Comparativo mudanças shimano vs sram

barradinhas

New Member
Uns meses atrás e depois de sempre ouvir, SRAM é melhor, SRAM isto, SRAM aquilo, decidi trocar os meus manípulos SLX e desviador XT Shadow por uns manípulos rotativos X0 e desviador X9.
Lá me dirige à loja habitual (já aqui referida) para a compra do material.
Quando cheguei disse o que queria, qual o meu espanto o dono pergunta.
loja "ouve lá, queres tirar peso à bike?"
eu: "não"
loja "queres rotativos para ser mais rápido e meter várias mudanças de uma vez"
eu "não"
loja "costumas ter dificuldade a meter alguma mudança"
eu "não, nunca"
loja "andas sempre a afinar as mudanças"
eu "não, coloquei, afinei e nunca mais lhes toquei"
loja "então porque raio queres gastar dinheiro?"
eu " mas dizem que são melhores, etc. e tal"
loja "olha desculpa lá mas vai dar uma curva que não te vendo nada, continua a usar os bons cabos que usas e deixa-te de tretas, tenho bikes com SRAM e outras com Shimano, todas elas funcionam na perfeição, uma mais suave que outra, mas apenas isso, mas a melhor é apenas pelo gosto de cada um, vamos é beber um café e pagas tu"

Agradeço ao Paulo que me poupou uns € à carteira, apenas me custou um café, a partir desse dia comecei a tentar encontrar defeitos no funcionamento do meu sistema Shimano e não encontro, funciona na perfeição, entra sempre quando quero e quanto a desafinar, não sei o que é isso.

Existe sempre quem goste mais de SRAM e quem goste mais de Shimano, agora dizer que uma é melhor que outra :confused:


Então analiso o teu comentário da seguinte forma e corrige-me se estiver errado o problema das passagens e desafinações dos cabos são os mesmos de fraca qualidade? Ou seja se estrourar 50€ nuns cabos com bichas boas o problema fica resolvido não parte nem desafina?
Se passar por aí não será um pouco absurdo gastar tanto dinheiro em cabos e bichas novas?
ficam as minhas perguntas.

Cumprimentos
 

eaoitava

Utilizador Banido
Não é bem isso, os cabos de fraca qualidade na sua vida útil vão esticando, como o rácio dos manípulos Shimano é metade dos SRAM sentes mais o desafinar.

Cabos e espiral de mudanças - TRANSFIL Mudlovers
A melhor compra para quem quer as mudanças afinadas a 100% mesmo dentro de lama :fixe: estes cabos são do melhor que conheço.
Como podem ver na foto em que se vê o pedaleiro SLX, na escora do quadro está bem visível o cabo, bom não é bem o cabo, é uma protecção do cabo em teflon, que vai desde os manípulos até aos desviadores, desta maneira mesmo que entre lama e água dentro do espiral, nunca entra em contacto com o cabo, ele anda sempre dentro da protecção de teflon.

Custam cerca de 20€ completos, cabos, aspiral Kvelar e a respectiva protecção em teflon dos cabos, desde que os uso acabei com os problemas.

Estar a discutir qual é melhor, Shimano VS Sram é quase como discutir Mercedes VS BMW, existe sempre quem prefira um e diga que é melhor em detrimento do outro.

Um diz mesmo com cabos maus o Sram com o rácio superior não desafina tanto.
Outro diz o Shimano é mais suave na passagem de carreto.

Lá está 1 a 1 empate técnico :D e vamos andar sempre nisto :fpalm:

Espero que tenhas compreendido, pesa os prós e os contras, vê o que melhor se adapta a ti e principalmente o que mais gostas de ver e tanto uma marca como outra são boas.

Imagina que já ouvi e li dezenas de opiniões a dizer que Sram é mais brusco a mudar até ouve o clank que shimano é muito mais suave, e são largas dezenas a afirmar isso, depois aparece alguém a dizer que mudou de Shimano para Sram e agora as mudanças parecem manteiga :confused:

Alguém disse que Shimano bate no quadro nas irregularidades, mas esquece que isso deixou de acontecer à bastante tempo, o sistema Shadow da Shimano não se move para cima como o sistema Sram e não bate no quadro.

Vais sempre encontrar opiniões de que um é melhor que o outro, eu apenas digo, são os 2 bons.

Abraço
ASilva
 

MarceloBTT

New Member
Menos mal ao menos já consegues mandar vira algum material mas é chato não ter a bike para treinar como eu te compreendo. Bem tou à 3 dias sem lhe tocar ao vela na garagem sozinha e abandonada até mete dó, a vontade de treinar é tanta que uma gajo dá em maluco.


