Comparativo mudanças shimano vs sram

ny12xx

Super Moderador
...e a coisa desafina vamos supor mais ou menos ao fim de 400km a 500km mais ou menos. Uma coisa que não percebi mesmo foi o facto de continuar a partir cabos atrás com a mesma frequência mesmo após ter substituido as bichas.

Companheiro, por favor responde-me a uma pergunta.

Quando arrumas a bike deixas os desviadores na posição sem tensão (no caso dos desviadores convencionais no carreto pequeno e prato pequeno), ou deixas no carreto/prato em que vinhas a pedalar?

Se calhar ao responderes a esta pergunta, descobres o motivo das desafinações, cabos partidos e folgas.

"Tenham juízo" Porquê? Ter uma opinião contrária é proibido?

Conheço muitos praticantes de btt que preferem a Shimano à SRAM e não é por isso que os critico!
São opiniões e eu RESPEITO.

Companheiro

Se calhar fui um bocado bruto no meu texto, mas estou completamente farto de ver pessoal a tratar mal o material e depois queixar-se que (o material) não tem um comportamento à altura do esperado.

Existe um ponto que ainda não foi focado (e é quase sempre ignorado), é o rácio de desmultiplicação Shifter/desviador.

O que dá à Sram o seu funcionamento "duro" é o seu rácio 1:1 e o que dá uma parte da "doçura" de funcionamento à Shimano é tambem o ser rácio, neste caso 1:2.

Cada um dos sistemas/marcas tem os seus pontos mais fortes ou menos fortes, mas não posso dizer que algum dos sistemas/marcas tenha realmente pontos fracos.

Em equipamentos +/- equivalentes (X9/XT e X0+XX/XTR) a qualidade é a mesma, tanto a nivel de funcionamento como de durabilidade.

Estéticamente, a minha escolha recai sobre a SRAM, mas tambem gosto da suavidade de funcionamento da Shimano, isto é, ambos têm argumentos fortes para cativar os seus clientes, deve ficar na mão do cliente decidir o que é mais importante para si.

Independentemente da marca, o que uma transmissão necessita para funcionar bem é:

- ser "bem" afinada
- ser "bem" limpa no fim de cada volta
- ser "bem" lubrificada após a limpeza
- deixar os desviadores na posição sem tensão, esta sim, é bastante importante

Não nos devemos esquecer que a transmissão é composta por:

- shifters
- bichas e cabos
- desviadores
- pedaleiro (pratos + cranks + movimento pedaleiro + pedais)
- corrente
- cassete

Todos estes componentes têm de ser bem mantidos para que o seu funcionamento seja perfeito, e se a manutenção for boa o seu funcionamento tambem o será.

Se uma é melhor que outra, não sei.

Specialized é melhor que Scott?

Kenda é melhor que Continental?

Para uns sim, para outros não.

Depende dos gostos.

Se possivel, devemos testar antes de comprar; ou tentar arranjar por aqui (no NOSSO forum) opiniões BEM fundamentadas e que não sejam fundamentalistas.

Espero ter ajudado.

Um abraço

NY

Ps: companheiro simon, com menos conversa, ia-mos para os montes neste sábado.

EDIT: demorei tanto tempo a escrever este post que no meio apareceram 5 novos posts.
 
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barradinhas

New Member
Na semana passada, ao partir o meu XT Shadow, decidi aproveitar e mudar para SRAM, Quando telefono para a loja do custume para marcar um dia para os ir montar, eis que fico parvo com a resposta...

"Os manípulos SRAM X0 rotativos que procura vão deixar de ser vendidos, quando ao SRAM x9 traseiro que pediu, irá demorar até que chegue"
Que? Tas a gozar? pensei eu...

Neste momento, já é a 3ª loja que tento comprar uns rotativos X0 e um X9 traseiro caixa média, e nada!

Por agora apenas posso opinar acerca do Shimano, mas em relação a colegas que tem SRAM, eu sinto necessidade de os ir afinar muito mais vezes.

