Como converter rodas convencionais em UST - Home made

golias

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sei que já li algures que usando uma câmara de ar (aprox. 3€) cortada é uma boa alternativa e faz o mesmo que as fitas maxxis, notubes, etc...
agora só não me recordo se a medida a utilizar deve ser 20" ou 24"?? alguém sabe??

...
 
Boas,

Ontem converti as minhas rodas DTSwiss XPW1600 utilizando o método "getho tubeless" demonstrado nestes dois videos:

:arrow: http://www.youtube.com/user/jimcarrie02#p/a/u/1/1UeO8Utfny0
:arrow: http://www.youtube.com/user/jimcarrie02#p/a/u/0/-H1ib5HdA5M

Inicialmente a minha ideia era convertê-las utilizando a câmara de ar de 20", mas depois de aplicada no aro não gostei muito do resultado obtido, pois, na zona do pipo o reforço era muito saliente o que iria implicar que o pneu não assentasse muito bem no aro, daí ter recorrido ao método atrás mencionado.

Hoje fui experimentar como se comportava a conversão e nos 55 kms que fiz, onde apanhei zonas rápidas com muita pedra, raízes, regos, as rodas portaram-se como esperado. Ainda deu para ter um furo, prontamente reparado pelo líquido, mas que me alertou para o facto de ter de por mais líquido que o que lá pus já se foi praticamente todo, principalmente durante o processo de selagem do pneu (Schwalbe Rocket Ron 2.25 Evolution à frente e Racing Ralph 2.25 Evolution atrás).

Agora só espero que se continuem a portar bem, sem me darem grandes sustos.

Boas pedaladas,

Paulo Santos
 
Boas,

Depois de no passado sábado ter feito mais 113kms com as rodas convertidas em que voltei novamente a percorrer todo o tipo de terrenos, posso dizer que estou completamente satisfeito com a conversão.

Boas pedaladas,

Paulo Santos
 

garhornet

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Boas, eu converti umas FULCRUM RED METAL 5 de 2009 em tubeless, usei a fita que já vem com os pipos incluidos, coloquei o liquido vedante, tudo ok.
Fui fazer uma volta de 30 kms, e notei que no inicio, algum do liquido saía na roda da frente, mas muito pouco. Fiz a volta toda, os tais 30 kms, isto num domingo, cheguei a casa, lavei a bike, e estava tudo OK. na 5a feira, quando fui olhar para a bike, reparei que o pneu da frente estava completamente vazio. O de trás continua impecável. Será normal no inicio esta situação?

Boas pedalas e cumprimentos
 

fitty77

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Sim, essa situação é normal. Volta a encher e mexe bem a roda no ar, para voltares a espalhar o liquido pelo pneu. Isso quer é andar. Quanto mais andares, mais depressa o pneu vai vedar. MAs mesmo depois de estar completamente vedado, é normal por vezes perder algum ar. Solução... meter ar de novo.
 

tiago46

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Pessoal tirem-me aqui umas duvidas:

Ao colocar a fita nos aros, assenta só no fundo, ou também de lado onde encosta o pneu?

Que tipo de fita estão a usar? Já ouvi falar na Power Tape, na Americana...etc



Obrigado.
 

afonso

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tiago46 said:
Pessoal tirem-me aqui umas duvidas:

Ao colocar a fita nos aros, assenta só no fundo, ou também de lado onde encosta o pneu?

Que tipo de fita estão a usar? Já ouvi falar na Power Tape, na Americana...etc



Obrigado.


boas

por experiençia usei uma fita isoladora da Tesa,quanto mais resistente melhor.
Quanto ao assentar da fita tens de evitar por na laterais onde assenta o pneu, e podes por 2 ou 3 voltas por base da jante que é suficiente mas depende da qualidade da fita.

