Como converter rodas convencionais em UST - Home made

Giantfreerider

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Mas se for só para deixar de ter furos, basta aplicar notubes ou joes sealant dentro das câmaras de ar.
Para mim o tubeless caseiro e conversão dos pneus normais em tubeless é mais pelo peso (perde-se umas boas gramas) e depois lá está, ganha-se pelo liquido também, ou seja furos=0 ou lá perto! :D
Eu tenho umas crossride convertidas com fita normal e tenho as ZTR com as fitas amarelas próprias e qualquer um dos sistemas ainda não me deixou ficar mal. (E já lá vão uns 5000kms nas ZTR e outros tantos nas crossride)
Só tenho a preocupação de ir repondo o liquido notubes de tempos a tempos.
 

afonso

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Boas
Cristovão fica descansado que os pneus não saltam com camara de ar 20.
eu já uso as mesmas há quase dois anos e nunca tive problemas.
o uso das camaras de ar de 20 tem grande uma grande vantagem se tiveres um furo é só puxar as mesmas e já está
com as fitas convertoras e valvulas tublesses já vi malta enrascada sem as conseguir tirar.
e custam só 3€ 2 unidades..:)
 
Afonso, mas isso não será só pegar na faca e cortar as fitas?

Exactamente, a minha ideia era exactamente essa, ganhar na perda de algumas gramas e o fim dos furos nas minhas rodas, por isso não queria as camaras de 20.
Vou mandar vir as valvulas depois posto step by step para quem ainda está a inicar o processo como eu!



abraços
 

afonso

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Afonso, mas isso não será só pegar na faca e cortar as fitas?

Exactamente, a minha ideia era exactamente essa, ganhar na perda de algumas gramas e o fim dos furos nas minhas rodas, por isso não queria as camaras de 20.
Vou mandar vir as valvulas depois posto step by step para quem ainda está a inicar o processo como eu!



abraços

desculpa mas não te estou a perceber..

as camaras de ar 20 depois de cortadas ficam com um peso isiginificante...

Mas tu é que sabes....
 

Daniel

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Após alguns dias a ponderar, lá resolvi testar a conversão das minhas rodas. Como o aro é estreito (17mm) afastei a hipotese de comprar um kit. Assim, resolvi comprar uma embalagem de liquido (o Geax PitStop) e utilizei uma camara-de-ar 20", valvula presta.
Como os meus penus só tinham uns 30 Kms rodados, sem furos, achei que era uma boa oportunidade. São uns Continental Explorer 2.1, de arame. Estava com um certo receio que o o pneu saltasse fora, por isso optei por testar na roda traseira.

Optei por abrir a camara-de-ar ao meio e coloca-la assim, sem cortar o excesso antes de montar o pneu. A parte de encher o penu foi o mais complicado, porque os flancos do penu insistiam em manter-se juntos e o ar do pipo acabava por não entrar com pressão no centro do pneu. Lá resolvi puxar os flancos junto ao pipo com as mãos e, com a pistola do compressor apertada nos joelhos acabei por conseguir encher o pneu facilmente. Sem dúvida que quatro mãos ajudam muito... Primeiro enchi sem liquido, e nem notei fugas. Depois, despejei e lá pus uns 50ml de liquido, com a ajuda de uma seringa e de um desmonta que afastava o pneu. Depois, já dominando a técnica com os dedos e os joelhos voltei a encher na boa.

Rodei a roda em todos os sentidos durante uns 2 minutos e acertei a pressão, para uns 40-45 psi. Aqui tenho algumas dúvidas, porque tenho lido que o tubeless permite uma pressão mais baixa que a versão camaras, mas não percebi bem qual a pressão razoável.

Com uma tesoura e algum cuidado cortei o excesso de camara e dei a coisa como terminada.

Entretando já rodei por dois fins-de-semana e fiquei muito satisfeito. Não noto uma perca de pressão exagerada e em termos de segurança não me queixo.

Nesta roda reduzi o peso em 50g, relativamente ao setup anterior de camara-de-ar (com um peso de 160g).