Podes querer..
Tou a ver o Norte alentejano a chegar, e o tempo que podia ser aproveitado para andar a passar.
Mas espero ter as coisas prontas antes de 6ª feira que vem.
 

nuno faia

New Member
ora boas!
o assunto deste topico dá pano para mangas!!!eheh
eu estou a usar desviadores XT com os rotativos attack da sram!devem tar perto de fazer 2000km,e até hoje só afinei o desviador uma vez,na altura da montagem,a partir dai nunca mais afinei desviadores!algo que me irrita é o constante saltitar dos desviador traseiro,tirando isso 5*!e fiquei rendido aos grips,super rapidos e precisos!sao para mim a joia na minha transmissao!
posto isto,gosto das duas marcas e acho que ambas sao boas!
outra coisa importante é a maneira como se utiliza a transmissao.tenho um colega no meu grupo de btt,que rebenta com tudo o que lhe metem nas maos!ele tinha uma bike toda com shimano e andava sempre com problemas e desafinaçoes!agora fez uma montagem a la carte com tudo da sram,e surpresa(ou talvez nao),o homem continua com problemas!é o que da nao antecipar as subidas,e trocar de mudanças em esforço!

abraço
nuno
 

HaTrED

Member
Companheiro, estamos sempre a aprender.

Deves "libertar" toda a tensão existente nos cabos/molas.

Para quem utiliza Sram ou Shimano "convencional" será: prato pequeno e carreto pequeno.

Para quem utiliza Shimano "invertido" será: prato pequeno e carreto grande. Neste caso, surge um problema relativamente "grave". A mola (que assegura a tensão no braço) e a corrente ficam em permanente tensão. Esta tensão só pode ser eliminada se nos dermos ao trabalho de retirar a corrente do prato pequeno e a colocar-mos por cima da caixa do pedaleiro.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY

é normal o cabo ficar solto? no carreto mais pequeno e na avózinha o cabo do desviador traseira fica com folga...
 

barradinhas

New Member
ora boas!
o assunto deste topico dá pano para mangas!!!eheh
eu estou a usar desviadores XT com os rotativos attack da sram!devem tar perto de fazer 2000km,e até hoje só afinei o desviador uma vez,na altura da montagem,a partir dai nunca mais afinei desviadores!algo que me irrita é o constante saltitar dos desviador traseiro,tirando isso 5*!e fiquei rendido aos grips,super rapidos e precisos!sao para mim a joia na minha transmissao!
posto isto,gosto das duas marcas e acho que ambas sao boas!
outra coisa importante é a maneira como se utiliza a transmissao.tenho um colega no meu grupo de btt,que rebenta com tudo o que lhe metem nas maos!ele tinha uma bike toda com shimano e andava sempre com problemas e desafinaçoes!agora fez uma montagem a la carte com tudo da sram,e surpresa(ou talvez nao),o homem continua com problemas!é o que da nao antecipar as subidas,e trocar de mudanças em esforço!

abraço
nuno

E esse sistema funciona realmente ou acaba por dar problemas? É que no youtube caso tenham oportunidade está uma gajo com uns rotativos x0 da sram a funcionar na perfeição com um xt shadow invertido. O meu também é invertido mas tou com receio da colocar e dar barraca da grossa e vai tudo à vida.
 

barradinhas

New Member
é normal o cabo ficar solto? no carreto mais pequeno e na avózinha o cabo do desviador traseira fica com folga...

Pois lá está é exatamente aquilo que me acontece com a utilização os cabos vão perdendo a sua tensão ficando soltos daí as afinadelas que tenho de dar no manipulo para que as mudanças funcionem correctamente e entrem logo à primeira sem problema.
 

eaoitava

Utilizador Banido
Barradinhas Rotativos Sram X0 e desviador Shimano não funciona.

O X0 apenas funciona com desviador Sram, o rácio dos manipulos Sram é de 1X1 e dos Shimano é 2x1, o Sram para mudar puxa o dobro do cabo em relação ao Shimano.

Para colocares manipulos rotativos Sram terá que ser os Attack que a Sram fez propositadamente para funcionar com desviadores shimano com rácio de 2X1.

No caso do teu cabo solto é quase de certeza a principal razão do mau funcionamento das mudanças, o meu na avozinha e na mais pequena atrás continua com tensão.
 

nuno faia

New Member
exacto!rotativos x-0 nao sao compativeis com shimano!
os rotativos attack,sao mesmo para ser utilizados com desviadores shimano!no caso dos invertidos,as mudanças ficam ao contrario,ou seja no manipulo diz 9,mas o desviador está no primeiro carreto!é uma questao de habito!

pode é ser complicado arranjar uns rotativos attack em Portugal!o importador podes esquecer!talvez uns usados!pela net é mais facil de arranjar!
 

ny12xx

Super Moderador
exacto!rotativos x-0 nao sao compativeis com shimano!

