29er Comportamento Cannondale F29c 2013

nmp

Member
Ficaçador eu até percebo o que estás a dizer... Mas se a suspensão tiver um problema que implique, para o resolver, fazer uma pequena revisão (mudar óleo, etc), a marca só tem que se chegar à frente! No meu ponto de vista claro!
Uma peça que teria que durar no minimo 2 anos cedeu ou vem com problemas de fábrica... Cabe à marca fazer os testes necessários para isso não acontecer antes das leftys sairem pra rua! Imagina que rebenta uma anilha qualquer que custa 50 centimos e implica desmontar aquilo tudo, trocar óleo, etc... Não me parece justo suportar custos de toda a operação!!!

Também não vou estar com muitas esquisitices, pois quero é que resolvam o problema!! E sinceramente a questão da garantia é que menos me preocupa pois sei que tenho razão e a loja também sabe que não está a lidar com nenhum "garoto"! Às vezes é nestas questões que as marcas e as lojas ganham ou perdem clientes... Vamos ver o meu caso!

Telefonicamente já me informaram que, na eventualidade da suspensão ter que ir pra fora (Espanha), não terá nenhum custo para mim pois será ao abrigo da garantia. Apenas se verificarem que o problema foi causado por mau uso é que terá custos! Esta opção, para mim, está fora de hipoteses porque a lefty sempre foi religiosamente tratada... Mas vamos ver, não vá o diabo tecê-las!

Por motivos de trabalho não poderei entregar hoje a bicicleta, só amanhã! Quando tiver novidades aviso! Servirá de exemplo para futuros desafortunados!

Boas pedaladas
 

pfafe

New Member
boas pessoal...
tenho uma duvida na minha F29, ela tem 1850KM será que ja devia ou devo fazer a revisão a lefty???
 

JFNeves

Member
Penso que não podes ver a coisa em km, mas sim em número de horas de uso.
Pelo que sei, a cada 100 horas deves fazer uma revisão.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A minha já tem mais de 2500 km, pelas horas de funcionamento já devia ter a revisão das 100 h.
Essa revisão intermédia é apenas ao telescópio, ou seja, limpar e meter novo o óleo que lubrifica os rolamentos, o casquilho e o retentor. Na minha, enquanto a Lefty trabalhar livremente sem notar qualquer atrito a mais que o normal, não lhe faço revisão intermédia.

Gostava mesmo era de encontrar um service guide para a lefty hybrid, para lhe fazer eu a revisão, mas parece que a Cannondale não está muito interessada em proporcionar aos seus clientes esses detalhes...

Além disso, ao que parece esta Lefty de 2013 tem espaçadores e redutores de volume lá dentro que só estão a atrapalhar, além do óleo do semi-banho ser demasiado espesso. Sobre esses problemas e sugestões há muito para ler aqui.

Ou seja, quando decidirem que está na hora da revisão da Lefty 2013, é boa ideia entregar esse trabalho a um bom "artista".
 

nmp

Member
Boas Ficaçador,

Aquando da revisão, e se ainda estiver dentro do período legal da garantia, temos que levar a um representante da marca pra fazer a revisão, caso contrário, corremos o risco de não se chegarem à frente se acontecer algum problema!
Fora da garantia, como sou do norte do país, só a levarei a um sitio para fazer a revisão (um mecânico muito bem cotado em termos de manutenção a leftys em Braga). Não coloco o nome por causa da publicidade!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A garantia é vitalícia para a estrutura principal e de 2 anos para os internos da treta da RockShox.
Só devo avançar para a revisão quando a bicicleta tiver um ano, dependendo do sítio para onde a levarem a fazer a revisão e do preço pedido talvez a faça junto do representante, mas se achar que se estão a esticar demasiado no preço pedido ou não se comprometerem a meter a suspensão como eu a quero, nem lhe põe os olhos em cima e vou à procura de um tal "artista". Entre funcionamento e garantia, eu escolho o funcionamento.
A partir daí faço eu a revisão em casa, que poupo muito dinheiro e deixo-a como quero, com ou sem service guide.

Este fim de semana se arranjar uma bomba para suspensões vou experimentar a retirar o redutor de volume, pelo que li é uma operação bastante simples, rápida e reversível que vai deixar o comportamento da suspensão mais linear e a utilizar melhor todo o curso.
Depois conto como fica a Lefty após a alteração, mas pelo que li é unânime que vale mesmo a pena e faz toda a diferença.
A outra alteração aconselhada é usar um óleo de semi-banho menos viscoso para a lubrificação dos rolamentos, casquilho e retentor. Isto vai dar maior sensibilidade à Lefty e vai ser uma exigência minha quando chegar a altura da revisão.

Já agora, sejamos honestos, esta Lefty Hybrid 2013 não é a suspensão maravilha super sensível que tanto se ouvia falar. A verdade é que estava à espera de melhor, de mais sensibilidade, de melhor aproveitamento do curso, de um comportamento menos progressivo, e que fizesse de facto os prometidos 90 mm, que mesmo assim já acho poucos.
 

pfafe

New Member
boas ficaçador... se retirares os tais retentores ou anilhos como lhe quizeres xamar vais deixar a bike com 110mm d curso, eu ja fiz isso na minha mas mesmo assim nao chega aos 90mm, quanto ao oleo quando comprei a minha passado duas semanas fui la afinar a bikei eles trocaram o oleo da lefty por um mais fino sem ter de pagar nada.
ou seja a cannondale mandou uma nota para os vendedores pra trocarem os oleos as leftys na minha ja ta feito a muito agora vao a loja e exponham o caso...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
pfafe, estamos a falar de coisas diferentes.