boa sorte
afonso
 

romanovski

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Boas,
também comprei um kit da Stan's e converti em tubeless a roda da frente (Mavic Crossride). Na primeira tentativa de montar a fita tubeless reparei que a mesma, na zona da válvula, ficava muito saliente. Retirei então a fita da roda e passei com a fita autocolante para perder alguma espessura. O que resultou na 2ª montagem. Enchi primeiro só com ar e posteriormente com o líquido selante. Tudo óptimo, selando na perfeição.
No entanto ainda não tive oportunidade de a experimentar no terreno.
Só uma questão persiste...
A válvula que está incorporada na fita é Presta, tive que usar um pequeno adaptador para poder encher com o compressor, no entanto, através deste método não me é possível saber os valores psi e/ou bar. Mesmo tendo, também, uma pequena ferramenta para o fim específico.
Há alguma forma mais artesanal ou home made de o conseguir (medir a pressão)? Isto apenas para não encher o pneu a 'olhómetro' :mrgreen:
 

rucaf3

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Podes sempre comprar uma bomba de pé que tem os dois adaptadores, assim ficas com o compressor para dar a maior e acabas com a bomba...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
As válvulas das câmaras de ar da Schwalbe têm aqui uma vantagem, são desmontáveis, podemos retirar parte da válvula ficando só com um tubo directo para o interior da câmara e esse tubo pode ser ligado a um compressor para válvulas schrader. O compressor é mesmo só necessário para colar o pneu ao aro, para encher a partir daí pode-se usar uma bomba de pé.
 

Fortes

New Member
tkul said:

Eu tenho uns Kenda Karma (450gr) + camaras kenda 120gr.
Que peso é que eu vou ganhar? Isto sé mantiver os mesmos pneus, se forem tubless só os pneus são mais pesados que o conjunto camara + pneu.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Com fita adesiva, válvulas e líquido latex deves perder 100-150g em relação ás câmaras que tens agora, dependendo da quantidade do líquido. 2 passagens pelo aro com uma boa fita adesiva são mais leves que a fita de aro que os aros têm por causa da câmara de ar, depois as válvulas acrescentam apenas algumas gramas, a partir daí o peso que perdes depende da quantidade de líquido que metes. Para mim 50ml por roda é suficiente, assumindo que a densidade do líquido é semelhante à da água são 50g por roda.

Contas: Peso que acrescentas com fita adesiva e válvulas menos peso que retiras com a fita de aro fica tudo +/- na mesma.
Peso do líquido menos peso das câmaras de ar vezes 2 = (50-120)x2= -140g

Para não falar que passa a tapar os furos (e tapa mesmo).
 

Fortes

New Member
Apenas um pormenor... é que eu já uso liquido nas câmaras, portanto a diferença será aproximadamente o peso das mesmas.
Recentemente aproveitei uma encomenda para comprar liquido anti-furo (Kenda), a embalagem é de 250ml nas instruções diz: "250 ml ( 2 pneus ou 2 câmaras)".
Achas que 50ml chegam?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Quando se vai pôr pela primeira vez num pneu convem pôr um pouco mais porque se perde sempre um pouco na montagem, algum seca para tapar os poros do pneu, e também fica líquido entre o pneu e o aro, a colar ambos. Além disso o líquido à base de latex (o branco que se usa para estas montagens) seca mais rapidamente o que quer dizer 2 coisas:
:arrow: Quando temos um furo tapa mais rápidamente perdendo menos líquido.
:arrow: Não convém metermos muito de uma só vez pois o líquido vai secar dentro do pneu com o tempo, e depois o que ficar em excesso torna-se inútil.

Eu nas minhas rodas vou acrescentando aos poucos conforme seja necessário. Quando a bike ao fim de uns dias parada perde muito ar nos pneus é porque tem pouco líquido, quando isto faz com que o pneu fique totalmente em baixo eu simplesmente retiro o ar que resta, desmonto a válvula, meto pela válvula algum líquido com uma seringa, volto a montar a válvula e encho normalmente com uma bomba de pé (sem problemas porque o pneu está colado ao aro pelo líquido, não há fugas). Assim posso ir controlando de maneira a não desperdiçar líquido nem ficar a pé no trilho nem levar o peso do líquido a mais.
 

RUI VENTURA

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Boas,
eu cá continuo com as minhas cross ride e pneus Larsen TT com power tape e liquido da Joe's que é mais barato e faz o mesmo trabalho que o da No Tubes.
já passaram uns bons meses e muitos klm em mato sem problemas nenhuns, até mesmo quando tive de mudar o pneu traseiro por ter rasgado nas lonas, nem foi preciso mudar de fita no aro.
Mesmo no liquido só fiz uma aplicação em 10 meses de uso intensivo.

Boas pedaladas
 

hravara

New Member
boas

já tenho rodas UST e queria usar pneus normais em modo tubeless.

vale apena trocar a fita original e colocar uma boa fita adesiva ou não vale apena complicar?

outra questão, que tipo de líquido é mais apropriado?

obrigado
 
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