Descidas

Nozes

Active Member
Descer...basta querer aprender!
Nunca fui um dotado da técnica,desde pequeno vi isso,talvez por ter aprendido tarde a andar de bicicleta,talvez apenas por não ter coordenação motora acima da média.
Mas sempre quis aprender.Os sítios que tentava (descer ou subir) e não conseguia,ficavam marcados,e quando me sentia mais capaz,lá voltava para experimentar...
Como andei quase sempre sozinho,tive de ter bastante cuidado,e experimentar coisas realmente perigosas tinha de ficar guardado para quando andava acompanhado.

Isto foi há perto de 2 dezenas de anos.Hoje em dia,faço provas de DH,XC,maratonas...trial não tenho habilidade,e o meu ponto fraco são os saltos.
Com isto quero dizer que toda a gente pode evoluir,basta querer,e com calma e persistencia,tudo se consegue.Não se consegue ganhar técnica é a andar só em estradões largos,há que praticar nos sítios difíceis,aos poucos e com a tal calma.

Ideias a reter nas descidas:
:arrow: Relaxar braços e pernas (ligeiramente flectidos,servindo como suspensão da bike)
:arrow: Não bloquear as rodas-O travão mais eficiente em qualquer bike é o da frente.Numa descida acentuada,grande parte do peso está concentrado na roda da frente.Praticar travar com os 2 travões ao mesmo tempo,e descobrir os limites de tracção dos pneus.
:arrow: Como já foi referido,olhar para onde se quer passar,e não para os obstáculos.Antes das mãos,são os olhos que guiam a bike.
:arrow: Cranks nivelados a direito,e nas curvas o do lado de fora em baixo.Também nas curvas,travar antes da entrada e largar os travões dentro da curva.Isto não é fácil,e também não se aplica a todas as curvas,basicamente a ideia é não perder tracção dos pneus,com a força exercida pelos travões
:arrow: Levantar o traseiro do selim em QUALQUER descida.É impossível ter o minimo controlo de uma bike a descer,sentado no selim.Nas descidas mais inclinadas,chegar para trás,mas não tanto com que os braços fiquem totalmente esticados,o que prejudica o controlo.
:arrow: Ver os outros a andar,ver como fazem,e não ter problemas em perguntar...há sempre alguém simpático que não se importa de dar umas dicas :wink:

Dica maior:Tentar!
Btt é muito mais que andar em estradões largos,e há poucas coisas que dão tanto gozo como saber que se controla a bike bem e se está preparado para ultrapassar seja o que for que apareça pelo caminho!



Um dia destes,quem sabe se não aparece por aí um workshop de técnica...se eu tivesse tempo... :roll:
 

Gualdinof

New Member
Boas

JokePT said:
Pessoal comecei a fazer BTT á pouco tempo, mas nas descidas sinto algum medo.
Como posso perder este medo?

Acho que o tens a fazer é dar tempo ao tempo. Fazer as descidas a mesma velocidade que as consegues subir e esperar. :mrgreen:

Quantos mais KM´s e horas fizeres na Bike mais facilmente irás ganhar a tal "técnica"

É preciso errar para aprender :)

Bons treinos. GAF
 

Mike_78

New Member
isso só mesmo com a prática é que vai lá... depois de uns tralhos começas logo a atinar com a cena.


cumps.
 

dsc

New Member
boas
eu só tenho 15 anos e acompanho os "profissionais". na minha opinião o melhor de um percurso são as descidas!!! Mas eu tenho consciencia que as vezes abuso na velocidade e nos saltos mas não há duvida que é uma adrenalina espetacular!
boas pedaladas
 

jomi13

New Member
Com o tempo começas a descer em condições...exprimenta seguir pelo mesmo sitio que seguem os teus colegas, mas é tudo uma questão de practica

Como dizem os ingleses ou americanos ou sei lá o que: Practice makes it perfect
 

diogocool

New Member
a prática é amiga da perfeição... acho que é assim :mrgreen:
com o tempo vais so querer é decidas como quase todos os bttistas, tirando raras e teimosas escepções
 

Calvin

Member
Viva
Embora com alguns anos de bical em estrada, só há um mês me dediquei ao monte, para experimentar efectivamente a minha Trek fuel EX 7
Confesso que nas descidas, porque já estou na casa dos 50, travo e os jovens que vêm atrás de mim dizem: não se trava nas descidas.....
Pois, confesso que durante a semana não quero andarr esmurrado....
 

jo@o cabral

New Member
um conselho prático:
-tenta acomphanar sempre as irregularidades do terreno
- não lhe dez confiança a mais ( á bike )
- vais largando os travoes quando te sentir preparado e de volta para volta..
:wink: :wink: :mrgreen: :lol:
 

Xure

New Member
Sempre a fundo. :roll:

Já apanhei cagaços. Já cai pk não consegui travar para uma curva e acabei por sair de estrada quase parado, mas sai. E ai fica-se uns tempos com juizo.