Como tenho intensão de trocar de rodas logo que possível, e aí sim cortar bem no peso, acho esta conversão com camara 20" muito válida. Completamente limpa (para a jante), fácil de resolver nos trilhos em caso de furo maiorzito e até tem uma pequena aba de camara que proteje a jante em caso de esvaziamento rápido da roda. Quando comprar outras rodas, se não forem tubeless de origem, aí já pondero a conversão com kit, mas mesmo assim acho que prefiro as vantagens da conversão com câmara...
 

malena

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Sou um dos que está interessado em passar para tubless sem rodas e pneus (ignitor normais) para tal.
Depois de ter lido a grande maioria das páginas algumas duvidas surgiram. Assim:
- pelo que dizem alguns pneus absorvem algum liquido devido à porosidade, levando consequentemente ao aumento do seu peso. Neste caso, a vantagem da diminuição de peso com este sistema vai-se esbatendo porque se usarmos uma camara leve quanto se consegue retirar por roda? se os pneus absorvem parte do liquido...
- para uma pessoa com +-86kgs este sistema é seguro? se com camaras e pressões altas os pneus já fazem algum "balão" com este sistema ainda devem fazer mais?
- porque é que usando o tubless temos menos furos do que usando camaras com o mesmo liquido que faz o tubless?

Já agora à alguma forma "homemade" de colocar liquido em pipos finos dos que não sai a valvula?
 

Giantfreerider

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malena:
1º- Mesmo que os pneus absorvam 50ml de liquido e fiquem lá outros 50ml, poupas sempre umas 50g, por isso compensa sempre;
2º- O balão que o pneu irá fazer é igual. Agora para 86Kg, aconselhava já pneus mesmo tubeless (LUST, UST,etc.) e não arriscava converter pneus normais (mas os de kevlar...pois os de arame não dão para converter (ou são mais difíceis);
3º- Pneus "verdadeiramente" tubeless são mais pesados, logo têm mais borracha e são mais difíceis de rasgar e furar. Dai se dizer que são melhores.
4º- Para colocar liquido em câmaras de ar com válvula presta (pipo fino), vai a uma farmácia e compra uma seringa com agulha. Depois enches com liquido e vais pondo pelo pipo com cuidado e paciência.

Também já vi quem fura-se a câmara com a agulha e injecta-se o líquido directamente! :D E funcionou, pois assim que encheu, o liquido tapou o furo da agulha! xD
 
Para colocar o liquido pela valvula presta(fina) basta dezenroscar o interior da valvula e tirar para fora, depois injectar com um tubo de plastico directamente do recipiente ou seringa...
Por exemplo:
[video=youtube;WRM7gq1fcoQ]http://www.youtube.com/watch?v=WRM7gq1fcoQ[/video]

[video=youtube;PwON2VxZL0g]http://www.youtube.com/watch?v=PwON2VxZL0g[/video]

cumps
 

Jocas22

Active Member
grande topico e que me deixou a pensar

será que alguém me pode dizer se ´com a combinação "Schwalbe Rapid Rob Performance 2.25" e "Alex ZX 24" tenho sucesso?

tou farto de tantos furos :mad:
 

diogobike

Member
Boas
Pelo que eu já ouvi dizer o pneu Schwalbe Rapid Rob Performance 2.25 é bom tem aderência e agarra na terra mas não sei se e mais resistente nos furos
 

Tusmi

Member
Boa noite pessoal gostaria de saber quais as fitas indicadas para converter as minhas rodas devido a existirem varias medidas para as mesmas as rodas são umas dt swiss xcr 1.7 que equipavam as cannondale de 2010.
 

Dustman

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Olá Pessoal,

Tenho uma dúvida um bocado básica.
Depois de converter as rodas com a fita e com a válvula presta (fina), onde é que encheram os pneus. Nas bombas de gasolina só dá para válvula shrader (grossa - dos carros e motas).
Existe algum adaptador ou encheram noutro local?

Boas pedaladas

Rodrigo 'Dustman'
 
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