29er Comportamento Cannondale F29c 2013

FiCaçador

Elos Rápidos
Quase RTC... os pratos são os mesmos que tinha nos outros cranks e que já vêm da Beone.
Por acaso na mesma compra de alguns destes componentes comprei também uns pratos, mas ainda não apareceram em stock e nunca mais soube de novidades acerca deles.

antoniojoaquim, não sei essa altura e neste momento não tenho medir. Mas se queres um conselho, não queiras saber dessa medida, preocupa-te só com o comprimento do tubo horizontal e o resto depois é só uma questão de ajustes.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Obrigado Nuno, a máquina tem estado no bom caminho mesmo, já só faltam umas rodas à maneira e pouco mais.

Hoje ficou foi uns kg's mais pesada, após 6 voltas ao circuito de XCO da Moçarria.

DSC_0007.jpg



E esta corrente KMC X10 já com alguns 3500 km e uma flexão lateral enorme faz uma prova destas nestas condições e não se queixa, bela corrente!
 

A.Moura

Member
FiCacador, boas só tens um prato namaquina agora? Tenho andado para testar mas pelo que tenho visto tem de se gastar uns € grandes não? temos de mudar cassete desviador ect ..... a baixo custo não existe ainda nada? esta bonita a maquina com essa cor :)
 

RTC

Super Moderador
O prato pequeno está lá mas não se vê por causa da lama. Se calhar até nem devia entrar tanta é a lama entre o desviador e o quadro. :eek:
 

antoniojoaquim

New Member
antoniojoaquim, não sei essa altura e neste momento não tenho medir. Mas se queres um conselho, não queiras saber dessa medida, preocupa-te só com o comprimento do tubo horizontal e o resto depois é só uma questão de ajustes.

Eu meço 183cm Ficaçador, mas o tamanho L da Flash 29er tem mais 2,2cm de comprimento de top tube que a minha anterior bike no mesmo tamanho. Enquanto o tamanho M tem quase menos 1cm.
Sei que a geometria não é a mesma mas tenho um pouco de receio de ficar muito esticado na bike. Ainda por cima, em L, a flash29 vem com um avanço de 110mm. Assim numa primeira análise sem experimentar acho que precisaria de um L com um avanço de 90mm, ou de um M com um avanço de 110mm.

A dúvida no M é se com a altura que uso desde o topo do selim ao eixo pedaleiro (75cm) fico com inserção suficiente do espigão no quadro, por isso te perguntei que medida usas!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Tenho 2 pratos mas no XCO é como se só tivesse 1 porque o maior tem apenas 32 dentes e a cassete é uma 11-36 o que para esforços que nem chegam ás 2h de duração, percursos de BTT a sério e estando minimamente em forma dá um alcance que chega e sobra. Não sei se o conseguia mudar para o prato pequeno porque não cheguei a experimentar antes de lavar a bike.

A.Moura, a baixo custo fazes como muitos já faziam nos Estados Unidos muito antes do XX1 e continuam a fazer, mantens a cassete 11-36, manípulo direito e desviador traseiro, mandas fora os pratos, manípulo esquerdo e desviador dianteiro e montas um prato com a relação que achas mais apropriada para ti e um guia de corrente. Aliás, agora com desviadores traseiros com sistema de retenção do movimento para a frente e pratos com largura dos dentes alternada nem é preciso guia de corrente para nada. Para não falar dos adaptadores para cassetes com 40T e 42T em troca com o carreto de 17T que estão a começar a surgir.


antoniojoaquim, eu tenho menos 10 cm que tu, uso o tamanho M e não o acho nada grande para mim. Se tivesse 1,83 m de altura escolhia o L sem qualquer dúvida. O M acredito que ainda o conseguisses usar mas só com o espigão de 400 mm no limite ou muito próximo. Além disso a F29 vem com um espigão com recuo e podes sempre trocar por um sem recuo, eu fiz isso e em subidas mais técnicas a diferença nota-se e bem!
 

CRVaz

New Member
Boas!
Tenho acompanhado este topico, cujo conteudo me interessa pois tambem tenho uma F29 ( postarei aqui fotos logo consiga). FiCaçador, essa sugestao de transformacao de transmissao e brutal! A minha duvida prende-se em que pratos usar! E esses adaptadores que falas sao para alterar a cassete? Neste momento tenho o de origem, 11-36, e os 3 pratos a frente, mas queri alterar, tirandopeso mas colocando andamentos que nao comprometam! Obrigado!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Os adaptadores que falo são para a cassete sim, entram no cepo antes da cassete e não se monta o carreto de 17T e respectivo espaçador. Já há algumas marcas pequenas a fazer isto como a oneup e a wolftooth e a hope também vai começar a fazer.

Quanto aos pratos têm de ser com a espessura dos dentes alternada, como os pratos XX1, para não ser preciso usar guia de corrente. Além do XX1 também há marcas como a absolute black, a wolftooth ou a raceface a fazer pratos deste tipo.

Com a cassete 11-36 e um prato 32T já dá para a grande maioria da utilização que damos à bicicleta, dá para chegar bem aos 40 km/h e subir quase tudo desde que se esteja em forma, para grandes distâncias com subidas duras e longas é que já se torna limitativo. Para XCO acho que melhor é impossível!
 

CRVaz

New Member
Obrigado FiCaçador! Estou a"estudar" o assunto, ate porque quero derreter um pouco mais o que ainda tenho!
 

CRVaz

New Member
Boas!
Eu tive conhecimento atraves do Clube Cannondale Portugal! Parece-me interessante, mas calha na vespera do meu aniversario:rolleyes:! Ainda nao sei se vou!
 

Duck

Member
Aproveito para fazer uma pergunta-
Qual a pressão que usam nas vossas maquinas para XCM?
Tenho 70kg o que aconselham ?

OBrigado
 

Rui Marçal

New Member
Duck, pressão de quê?

Pneus ou suspensão?

Se falas em pneus e para XCM com 70 kgs e pensando que tens um pneu 2,2, cerca de 2.0 bar.

Se falas da lefty cerca de 100 psi.
 

Duck

Member
Só se não souberes por onde passas, eu tenho 82 kg e nunca utilizei mais de 2 bares.
Acho que mesmo assim salta muito...

Boas

Usas abaixo dos 2.0Bares?
Realmente tenho que rever a pressão, pq sinto a frente a fugir e penso que seja pressãoa mais..
 

Rui Marçal

New Member
Podes usar abaixo dos 2.0 bares sem problema.

Eu peso cerca de 80kgs todo equipado e carregado com água. Costumo usar 2.0 bar mas por vezes ando com 1.8 bares, por exemplo em pedra molhada ou húmida e não tem problema.

Como o pneu tem ou deve ter um balão grande, a pressão pode-se baixar mais. Se fosse um pneu com pouco balão ou 1.9 não o poderias fazer. Ai sim, terias de ter sempre acima de 2.0 ou 2.2 bares.
 

Duck

Member
A próxima saída de BTT ja irei baixar a pressão 2.0 bares..
Tenho afinar tudo para que corra tudo bem no Algarve Bike Challagem..
 
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