... aqui, so mesmo de bike e quando xove muito, de autocarro, mas 95% é sempre de bike:)
 

crocha

New Member
Viva
Quanto maior o ISO mais grão aparece na imagem. Também chamam ao ISO a velocidade da película. Vi agora este software na net http://www.heliconsoft.com/heliconfilter.html que diz fazer milagres mas não exprimentei mas hei-de ver. Grátis para não comercial. Há outros que sempre dá para ajeitar a imagem para parecer melhor... mas não creio que queiras mesmo tirar fotos com ISO 3200.
O flash não funciona? Ou o objectivo é demasiado longe para o flash ter força? Podes dar uns exemplos? Uma solução pode ser baixar a velocidade para 1/30 talvez e colocar o ISO a 800 (quiça 1600!) e se o assunto a ser fotografado não se mexer... usar um tripé, ou pousar a máquina numa superficie qualquer e ligar o timer, para não mexer na máquina ao disparar. Mas, depende sempre da situação. Por favor, explica melhor a dificuldade.
Aguardo
Adelino

O que normalmente me acontece é ficar tremida, vou tentar utilizar mais vezes a solução de pousar a maquina e utilizar o timer, outra situação a noite é tentar apanhar o fundo, o que com o flash não dá...

já agora deixo cá uma foto que acho que não ficou muito mal...

untitled.jpg


Abraço
 

R.Almeida

New Member
Boas

Parabéns pela iniciativa deste tópico! Espetacular...já fazia cá falta à mais tempo.

Recentemente adquiri uma maquina compacta, pois a que tenho lá leva uns bons milhares de cliques...pois para mim ir fazer btt e deixar a máquina em casa parece que nem calha lá muito bem!!!

A máquina que adquiri é uma Samsung WB500, será que alguem pode me dar um feedback desta máquina!
Deixo aqui algumas das suas características:

Resolução 10,3 megapixeis (10,2 efectivos)
Tamanho 1/2,33" (6,13 x 4,60 mm)
Formato 16:9, 4:3, 3:2
Coeficiente de multiplicação 5,7x
Posições ISO disponíveis Auto, 80, 100, 200, 400, 800, 1600, 3200
Estabilizador Óptico e digital
Distância focal 4,2 - 42 mm
Distância focal equivalente em 24x36
Abertura f/3,3 - 5,8
Zoom óptico 10x
Zoom digital 5x
Características do visor 230 000 pixeis

Que me dizem da máquina! Sempre gostei de fotografia apesar de nunca ter aprofundado muito a coisa, mas penso que aqui tenho uma boa base. Pois o que pretendo é uma máquina que se leve para todo o lado na bolsa presa ao Camelbag para poder tirar umas boas chapas.
 

trinamixx

Member
Crocha, normalmente as fotos a noite ficam "tremidas" porque sao tiradas a velocidades muito baixas. Usando um tripe ou a maquina num local estavel melhora isso, mas aos poucos e com a pratica, vais "deixar de tremer":)

Nas fotos que normalmente tiro a noite, em locais onde haja luz, dificilmente uso o flash da maquina. Tento aproveitar ao maximo a luz natural.
 

crocha

New Member
Crocha, normalmente as fotos a noite ficam "tremidas" porque sao tiradas a velocidades muito baixas. Usando um tripe ou a maquina num local estavel melhora isso, mas aos poucos e com a pratica, vais "deixar de tremer":)

Nas fotos que normalmente tiro a noite, em locais onde haja luz, dificilmente uso o flash da maquina. Tento aproveitar ao maximo a luz natural.

Obrigado trinamixx, a maquina durante o dia tira boas fotos, falta é algum treino de enquadramento para ficarem fotos como deve ser, mas la está, a noite tenho que ter pulso firme :p

Já reparei que por vezes a noite ficam mesmo melhor sem o flash, claro, se houver iluminação suficiente, como a foto que mostrei atrás.....

