Como mudar rolamentos de um cubo trazeiro rcz

damiaobtt

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Como mudar rolamentos de um cubo traseiro rcz

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1-Rolamentos – referencia 61902sms

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2- Segurar com dois alicates universais as duas porcas das extremidades e desenroscar

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3- Com uma das duas porcas retiradas, retirar com o auxílio de uma chave sextavada de 10mm a outra porca restante


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4- De seguida retirar o cepo

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5- Retirar o casquilho que esta por de trás do cepo
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6- Para salvaguardar algum desaire com o disco aconselho retira-lo
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7- Depois do disco retirado com o auxílio de um grampo fazer como demonstra a foto
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8- Rolamento retirado já com o eixo agarrado


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9- Com o auxílio de um taco de madeira, martelar suavemente como mostra a foto, para retirar o outro rolamento
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Colocar os rolamentos novos


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1-colocar o rolamento no sitio e com a ajuda de um taco de madeira martelar ate o rolamento estar bem encaixado


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2-depois colocar o eixo e o outro rolamento como mostra a fotografia



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3- Com a ajuda do rolamento velho, colocar o novo martelando em cima do rolamento velho


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4- Colocar o casquilho


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5 Colocar o cepo


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6- Enroscar as duas porcas. Não esquecer de encher tudo bem de massa consistente, inclusive podem retirar as blindagens dos rolamentos a fim de lhe colocar mais massa no seu interior depois voltar a colocar as mesma


Ferramentas necessárias



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damiaobtt

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estou a fazer isso " nao correu como eu esperava me enganei no Redimensionamento da imagem
 
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damiaobtt

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Atenção quem tiver rodas iguais a estas …
Estes cubos são iguais aos RCZ só muda a marca e a cor, por isso tudo aqui explicado se aplica em questão aos rolamentos
 

joselord

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Muito bom mesmo, vai-me dar jeito, pensava ser bem mais complicado...

100do Tirando os rolamentos não deve ser muito diferente, penso eu....
 

Coyote78

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Tive agora o mesmo problema que o Damiaobtt, folga na roda traseira, ou seja, rolamentos na sucata.Será que o Damiao me podia dizer quantos rolamentos leva a roda traseira?
 

damiaobtt

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Caro amigo Coyote78 o cubo só leva dois rolamentos, os outros dois que o PenduluM se refere são os do cepo mas esses não se estragam e só os do cubo! E em concreto o do lado do disco e que não se aguenta porque o do lado do cepo não se estraga!!
 

PenduluM

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O do lado do disco estraga-se mais pois o vedante parece-me mais fraco e o rolamento está mais perto do exterior...

Podia-me dizer quanto custaram esses rolamentos? Eu fiu pedir um orçamento para cerâmicos e não fiquei nada agradado.
 

rottweiler72

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Boas.
Amigo coyote78, eu á 1 semana fui obrigado a substituir um rolamento na roda da frente, pois começou a cria folga ( gripou ) e alguem aqui no forum aconselhou-me uma massa lubrificante da motorex, mas como os rolamentos sao selados , já vem com massa , custaram-me 5 euros cada numa casa de peças auto,simplesmente utilizei a massa na parte de dentro do cubo para entrar melhor e tb no lugar onde o eixo entra.
Acho que nao seja necessario mais massa nos rolamentos pois eles já trazem massa e como o preço é reduzido, nao vale a pena andares a retirar a protecçao do rolamento para lubrificar, mais vale substituir por rolamentos novos.
Abraços.
Saudações BTTistas....
 

Peixinhus

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Pelos vistos estes RCZ não tem os casquilhos exteriores iguais aos novatec/funworks etc, uma vez que no lugar dos alicates para os desapertar saem com uma sextavada de 5mm, por dentro são iguais.Os do cepo também dão o berro principalmente o do lado de fora
Consoante o fabricante estes rolamentos podem ter várias referencias, bom era postarem aqui onde adquiriram os vossos qual a referencia e preço.Os meus FunWorks traziam 6902 RU e depois de berrarem levaram SKF 61902 2RS1 comprados na Rolfer ( empresa de venda de rolamentos em Canelas VNG que não tem venda nem site online) ao preço do ouro cerca de 23€ de preço de tabela por cada rolamento, tinham uns a cerca de 12€ mas nada comparados aos skf, vamos ver se estes compensam e duram uma vida :D.
Portanto digam lá onde compram os vossos...

Abraços
 
Por acaso fiz uma manutenção aos meus e por incrível que pareça os que estavam em pior estado eram os dois do cepo. Estavam com água e sem massa. Recomendo não ignorar estes rolamentos e a fazer uma manutenção façam logo dos 4. Abrir, limpar, lubrificar e fechar (caso haja folga simplesmente substituir).
 
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