Barradinhas Rotativos Sram X0 e desviador Shimano não funciona.

Ambos estão correctos e ambos estão errados!

shiftmate.jpg

Com a utilização do Shiftmate, podes utilizar shifters Shimano com desviadores Sram (e vice versa).

Podem ver como, aqui.

Companheiro HaTrED, mesmo com a transmissão "em reposo", o cabo tem que ficar sem folga.

É possivel que o problema "esteja" nos cabos/bichas. Com uma limpeza e posterior lubrificação (com óleo fino) provavelmente consegues resolver o problema.

Companheiro, como já disse anteriormente, a transmissãp tem muitos componentes que habitualmente são descurados, estes costumam ser shifters + cabos + bichas.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 
Last edited:

HaTrED

Member
Companheiro HaTrED, mesmo com a transmissão "em reposo", o cabo tem que ficar sem folga.

NY

Então tenho de ver o que se passa e pedir para me afinarem o desviador. Embora não note qualquer anomalia, mas isso sou eu, canuco, no funcionamento do mesmo, também achei esquisito aquilo na posição de repouso ficar com uma folga jeitosa. Será que se mexer nos manípulos do desviador - X9 - naquelas pecinhas que "terminam" o cabo com os manípulos, rodando-as, aquilo vai ao sítio? Ou é melhor deixar o assunto nas mãos de quem percebe?
 

ny12xx

Super Moderador
Ou é melhor deixar o assunto nas mãos de quem percebe?

Companheiro

Caso saibas afinar a transmissão, podes ser tu a tentar eliminar a dita folga; caso não saibas, dirige-te a um mecânico de confiança ou a um companheiro de pedalada (que o saiba fazer).

Afinar uma transmissão é um processo "MUITO" simples.

Se conheceres alguem que o saiba fazer, pede-lhe que te dê umas dicas.

Eu já tenho alguma "experiência" neste assunto, que foi adquirida da forma que descreves na tua "assinatura".

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

barradinhas

New Member
Ambos estão correctos e ambos estão errados!

shiftmate.jpg

Com a utilização do Shiftmate, podes utilizar shifters Shimano com desviadores Sram (e vice versa).

Podem ver como, aqui.

Companheiro HaTrED, mesmo com a transmissão "em reposo", o cabo tem que ficar sem folga.

É possivel que o problema "esteja" nos cabos/bichas. Com uma limpeza e posterior lubrificação (com óleo fino) provavelmente consegues resolver o problema.

Companheiro, como já disse anteriormente, a transmissãp tem muitos componentes que habitualmente são descurados, estes costumam ser shifters + cabos + bichas.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY

Onde se pode comprar esta peça? Estou curioso por ver o funcionamento da mesma. Se alguém tiver que meta aqui um video para o pessoal ver.

Cumprimentos
 

ny12xx

Super Moderador
Onde se pode comprar esta peça?

Aqui

Não conheço ninguém que utilize, nem mesmo aqui no fórum.

Tive conhecimento deste sistema através dum post (já com algum tempo) do Jepas. Entra em contacto com ele, pode ser que ele te possa elucidar.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

barradinhas

New Member
Ou seja este sistema vai dar tensão ao cabo quando ele a perder certo? O pessoal diz que os sram x0 não funciona com os xt invertidos mas eu vi um video em que o proprietário da bike tinha uns rotativos x0 a funcionar com um xt shadow invertido de 2011 e funcionava perfeitamente até fiquei de boca aberta. Não possuia nenhum sistema adicional para que funciona-se e foi isso que me impressionou aqui fica o video do mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=KRl86z6Otx8

Cumprimentos
 

ny12xx

Super Moderador
Ou seja este sistema vai dar tensão ao cabo quando ele a perder certo?

Errado. Este sistema altera a "desmultiplicação" do Shifter(o trajecto que o cabo percorre dentro do mecanismo, tem "distâncias diferentes"), dando ao sistema a compatibilidade entre 1:1 e 2:1.

Neste video, o que é mostrado não é um shifter X0, mas sim um "shifter X0 Tunned"

"Mod Custom Sram X0 Twisters with complete new shifting Index made in Full Carbon for Shimano 2011 10 Speed Derailleur "

De origem e sem "dispositivos adicionais, o único shifter Sram compativel com desviador traseiro Shimano (gama média/alta) é o sram Attack.

Espero ter ajudado.

