Como converter rodas convencionais em UST - Home made

afonso

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boas
O tipo de valvula é insignificante.
mas as Schrader tem a vantagem de se poder adicionar liquido pelo pipo com mais facilidade.
quanto mais fino o pneu mais facilidade de se furar.
mas como tudo na vida ver para crer :ideia:

um abraço
afonso
 

Nozes

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Os pneus que são desaconselhados no site da NoTubes não é por terem as paredes finas mas por os aros em kevlar nessas marcas terem tendência a dar de si e a alargar,dando origem a que o pneu salte do aro.Alguns users do forum já experimentaram converter Hutchinson e confirma-se.É perigoso.
 

zedaspedras

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Bem vou colocar o meu 1º post aqui no fórum se n me engano com uma crítica à minha experiencia com tubeless na minha bike de down.
O sistema usado foi o ghetto tubeless com duas camaras de ar de bmx "vou ali já venho", líquido da stan's no tubes pq em toda a pesquisa que fiz sempre li as melhores críticas a este líquido.
Os pneus são um kenda Nevegal 2.5" John Tomac series num aro mavic 729 e um maxxis high roller (já para lá do prazo de validade) 2.5" num aro Sun Doubletrack.
Coloquei as camaras de ar abertas e montei os pneus com a ajuda de um pulverizador com água e detergente da loiça para lubrificar as camadas de borracha em contacto umas com as outras.
1ºteste- encher os pneus sem líquido nenhum, visto que uso valvulas shrader se o pneu enchesse uma vez bastava-me seguidamente vazá-lo e colocar o líquido.
nesta parte foi onde aprendi que o que interessa para encher mais ou menos facilmente um pneu é a altura do aro no canal central deste. Neste Capítulo o meu high roller no doubletrack (que é um aro muito alto) encheu imediatamente e o kenda no 729 n enchia nem ao tiro. Assim tirei o pneu e a camara e colei mais voltas de fita isoladora no centro do aro para elevar o canal. De notar que esta operação só faz com que os pneus sejam muito mais difíceis de montar e desmontar por isso eu aconselho mesmo a água com detergente e umas luvas de trabalho para fazer força.
2º teste o kenda no 729 encheu logo
3º Bota liquido para dentro e encher novamente e observar a quantidade de bolhas de líquido por todo o lado e tratar de garantir que ele chega a todos os pontos onde se vê a sair ar como é explicado nos videos do site da no tubes.(aqui tb o pulverizador com água e sabão dá jeito pq faz imensas bolhas)
Lembrar só uma coisa... se formos a converter pneus n se esqueçam que uma grande parte do líquido que vamos utilizar vai sair para selar o pneu (Coisa que n acontece com pneus já tubeless) logo há que usar praí o dobro do recomendado pela stan's.
Agora passado um ano e meio posso fazer a crítica assim: Desde esse dia furei uma vez e foi com um prego de cofragem que entrou no rasto e saiu na lateral do pneu. fiquei a pé pq a tela lateral do meu pneu esta toda escavacada e os fios estão à mostra e Assim n há borracha onde as particulas de latex do stan's agarrem. Mas o furo do rasto tapou na boa. já coloquei líquido nos pneus mais uma vez e n faço mais nada. É SEMPRE A ANDAR!!!
 

fitibomba

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Boas!

Alguém me sabe dizer, por experiência própria se os seguintes pneus "aceitam" bem esta transformação tubeless?

São eles:

    • Kenda Karma kevlar 2.0

      Kenda Komodo Kevlar

    Cumps
 

Gue

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Boas!

Deixo aqui a minha opinião!

Rodas: Fulcrum Red Metal 5
Kit: Joe´s No Flat (para presta)
Pneus: Maxxis Ignitor XC 26*2.1 (F) Maxxis Larssen TT 26*2.0 (T) Actuais (ambos de Kevlar não tubless)

Continental Speed King 26*2.10 (F/T) Futuramente (ambos de Kevlar não tubless)

Usei o Kit de acordo com as instruções. Sem problemas. Coloquei a fita sobre a cabeça dos raios, a cinta bem ajustada e os pneus.
Para encher foi o maior problema pela falta de compressor. Percorri algumas estações de serviço e finalmente encontrei uma de acordo com necessidades.
Enchi primeiro pneu sem liquido, depois vazei o ar, tirei a o interior da válvula e meti o liquido. Voltei a encher e pronto!