Tu estás a falar das anilhas limitadoras de curso, uma alteração que também pondero fazer caso me garantam que não afecta a vida dos internos.

Eu estou a falar do redutor de volume de ar, que vem de origem o de 60mm. Alterar o volume da câmara de ar vai alterar o comportamento da suspensão, com menos volume a pressão cresce mais rapidamente com o avançar do curso e o comportamento é mais progressivo, com mais volume é mais linear.
Alterar o volume da câmara é uma afinação comum e a Cannondale já tem à venda kits de redutores de diferentes comprimentos para se afinar conforme a preferência de cada um. Eu tenho uma preferência muito grande por um comportamento mais linear e por isso duvido que depois de retirar o redutor de 60 mm lá volte a meter qualquer outro.

Se alteraste o limite do curso de 90 para 110 mm mas mantiveste o redutor de 60 mm, então na prática foi como se não tivesses alterado nada pois é o excesso de progressividade no final de curso que o está limitar, por isso é que mesmo assim não consegues os 90mm.
 

nmp

Member
Boas Ficaçador,

Por acaso já tinha ouvido um artista em leftys falar nessa operação de retirar o redutor de volume. Nunca li muita coisa sobre o assunto, mas tenho alguma curiosidade em saber se realmente resulta num comportamento mais linear. Se realmente efetuares essa alteração coloca feedback.
Quanto às criticas que fazes da lefty partilho de algumas, efetivamente esta hybrid de 2013 tem ainda algumas afinações a fazer para ficar com a cotação tão badalada aquando da sua saída pró mercado! Mesmo assim acho que tem uma leitura do terreno invejável face ao meu termo de comparação anterior...durante dois anos utilizei uma Fox32 RL ALPS OB.
 

wawando

Member
Boas,
Em que posicao 'e que vcs utilizam a afinacao de rebound?
E' que a testar na garagem nao noto diferenca quase nenhuma. Mas pode ser como a susp traseira que parecia que mexia muito e a andar funciona impec.
Thx
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu também quase não noto diferenças na afinação do reebound. No tópico do fórum MTBR que apontei antes li de quem se queixa-se que o reebound mesmo na posição mais rápida era demasiado lento, a solução era substituir também o óleo do amortecedor por um mais "fino".
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Esta é a maldita peça que faz a Lefty Hybrid 2013 ter um comportamento demasiado progressivo e aproveitar mal o curso disponível.

DSC_0080.jpg



Tirei o redutor e no fim meti cerca de 20 PSI a mais do que tinha antes, pois como a pressão vai aumentar mais lentamente ao longo da compressão é preciso meter um pouco mais de pressão para não bater no fundo mais facilmente.

Ainda só andei uns metros enquanto forçava o guiador para cima e para baixo, mas do pouco que andei nem noto os 20 PSI a mais, sinto que troquei uma RockShox por uma Manitou ou uma Magura, muito mais linear, muito mais do meu agrado!

Agora falta testar no terreno...
 

nmp

Member
Boas Ficaçador,

Sempre retiraste o redutor de volume :)
Depois de experimentares podes dizer-nos se efetivamente notas uma diferença significativa!

Já agora aproveito pra perguntar se é uma operação dificil de fazer? Quando tiveres um tempinho podias colocar aqui os passos a seguir pra quem quiser fazer o mesmo!
Pelo que li no forum MTB é uma uoperação reversivel, mas que nem todos são adeptos, pois os mais fundamentalistas dizem que a médio/longo prazo pode causar algum tipo de dano à lefty. O que é certo é que não consegui pereber porque fundamentam esta teoria!

Abraço
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Colocar os passos a seguir para quem quiser fazer o mesmo? Não querias mais nada não?

[video=vimeo;78409342]https://vimeo.com/78409342[/video]


Coloco mas é um vídeo!


Como dá para perceber, esta modificação não é nada demais.
É preciso uma chave de bocas de 24mm, uma bomba para suspensão, uma chave sextavada de 6 mm, um parafuso de 6 mm e um alicate.

Colocar o redutor lá outra vez é igualmente fácil.
Danos na Lefty não me parece, só se meterem pouca pressão e esgotarem o curso frequentemente.

Não esquecer 2 coisas importantes:
- RETIRAR TODO O AR antes de desenroscar a tampa com a chave de bocas, caso contrario a tampa pode sair dali disparada e aleijarem-se a sério!
-No fim, meter um pouco mais de pressão do que tinham antes, pois como a pressão vai passar a aumentar mais devagar ao longo da compressão vai ser mais fácil esgotar o curso.


Amanhã vou experimentar esta alteração no terreno e depois digo coisas... Mas tenho a certeza que não me vou arrepender!
 

RETOKUNAGA

New Member
Muito bom este tópico!!!
Eu também estava à procura de algo para deixar mais linear o funcionamento da lefty 2013, as lefty de anos anteriores são muito mais linares e muito mais macias.
O volume de ar deve ser a solução e tem um kit que serve para fazer um tuning da lefty e escolher melhor o funcionamento pelo volume de ar, mas não me parece esta peça que foi removida!!
http://www.cannondaleexperts.com/Ca...-Tuning-Volume-Reducer-Set--KH076-_p_328.html
 
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