De 26" para 29er..em termos de equipamento - Upgrade? ou downgrade?

#21
Boas,

Continuo a dizer que o BTT vive muito de paixão e motivação, e não adianta termos a melhor bike do mundo se não gostarmos dela, e como tal mantenho as minhas duvidas que toda a gente tenha trocado por melhor, mas oxalá assim seja.


Ficaçador, isso que dizes é muito verdade, e para quem como eu tem o andamento moderado e pouco técnico achas que seriam mais as vantagens ou desvantagens?

Cumps,

Mach3
 
#22
Se tens o andamento moderado, deves ter um ritmo constante, sem grandes acelerações, por isso não deves notar grande diferença nas desvantagens da 29er.
Pouco técnico, a maior facilidade em transpor obstáculos, mais tracção e maior estabilidade sempre dão mais alguma confiança nas partes mais técnicas, se bem que sem vontade e auto-confiança do rider tanto faz qual é o tamanho da roda.

Sinceramente, na minha opinião, para qualquer betetista de fim de semana que possa comprar uma bicicleta já razoável, a 29er será sempre a melhor escolha, pelo maior conforto, maior facilidade a rolar e pelas restantes vantagens que disse acima. Quanto às subidas e acelerações, se não se fizerem mais depressa, fazem-se mais devagar, não vão haver menos bifanas e minis no mundo por causa disso :mrgreen:
 
#23
Lolol

Não tenho por hábito comer bifanas nem beber minis qdo ando de bike, e quando ando ando o máximo que posso, e o mais depressa que posso...ando é devagar - voltinhas entre os 40 e os 70 km, com médias entre os 17 e os 21 km/h.

Pois era o que eu pensava, e de facto o que mais me custa perder na minha se eventualmente trocar será a suspensão a ar, pq as rodas com os cubos xt e o pedaleiro, acho que apesar de tudo não vou sentir tanto.


Para já estou ainda a pensar eventualmente em montar uma rodas 27,5", e um guiador mais largo low rise, pois desse modo ganharia algo do que se ganha nas 29er a rolar, e o guiador e maior tamanho das rodas ajudariam a descer.

Cumps,

Mach3
 
#24
Blz pessoal.

Sou do Brasil e acompanho o forum de vocês. Muito legal.

Bom, antes de migrar para as 26er, eu tinha uma 26. Era uma Trek 9.9. O melhor peso dela foi 9,6Kg. Meu quadro Trek teve o suporte dos cabos quebrados e acionei a garantia (que foi um parto, bem difícil). Quando consegui o novo, um modelo 2010, optei por vender o que eu tinha - bike e peças de 26 - e montar uma 29er. Mas estabeleci critérios para isso.

1) Não podia ser mais pesada que minha bike anterior;
2) Rodas leves. Nada de arrastar peso desnecessáriamenbte;
3) Quadro de carbono. Não pelo peso, mas pelo conforto. Quem tem, sabe do que falo.

Como o orçamento era curto, e não queria meter a mão no bolso, optei pelos quadros O&M da china. Ai deve vir uma pergunta: "São confiáveis??". Estive nas duas primeiras edições do Brasil Ride, prova de ultramaratona no nordeste de nosso país. Em 2011, no hotel que eu estava, tinha uma dupla de competidores. E um deles estava com um quadro O&M que a muito eu "namorava" na NET. Falei com o piloto e ele disse que era o segundo ano que aquela bike competia. Comprou a bike de um europeu, que correu em 2010. Era o que eu precisava escutar pra perder o medo.Comprei um quadrinho.

Como economizei bastante no quadro, um HT, deu para equipar a bike bem. Ficou com 9,5 Kg.

Andei com a bike... andei... e concluí. NUNCA MAIS VOLTO PARA A 26!!! hehehehe

Se você tem uma bike 26, com um peso competitivo (10 Kg ou menos) só vá para a 29er se poder manter o peso. Andei em bikes 29er de gama mais baixa e, sinceramente, preferia a minha 26. Mantive o peso onde era importante, rodas, e o resto procurei manter num bom nível. As rodas ficaram com 1,460gr. (DT,Circus Monkey, Crest).

Saudações.

Marco
 
#25
No meu caso fiz alguns upgrads e mantive material...
Upgrad
Quado FS aluminio para cabono HT, nas rodas de umas Mavic CrossRide para DT Swiss M1800, na suspensão passei de Reba para SID, travões de Elixir 5 para Formula R1 e selim da Pro para Selle Itália SL XC e periféricos FSA e Crank Brothews...
Mantive o nivel na transmissão, sendo full XT apenas que antes tinha modelo 2011 e agora 2012, pneus e camaras de ar, mas diferentes no tamanho... :D

Principal UPGRAD foi o peso, pois deixei de puxar +/- 13kg para passar a puxar +/- 10.8kg (peso ainda por confirmar... :D )

Mas como foi dito nos primeriso tópicos, a bike de tabela com IVA estava a 3400€...
 
#26
Olá, pessoal.
Tenho três bikes: estrada - 9 kg, 26 - 11 kg e 29 - 12 kg.
Costumo fazer uma volta de 22 km, 400 de acumulado e tempo médio de 1h e 15m (em monte com as bikes de BTT).
Sabem o que acontece?
Faço menos 3 m e 30 s na bike 29 tendo esta mais 1 Kg.
Portanto, a 29 será para competir e a 26 para passeios.