Mas continuem com o topico que este assunto é muito interessante e com pessoal que percebe disto tanto melhor
 

trinamixx

Member
Boas
Parabéns pela iniciativa deste tópico! Espetacular...já fazia cá falta à mais tempo.
Recentemente adquiri uma maquina compacta, pois a que tenho lá leva uns bons milhares de cliques...pois para mim ir fazer btt e deixar a máquina em casa parece que nem calha lá muito bem!!!
A máquina que adquiri é uma Samsung WB500, será que alguem pode me dar um feedback desta máquina!
Que me dizem da máquina! Sempre gostei de fotografia apesar de nunca ter aprofundado muito a coisa, mas penso que aqui tenho uma boa base. Pois o que pretendo é uma máquina que se leve para todo o lado na bolsa presa ao Camelbag para poder tirar umas boas chapas.

Nunca "mexi" numa maquina dessas e as vezes as caracteristicas sao um pouco enganosas...n faltam maquinas com caracteristicas superiores, mas com lentes inferiores...` Tem de haver um equilibrio entre os diversas caracteristicas.

Deixo aqui um link de avaliacao da tua maquina... sao 7 pags sobre a maquina
http://www.trustedreviews.com/digital-cameras/review/2009/10/09/Samsung-WB500/p1

as avaliacoes foram as seguintes:
Build Quality9 out of 10Features10 out of 10Image Quality8 out of 10Value10 out of 10Overall9 out of 10
 

adelinoaraujo

New Member
Algumas fotos prometidas com explicações. Esta primeira série é quase toda tirada em manual para exemplificar os erros ou realçar alguma função.

Foto com luz a mais. O automático da máquina teria tirado uma foto melhor.
rockrider81024.jpg


O contrário de luz a mais é luz a menos. Mais uma vez a imagem fica mal, porque falta pormenor.
rockrider81025.jpg


Outro erro é o chamado contra-luz. O sol por trás não ajuda para ver o pormenor da bike.
rockrider81026.jpg


Finalmente arranjei uma posição que favorece a imagem do meu assunto: a bike. Luz de frente, exposição correcta e enquadramento. Há objectos atrás da bike, como o campo de futebol e uma tampa, mas estão desfocados. A imagem perfeita não deve ter nada que desvie a atenção do que queremos mostrar.
rockrider81029.jpg


Os primeiros exemplos também mostram como uma foto mal pensada pode ficar escura ou com luz a mais. A composição é muito importante. A bike quase ao centro, com um bocado mais de espaço "vazio" à frente, para deixar "respirar" e mostrar para que lado é a direcção natural do objecto.

Imaginemos que tiro uma foto de uma pessoa a andar de bike e vai da esquerda para a direita. Se deixar a pessoa muito à esquerda, parece que ainda falta algum espaço para percorrer. Se ficar muito à direita, parece que já percorreu algum espaço e está a terminar a volta. Aqui, deve pervalecer a ideia com a qual queremos deixar ficar ao ver a imagem. A parte da composição de imagem é muito extensa mas é bom que pelo menos tenhamos consciência da imagem que vamos produzir e da sensação que queremos dar.

Uma regra simples é a regra da divisão da imagem em 9 quadrados. Vejam este link http://www.colorpilot.com/comp_rules.html e reparem na primera imagem. O objecto ou aquilo que queremos mostrar numa imagem, deverá estar sempre num dos pontos centrais e não no centro da imagem.

O próximo post já tem alguns exemplos de imagens com as características técnicas, para realçar as diferenças entre uma mesma imagem, mas em que a abertura, velocidade e focagem fazem toda a diferença.

Mostrar isto a alguém pessoalmente é muiiiiito mais fácil do que passar isto pró "papel"!
 

crocha

New Member
Já agora amigo adelinoaraujo grande maquina....:D

Aqui fica uma foto da minha, podem mandar uns "bitaites" de como poderia ter ficado melhor...


untitled-1.jpg
 

adelinoaraujo

New Member
Pois o que pretendo é uma máquina que se leve para todo o lado na bolsa presa ao Camelbag para poder tirar umas boas chapas.