Bem grande cena marcelo já experimentas-te a poison bikes? Vai o quê? Fogo se funciona porque razão vai sair do mercado não faz mesmo sentido nenhum sinceramente.

Frei 3000km sem desafinar! caramba isso era muito bom mesmo. As desafinações a que me refiro não são no desviador mas sim nos manipulos por vezes e até de mais as mudanças deixam de entrar na perfeição tenho de volta e meia dar um toque na tensão do cabo como referiu o xbiker
 

MarceloBTT

New Member
Estou a tentar a Patocycles agora. Se esta nao der tento a bike lab de evora. E depois tento a poison.
Raios partam se eu nao arranjo uns X0 rotativos!
Obrigado!
 

barradinhas

New Member
bem, eu sempre ouvi dizer que SRAM é para ricos!!
:p

agora acerio
eu meti faz hoje uma semana, um desviador traseiro XT shadow, e um da frente XT tambem!!
eu andei 4aninhus(a fazer imensas provas e treinos) com os mesmos deviadores DEORE LX, e até ao dia de hoje?? ZERO PROBLEMAS!!!
é claro que tambem meti roldanas, e 1 vez bichas e cabos novos!! e ainda está tudo guardado para um desenrasque!!

na minha equipa, e no campeonato 99% é tudo X0 e XX !! será moda ou resulta mesmo??
eu meti o XT agora pa ver se agora começo acerio, e no domingo fui logo fazer uma maratona com eles, e 5estrelas, apenas tenho medo porque o desviador que tenho é o de caixa extra-longa, e mete-me confusao ver aquilo tao perto do chao...

já notei que o SRAM é mais rapido, mas o shimano é muito mais suave!!
quem sabe um dia ando com os ROTATIVOS DA ATTACK e com os desviadores SHIMANO!! assim já ninguem diz nada :D

Para ricos? Não concordo com a afirmação pois vi os preços de uns manipulos da xt e o preço dos sram e estes revelam-se mais baratos.
 

barradinhas

New Member
Companheiro, por favor responde-me a uma pergunta.

Quando arrumas a bike deixas os desviadores na posição sem tensão (no caso dos desviadores convencionais no carreto pequeno e prato pequeno), ou deixas no carreto/prato em que vinhas a pedalar?

Se calhar ao responderes a esta pergunta, descobres o motivo das desafinações, cabos partidos e folgas.



Companheiro

Se calhar fui um bocado bruto no meu texto, mas estou completamente farto de ver pessoal a tratar mal o material e depois queixar-se que (o material) não tem um comportamento à altura do esperado.

Existe um ponto que ainda não foi focado (e é quase sempre ignorado), é o rácio de desmultiplicação Shifter/desviador.

O que dá à Sram o seu funcionamento "duro" é o seu rácio 1:1 e o que dá uma parte da "doçura" de funcionamento à Shimano é tambem o ser rácio, neste caso 1:2.

Cada um dos sistemas/marcas tem os seus pontos mais fortes ou menos fortes, mas não posso dizer que algum dos sistemas/marcas tenha realmente pontos fracos.

Em equipamentos +/- equivalentes (X9/XT e X0+XX/XTR) a qualidade é a mesma, tanto a nivel de funcionamento como de durabilidade.

Estéticamente, a minha escolha recai sobre a SRAM, mas tambem gosto da suavidade de funcionamento da Shimano, isto é, ambos têm argumentos fortes para cativar os seus clientes, deve ficar na mão do cliente decidir o que é mais importante para si.

Independentemente da marca, o que uma transmissão necessita para funcionar bem é:

- ser "bem" afinada
- ser "bem" limpa no fim de cada volta
- ser "bem" lubrificada após a limpeza
- deixar os desviadores na posição sem tensão, esta sim, é bastante importante

Não nos devemos esquecer que a transmissão é composta por:

- shifters
- bichas e cabos
- desviadores
- pedaleiro (pratos + cranks + movimento pedaleiro + pedais)
- corrente
- cassete

Todos estes componentes têm de ser bem mantidos para que o seu funcionamento seja perfeito, e se a manutenção for boa o seu funcionamento tambem o será.

Se uma é melhor que outra, não sei.