Um abraço

NY
 

shelltox

Super Moderador
Não posso comparar porque nunca tive sram, no entanto como sou adepto dos invertidos... =shimano .
Um erro que penso ás vezes aqui ver é compararem gamas diferentes, um xt com manípulos deore(só tenho experiência pré 09), funciona muito pior que á mesma um xt com manípulos lx/xt. Alias notei uma grande melhoria quando mudei para manípulos deore para lx e o mesmo desviador. Muita gente faz questão no desviador XT mas com manípulos deore!?...que daria qualquer coisa como um X9 com manípulos X5!
Isso das desafinações constantes no meu caso não se passa(xt 09 invertido)...quando noto alguma mudança desafinada/teimosa costuma ser por ter algo enrolado na cassete, ou desgaste de toda a transmissão(mas uma afinação é coisa que faço até em andamento,alias quando troco de cabos ou transmissão afino no cavalete mas depois o ajuste fino é a andar de bike)

ps. xt shadow invertido não existe, shadow só com funcionamento normal
 

eaoitava

Utilizador Banido
Mod Custom Sram X0 Twisters with complete new shifting Index made in Full Carbon for Shimano 2011 10 Speed Derailleur
not compatible with 2010 9 speed Derailleur mod xo shifters and 10 speed Cassettes !

Exactamente como o ny12xx diz, foi adaptado um sistema X0 de 9 velocidades para funcionar em shimano 10 velocidades.

Quanto à peça adaptadora, se calhar é uma opção, eu pessoalmente acho que fica feio colocar aquilo mas...
Além de que o adaptador está colocado num desviador antigo
209ilw2.jpg


Não sei sequer se existe a possibilidade de o colocar num dos novos shadow
qrk6m8.jpg


Para mim não dá para colocar nos novos desviadores da shimano, mas...

Barradinhas se fosse eu não inventava muito :D
 

ny12xx

Super Moderador
Muita gente faz questão no desviador XT mas com manípulos deore!?...que daria qualquer coisa como um X9 com manípulos X5!

Companheiro, olha que estás (estamos) a "remar contra a maré".

Olha que há por aqui pessoal que acha que Sram funciona "sempre" bem.

Em tempos vi uma bike da Massi (nova num stand em Sacavem) à venda com uns shifters Deore e um desviador XTR.

Na altura só pensei: -"que fixe, um desviador XTR."

Se fosse hoje tinha pensado: -"para quê um desviador XTR com shifters Deore?"

Eu utilizo shifters LX (já com o Two Way Release) e desviador XT. Funciona na perfeição. Acredito que com Full XT ou XTR teria um funcionamento mais suave. Mas para quê?

O nosso companheiro shelltox também não é um bom exemplo.

- Então não é que este (Sr.) gajo consegue afinar a transmissão em andamento?

Eu por acaso também consigo, e como nós, existem mais alguns (ou muitos) por aqui. E sabem porquê?

Porque não mandamos as bikes para o mecânico para afinar os desviadores, lubrificar a transmissão, substituir um cabo que se partiu...

Se alguem estiver interessado em aprender como afinar uma transmissão, basta-lhe percorrer as páginas do NOSSO Fórum e não ter medo de sujar as mãos.

Depois de "perceber" para que serve cada parafuso/porca/rosca é "básico" o modo de afinação de qualquer desviador. E há mais, Os Shimano e os Sram afinam-se da mesma forma.

Companheiro barradinhas, uma coisa é um desviador passar bem (a corrente) de carreto com a bike instalada num cavalete, outra coisa é que esse funcionamento se mantenha nos montes (que é onde interessa).

Um abraço

NY
 

barradinhas

New Member
Eu afino no cavalete e depois no monte como voçês dizem. Realmente se for todo o sistema de mudanças do mesmo modelo acredito que funcione melhor e não desafine tanto, mas ao ver os preços de um sistema deu que pensar como não nado em dinheiro ao ver os manipulos xt até me ia dando uma coisa má quase ou até mesmo 90€? fogo que abuso. Para dar esse dinheiro mais vale comprar uns rotativos sram x0 e um desviador sram x9 que fica com um agradável preço de 110€ e mais uns centimos. Coloquem-se na minha situação qual dos dois colocariam? Também é verdade o que foi referido o desgaste dos componentes também têm influência nomeadamente ao nível de corrente e cassete. Eu já aqui falei dos cabos se partirem, esta situação acontece ao nível do parafuso que aperta o cabo ao desviador traseiro. É muito estranho e nunca consegui perceber o porquê de partir do genero começa a desfiar. O cabo é bem colocado e não leva muitos apertos apenas o necessário para o cabo não deslizar.

Cumprimentos
 
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