Como mudar rolamentos de um cubo trazeiro rcz

JoãoLopes

New Member
Em todos os que parti, foram 5.. Nunca fiquei a pé, ou então não partiu completamente.. Normalmente troco-os quando em roda livre a corrente anda para trás e para a frente.
 

klaser

Well-Known Member
É preciso ter muito sangue frio quando se está longe de casa,apanha-se aquelas paredes e já se está com o cepo todo fissurado...aí ficamos imaginando que é desta que ele vai entregar a alma ao criador,na pior altura...fizeste bem Miguel...
 

miguelcarromeu

Active Member
João,

Olha que vi muitos relatos na net (aliás, o companheiro Klaser já tinha referido que colegas dele ficaram a pé) de cepos completamente desfeitos:



Acho que não vale a pena arriscar ;)
 

icenep

Member
Boas pessoal...peço desculpa desde ja pelo desenterranço do topico.

Li o tópico por alto...e no que diz respeito ao cepo...oiço por vezes os tais estalos, principalmente quando puxo mais pela bike, como por exemplo pedalar em pé com uma mudança mais pesadota.
A uns tempos queixei-me disso ao mecanico onde costumo levar a bike...e ele falou-me qualquer coisa no cepo, e deu um aperto qualquer, e sei que nunca mais ouvi os tais "estalos"...ja la vai uns 2meses....até ja me tinha esquecido. Entretanto ontem participei no Alvalade - Porto Covo, e numa das tendas de oficinas que havia (KTM), pedi que me lubrificassem a corrente (pois ja estava com muito pó e areia)...o homem que a lubrificou, rodou os cranks á mao enquanto lubrificava a corrente...e em 5segundos disse-me logo...esse cepo está gripado.

O que é certo é que nao oiço os estalos a uns 2meses...mas fiquei preocupado com o que o homem disse e com o que li aqui.
As rodas em questão sao umas RCZ race 2015. É possivel estar mesmo a ficar com o cepo gripado ou a partir? Onde posso actualmente encontrar um cepo compativel para estas rodas?

Obrigado desde ja pela atencao.
Cumprimentos
 

icenep

Member
Obrigado desde ja pela resposta.
Do que vejo no site das rodas diz:
New RCZ 2015 range / with new sealed bearings 2RS
Hubs: Front 32h (9-15x100mm) / Rear 36h (9x135mm) / Disc 6-bolts / Black

Nesse site, é que ou nao sei procurar, ou acho que nao encontro o que necessito. miguelcarromeu, consegues dar uma vista de olhos no site, sff?
Ja agora, troca de cepo, implica tambem tirar raios e voltar a colocar? ou o cepo é uma peça que se substitui à parte sem grandes problemas?

Obrigado desde ja pela atencao!
 

klaser

Well-Known Member
Não é preciso tirar raios,é tirar um e meter outro.... Quanto a gripar,gripa sim....o cepo tem 2 rolamentos (por acaso da mesma medida que os do cubo) e,principalmente o do lado mais de fora sofre muito.Ele não chega a bloquear mas fica preso,principalmente quando se começa a andar (depois com o movimento mais repetido rola mais livre).
É preciso é ter muito cuidado com os dois rolamentos do cubo,pois quando estes ficam com folgas laterais (roda começa a abanar) isso é que causa um stress maior ao cepo,pois as paredes do mesmo começas literalmente a bater na roda dentada e,é esse o som de "estalar" que muitas vezes ouvimos.É só retirar o cepo e ver as "mordidas" que lá aparecem....Inclusive os cepos novos agora estão mais fresados nesta zona (antes eram totalmente redondos)para evitar esse contacto..
 

icenep

Member
ok...
Os tais "estalos" ja nao os oiço a uns 2meses e tal...quando o mecanico onde levo a bike apertou algo que disse que estava meio solto (ja nao sei se foi no cepo ou no cubo), sei que desde ai nunca mais ouvi os tais "estalos"...até pensei que o problema tivesse completamente solucionado.
Mas la no domingo, quando me pedi para me lubrificarem a corrente, o homem de serviço, em 5segundos enquato rodou os cranks a mao e meteu spray disse logo "eh amigo, voce tem o cepo gripado".
Eu não percebo muito disto. Mas nunca mais ouvi os tais estalos...o que é certo é que o que o homem me disse "assustou-me" um pouco, pois obviamente o homem saberá melhor do que eu e nao iria dizer uma coisa daquelas da boca para fora. Enfim...pelo sim pelo não, o melhor será levar a bike ao meu mecanico da bike, para ele desmontar aquilo e ver o estado da coisa...
Se for preciso algum cepo, e ele nao conseguir encontrar, irei ver melhor esse site que recomendas...apesar de que no site, nao percebi muito bem se tinham o que preciso (ou entao eu é que nao sei procurar o que é necessario).

Obrigado!
 

klaser

Well-Known Member
Se o cepo não tiver rachado,vale a pena mudar os rolamentos que são dois 6902 2RS (15X28X7),é bem fácil mudá-los...
 

icenep

Member
Mas vale a pena mudar os rolamentos...sabendo que secalhar mais tarde terei provavelmente de trocar o cepo?! Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
 

klaser

Well-Known Member
Há rolamentos chineses de média qualidade que se conseguem por bom preço,no cubo é que convém meter uns rolamentos de médios para bons;no cepo estes médios servem...Consegues 2 rolamentos destes por 5 ou 6 euros,um cepo custa 30/35 euros....é ver se compensa a si....
 

icenep

Member
A questao é mais... trocando os rolamentos não evito do cepo gripar ou rachar?
Estar a trocar agora rolamentos para daqui a 6meses ou 1 anos estar a trocar o cepo...secalhar mais vale trocar tudo quando der o berro ou nao?

Pergunto eu...que nao percebo nada disto... :-(
 

icenep

Member
Obrigado desde ja pelas dicas

Klaser, disseste sobre os rolamentos do cepo "dois 6902 2RS (15X28X7)" por 5 ou 6euros. Onde os posso comprar?
Sabado secalhar vou entao levar a bike ao mecanico para ele ver... Mas ja agora, se o cepo ja estiver gripado (como me disse o senhor da KTM no domingo), ja nao vale a pena mudar rolamentos? Vale logo comprar o cepo completo com rolamentos ou nao?
 
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