Mas a maldita adrenalina, toma conta de uma pessoa, em determinadas descidas. :D

Claro que o juizo deve sempre prevalecer, mas nem sempre e facil. :mrgreen:
 

vdarc

New Member
Com calma e com tempo a coisa vai...
tenho pouca prática ainda, cerca de 3 meses e tenho notado que cada vez fico mais à vontade nas descidas.
No entanto continuo a travar e bastante ainda :)
Curiosamente. numa nocturna que fiz ontem pela primeira vez, acabei por descer, em zonas que faço de dia, mais rápido apenas com a "luzinha" na frente da bike. O facto de não ver o "perigo" pode ajudar a superar o medo :)

Abraço
 

Caruma biker

New Member
a cerca de 10, 12 anos atras, mais coisa menos coisa
aqui para os lados de porto mos havia um bando de malta que treinava downhill. ainda de hardtail e quando as suspensões de 80 mm eram uma raridade
a tactica deste bando de aventureiros? descer sem travões... tiravam o cabo fora e seja o que Deus quiser...
muitos desses loucos, foram grande nomes do BTT nacional nessa epoca e ainda hoje são referencia.
 

subslick

New Member
Aqui ficam algumas dicas para descer com mais segurança:

1 - Baixa o selim - com o selim em cima grande parte do teu peso está em cima do guiador, a direcção fica nervosa e precisas de muito mais força para a controlar. Temos de ter espaço para chegar o rabo para trás e meter peso em cima da roda traseira em detrimento de o colocar no guiador.

2 - Olha para onde queres ir - temos uma tendencia natural em ir para onde estamos a olhar. Se ficamos a olhar "para aquela árvore" ou "para aquela pedra" é mais que certo que vamos lá parar

3 - Olha para onde vais passar e sente onde estás a passar - Os olhos têm de estar à procura da "melhor linha" e não podem estar focados no obstáculo que estás a ultrapassar no momento. O que se está a passar no momento tem de se "sentir" e não ver. Olhos "lá na frente", a escolher o sitio onde vamos passar.

4 - Suspensão de pernas - Não há DW-link ou VPP que se compare ao "curso" e "progressividade" das nossas pernas. Joelhos ligeiramente flectidos e apontados para o exterior da bike e rabo para trás.

5 - Cotovelos levantados - O ideal é ter os cotovelos bem para cimal (o que poderá ser dificil de conseguir em bikes de geometria mais XC, com guiadores mais curtos e mais baixos). É a posição de maior estabilidade e que melhor absorve o piso.

6 - Força moderada no guiador - Em terrenos mais dificieis temos tendencia para nos agarrar com força aos punhos. Devemos segurar com firmeza, mas nunca com força - ficamos mais cansados e a direcção fica mais lenta e com menos capacidade de reacção.

7 - Pé de fora em baixo - em curva, colocar o pé exterior à curva em baixo, a fazer força no pedal. Assim consegue-se colocar a maior parte da força centrifuga na roda de trás e como resultado será sempre a 1ª roda a derrapar. Isto é bom por 2 motivos - porque a roda de trás desliza 1º que a da frente (e quando a da frente derrapa... já foste) e porque ao deslizar vai colocando a bike na melhor trajectoria para curvar. Um bocadinho de travão atrás ajuda a potenciar isto.



espero ter ajudado.
 

DaProfezzur

New Member
Pela minha curta experiência digo-te para teres atenção às pedras grandes soltas. Apanhei um cagaço numa descida quando a roda de trás saltou numa e entrou em derrapanço lateral. Depois de muitos "Ai meu deus" lá consegui dominar a bicla.
 

ruiaur

New Member
Boas,
Um dos truques é descer vezes sem conta a mesma descida. À quarta vez já estás a descer mais rápido e as outras descidas que vierem despois já tens confiança e mais a vontade.
Para fezer este treino ou exercício escolhe uma descida que tu aches de nivel médio, tenta desce-la cada vez mais rápido.

ruiaur

Rui Costa
 

rockster

New Member
Boas a todos,

Eu ja sou novato nestas coisas e para dizer a verdade nao tenho conselhos a dar a ninguem... Apenas me parece que o medo pode ajudar ao principio!
Senao todos ja disseram as coisas mais importantes... penso eu!
Aproveito entao para fazer uma perguntazita e pedir alguns conselhos:
Eu tenho uma Scale e as descidas até se passam bem... tento adoptar uma posicao mais traseira e as coisas vao passando! Agora o que me ja me traiu uma vez, e me mete muito medo devido a uma queda com algumas consequencias, sao as escadas... Qual é a melhor posicao e tecnica para as descer e como se dar conta de que algumas sao simplesmente impossiveis de serem descidas com a minha bike?
Tenho também que dizer que o meu quadro é de tamanho "S" e portanto mais curtito...

Ja encurtei e levantei ligeiramente a posicao de conducao com uma modificacaozita no guiador e no eixo deste!

Muito obrigado pelos conselhos ja dados e a dar...

Aldo
 

Psyche

Member
Eu a conta duma descida so dei alto voo da bike. Isto td so pk ganhei velocidade a mais e assustei-me dando 1 toke o travao a bike resvala e la v eu.

Ke cena haha
 
Top