Como converter rodas convencionais em UST - Home made

super.byke

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@andemariz, podes fazer o seguinte:
Compras a fita numa loja tipo LeroyMerlin ou coisa do género
812553_RB_00_FB.EPS_400.jpg


Colas a extremidade da fita nas costas de uma cadeira ou mesa e vais desenrolando até teres o equivalente a dar 3 voltas ao aro (devem ser uns 5,5 a 6 metros). Cortas e colas a 2ª extremidade da fita numa 2ª cadeira.
Como a fita tem 5 cm de largura, pegas num x-ato e cortar a fita a meio (ficas com 2 tiras de 6 metros com 2,5 cm de largura cada).
O interior do aro tem aproximadamente 2,5 cm mais coisa menos coisa, por isso ficas logo com 2 fitas uma para cada roda.
Depois é só colar cada tira no aro. Podes centrar a primeira volta no aro, a 2ª volta encostar mais a um lado (onde encosta o pneu) e a 3ª encostar mais ao lado oposto. Assim consegues criar uma "cama" impermeável em todo o interior do aro.
No final basta cortar com o x-ato (em cruz) no local onde vais inserir a válvula.

Depois é só seguir o procedimento que descrevi no post anterior :)
espero ter ajudado :)
 

lmorais

Member
Boas pessoal,

Já li este tópico quase na integra e fiquei com algumas dúvidas.
A parte da fita Patex está tudo ok, as dúvidas são depois.

Pode-se usar o pipo/válvula largo (agora não me lembro o nome), cortando de uma câmara de ar?
Com que tipo de cola se cola a válvula se for cortado da câmara de ar?
Os furos nos aros para as válvulas são todos do mesmo tamanho?
É mais recomendável usar as válvulas à venda para converter as rodas?

Desculpel lá levantar tanta questão mas foram dúvidas que ficaram, porque também não há imagens deste processo de colar a válvula!
 

jose_m

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boas, eu colo as válvulas presta com cola e veda (parecido a cilicone mas muito mais "poderoso") tenho umas valvulas proprias, mas coloco sempre um pouco de cola e veda para evitar futuras fugas de ar. ;)
 

Jocas22

Active Member
se comprares as valvulas da mavic com umas anilhas em borracha aquilo nem precisa de cola, é do melhor mesmo. Resolve todas essas questões
 

bururu

Member
Pessoal, estou aqui a precisar de esclarecer umas duvidas.

Foi me oferecido um kit tubeless da Joe's, e ao montar a fita, ela ocupa o aro todo, ou seja, nas laterais a fita fica entre o pneu e o aro.
Segundo o site da Joe's, isso é normal e até dizem que se a fita sair um pouco fora do aro até é melhor:
http://www.no-flats.com/support.php?itemid=222

Mas o pneu não devia encostar directamente no aro sem ter a fita pelo meio? Não há perigo do pneu saltar do aro?
Quem já usou estas fitas, como foi a montagem?
 

tonyV

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Tenho dessas fitas. De facto sobra pouco ou nenhum espaço na lateral para o pneu encostar entre a jante e a fita, mas se este estiver em condições e fizeres um primeiro "enchimento" até à pressão máxima ele e a fita vão acamar na parede lateral do aro.

Agora a minha dúvida. Tenho um RR Evo convertido à cerca de 2 anos. Ontem à noite estava na segunda muda de selante (dura mais ou menos 7 meses). Tirei o pneu fora para limpar o lixo que se acumula sempre na lateral do aro/pneu, enchi à pressão máxima indicada (4 bar), esvaziei, coloquei líquido, voltei a montar, enchi até quase 4bar, quando o pneu salta da jante e espalha líquido por todo o lado.

Ontem já estava tudo fechado e hoje comprei novo adaptador (parti o que tinha) para o compressor. Voltei a tentar mas desta vez só até aos 2.5bar. Tudo muito bem já com líquido e completamente selado, e passado uns minutos, estoiro e pneu e líquido fora do aro.

