29er Comportamento Cannondale F29c 2013

FiCaçador

Elos Rápidos
A minha F29 tinha a direcção um bocado presa, decidi que estava na hora de uma revisão na direcção.
Numa bicicleta normal é coisa para se fazer em 1/4 de hora nas calmas, numa Cannondale com Lefty e o seu System Integration... É coisa para dar algum trabalho!

Depois de desapertar os 2 parafusos da Lefty e de uns bons 5 min a dar à chave de movimento pedaleiro BSA para desapertar o tubo inferior, tive a sorte do tubo inferior não descer e ser o avanço a subir, é uma sorte porque nem sempre acontece assim e o avanço é o que mais custa a remover. Mesmo assim é preciso alguma força para tirar o avanço e o tubo precisa de umas marteladas para sair, eu usei uma chave mais grossa que o tubo para enfiar lá e dei umas marteladas na chave.

Umas pancadas mais tarde e com tudo finalmente desmontado, há que limpar bem tudo e tirar todos os grãos de areia das roscas do tubo e do avanço, aquela zona acumula sempre muita areia e não convém voltar a enroscar com areia lá pelo meio. Antes de montar, claro, há que lubrificar devidamente com massa as partes onde há contacto.

O rolamento de cima estava impecável, o de baixo nem por isso, mas o tratamento é igual para ambos, limpar e aplicar massa.

Vamos agora para a montagem. Começamos pela tampa da caixa de direcção e depois entra a Lefty. Não esquecer de fazer passar as bichas do travão e desviador traseiros junto à testa de direcção entes de meter de volta a Lefty, senão as bichas ficam a passar por fora!
De seguida entra o avanço, é preciso alinhar a Lefty com a tampa da caixa de direcção e a testa do quadro para o avanço conseguir entrar um pouco, e mesmo assim só à força. Depois disso é o tubo que entra por baixo, forçando a entrada devemos conseguir enfiar o tubo quase todo.

Problema: No interior da testa o tubo não chega ao avanço e por isso não dá para enroscar. Solução: Martelo! Com um maço ou algo para proteger o avanço, dar-lhe umas marteladas por cima até o avanço descer o suficiente para empurrar o tubo para baixo. Depois disto basta enroscar o tubo e ao fim de uns minutos de enroscanso vai finalmente tudo ao sítio, basta alinhar a direcção e apertar os dois parafusos da Lefty.


Se o avanço ficar no sítio e for o tubo a sair primeiro a coisa complica-se, mas não há problema. Depois de desenroscar completamente o tubo, volta-se a enroscar só um pouco e vai à martelada por baixo no tubo até o avanço subir um pouco e o tubo voltar quase ao seu sítio, claro protegendo devidamente o tubo do martelo.
Depois disso, desenrosca-se e tira-se o tubo e na ausência da ferramenta indicada precisamos de um pau para enfiar por baixo e martelar o avanço dali para fora.



Sempre que precisarmos de desmontar a Lefty, adicionar ou remover anilhas espaçadoras ou ter acesso à caixa de direcção, é este procedimento que é necessário ser feito.


Já agora, caso interesse a alguém os pesos:

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Ah, e finalmente encurtei os cabos dos travões Hope, se soubesse que era tão fácil já o tinha feito à tanto tempo! Nem precisei de nenhuma ferramenta especial nem de peças extras nem de sangrar depois, mas precisei de um isqueiro :huh:
 

Duck

Member
Boas

Boa explicação mas não sou muito artista destas coisas.. Prefiro ir ao meu lojista e amigo Jorge da Kompedal que me trata das minhas coisas :)
Mas fica a explicação para quem gosta de por mãos a obra..
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Esqueci-me de referir uma coisa, para tirar a Lefty tive claro que tirar a roda da frente e nisto repara-se no estado de limpeza dentro do cubo...
A selagem deste cubo à água e lama é muito fraca, a massa vai sendo lavada e os rolamentos ficam a conviver com aquela água suja que lá não devia estar, não admira que a roda da frente ganhe tanta folga em tão pouco tempo.
Há que ter atenção a isto e ir limpando e lubrificando o eixo e os rolamentos e interior do cubo com frequência, especialmente agora com este tempo.


Além disso, ontem ao substituir o pedaleiro aproveito para fazer a manutenção ao movimento BB30 e aquilo lá dentro tinha muita areia. Suspeito que a areia veio do espigão de selim de origem que é aberto lá em cima, como também meti um espigão novo que por acaso é fechado em cima já não vou ter tanto esse problema.
De qualquer maneira convém não deixar passar muito tempo sem tirar o pedaleiro para limpar e lubrificar o exterior dos rolamentos e aquilo lá por dentro, senão os rolamentos vão perder a saúde bem mais depressa.
 