Durante os primeiros dias perdeu algum ar mas depois do primeiro passei parou de perder ar.

Até ter optado por esta solução furava em quase todas as saídas. A partir desta alteração nem um furo! Certamente que quando mudar os pneus irei encontrar vários picos lá metidos.

Aconselho vivamente! Acabaram as preocupações! Já fiz 3 maratonas desde que mudei e juntamente com os treinos e nem um furo. Ainda este domingo nos "5 Cumes" aguentaram muito bem um percurso bem exigente. :mrgreen:


Agora para além da ausência de furos o que mais me surpreendeu foi o conforto! custava-me crer como só o facto de tirar a câmara de ar poderia melhorar tanto o conforto e tracção! estou rendido! :shock:
 

adieujoliecandy

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fitibomba said:
Boas!

Alguém me sabe dizer, por experiência própria se os seguintes pneus "aceitam" bem esta transformação tubeless?

São eles:

    • Kenda Karma kevlar 2.0

      Kenda Komodo Kevlar

    Cumps

Experimentei hoje uns kenda karma 2.0 e ao fim de umas 5 horas um deles já estava completamente vazio e o outro a caminho disso :cry:
Como já vi aqui comentários de várias pessoas a usar-los como tubeless penso que só possa ser o líquido Joe´s No Flat que não seja o mais indicado para estes pneus. Vou experimentar com o Notubes :roll:
 

Gue

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Segundo o site No Tubes" os Kenda são dos pneus recomendados para esta operação.

Julgo que o problema não esteja no liquido mas na montagem. O Joe's No Flats é dos líquidos mais usados e com provas dadas. Comigo 5 estrelas.

Depois de montadas as rodas com o liquido, convêm esperar algumas horas para o pneu vedar. É normal perder ar no inicio devido à porosidade dos pneus não tubeless. Inicialmente os meus também perderam mas ao fim de algum tempo pararam.

Acho que deverias verificar o que se passa e evitavas gastar mais uns euros com o No Tubes!

Cumps!
 

fitibomba

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Boas!

Depois destas explicações fiquei na dúvida do seguinte antes de proceder à aquisição do material de transformação para tubeless:

Já vi que dá para cortar os pipos das câmaras e colocá-los no aro mas isto não poderá ir para dentro?

eu tenho câmaras de pipo grosso e como estas não têm aquela anilha que segura o pipo no lado de fora do aro julgo que só colando o pipo "recortado" é que o conseguirei manter fixo ao aro.

Outra opção seria comprar os pipos finos já com a tal anilha mas isto sai a 13€ / pipo
 

vitormadeira

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Boas.
São tantas as opções que uma pessoa até fica confusa!

Eu queria experimentar a versão tubeless nas minhas crossride disc!
Queria comprar um pneu tubless para trás mas não queria gastar muito, 20 ou 25€.
Escolhi pneus tubeless pq dizem que é a melhor opção, converter pneus normais não é fiável!

Em relação ao kit, vi aqui uma opção por + - 12€
Fita nylon
Fita cola grossa brinco-marche
valvula de uma camara de ar antiga
e liquido no tubes

e vi outra opção cortando uma camara de ar normal ao meio, justa com o aro complementando com os outros materiais mencionados anteriormente!

qual a melhor opção e a mais fiável?

Já agora quais os preços recomendados por vocês se opta-se por um kit completo na loja?
 

Gue

New Member
vitormadeira said:
Escolhi pneus tubeless pq dizem que é a melhor opção, converter pneus normais não é fiável!

Permite-me discordar! O risco de um pneu "não tubeless" saltar do aro é maior que num Tubeless! Isso Sim! Mas basta seguires tudo direitinho e ver no site da No tubes as marcas aconselhadas e certamente não terás problemas!

Se leres atentamente desde o inicio, irás ver (se a memória não me engana) que ninguém teve problemas de quedas ou algo grave com o dito sistema usando pneus não tubeless!

Aliás eu no meu caso uso o kit Joe's No Flats que foi testado no campeonato do Mundo! Logo ai tens a tua resposta!

