Blz pessoal.
Sou do Brasil e acompanho o forum de vocês. Muito legal.
Bom, antes de migrar para as 26er, eu tinha uma 26. Era uma Trek 9.9. O melhor peso dela foi 9,6Kg. Meu quadro Trek teve o suporte dos cabos quebrados e acionei a garantia (que foi um parto, bem difícil). Quando consegui o novo, um modelo 2010, optei por vender o que eu tinha - bike e peças de 26 - e montar uma 29er. Mas estabeleci critérios para isso.
1) Não podia ser mais pesada que minha bike anterior;
2) Rodas leves. Nada de arrastar peso desnecessáriamenbte;
3) Quadro de carbono. Não pelo peso, mas pelo conforto. Quem tem, sabe do que falo.
Como o orçamento era curto, e não queria meter a mão no bolso, optei pelos quadros O&M da china. Ai deve vir uma pergunta: "São confiáveis??". Estive nas duas primeiras edições do Brasil Ride, prova de ultramaratona no nordeste de nosso país. Em 2011, no hotel que eu estava, tinha uma dupla de competidores. E um deles estava com um quadro O&M que a muito eu "namorava" na NET. Falei com o piloto e ele disse que era o segundo ano que aquela bike competia. Comprou a bike de um europeu, que correu em 2010. Era o que eu precisava escutar pra perder o medo.Comprei um quadrinho.
Como economizei bastante no quadro, um HT, deu para equipar a bike bem. Ficou com 9,5 Kg.
Andei com a bike... andei... e concluí. NUNCA MAIS VOLTO PARA A 26!!! hehehehe
Se você tem uma bike 26, com um peso competitivo (10 Kg ou menos) só vá para a 29er se poder manter o peso. Andei em bikes 29er de gama mais baixa e, sinceramente, preferia a minha 26. Mantive o peso onde era importante, rodas, e o resto procurei manter num bom nível. As rodas ficaram com 1,460gr. (DT,Circus Monkey, Crest).
Saudações.
Marco