Descidas

JokePT

New Member
Pessoal comecei a fazer BTT á pouco tempo, mas nas descidas sinto algum medo.
Como posso perder este medo?
 

Jorge S

Member
Com a habituação gradual a esse tipo de situação. Começa por descer devagar e em descidas pouco íngremes até te sentires mais á vontade. O resto vem naturalmente.
 

fg

New Member
JokePT

Ter medo é saudável. Antes isso que ser irresponsável e mandar-se de qualquer maneira e depois sofrer as consequências.
É natural que no início algumas descidas que te parecem complicadas, a pouco e pouco se tornem mais fáceis. Com paciência, persistência e TEMPO, as coisas evoluem.

Quanto a mim, uma boa forma de ir perdendo o medo é ir atrás de algum companheiro que já faça essa descida com segurança e tentar imitar a sua técnica e seguir a mesma trajectória. Quando andamos sózinhos, por vezes as dificuldades parecem maiores, quando vemos alguém a nossa frente a ultrapassá-las, ficamos com a consciência que também o podemos fazer.
Como é evidente, isto é válido para descidas relativamente "normais", não para pistas de DH ou drops gigantescos.... :mrgreen:

Abraço
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Por acaso também sou um bocado menino das descidas... se for em alcatrão, piso liso, etc, tudo bem, agora quando há pedras a mais e a bicicleta começa a ficar toda nervosa muitas vezes desmonto e levo a bike à mão... O que é preciso é continuar até perder o medo...

Abraço
 

djscon

New Member
Olá camarada bttista :D

epah só de salientar que as descidas é preciso ter cuidado com o tipo de terreno que estás a enfrentar,
se predominar as pedras soltas mt cuidado mesmo, as vezes surpreende e não consegues a tragectoria ideal e
necessaria p fazeres a curva, isso por vezes acontece mts vezes em estradas de terra batida,
confesso que já fui ao silvado por causa disso.

abraço e boas pedaladas
 

Danielm

New Member
Eu gosto de descer, apesar de andar nisto do Btt mais a sério a pouco mais de 1 ano, ja ando pelos montes desde miudo porque vivo numa aldeia,mas percebo perfeitamente o que sentes, eu proprio ja senti isso, e tambem ja ajudei alguns colegas meus a começarem a "descer"...
Um conselho é, não deves andar com o selim muito levantado, se andar um pouco mais baixo da-te mais confiança nas descidas. depois nunca deves descer a travar muito, porque se fores muito devagar vais ter tendencia a perder o equilibrio, mas tambem não desces sem travar um bocado :roll:
em relação a travagem, deves travar sempre mais com o roda de tras e auxiliar com o travão da frente, porque se for uma descida acentuada a bicicleta mesmo com a roda de tras a derrapar vai-te ganhar muita velocidade...
Vai aos pouco, e vais ver que daqui a nada tas a dar na cabeça ao pessoal nas descidas, mas nisto tudo o melhor e como ja foi dito, é sempre ir atras de alguem que ja tenha confiança e goste de dar umas dicas :wink:
 

fg

New Member
Para além do aspecto psicológico já referido, há evidentemente a questão da técnica.
Ou seja : peso do corpo bem para trás (tanto mais, quanto mais inclinada fôr a descida); pernas e braços relaxados; um ou dois dedos preparados para actuar na manete de travão (muito cuidado com a dosagem, em especial da mão esquerda :mrgreen: ) e - pormenor muito importante - nunca esquecer que são os OLHOS que guiam a bicicleta. Escolher a trajectória e olhar para a zona onde se quer passar (a mais fácil); não olhar para as zonas difíceis, senão vamos mesmo para lá.....
 

Rui M Silva

New Member
É obvio que no inicio todos temos algum receio de descer, mas com o tempo e com alguma persistência vamos nos adaptar.
Para mim a solução foi seguir um colega e verificar a sua técnica e trajectórias. Nada de andar "à maluco", senão podemos sofrer as consequências.

Agora eu continuo com um problema quer a descer quer a subir: não sei por razão escolho sempre o caminho mais difícil???? Parece que a bicla foge sempre para o pior local!!!!
alguma razão/técnica para acontecer isto????

Abraços
 

Artur_btt

New Member
Para quem adura descidas têm de ir a pista de XCO de monforte que foi dia 3 de maio isso sim tinha la 2 de por o coração nas mãos
 

froids

Active Member
Rui M Silva said:
É obvio que no inicio todos temos algum receio de descer, mas com o tempo e com alguma persistência vamos nos adaptar.
Para mim a solução foi seguir um colega e verificar a sua técnica e trajectórias. Nada de andar "à maluco", senão podemos sofrer as consequências.