Sem ver a máquina, é certo que hoje em dia, qualquer máquina, e não estou a falar das Reflex, daquelas mais caras, podem e tiram boas fotos. Essa parece-me excelente, e só deves ter um cuidado com ela. Evitar fotos abaixo dos 50mm. Não sei a que relação de zoom será nessa máquina, mas com o zoom todo aberto, a máquina pode distorcer a imagem e fazer as pessoas "mais gorditas". É o único pormenor técnico que me estou a lembrar agora.
Já vi grandes nomes da fotografia mundial com voltas a mundo e só levam duas máquinas, tipo esta que tens agora, mas com menos capacidade, menos resolução e quase menos de tudo. E fazem milagres!
 

adelinoaraujo

New Member
Já agora amigo adelinoaraujo grande maquina....:D

Aqui fica uma foto da minha, podem mandar uns "bitaites" de como poderia ter ficado melhor...

Caro crocha
Ora, segue a minha opinião. A frente deve ter mais espaço "vazio" do que a trás. Ali, está ao contrário. Também podia aconselhar-te a dar 2 ou 3 passos atrás se possível e fazer um niquito de nada de zoom, para ficar uma imagem igual. Em vez de usar o zoom de 35mm, talvez usar 50mm para ter menos distorção.
Não custou nada! Estou a brincar... a foto parece-me perfeita. Não é por esta foto que eu estou a escrever isto, mas para as outras fotos desfocadas ou com luz a mais ou menos. O objectivo é mesmo só chamar a atenção à nossa malta para no momento do click pensar. "eh pá... havia lá um cromo no forum que uma vez dizia qualquer coisa de pensar antes de disparar... ora... realmente posso andar 2 metros para o lado e evitar aquele candeeiro ou mudar de posição o meu colega, porque parece que lhe estão a sair um par de coisos da cabeça... oh Zé, muda-te pra ali! Isso perfeito! CLICK!"
A questão técnica é mais perceber que podemos usar o manual para literalmente brincar com a luz. E tudo não passa de capturar a luz.
Bem, vou trabalhar qualquer coisa e mais logo faço o outro post.
Aquele abraço
Adelino
 

R.Almeida

New Member
Boas companheiros!

Obrigado pelos vossas dicas!
Vou seguir as sugestões do amigo Adelino, companheiro espectacular iniciativa a tua e obrigado por ensinares aqui a malta a obter melhores resultados nas suas fotografias amadoras!
Este fim de semana já vou sair para o mato com elas...isto é Bike+Maquina Fotografica

Cumprimentos
 

adelinoaraujo

New Member
Boas companheiros!

Obrigado pelos vossas dicas!
Vou seguir as sugestões do amigo Adelino, companheiro espectacular iniciativa a tua e obrigado por ensinares aqui a malta a obter melhores resultados nas suas fotografias amadoras!
Este fim de semana já vou sair para o mato com elas...isto é Bike+Maquina Fotografica

Cumprimentos

Companheiro, se foste tu que tiraste as fotos que tens no link "My Bike" da tua menina... não precisas de nenhumas dicas de fotografias porque estão impecáveis! E que bela "moça"...
Aquele abraço
Adelino
 

adelinoaraujo

New Member
Seguem os exemplos de velocidades e aberturas diferentes e o efeito da focagem num determinado ponto.

Primeiro as fotos: focagem na lanterna; abertura F5.6, velocidade 1/800 e distância focal 120mm (não muito importante para este caso)
aa04f561800120mm.jpg


Focagem na selim; abertura F5.6, velocidade 1/800 e distância focal 120mm
aa05f561800120mm.jpg


Entre estas duas primeiras só varia a focagem. E parecem imagens muito diferentes. O uso da focagem, com um F pequeno, tipo F4 ou F5.6 ou menos... leva a desfocar tudo antes e depois do ponto de focagem.

Terceira, focagem na lanterna, mas como o F (abertura) é o F22 significa que vou ter uma profundidade de campo grande, logo não vou ter quase nada desfocado o que estiver por trás. Vejamos:
aa06f22160120mm.jpg

Esta imagem tem uma abertura F22 (ou seja, deixa entrar pouca luz), mas em contrapratida, para resolver o problema da falta de luz, tem uma velocidade baixa, 1/60.