Specialized é melhor que Scott?

Kenda é melhor que Continental?

Para uns sim, para outros não.

Depende dos gostos.

Se possivel, devemos testar antes de comprar; ou tentar arranjar por aqui (no NOSSO forum) opiniões BEM fundamentadas e que não sejam fundamentalistas.

Espero ter ajudado.

Um abraço

NY

Ps: companheiro simon, com menos conversa, ia-mos para os montes neste sábado.

EDIT: demorei tanto tempo a escrever este post que no meio apareceram 5 novos posts.


Caro amigo ao fim de cada volta a bike é lavada e limpa em condições bem lubrificada e claro deixo sempre os desviadores na posição de "descanso" por isso estas situações não resultam de alguma forma daí. Vou ver se para a semana arranjo verba para mandar vir os rotativos x0 e o desviador x9 numa de experimentar. Mas dá que pensar tanta gente a mudar da shimano para a sram pode ser moda mas tudo me leva a querer que pode ser mais eficiência nas passagens.
 
A malta fala de shimano desafinar.. eu tenho um XT Shadow na minha bike e um Altus na 2ª bike, ambos shimano como é obvio e deopis da 1ª afinadela nunca mais os tive de afinar!
 

HaTrED

Member
"Eu tenho 2 amores... que em nada são iguais... e não tenho a certeza... de qual eu gosto mais..."

Desculpem-me a analogia mas é o que este tópico me faz lembrar, assim como muitos outros - Canon e Nikon, BMW e Mercedes, Colunas X e y, e por aí adiante - sobre os quais nunca há conclusões unânimes!

Eu uso SRAM porque comprei a bike completa, se fosse SHIMANO? Não teria nada contra, o que me interessa é que o componente sirva os meus propósitos e que corresponda às minhas expectativas. Não tive/tenho oportunidade de confrontar ambos os fabricantes, caso a mesma surja e eu chegue à conclusão que a A é melhor - para mim - que a B, então, seja! Mesmo que o faça depois de vir aqui pedir opinião, que como se verifica, apenas serve para nos deixar mais indecisos.

Confesso que aprendi uma coisa que não faço, ignorância de aprendiz de feiticeiro, deixar os desviadores sem tensão. Embora não o faça não tenho tido problemas mas posso sempre evita-los.
Se bem percebi, devo deixar os desviadores na posição do carreto mais pequeno e da roda pedaleira mais pequena, certo?
 

ny12xx

Super Moderador
...o que me interessa é que o componente sirva os meus propósitos e que corresponda às minhas expectativas.

Após ter escrito muitas linhas, não referi as sábias palavras do nosso companheiro HaTrED.

...Confesso que aprendi uma coisa que não faço...

Se bem percebi, devo deixar os desviadores na posição do carreto mais pequeno e da roda pedaleira mais pequena, certo?

Companheiro, estamos sempre a aprender.

Deves "libertar" toda a tensão existente nos cabos/molas.

Para quem utiliza Sram ou Shimano "convencional" será: prato pequeno e carreto pequeno.

Para quem utiliza Shimano "invertido" será: prato pequeno e carreto grande. Neste caso, surge um problema relativamente "grave". A mola (que assegura a tensão no braço) e a corrente ficam em permanente tensão. Esta tensão só pode ser eliminada se nos dermos ao trabalho de retirar a corrente do prato pequeno e a colocar-mos por cima da caixa do pedaleiro.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 
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barradinhas

New Member
"Eu tenho 2 amores... que em nada são iguais... e não tenho a certeza... de qual eu gosto mais..."

Desculpem-me a analogia mas é o que este tópico me faz lembrar, assim como muitos outros - Canon e Nikon, BMW e Mercedes, Colunas X e y, e por aí adiante - sobre os quais nunca há conclusões unânimes!

Eu uso SRAM porque comprei a bike completa, se fosse SHIMANO? Não teria nada contra, o que me interessa é que o componente sirva os meus propósitos e que corresponda às minhas expectativas. Não tive/tenho oportunidade de confrontar ambos os fabricantes, caso a mesma surja e eu chegue à conclusão que a A é melhor - para mim - que a B, então, seja! Mesmo que o faça depois de vir aqui pedir opinião, que como se verifica, apenas serve para nos deixar mais indecisos.

