A minha F29 tinha a direcção um bocado presa, decidi que estava na hora de uma revisão na direcção.
Numa bicicleta normal é coisa para se fazer em 1/4 de hora nas calmas, numa Cannondale com Lefty e o seu System Integration... É coisa para dar algum trabalho!
Depois de desapertar os 2 parafusos da Lefty e de uns bons 5 min a dar à chave de movimento pedaleiro BSA para desapertar o tubo inferior, tive a sorte do tubo inferior não descer e ser o avanço a subir, é uma sorte porque nem sempre acontece assim e o avanço é o que mais custa a remover. Mesmo assim é preciso alguma força para tirar o avanço e o tubo precisa de umas marteladas para sair, eu usei uma chave mais grossa que o tubo para enfiar lá e dei umas marteladas na chave.
Umas pancadas mais tarde e com tudo finalmente desmontado, há que limpar bem tudo e tirar todos os grãos de areia das roscas do tubo e do avanço, aquela zona acumula sempre muita areia e não convém voltar a enroscar com areia lá pelo meio. Antes de montar, claro, há que lubrificar devidamente com massa as partes onde há contacto.
O rolamento de cima estava impecável, o de baixo nem por isso, mas o tratamento é igual para ambos, limpar e aplicar massa.
Vamos agora para a montagem. Começamos pela tampa da caixa de direcção e depois entra a Lefty. Não esquecer de fazer passar as bichas do travão e desviador traseiros junto à testa de direcção entes de meter de volta a Lefty, senão as bichas ficam a passar por fora!
De seguida entra o avanço, é preciso alinhar a Lefty com a tampa da caixa de direcção e a testa do quadro para o avanço conseguir entrar um pouco, e mesmo assim só à força. Depois disso é o tubo que entra por baixo, forçando a entrada devemos conseguir enfiar o tubo quase todo.
Problema: No interior da testa o tubo não chega ao avanço e por isso não dá para enroscar. Solução: Martelo! Com um maço ou algo para proteger o avanço, dar-lhe umas marteladas por cima até o avanço descer o suficiente para empurrar o tubo para baixo. Depois disto basta enroscar o tubo e ao fim de uns minutos de enroscanso vai finalmente tudo ao sítio, basta alinhar a direcção e apertar os dois parafusos da Lefty.
Se o avanço ficar no sítio e for o tubo a sair primeiro a coisa complica-se, mas não há problema. Depois de desenroscar completamente o tubo, volta-se a enroscar só um pouco e vai à martelada por baixo no tubo até o avanço subir um pouco e o tubo voltar quase ao seu sítio, claro protegendo devidamente o tubo do martelo.
Depois disso, desenrosca-se e tira-se o tubo e na ausência da ferramenta indicada precisamos de um pau para enfiar por baixo e martelar o avanço dali para fora.
Sempre que precisarmos de desmontar a Lefty, adicionar ou remover anilhas espaçadoras ou ter acesso à caixa de direcção, é este procedimento que é necessário ser feito.
Já agora, caso interesse a alguém os pesos:
Ah, e finalmente encurtei os cabos dos travões Hope, se soubesse que era tão fácil já o tinha feito à tanto tempo! Nem precisei de nenhuma ferramenta especial nem de peças extras nem de sangrar depois, mas precisei de um isqueiro :huh:
Numa bicicleta normal é coisa para se fazer em 1/4 de hora nas calmas, numa Cannondale com Lefty e o seu System Integration... É coisa para dar algum trabalho!
Depois de desapertar os 2 parafusos da Lefty e de uns bons 5 min a dar à chave de movimento pedaleiro BSA para desapertar o tubo inferior, tive a sorte do tubo inferior não descer e ser o avanço a subir, é uma sorte porque nem sempre acontece assim e o avanço é o que mais custa a remover. Mesmo assim é preciso alguma força para tirar o avanço e o tubo precisa de umas marteladas para sair, eu usei uma chave mais grossa que o tubo para enfiar lá e dei umas marteladas na chave.
Umas pancadas mais tarde e com tudo finalmente desmontado, há que limpar bem tudo e tirar todos os grãos de areia das roscas do tubo e do avanço, aquela zona acumula sempre muita areia e não convém voltar a enroscar com areia lá pelo meio. Antes de montar, claro, há que lubrificar devidamente com massa as partes onde há contacto.
O rolamento de cima estava impecável, o de baixo nem por isso, mas o tratamento é igual para ambos, limpar e aplicar massa.
Vamos agora para a montagem. Começamos pela tampa da caixa de direcção e depois entra a Lefty. Não esquecer de fazer passar as bichas do travão e desviador traseiros junto à testa de direcção entes de meter de volta a Lefty, senão as bichas ficam a passar por fora!
De seguida entra o avanço, é preciso alinhar a Lefty com a tampa da caixa de direcção e a testa do quadro para o avanço conseguir entrar um pouco, e mesmo assim só à força. Depois disso é o tubo que entra por baixo, forçando a entrada devemos conseguir enfiar o tubo quase todo.
Problema: No interior da testa o tubo não chega ao avanço e por isso não dá para enroscar. Solução: Martelo! Com um maço ou algo para proteger o avanço, dar-lhe umas marteladas por cima até o avanço descer o suficiente para empurrar o tubo para baixo. Depois disto basta enroscar o tubo e ao fim de uns minutos de enroscanso vai finalmente tudo ao sítio, basta alinhar a direcção e apertar os dois parafusos da Lefty.
Se o avanço ficar no sítio e for o tubo a sair primeiro a coisa complica-se, mas não há problema. Depois de desenroscar completamente o tubo, volta-se a enroscar só um pouco e vai à martelada por baixo no tubo até o avanço subir um pouco e o tubo voltar quase ao seu sítio, claro protegendo devidamente o tubo do martelo.
Depois disso, desenrosca-se e tira-se o tubo e na ausência da ferramenta indicada precisamos de um pau para enfiar por baixo e martelar o avanço dali para fora.
Sempre que precisarmos de desmontar a Lefty, adicionar ou remover anilhas espaçadoras ou ter acesso à caixa de direcção, é este procedimento que é necessário ser feito.
Já agora, caso interesse a alguém os pesos:
Ah, e finalmente encurtei os cabos dos travões Hope, se soubesse que era tão fácil já o tinha feito à tanto tempo! Nem precisei de nenhuma ferramenta especial nem de peças extras nem de sangrar depois, mas precisei de um isqueiro :huh: