compatibilidade 10v e 9v

klaser, esse "Não" com tantas reticências é uma certeza ou um palpite? :)

Porque se a cassete de 10v ocupa o mesmo espaço de uma de 9v porque os carretos são mais estreitos (implica também a troca de corrente), o desviador trabalha dentro desses parâmetros... sendo que o manípulo irá controlar o seu movimento... o que é que me está a falhar?

Não estou a afirmar que tem de dar, estou a apresentar o meu raciocínio após ter lido este tópico, ainda não vi uma resposta conclusiva... se não dá gostava também de perceber o porquê.
 

klaser

Well-Known Member
Essas reticências é pq o fórum não aceita uma resposta tão curta como um "não"....Acho que já foi mais que explicado porque não dá,o desviador de 9V tem um rácio de puxada de cabo diferente do de 10V...
Resumindo,com o manípulo de 10V, o desviador de 9V não vai puxar a mesma quantidade de cabo que o desviador de 10V,por ter arquitetura diferente...Não podes pensar que um manípulo a puxar 2mm de cabo fará com que o desviador se desloque os mesmos 2mm...
 
Obrigado klaser :)

Vi essa explicação relativa a 9v/10v da SRAM, então quer dizer que para a Shimano os rácios também são diferentes entre os dois sistemas.....

Ou seja a trocar, tem mesmo de ser tudo...
 

RTC

Super Moderador
Sei que pelo menos com desviador Sram, seria possível. Um amigo meu tem assim e funciona às mil maravilhas. Shifters XTR980/cassete xt10v/desviador traseiro X0 9v. Pedaleira XTR970 com 2 pratos 38/24.
 

klaser

Well-Known Member
Os rácios mudaram para o shimano 10V em relação aos shimano 9,8,7V....Por que dantes esses sistemas partilhavam todos o mesmo rácio,por isso trocando a cassete (corrente as vezes tb) e manípulo,quem "mandava" era o manípulo,o desviador funcionava bem nos sistemas todos...
Por isso a convicção que o desviador trabalha sempre como "escravo" do manípulo ficou presente na cabeça de muitos....
Como disse acima com a introdução dos 10V (no BTT pq na estrada mesmo em 10 o rácio continua o mesmo) surgiram muitos problemas de compatibilidade...


No caso acima relatado pelo RTC, o que acontece é que o rácio do sistema SRAM 9V é muito próximo do novo da Shimano 10V,tornando os dois sistemas "compatíveis"...na verdade funcionam pq as diferenças são poucas e a tolerância do material acaba por compensar essas pequenas diferenças existentes..
 
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JPCampos

New Member
Boa tarde, tenho uma dúvida. Se passar de 9v para 10v, é necessário mudar o shifter esquerdo e o desviador da frente? (mantendo à mesma um pedaleiro triplo)
 

El__

New Member
boa tarde

eu sei que o topico é de 9v/10v mas nao me parece necessario abrir outro topico.

A minha questão é, tenho tudo para montar a minha bike com 9v (desviadores/manipulos deore e cassete alivio e corrente de 9v) e falta-me a pedaleira. tava a pensar numa acera de 8v visto o preço relativamente mais baixo que as de 9v.

posso comprar que funciona? ou é melhor procurar outra?

Cumps.
 

FJOTA

New Member
em principio funciona, acho que o ''funcionamento'' de um grupo não tem o maior problema no desviador, se tiveres hipotese de experimentar antes, é o ideal, mas não creio que haja problemas.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Desde que os triggers sejam de 9 velocidades e a cassete também assim como a corrente o desviador independentemente de ser de 10 acompanha (e ainda sobra!)
Se fosse desviador de 8 e triggers de 9 é que não, por exemplo...
 

Figsy

New Member
Pessoal, o meu conselho é que percam uns minutos e leiam o tópico com atenção! Sempre as mesmas perguntas e sempre as mesmas respostas... erradas.

Cumprimentos.
 

miguelcarromeu

Active Member
tinric said:
Para acordar este tópico agora que me deu a mesma curiosidade...

Em breve perco o amor a umas horas ou minutos e testo... mas já alguém experimentou um desviador de 9V (seja um X0 9V por exemplo) a trabalhar com transmissão de 10v (cassete, corrente e manipulos)?

A minha ideia é simples... será que posso aproveitar o meu X0 9V com uns rotativos novos 10V e uma cassete 10V????

Já alguem testou na prática??

Na teoria e segundo os sites oficiais das marcas sabemos que não... e não prática?

Pois teorias à parte... se a cassete 9 e 10 gastam o mesmo curso de um desviador.. eles deviam (sei que não é assim) mas deviam funcionar do mesmo modo com manipulos 9 ou 10...

não!?!?

Tinric,

Chegaste a obter a certeza em relação à tua dúvida? Tinha exactamente a mesma questão.
 

tinric

Super Moderador
Boas Miguel... não mas olha... boa ideia.

Tenho ali um X9 quase novo, vou montar na minha transmissão de 10. Tudo indica que não funcionará bem com os rotativos (ou manipulos) de 10 por causa do rácio 1:1 nas 9v e 2/3:1 nos 10v... mas nada com testar, e se não funcionar bem até posso meter uns rotativos 9V e uma cassete 9V e pronto :) vendo o kit 10V e fico com a transmissão de 9 que chega bem :) eheheh

Se até meio/fim da semana que vem eu não te responder à tua questão, pergunta outra vez ou manda PM a lembrar para eu me lembrar e obrigar a testar isso.

Pois, é-me fácil... é só trocar mesmo o desviador.

Abraço
 

miguelcarromeu

Active Member
Eu ando naquela.... "nim".

Por um lado, quando trocar pratos, já não vou investir em 3. Vou apenas colocar 2 porque neste momento ando a "mamar" apenas 1 prato (o de 32, claro), o que é ridículo. Para isso meto 2 e vou distribuindo o desgaste.

Por outro lado, tenho algum receio que os 11-34 se tornem curtos atrás. É verdade que já nem me lembro da última vez que usei a relação de 22-34 (nem sequer a 22-28), mas... isto um dia não são dias e há aqueles dias, naquelas subidas...

Daí que andasse com vontade de, sem ter de vender um rim, conseguisse arranjar forma de meter o X0 traseiro a funcionar numa cassete de 10v.

Sendo que tenho os X0 de 9v. não havia por aí alguém a "tunar" os ditos para funcionarem com 10?

Obrigado e abraço
 

tinric

Super Moderador
Em SRAM não... em SHIMANO não posso dizer pois não testei.

No caso SRAM... testei com rotativos X0 10V com tudo de 10V excepto o desviador, um X9 9V... o que se passa é que ou afinamos para a 1ª ficar boa ou a 10ª e mesmo assim no intermédio vai dando para os gastos mas não é 100%...

Parece que com a alteração de rácios da SRAM, a puxada de cabo nos desviadores de 10 é mais eficaz que nos de 9... ou seja... um rotativo de 9V ao puxar da 1ª para a 9ª faz o curso todo da cassete... um rotativo de 10 a puxar um desviador de 9 parece que só puxa o curso de 9 das 10 mudanças... vá, para ser preciso... 9,1 ou 9,2...

MAS... parece-me que já ouvi dizer quem tenha algo misturado SHIMANO com SRAM 9 e 10 a trabalhar bem.
 
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