compatibilidade 10v e 9v

BikeBrother

New Member
Pelas imagens que vi de facto parece-me que o desviador que tenho cá em casa é mesmo de 9v. Mas vou confirmar isso na bike de um colega, porque já tinha lido algures que os desviadores de 10v não funcionam correctamente para 9v. Salvo erro acho que foi com um SRAM XX.

Mas tenho de descobrir o que ali se passa.
 

spyaxman

Member
Boas pessoal

Li o topico mas toda a gente tem uma opiniao e gostava de saber pessoal que experimentou ou esta na mesma situaçao.
Necessito de um desviador traseiro mas estava a pensar fazer o upgrade para dez. Alguem que tenha testado desviador tras 10v com casste e shifter 9v? era para nao comprar tudo de uma vez.LOl
 

tinric

Super Moderador
Para acordar este tópico agora que me deu a mesma curiosidade...

Em breve perco o amor a umas horas ou minutos e testo... mas já alguém experimentou um desviador de 9V (seja um X0 9V por exemplo) a trabalhar com transmissão de 10v (cassete, corrente e manipulos)?

A minha ideia é simples... será que posso aproveitar o meu X0 9V com uns rotativos novos 10V e uma cassete 10V????

Já alguem testou na prática??

Na teoria e segundo os sites oficiais das marcas sabemos que não... e não prática?

Pois teorias à parte... se a cassete 9 e 10 gastam o mesmo curso de um desviador.. eles deviam (sei que não é assim) mas deviam funcionar do mesmo modo com manipulos 9 ou 10...

não!?!?
 

FMCurto

Active Member
Funcionar deve funcionar mas ouvi dizer que o problema que pode originar alguns "soluços" é a corrente não assentar na roldana do jockey como deve ser.
Dará para usar as roldanas de 10v num desviador de 9v?Não sei mas se sim é capaz de contornar o problema de forma simples e barata...
 

Drácula

New Member
Brevemente vou alterar a minha transmissão toda de 3x9 por 3x10, comprando tudo de novo, pois quero melhorar o meu equipamento Alivio/SLX tudo por SLX.
A pedaleira gostava de manter 22-32-44, sendo que as de 10 velocidades não há nenhuma com esta dentição, (as que tenho visto são 24-32-42) pelo que possivelmente vou ter tudo indicado para 10 velocidades, desde casssete, manípulos, 2 desviadores e corrente, tendo uma pedaleira 22-32-44 indicada para 9 velocidades.
Já sei que funciona, pois conheço uma pessoa que tem isto esquipado mas provoca grande desgaste na pedaleira?!?

A outra questão coloca-se na cassete, pois vai ter um prato com 36 dentes. Ou seja na pedaleira vou ter um prato com 44 e na cassete um prato com 36. Mesmo tendo um desviador com caixa longa será possível meter esta mudança?!? Sei que não é aconselhada e não tenho por hábito usar a corrente cruzada, mas gostava de saber se dava!

Eu quero ter esta transmissão pois a minha bike é roda 29, e a subir grandes paredes a avozinha começa a tornar-se pesada para mim (falta de treino). E há bicicletas com esta transmissão de origem: http://www.scott-sports.com/pt/pt/products/227716006/bike-scale-970-s/
 
Boas

Mesmo não sendo entendido na matéria vou-te responder :)

1- não tens problema em usar essa pedaleira. O desgaste nos pratos 9v até vai ser menor do que nuns de 10v contudo a diferença deve ser desprezável.
Vais ficar com uma 1ª velocidade muito curta (22-36) e com uma ultima (44-11) extraordinariamente longa (associado ao perímetro da roda 29 deve ser possível ainda pedalar a uns 70km/h :) )
Se quiseres uma transmissão mais equilibrada mas com menos amplitude trocas o 22 por um 24 (se achares o 22 "leve demais") e o 44 por um 40.

2- Para engrenar uma 44-36 é possível mas tens de ter uma corrente longuíssima que depois numa 22-11 até te vai andar a raspar no chão. Corta a corrente num comprimento intermédio e esquece que relações de prato 44 e as 3 maiores da cassete existem. Como dizes não andes a cruzar demais a corrente que isso é preguiça ou falta de conhecimento :) .
 