Boas pessoal,

Ora um mês e meio depois a bainha da lefty foi substituída. Na racingshox foram muito rápidos. A suspensão esteve lá 3 dias! Apenas demorou este tempo pois a marca não tinha bainhas pra substituir quando constatei a anomalia e tive que esperar até meados de janeiro pra ver se eles recebiam a peça. Pelo que me informaram algumas leftys deram barraca no processo de anodização das bainhas.
Agora é andar a e ver se ficou tudo OK. Espero ter mais sorte com esta porque quando vi os riscos na outra fiquei desanimado!
No entanto, fica aqui o feedback que a marca assumiu a anomalia e ate foi breve na resolução. Tendo em conta que este tipo de coisas são tratadas em Espanha não foi mau de todo!

Boas pedaladas "cannondalistas"
 

JFNeves

Member
A minha flash foi adquirida em Julho e tem cerca de 1500 km. As minhas rodas sao uma mavic crossmax slr e descobri hoje que a roda da frente necessita de uns rolamentos novos. :(. O meu mecanico disse que nas slr para lefty é normal... que acham ?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu tinha a roda da frente toda cheia de folgas e descobri hoje a cura!

Ontem à noite andei de volta de forums internacionais e descobri que a folga não vem do rolamento mas sim do espaço que fica entre o rolamento maior e o batente do eixo da Lefty, inclusive é suposto as lojas vendedoras da marca terem à venda umas anilhas para meter lá e anular a folga e há mesmo quem faça esse espaçador a partir duma lata de refrigerante ou coisa do género, o importante é que resulta.

Hoje foi dia de experiências, tirei a roda, limpei o eixo e primeiro experimentei com uma tira de câmara de ar de estrada a ocupar toda a área onde depois fica o rolamento e também por cima do batente. Aperto a roda no sítio e adeus folga, fiz aquilo rodar um bocado mas a roda ficou um bocado presa, tiro a roda e a tira de câmara de ar estava toda desfeita.

Segunda experiência, fita isoladora preta, uma volta também na zona do rolamento e por cima do batente. Aperto a roda no sítio e mais uma vez zero folgas mas desta vez a rodar livremente, como nova! Tiro a roda e vejo que o rolamento cortou e empurrou a fita até ao batente e por lá ficou a preencher a folga. E eu encantado da vida, foi só meter um pouco de massa e voltar a meter a roda, problema resolvido!


Esta tarde já foi ao teste

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Uma volta de BTT bem a sério e numa zona com muita pedra, como comprova a foto, e a roda da frente chegou a casa como estava quando saiu, sem folgas.
Agora até voltar a ter folgas vai continuar assim.

Por isso, antes de gastarem dinheiro em rolamentos, façam a experiência de meter ali antes do batente um elástico, ou uma tira muito estreita e câmara de ar de estrada, ou uma volta de fita, ou qualquer coisa que faça o mesmo efeito e vejam se o problema é mesmo dos rolamentos ou se a folga é entre o rolamento e o batente do eixo da Lefty.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Assim de repente com pouca luz e paint skills, o melhor que consigo é isto:

IMGA0381.JPG



Epah, este cubo fez 37 km no mato desde que foi limpo e lubrificado e já tem a massa toda castanha! Dass!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Meti na zona do rolamento até por cima de onde tenho a seta, mas ao apertar a roda o rolamento empurra a fita para onde está a seta.
 

JFNeves

Member
Hoje apos uma volinha na flash, eis que olho para a roda de tras e penso: deixa-me ver se a roda ainda "abana" e se a cola rosca ainda está a fazer efeito. Meto lá a mão e... A RODA ABANA.... aiiii... fiquei completamente desmotivado. Começei logo a pensar: gasto 900 euros numas rodas e em 7 meses, levaram um rolamento novo à frente e a roda de trás, oscila , como se estivesse solta! Entretanto pensei... sera que tenho a roda devidamente apertada ? Apetada estava, mas pelos vistos não o suficiente, pois apos apertar bem o aperto rapido, a roda deixou de "abanar"....
Desculpem o desabafo, mas tinha que partilhar isto :)
Uma boa noite a todos...
 

Pedro_Vegeta

New Member
Boas pessoal, preciso de ajuda urgente..não sei como trocar o travão de trás..nem a manete nem a pinça passam entre a lefty e o quadro..alguém me pode ajudar???
 

pfafe

New Member
eu ja passei por isso... quando troquei-os avide que tinha na bike pelos xtr cheguei a esse passo i disse i agora???
tive de tirar fora a suspensão para poder retirar os travões i colocar os novos... se tiveres ferramenta tira-a tu em casa se na tiveres vai a uma loja que eles retiram isso... i podes sempre aproveitar que tens a lefty fora para colocar massa nos rolamentos da caixa de direcção... espero ter ajudado...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O mais fácil mesmo é tirar a bicha do travão da manete e depois voltar a metê-la.
Se o travão for novo possivelmente é preciso fazer isso de qualquer das maneiras para cortar a bicha à medida.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Já não actualizo aqui a minha máquina à algum tempo, para que ninguém fique com saudades cá vai disto!


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São 5 as alterações que fiz já em 2014. Descubra as diferenças...
 

antoniojoaquim

New Member
Ficaçador qual a altura que tens desde o eixo pedaleiro ao topo de selim? Estou para comprar uma F29, mas na dúvida entre dois tamanhos, daí a pergunta!

Cumprimentos
 
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