29er Comportamento Cannondale F29c 2013

nmp

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Boas pessoal,

Ora segundo testes que fizeram à suspensão informaram-me que não baba óleo. O óleo que foi saindo era proveniente do excesso que trazia para lubrificação da baínha! Disseram-me que é comum ficar apenas um fio de óleo na bainha, na zona onde a suspensão atingiu o curso máximo durante a volta, sinónimo da lubfificação. Entretanto mudaram-me o óleo da lefty por um mais fino.

Nas vossas é comum notarem essa marca da lubrificação da bainha?

Em principio, no fim de semana já devo dar uma volta e verificar o comportamento e se o excesso de óleo desapareceu!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
wawando, é o que me está a faltar é levar a F29 para a montanha. Só andei nela no domingo e foi um passeio muito fraquinho para tirar partido do curso mais linear. Não a notei mais confortável, mas que está mais linear isso está e quando passar por uns pedragulhos e raízes vou notar a diferença.

nikofield, eu tirei o redutor de volume de ar, não o redutor de curso. O curso continua a não chegar aos 90 mm, apenas os aproveito melhor.
 

nikofield

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FiCaçador : onde circula o óleo?
Eu fiz o reset da minha f29 2013 com a bike posicionada c as rodas no chao e qd retirei o ar saiu um pouco de massa (pasta esverdeada) é normal?
A minha experiência é pouca, mas eu afino o rebund e nao noto diferenças, é normal?
Tenho 63kg e coloquei a pressão de +/- 100psi ou seja +/- 7,8bar.
Que devo fazer para ajustar melhor o trabalhar da suspensão?
 

Rui Marçal

New Member
Boas pessoal das lefty,

A massa esverdeada é normal sair quando se esvazia a lefty.

Mas as lefty de 2013 que eu saiba não precisam de fazer o reset...porque o fizeste?

Acho estranho não notarem nada quando alteram o rebound...na minha de 2012 nota-se e muito. Não tem nada a ver.

Por exemplo, com o rebound mais rápido, a descer umas escadas, a lefty atté salta para cima tal a rapidez de recuperação. Em pedra solta até se torna mais instável, pois vem tal tal maneira rápida para cima como vai para baixo.

No meu caso tenho mais lento para evitar isto. Como faço muita pedra, prefiro ter a lefty mais lenta a recuperar para ter melhor domínio.
 

Medroso#78

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Boas,

Nem mais.... tal como diz e bem o nosso amigo Rui Marçal, com o rebound mais lento, a suspensão/amortecedor lê muito melhor o terreno (sendo lefty ou outra suspensão/amortecedor qualquer, obviamente). Dá outra segurança/confiança ao rider.... recuperando rapidamente, para além te tirar estabilidade à bike, massa muito mais os braços/corpo. ;)

obs: para se fazer o teste é no mato, e não com a bike parada ok..
 
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cmorgado

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Boas, já venho a seguir este tópico a algum tempo pois como recente proprietário de um lefty 2013 despertou-me o interesse a discussão.
Esclareçam-me s.f.f o que querem dizer quando falam em mais linear.
Pessoalmente tou a adorar a suspensão, ao contrario do que aqui já disseram eu tenho feito uso quase sempre do curso total da mesma, nunca faço menos dos 90 mm. Também não noto grande diferença no rebound mas como não gosto dele muito rápido nem muito lento para mim está óptimo.
 

Medroso#78

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O que compreendo quando se diz/quer uma suspa com um "funcionamento linear", compreendo que seja uma suspensão nem totalmente race (rígida), nem super soft (200% confortável). ;)

....totalmente soft, ganha-se no conforto, perde-se no "rendimento", rígida, fica uma bike mais rápida, mas.... teremos menos horas diversão (fadiga precoce), menos estabilidade/confiança nos trilhos... a bike fica mais "bruta". :)
 
Penso que o que significa um funcionamento linear, é que esta tenha uma sensibilidade igual ao longo de todo o curso, e funcionamento progressivo é que normalmente a suspensão vai ficando mais dura quanto mais curso é utilizado.

O progressivo é a regra nas suspensões, pois deste modo tenta-se evitar que estas batam no fundo em impactos maiores.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Num gráfico, linear é uma recta, progressivo é uma curva para cima.
Uma suspensão linear é uma suspensão em que a força necessária para a comprimir vai aumentando ao mesmo ritmo a que a suspensão comprime, o contrário é uma suspensão progressiva em que a força necessária para comprimir a suspensão aumenta mais depressa do que aquilo que a suspensão comprime.