Eu desde que montei já participei em 3 maratonas de grande dureza (com treinos perfaz uns 1500kms) e sempre sem problemas e furos.

Não esquecer que ao adoptares por pneus Tubeless estás a perder duas das vantagens deste sistema ! O Peso e os Euros €! :mrgreen:
 

vitormadeira

New Member
Sim, o meu receio é o pneu saltar fora!

Qual o pneu que me aconselham?

E opto pelo kit ou pela opção mais barata, fita cola do brinco-marche e liquido no tubes?

Ouvi uns comentários acerca dessa opção da fita do brinco-marche, resulta, mas dura pouco, pq o liquido corrói a fita!
 

edthelizzard

New Member
Pneu que aconselho: Maxxis Larsen TT
Também aconselho as fitas, tenho um par de rodas com fitas da NoTubes e outra com fitas da Maxxis 26A2. Qualquer uma das soluções é boa, as fitas Maxxis foram mais baratas, mas acho que a marca já não as fabrica. As NoTubes encontram-se facilmente e o líquido deles foi o melhor dos que testei (NoTubes, Bontrager e Hutchinson). Com mais ou menos trabalho consegui selar totas as rodas que montei, mas (como já escrevi num post anterior) desaconselho as Hutchinson e as Specialized porque os flancos são demasiado porosos. Em todas as montagens que fiz nunca usei pneus UST e até agora não tenho tido problemas de fiabilidade nem ando pelo monte preocupado e com cuidados por andar com tubeless.
Bom trabalho e boa sorte.
 

vitormadeira

New Member
a minha duvida é k tenho umas crossride e queria adaptar a roda traseira a tubeless, agora não sei se compre pneus de câmara ou tubeless.
também só queria gastar até 25€

que pneu me aconselham a comprar?

o larsen tt dizem k foge muito a curvar!
 

Pedro Augusto

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Pois foge!

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EU, pela experiência que tenho recomendo sempre Tubeless...
 

pguerreiro

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Viva,

Estava a pensar mudar de pneus para uns mais adequados à época que se avizinha e gostava de tentar remover um bocado de peso.

Pensei usar pneus de kevlar normais convertidos a tubeless, tenho umas rodas XT (já tubeless) mas tenho algumas dúvidas na adaptação destes pneus não tubeless, maioritariamente no que respeita à segurança. Como peso 80kg - 85kg, gostava de saber se é seguro usar este sistema sob pena de o pneu saltar da roda devido ao meu peso e se existe algum outro perigo.

cumps

PGuerreiro
 

oliana

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Isto é para mim um pouco confuso. Já estive para experimentar converter as minhas rodas para tubless. Mas no final vejo que as pressões utilizadas nesta transformação são bastante aproximadas ou identicas a uma camara com liquido. Ora aqui não vejo vantagem nenhuma.
Ainda por cima em caso de ruptura em ambos os casos a sustituição da camara por outra é bastante mais económico, rápido e sem qualquer problema em qualquer sítio com uma bomba normal.
Não me digam que os tubless não furam. E depois têm de arrancar a valvula para colocar a camara. Depois têm de voltar a colocar a válvula para tubless. Enfim.

Acho que as camaras com liquido vão continuar a merecer a minha escolha. Por enquanto não me convenço , derivado das vossas (más) experiências.,
 

oliana

Active Member
OK. Ainda assim, prefiro andar com mais uns gramas. E a fita vedante tambem pesa, não? :D. Pode ser que um dia mude de ideias. :wink:
 

Nozes

Active Member
Menos peso,mais aderência,rola melhor,acabam os furos por trilhadela,reduzem-se os furos por espinhos (com um bom liquido)...estas são as vantagens.

Quem usa a mesma pressão num pneu normal montado tubeless em geral é porque o pneu é muito leve,e tem tendencia para dobrar muito a curvar,por exemplo.
Existem no entanto várias versões de pneus não-tubeless que dão uma boa montagem,por exemplo a linha Protection da Continental,ou então os Tubeless Ready da Bontrager e Hutchinson,que são pneus normais reforçados junto ao aro,para conseguir uma montagem mais segura.

Pessoalmente não equaciono montar um pneu tubeless de 800 gramas,mesmo que ele me permita andar com pressões muito baixas (que não preciso),daí usar pneus normais convertidos,até agora com bons resultados.
 
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