Sejamos sinceros este tipo de tópicos não servem para deixar o pessoal indeciso mas sim para ajudar a decidir. Avalia-se as opiniões de que tem um sistema e outro ou quem já teve um e mudou para o outro e ficou mais satisfeito, e nós tentamos perceber o que levou a tal mudança.
No meu caso por azar avariou um dos manipulos senão nem sequer pensava em trocar, mas ao ver a diferença de preços deu-me que pensar como dá a toda a gente que conta o seu dinheiro. Outra coisa que me fez lançar o tópico foi o facto de exclarecer as minhas dúvidas relativamente ao grupo sram tanto ao nível de funcionamento, durabilidade e o porquê de tanta gente usar em competição.
Por isso é sempre bom falarmos sobre estes assuntos fiquei a saber que a sram tem um sistema diferente da shimano daí a brutalidade como alguns apelidam da passagem das mudanças mas efeciência.

Cumprimentos
 

SURFAS

New Member
Mas pelo que me foi informado, a shimano irá também mudar para 1:1.

Por enquanto isso não é correcto, nem nos novos grupos de 10 velocidades. Eles mudaram a "maneira" do cabo passar, que se torna parecido com a Sram, mas continua a ser 1:2.
O ultimo modelo XT 9 velocidades e agora os novos XT e XTR são mais bruscos nas passagens, mas ainda não igual ao Sram, os antigos modelos eram demasiado suaves, eu tinha de olhar para verificar se a mudaça já tinha entrado.
 

nhunho

New Member
O grande problema da Shimano foi ter ficado parada no tempo, enquanto a Sram apostou forte no desenvolvimento de soluções novas com ajuda de atletas de competição.
Ora vejamos. Quais foram as inovações da shimano até ao aparecimento dos modelos shadow?
As mudanças integradas nos manípulos dos travões!!! Que não andaram na baila mais que 2 anos.
O sistema centerlock!! Que mais não é que um sistema exclusivo da marca que visa pois benificiar-se a ela própria.
Idem, Idem...
E os verdadeiros problemas de funcionamento. As desafinações frequentes, não por falta de qualidade do material, mas por má colocação da passagem dos cabos.
O problema da mudança que não entra depois do clique e que precisa de um empurrãozinho para subir.
O problema do efeito mola, que absorve parte do movimento no acto da mudança de velocidade, por efeito da flexão dos cabos e bichas, e só o devolve uns instantes depois, tornando assim a passagem lenta.
O problema do desviador que bate na escora quando se passa em piso irregular!!
A sram tornou-se a marca mais à frente porque desenvolveu soluções que minimizavam e eliminavam esses e outros problemas.
E a shimano teve então de copiar a sram sob pena de ficar definitivamente para trás.
Apesar de ser uma grande marca e ter liderado no até à poucos anos, e ser a responsável por quase todas as grandes inovações até então. Cometeu um erro gigante, que foi o de fechar os olhos as necessidades dos atletas e consumidores, e limitou-se a criar algumas soluções estéticas ( poucas ) que nada de novo traziam...
 

LLourenço

New Member
Boa tarde a todos.

Falando aqui um pouco da minha experiência e das evoluções que fui tendo, inicialmente tive Shimano, tanto que era o que equipava 90% das bikes (isto à 15 anos para trás). Em dada altura experimentei uma bike de um amigo meu que equipava com Sram. Fiquei maravilhado com o funcionamento...e isto aconteceu seguramente à 8 ou 9 anos. Não descansei enquanto não mudei para a Sram.

Foi então que alterei a transmissão completa e desviadores e, como não podia deixar de ser, lá equipei a bike com Sram X9. Isto foi à 5 ou 6 anos, se não estou em erro. Parece manteiga, e ainda hoje, já com muitos km's em cima funcionam que é uma maravilha, e se não estou enganado foram afinadas uma ou duas vezes. De resto é sempre a andar.