Tentei à pouco outra vez até 2 bar (costumo andar com 1.9/1.8 ) já passaram uns 20min e até agora ok, mas o pneu já entra no aro sem ajuda de desmonta...parece-me que esticou e não será boa ideia deixá-lo assim como pneu da frente!?
 

klaser

Well-Known Member
Não me parece...já há vários relatos de pneus schwalbe que perderam integridade nas laterais e depois era só saltar fora do aro...na frente eu não usava de jeito nenhum um pneu assim,ele já "avisou" que não está a 100%,porque arriscar ?
 

danielsilva

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Não é só pneus da Schwalbe, regra geral todos os pneus que saltam do aro não devem ser utilizados novamente em tubeless, por muito que a gente não veja quase de certeza que haverá fissuras. Eu o mesmo me aconteceu e foi logo limpo e colocado uma câmara.
Não vejo vantagem nenhuma em arriscar ficar com os dentes cheios de terra e ainda se for preciso mandar um aro pro galheiro só por causa de algumas gramas e 5€ de uma câmara :D
 

tonyV

New Member
Eu montei tubeless para ver se furava menos, em cerca de 2 anos que o tive não houve furos (ou pelo menos quando houve, selou de imediato - talvez por usar mais líquido que a dose recomendada).
Já no pneu de trás com câmaras com gel/líquido tive furos e alguns não selaram - câmara nova. A médio, longo prazo, parece-me que fica mais barato a conversão a tubeless...é só trocar o selante. Numa câmara de ar não dá para renovar/mudar o selante, é mesmo para o lixo.

Sendo assim vem um pneu novo. Obrigado pelas respostas.
 

kramer

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Boas,
Depois de ver alguns tutoriais e andar por aqui a ler, fiquei com dúvidas, tenho uns aros Fulcrum Red Metal 5 e comprei o kit da Joes.
Para converter tenho de?
1) Retirar a fita que está no aro e colar aquele tipo de fita cola para tapar os olhais dos aros, certo?
2) Aplicar a fita com válvula.
3) Colocar o Pneu e encher
4) Colocar o liquido.

é isto? ou estou a falhar alguma coisa??

Obrigado
 
Se a fita que já está no aro for resistente, penso que não será necessário trocar (eu não troquei).
Pincela o pneu e as fitas com água com sabão no caso de teres dificuldade em colocar o pneu dentro do aro.
 

kramer

New Member
Boas,

Pois, acho que me falta a dose de sorte..

Fiz tudo como indicado mas o pneu (rocket ron tubless) não enche, uso bomba de pé e aquilo vasa pelos lados. O pneu não encosta ao aro...não sei o que fazer.
 

klaser

Well-Known Member
Tens de bater com a palma da mão e com força no pneu e a toda volta...O talão do pneu se tiver posicionado na parte mais baixa do aro (meio) pode não encher,tens de por ambos os lados mais ou menos perto da parede exterior do aro e ter pressão suficiente (compressor pode ser necessário) para mesmo com algum ar a fugir esta mesma pressão seja suficiente para ir empurrando o talão cada vez mais para fora,até encostar mesmo,aí o ar cada vez terá menos espaço para sair e o pneu encherá...
 

adri82pt

Member
kramer said:

Boas,
Com bomba de pé não vais lá...tens de ir às bombas de gasolina ou então usar um bom compressor.
Em relação aos passos que indicaste deduzo que primeiro colocaste o líquido e só depois é que encheste...:confused:

Cumps.
 

t@ndre

New Member
sugerio mesmo que vais a uma bomba.. este passo é bastante importante pois é necessário ter uma boa pressão para conseguir encher o pneu
 

kramer

New Member
Boas,
Obrigado a todos pelas dicas, já passei numa bomba de gasolina e a coisa foi simples...afinal não foi falta de sorte, mas sim falta de pressão...hehe
 
Boa noite,
Preciso de ajuda URGENTE:
Adquiri hoje umas rodas Shimano MT65 Tubless, os meus pneus são uns Hutchinson Cobra mas não são tubless.
A minha questão é, com estes pneus consigo só com o liquido tubless, converter estes pneus sem problemas, ou vou ter de usar câmara de ar até gastar????
Obrigado
 
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