Após alguns dias a ponderar, lá resolvi testar a conversão das minhas rodas. Como o aro é estreito (17mm) afastei a hipotese de comprar um kit. Assim, resolvi comprar uma embalagem de liquido (o Geax PitStop) e utilizei uma camara-de-ar 20", valvula presta.
Como os meus penus só tinham uns 30 Kms rodados, sem furos, achei que era uma boa oportunidade. São uns Continental Explorer 2.1, de arame. Estava com um certo receio que o o pneu saltasse fora, por isso optei por testar na roda traseira.
Optei por abrir a camara-de-ar ao meio e coloca-la assim, sem cortar o excesso antes de montar o pneu. A parte de encher o penu foi o mais complicado, porque os flancos do penu insistiam em manter-se juntos e o ar do pipo acabava por não entrar com pressão no centro do pneu. Lá resolvi puxar os flancos junto ao pipo com as mãos e, com a pistola do compressor apertada nos joelhos acabei por conseguir encher o pneu facilmente. Sem dúvida que quatro mãos ajudam muito... Primeiro enchi sem liquido, e nem notei fugas. Depois, despejei e lá pus uns 50ml de liquido, com a ajuda de uma seringa e de um desmonta que afastava o pneu. Depois, já dominando a técnica com os dedos e os joelhos voltei a encher na boa.
Rodei a roda em todos os sentidos durante uns 2 minutos e acertei a pressão, para uns 40-45 psi. Aqui tenho algumas dúvidas, porque tenho lido que o tubeless permite uma pressão mais baixa que a versão camaras, mas não percebi bem qual a pressão razoável.
Com uma tesoura e algum cuidado cortei o excesso de camara e dei a coisa como terminada.
Entretando já rodei por dois fins-de-semana e fiquei muito satisfeito. Não noto uma perca de pressão exagerada e em termos de segurança não me queixo.
Nesta roda reduzi o peso em 50g, relativamente ao setup anterior de camara-de-ar (com um peso de 160g).
Como tenho intensão de trocar de rodas logo que possível, e aí sim cortar bem no peso, acho esta conversão com camara 20" muito válida. Completamente limpa (para a jante), fácil de resolver nos trilhos em caso de furo maiorzito e até tem uma pequena aba de camara que proteje a jante em caso de esvaziamento rápido da roda. Quando comprar outras rodas, se não forem tubeless de origem, aí já pondero a conversão com kit, mas mesmo assim acho que prefiro as vantagens da conversão com câmara...