À 4 meses comprei uma bike nova, toda equipada com Sram XX...nem vos digo...ou seja, digo-vos que quando penso em meter uma mudança, quer seja para subir ou para descer, já ela entrou!!!

Ainda no domingo fui fazer o 5º Raid de Gatões, mesmo naquelas paredes em que se tem que ir buscar a avózinha e em que se está já no desespero com o facto de não querer perder o equilibrio, ela entra sempre.

Portanto, como estou bem servido, não tenciono voltar à Shimano. Mas também me dá a sensação que a Shimano se sentou à sombra da bananeira, como se costuma dizer, e a Sram não perdeu tempo.

Hoje em dia, verifica-se que grande parte das marcas optaram pela Sram...mas não quero dizer que a Shimano não seja boa, aliás continua como uma referência.

Cumps,
 

MarceloBTT

New Member
Hoje liguei para a Patocycles, e eis que recebo noticias mais ou menos boas!

Como estou com MUIITA pressa de ter cá as coisas, telefonei para saber se ainda cá tinha as coisas antes de 4ª feira.
Responderam-me que apenas os manípulos rotativos X0 estão esgotados no principal fornecedor na SRAM, mas que como eles tem um fornecedor alternativo, em principio conseguirão ter cá tudo antes de 4ª feira.
Caso contrario, mandavam-me as restantes coisas que já lá tem, e eu terei de partir novamente e busca dos rotativos! Vamos aguardar...
 

eaoitava

Utilizador Banido
Uns meses atrás e depois de sempre ouvir, SRAM é melhor, SRAM isto, SRAM aquilo, decidi trocar os meus manípulos SLX e desviador XT Shadow por uns manípulos rotativos X0 e desviador X9.
Lá me dirige à loja habitual (já aqui referida) para a compra do material.
Quando cheguei disse o que queria, qual o meu espanto o dono pergunta.
loja "ouve lá, queres tirar peso à bike?"
eu: "não"
loja "queres rotativos para ser mais rápido e meter várias mudanças de uma vez"
eu "não"
loja "costumas ter dificuldade a meter alguma mudança"
eu "não, nunca"
loja "andas sempre a afinar as mudanças"
eu "não, coloquei, afinei e nunca mais lhes toquei"
loja "então porque raio queres gastar dinheiro?"
eu " mas dizem que são melhores, etc. e tal"
loja "olha desculpa lá mas vai dar uma curva que não te vendo nada, continua a usar os bons cabos que usas e deixa-te de tretas, tenho bikes com SRAM e outras com Shimano, todas elas funcionam na perfeição, uma mais suave que outra, mas apenas isso, mas a melhor é apenas pelo gosto de cada um, vamos é beber um café e pagas tu"

Agradeço ao Paulo que me poupou uns € à carteira, apenas me custou um café, a partir desse dia comecei a tentar encontrar defeitos no funcionamento do meu sistema Shimano e não encontro, funciona na perfeição, entra sempre quando quero e quanto a desafinar, não sei o que é isso.

Existe sempre quem goste mais de SRAM e quem goste mais de Shimano, agora dizer que uma é melhor que outra :confused:
 

barradinhas

New Member
Hoje liguei para a Patocycles, e eis que recebo noticias mais ou menos boas!

Como estou com MUIITA pressa de ter cá as coisas, telefonei para saber se ainda cá tinha as coisas antes de 4ª feira.
Responderam-me que apenas os manípulos rotativos X0 estão esgotados no principal fornecedor na SRAM, mas que como eles tem um fornecedor alternativo, em principio conseguirão ter cá tudo antes de 4ª feira.
Caso contrario, mandavam-me as restantes coisas que já lá tem, e eu terei de partir novamente e busca dos rotativos! Vamos aguardar...

Menos mal ao menos já consegues mandar vira algum material mas é chato não ter a bike para treinar como eu te compreendo. Bem tou à 3 dias sem lhe tocar ao vela na garagem sozinha e abandonada até mete dó, a vontade de treinar é tanta que uma gajo dá em maluco.
 
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