Drácula

New Member
A talega 44-11 já eu tenho actualmente e até nem acho pesado demais, mesmo numa roda 29. O objectivo ter a 1ª 22-36 pois a roda 29 fazia-lhe falta ter uma mudança mais leve para subir paredes que a 22-34 que tenho actualmente.
Eu não tenho por hábito cruzar a corrente, mas pôr 3x10 e saber que há mudanças que não podem entrar para mim não dá :p
No link que coloquei acima está uma Scott que vem equipada com essa transmissão de origem, ou seja, nos 2 pratos grandes tem a dentição 44-36.
 
1- 44-11 numa 29 é praticamente andamento de estrada e não achas pesado demais, pergunto-me em que circunstancias tiras partido disso. Um prato 44 numa 29" equivale +- a um 47 ou 48 numa 26"... não conheço nenhuma BTT com talega de 47.

2- Não estou a entender porque havias de querer engrenar um 44-36. Acho que estás só a pensar teoricamente pois na prática no terreno vais-te ver obrigado a meter o prato 32 antes de precisares subir mais na cassete... ou vais querer espremer 10 velocidades de cassete no prato 44??? só encontro lógica na teoria. Ou então tens maus hábitos e tens de treinar mais meter velocidades como mandam os manuais lol

Os fabricantes mandam para o mercado muita coisa só porque têm grande stock ou arranjam a preço da chuva. Quem não se lembra das 29s de há 2 anos que vinham com avozinha 26 e 28 com cassetes 32 e 34... aquilo era pra desmontar nas subidas ou então rolar em plano... Muita gente se assustou com as 29s porque eram muitooooo pesadasss e afinal tinham era uma transmissão ridicula...

conclusão: isso não vai explodir, se queres mesmo assim vai em frente!! Deixa a corrente longa e está a dar ao pedal em 44-36!
 

PFCJ

Member
Fartei-me de ler o tópico e fiquei ainda com dúvidas.

Preciso de um desviador traseiro. A minha transmissão é de 8V, estava para comprar um shimano slx de 10v mas será que vai funcionar? Ou é preferível comprar o de 9 apesar de sair mais caro?

Obrigado

Boas pedaladas
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

(Shimano) 7v + 8v + 9v = têm o mesmo rácio e são compatíveis entre si.

10v, só trabalha com shifters de 10v.

O desviador dianteiro é sempre compatível entre marcas e nr de velocidades.

Quanto ao desviador ser um SLX; acho que com um Deore ou até mesmo um Alivio ficavas bem servido (parto do pressuposto que os teus shifters devem ser uns Alivio ou inferiores).

Um abraço

ny12xx
 

PFCJ

Member
Pois bem me parecia :).

Sim os meus são Alivio, tava a escolher o SLX pois a diferença era de 80cents para o Deore ;).

Obrigado.

Boas pedaladas
 

fabio viana

Well-Known Member
boas, surgiu-me agora uma duvida.
como eu estou a pensar mudar para 10vl quando tiver a roda de tras nova, queria saber se era possivel comprar agora os manipulos e desviador traseiro sram x5, e depois com o tempo mudar a cassete e corrente.

ps: atualmente tenho 8velocidades e a ideia era meter o desviador e manipulos a funcionarem na cassete de 8velocidades.

Abraços

boas pedaladas
 

fabio viana

Well-Known Member
entao quer dizer que se eu comprar agora os manipulos para 10v sram x5 e desviador para 10vl sram x5, não iram dar com a cassete de 8v??
 

mlouro

New Member
Boas pessoal,

Tenho um setup 2x9 de origem (com desviador SLX de 2 pratos) e pratos rotor q-rings (23-33), mas shifter SRAM x7 2x10.. apesar de funcionar relativamente bem, penso que a passagem entre pratos devia ser mais suave/rápida. Será que o problema são os pratos (já li que os rotor não são tão suaves nas passagens) ou será há alguma vantagem em trocar por um shifter dianteiro 3x9?

Obrigado
 

JETSTREAK

Member
Boas pessoal
Tenho uma transmissão completa de 3x9v sram e vou ter que trocar o desviador dianteiro posso comprar um 3x10v a pensar
no futuro ou vou ter dificuldades nas afinações?
Alguém já experimentou?
Cumprimentos
 
Aproveito para perguntar o seguinte:

Tenho um desviador traseiro Shimano XT a trabalhar com 9v.

Quando derreter a cassete, conseguirei pô-lo a trabalhar em 10v trocando obviamente para além da cassete, os manípulos e corrente (eventualmente pedaleira)?
 
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