Esta última imagem é igual à anterior mas agora em vez de andar nos extremos da velocidade e abertura, fiz um acerto médio: abertura F11 e velocidade 1/200.
aa07f111200120mm.jpg


Já se nota que com F11 o selim está ligeiramente desfocado, enquanto que em cima com F22 o selim está mais nítido. E isto tudo numa situação bastante perto do objecto. Se estiver a 5 ou mais metros é mais fácil ainda brincar com o foque e restantes variáveis.

É muito importante prestar atenção à:

- velocidade, pois se for baixa 1/60 vai deixar rasto e a imagem parece desfocada. Mesmo seguindo o objecto a fotografar é dificil tirar uma boa foto, mas em velocidades lentas podemos fazer coisas giras, tipo um rio parecer muito fluído... ou alguém a parecer andar mais rápido do que realmente anda.

- abertura, que controla a luz que entra e mede-se em F, sendo o F2 ou F4 ou F5.6 de grande entrada de luz e pouca profundidade de campo e no oposto F18 ou F22, pouca entrada de luz mas grande profundidade de campo;

Numa máquina, as opções mais comuns de configuração são:

- opção P controla estas duas varáveis ao mesmo tempo. Aumentando uma diminui a outra e vice-versa.
- opção S controla a velocidade e ajusta a abertura automaticamente
- opção A controla a abertura e ajusta a velocidade automaticamente
- opção M é tudo manual e por isso, é o utilizador a escolher tudo, incluindo o ISO, que faz fotos mais suaves com ISO100 e com mais grão num ISO 1600 por exemplo.

Quase todas as máquinas dão para escolher um modo de retrato e paisagem etc. Estes modos são apenas diferentes configurações, que podemos usar para ver o que a máquina escolheu e depois usar em manual.

Faltou alguma coisa? Acho que para o básico deve ser isto, mas digam de vossa justiça.
Abraço
Adelino
 

adelinoaraujo

New Member
Finalmente um exemplo com ISO diferente.

Primeira imagem com ISO 200 e velocidade 1/4, que são 250ms... velocidade extremamente baixa.
aa02f414105mm.jpg


O resultado é lamentável. Dentro da garagem, sem luz... nem com uma velocidade lenta consegui uma boa imagem. Solução? Não havendo luz só aumentando o ISO para 1600 e obtemos isto:

aa03f414180mm.jpg


Continua a mesma velocidade 1/4 lenta mas a imagem tem mais "pontinhos". Pode salvar um dia ao fotográfo porque ao menos tem alguma coisa, mas... não é a solução. Seria solução ter um flash integrado ou daqueles externos que são fantásticos.

Esta foi a última "posta" sobre fotografia, mas se faltou alguma coisa perguntem! Se eu souber ajudo. Senão, procura-se a solução noutro lado.
Abraço
Adelino
 

adelinoaraujo

New Member
Mas que raio... nem sequer falei das fotografias de telemóveis! Ainda bem que me lembrei antes de um de vocês dar por ela... cá vai.

Boa sorte! Vão precisar de muita sorte e sol, para sair algo em condições!

Cumprimentos
Adelino

ps: agora + a sério... o iso, velocidade, abertura e zoom normalmente são fixos; há algumas que permitem mexer alguma coisa, mas pouco...
 

trinamixx

Member
Estao aqui resumidos os principais icons das fotografias e ilustrados com exemplos.
Foi exatamente isso que eu referi nos 1ºs post... ir experimentando varias opçoes, usando o mesmo cenario, e ir vendo as diferenças a medida que vamos alterando as "definiçoes"...
Eu perdi algumas tardes em kartodromos e circuitos... ou seja, locais onde os carros passassem muitas vezes e ia experimentando diversas velocidades, aberturas, usando os variso modos, desde o manual, prioridade abertura, prioridade velocidade, etc.
 
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