As suspensões a molas são sempre mais lineares, porque a elasticidade de um material é linear.
Nas suspensões a ar, a pressão vezes o volume dá um valor constante, o que faz com que quando o volume se aproxima de zero a pressão aproxima-se de um valor infinito, e é por isso que são mais progressivas.

Neste caso, ao tirar o redutor de volume, estou a afastar ainda mais um pouco esse ponto em que a pressão tende para infinito.


Na pratica, significa que quando antes passava por uma raiz e a suspensão comprimia 50% do curso, agora esse impacto de passar por cima dessa raiz já vai ser suficiente para utilizar 80% do curso e os meus braços não vão precisar de lidar com o resto.
 

wawando

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@cmorgado: Utilizas mesmo os 100mm? Eu mesmo depois das descidas mais a fundo, nao passo dos 80mm. Se calhar saltas mais. Eu salto mt pouco.

A questão é se temos suspensão com 100mm de curso é para o utilizar bem. Eu estou como tu, a adorar a bicla em tudo. Mas como gosto de experimentar, estou curioso em relação a esta coisa de utilizar o curso todo.

Já agora, eu peso 81kg e a minha estava com 110 psi (tenho uma bomba de susp da decathlon).

Pus 130 (valor indicativo que vem no manual) e o sag ficou para ai 10%. Voltei aos 110psi. É pouquissimo... Se calhar o manómetro da bomba está meio faralhado... mas na Reba os valores recomendados e medidos correspondiam.

@cmorgado: qual é o sag e pressão que tens na tua?
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Se eu quisesse apenas rendimento metia uma forqueta rígida, mas numa suspensão o que eu procuro é conforto e controlo sobre a frente.
A história do rendimento e da suspensão mais dura é muito bonita para aqueles tipos que vemos na redbulltv durante uma hora e meia a andar num circuito em que passaram os dias anteriores em reconhecimento, mas comigo isso não pega.

Para mim que ando 3h, 4h, 6h, as horas que forem em percursos que só conheço a altimetria e mal, rendimento é uma maneira bonita de dizer que a suspensão não presta.
 

Rui Marçal

New Member
Para 81kgs na lefty anterior a esta deveria ter uma pressão a rodar os 115psi...

A minha depois de vir da 88+ passou a andar com cerca de 100psi, antes andava nos 110 psi pesando eu cerca de 77kgs.

No caso da minha lefty, ela faz facilmente os 50%. Mas em muitos drops que faço, vai mesmo aos 100%, disso não tenho dúvidas, antes e depois de ir à 88+.
 

cmorgado

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wawando, até ver ainda nunca cheguei aos 100mm certos, mas posso-te dizer que como a suspa é nova e ainda tem a borrachinha, cada vez que a ponho para cima antes de qualquer volta, quando chego a casa ela pára sempre entre os 96mm e os 98mm. Isto com 80 a 85 psi, suficiente para os meus 60 kg. o sag não sei, é raro medir, meto apenas a pressão indicada pela marca e depois vou ajustando tudo no terreno, levo a bomba e vou metendo ou tirando pressão até ficar ao meu gosto ao mesmo tempo que vou ajustando o rebound.

FiCaçador, eu partilho da tua opinião, além de que se quiser a lefty rija basta bloquear que faz bem o serviço.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Normalmente a pressão/peso do rider que vem nos manuais, aconselha a meter a mais ar, do que é realmente ideal para o nosso peso. Por isso nada como testar várias pressões ao longo de vários tipos de piso. ;)

Uma suspensão tendo o seu curso, é para se usar TODO. Por vezes fazemos o teste em casa, com a bike parada, fazendo pressão/peso na frente e ver até onde "afunda".... parece-nos demasiado mole, mas na prática, a rolar no terreno o funcionamento/eficácia é outra... se pensar-mos um pouco na nossa posição a pedalar, e PRINCIPALMENTE a descer, vamos "sentados"/posicionados o mais atrás possível, logo a pressão/peso que exercemos na frente é mínimo..... então para quê ter pressão a mais!? ;)

Eu era dos tais que tinha SEMPRE pressões exageradas, uma altura em conversa com o pessoal, fiz o teste.. a partir daí sim, passei a pedalar em bikes FS. Até a subir, a pressão estando correta, é muito melhor, a bike faz uma leitura muito superior ao terreno.
 

wawando

Member
Ando a ganhar coragem para tirar o redutor. Entretanto tirei o ar todo e sem ar o curso max é 80mm... Nao passa dai... Ou com a pressao mexe mais alguma coisa que sem ar a a mão não dá para testar?
 
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