Agora eu continuo com um problema quer a descer quer a subir: não sei por razão escolho sempre o caminho mais difícil???? Parece que a bicla foge sempre para o pior local!!!!
alguma razão/técnica para acontecer isto????

Abraços
Como disse o FG estás a olhar para o sitio errado.
Deves concentrar-te na zona onde queres fazer passar a tua roda da frente e nao nas zonas complicadas que existem ao lado...
Se tiveres duas pedras deves olhar para o espaço entre as pedras. Obviamente depois de olhar também para as pedras e perceber a sua existencia. No entanto nao te deves focar nos obstaculos mas sim no espaço "livre" entre eles.
A subir, encaixa-te bem na bike com o peso bem distribuido é mais fácil controlar a trajectoria, no entanto o mesmo principio mantém-se, olhar para onde se pretende ir...

Abraços
:xau:
 

tkul

Utilizador Banido
Vai com moderação

a técnica do olhar é muito boa e vivamente aconselhada. Nãio fixes o olhar numa dificuldade, vais cair.
Não te esqueças --> 30 Km/h é igual a fazer 8 metros por segundo (8,3333333333 para ser mais preciso)!
Não permaneças rígido, tenta alguma flexibilidade... e acima de tudo bem estar em cima da bike.

em pé é mais fácil (centrado, joelhos mais ou menos flectidos... braços semi-arqueados...)

para ajudar nas descidas, treina também o manual (sacar cavalo sem pedais), bunny hoops e até derrapagens...

Em curvas:

pedal exterior em baixo (com algum peso - se não quase todo!)

Arranja pneus que deem confiança

e boa sorte
 

oliana

Active Member
Olá. Mais umas dicas.
Uma vez que te estás a iniciar, se por acaso andares em grupo, evita a proximidade com o rider da frente numa descida. Dá espaço.
Quando somos inexperintes, temos sempre a tentação de olhar para a roda do nosso amigo da frente e não para os possiveis obstáculos.

Não uses tambem a suspensão muito macia de maneira a que afunde muito, nas primeiras aventuras. Primeiro estuda a sua reação nas pancadas.

Saber usar os travões é muito importante, mas temos de saber usá-los. O que segura realmente a bike é o da frente, mas sempre com a ajuda do traseiro para equilibrar o peso. Se usares só o da frente, sais disparado por cima dela. Se usares só o de trás, ainda ganhas mais velocidade e perdes o control da traseira, porque a bike foge lateralmente de ti.

Muito importante é não deixares a bike ganhar muita velocidade numa descida que não conheças. Depois, se quiseres parar, vai ser muito dificil.

Boas pedaladas, e boa sorte. :wink:
 

JokePT

New Member
obrigado pessoal acho que com estas dicas vai ser mais facil....



vamos ver o que isto vai dar


cumps
 

ze_zaskar

New Member
Outra coisa importante é não olhar imediatamente para a frente da nossa roda, mas sim um pouco mais à frente no terreno. Assim prevemos melhor o nos espera e vamos mais estáveis.
:wink:
 

BamS

New Member
Boas,

O meu conselho nas descidas com regos relativamente largos é não teres medo em meteres-te dentro deles, aí segues a trajectória a que estes te levarem, isto porque muito provavelmente mais tarde ou mais cedo vais lá ter dentro. Agora atenção: se tentares sair dos regos, onde tenhas uma certa altura para saíres destes, o mais provável que aconteça é caíres.

Nas descidas com muita pedra o que eu faço é agarrar o guiador com muita firmeza e tentar evitar as pedras maiores...

Outra coisa que faço nas descidas é acelerar... (não aconselho pra já) - travar pra quê?? :nsei:

Boas descidas
 

jomendes

New Member
é normal ter medo de descer e saudável também... :mrgreen:
não tenham é medo de subir ! :mrgreen:



dica:a descer é na talega,controlasse melhor a bike,é mais dificil a corrente saltar e em caso de queda não se arrisca a ficar com furinhos extras no corpo !!!

abraços e boas pedaladas para todos

a descer ou a subir(prefiro subir) :oops:
 

jorgetaotao

New Member
ola...eu ando nisto do btt a uns 7meses,e ao inicio era assim que me sentia como tu com medo de tudo,depois o qu eu fiz foi andar com akeles k como eu tinham menos avontade pras descidas,e começei a ganhar jeito pra descer e ja tenho menos receio e ja desço a toda a velocidade,mas com calma vais la, hoje passas numa descida e vais com ela a mao passados uns dias ja vais em cima e com vontade.nao podes é querer acompanhar os mais rapidos tens k pensar k tens tempo e eles k esperem :wink: boas pedadalas
 
Top