Como mudar rolamentos de um cubo trazeiro rcz

damiaobtt

New Member
Exactamente Lux Interior! Ao martelar vai se retirar o rolamento do lado oposto, ou seja neste caso e o rolamento que se encontra na parte de baixo relativamente a posição que se encontra a roda!
 
Ok! Não tinha percebido que o taco passava por dentro do cubo para empurrar o rolamento.Continuas a utilizar as rodas? Os rolamentos que colocaste comportam-se da mesma forma que os anteriores? Obrigado!
 
Segui todo o procedimento aqui indicado mas o cepo não sai.
Tirei os apertos de ambos os lados mas o cepo permanece agarrado como se algo o fixasse no lugar.
O que me faltará fazer?
 

klaser

Well-Known Member
Muito estranho,pra retirar o cepo nem é preciso tirar a tampa do lado do disco,somente a do lado da cassete já bastaria...Mas ás vezes acontece coisas estranhas,eu quando comprei as rodas (ZTR Alpine + novatec x-light) não conseguia tirar as tampas de jeito nenhum,quase cheguei a moer o interior sextavado 5mm das mesmas,só depois de uns tempos que consegui romper a força que a cola azul que tinham aplicado às mesmas..Aliás a tampa do lado do disco ainda não consegui tirar,deixei para quando tiver de substituir os rolamentos,se bem que dava jeito ver como anda aquilo em termos de proteção à entrada de água.
Já agora quem substituiu os rolamentos do cepo,se puderem deixar aqui as medidas e referências dos mesmos,era bom,porque no tópico acho que só se encontram as medidas dos rolamentos dos cubos.
Lux,dá uma mexidas com a mão nesse cepo que ele tem de sair,sem a tampa não há nada que o segure no sítio,a não ser que o modelo que estamos a falar não seja igual ao teu,nos shimano por exemplo é completamente diferente,há uma porca que os fixa no sítio....
 

klaser

Well-Known Member
Tive a ver no meu,a única coisa que pode estar a acontecer é os rolamentos do cepo,na parte interior,estarem "colados" ao eixo,isso pode acontecer...
 

bururu

Member
A minha questão não tem muito a ver com os rolamentos, mas sim com o cepo e os linguetes.
O que usam para lubrificar os linguetes e mola?
Massa, óleo ou vaselina liquida?
 
Obrigado.

Já resolvi o problema. Fui à loja e teve de sair à força... talvez a sujidade o estivesse a prender... vamos ver como fica depois de devidamente limpo e lubrificado.

Klaser: A informação que tenho, é que compensa comprar o cepo. Os dois rolamentos ficam sensivelmente ao mesmo preço. Os meus cubos são da poison e esta foi a informação que me deram. Se não estou enganado o cepo lá não passa muito os 40€. Agora se arranjares rolamentos muito mais baratos...

bururu: utilizo a mesma massa dos rolamentos mas em pouca quantidade.
 

klaser

Well-Known Member
Já devo ter rolamentos se for preciso,linguetes e molas e assim...é que o meu cepo rachou,tá como novo mas rachou:mad::mad: Já mandei vir um cepo novo,fica o velho pra peças ( se o novo aguentar sem rachar também)
Obrigado
 
Klaser:
Onde compraste e quanto custou?
Fazes ideia por que razão rachou?
Terá sido demasiado aperto na cassete?

Quanto ao meu cepo, já está funcionar como deve ser. Depois de limpo e lubrificado retira-se com bastante facilidade.
 
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klaser

Well-Known Member
Custou 35 patadas na binaclínica,isso com portes...Não tem nada a ver com aperto,vai ao tópico "rodas notubes ZTR" e tem lá as minhas fotos,aquilo é mesmo fraco,é preciso sorte e cuidado...aposto que anda muito boa gente aí com cepos gretados e nem fazem ideia,só quando partir de vez e ficarem sem tração é que descobrem..
 
Já fui ver... o teu cepo é em tudo semelhante ao meu, a única diferença é um pequeno buraco que se vê na superfície. Para que serve?
As minhas rodas já fizeram mais de 4500km e o cubo foi agora aberto a 2ª vez e estava tudo bem. Outra coisa que estranhei foram as mordidelas provocadas pela cassete. O meu também tem, mas mais pequenas e apenas umas duas por cada estria.
 

klaser

Well-Known Member
Nunca tinha dado muita atenção àquele buraco..mas parece que tem ali um mini parafuso,deve servir para segurar os rolamentos do cepo ou o casquilho....na parte dos linguetes,tem um parafuso idêntico a segurar a mola dos mesmos...
 

klaser

Well-Known Member
Bem,minhas rodas(novatec x-light) têm agora 3500km/ 6meses e já apareceu uma pequena folga nos rolamentos traseiros..vou ter de mudá-los...
 

Tecnical

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Só discordo com o facto de colocar mais massa num rolamento novo!

Tenham em conta que para a massa a mais vai sair e enquanto isso não acontecer, a massa em excesso aquece o rolamento aquando do seu funcionamento. como tal isso estrada a têmpera da superfície da pista das esferas. E isso vai fazer o rolamento gripar mt mais cedo!

Só digo isto porque já fiz o mesmo!
 

C.Orelhas

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Boas malta, peço desculpa pelo desenterro mas após uns bons km (5000) muitas provas e bastantes treinos tanto de estrada como de BTT as minhas RCZ começam a acusar algum desgaste nos rolamentos e gostaria de saber se a referência dos rolamentos continua a ser a mesma que se encontra no primeiro tópico ou se as rodas (de 2011) já tem outros rolamentos.
 
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