oi...
tds os q aki falram e deixaram as suas dicas de afinação de v-brakes, fizeram-no mt bem, apenas com alguns esquecimentos.
no total ta aki quase td, basta juntar tds as opinioes... :lol:
em 1º lugar, troka os calços dos teus v-brakes, as alavancas sao importantes,mas o principal sao os calços e as manetes. Vamos aos primeiros, compra uns calços do genero q vêm nuns deore xt, q tem um peça metalica com um cartucho de boracha, q é a recarga!
em 2º, os v-brakes sao mt sensiveis a capas extremamente longas e a espias tar em perfeitas condiçoes. Podes pôr td novo, se fores andar na lama,assim q chegas tá td fod... outra vez.
em 3º lugar o posicionamente dos hastes/calços. No 1º caso, as hastes nao devem nem tar mt fechadas nem mt abertas, isto consegue-se pq no parafuso q segura o calço, há duas anilhas de diferentes espessuras (cuidado com a ordem delas)uma dum lado outra do outro da haste!se desmontares,so trokas de local as anilhas de diferente tamanho. Como o nome indica... v-brake... as hastes do mm devem fazer um V qd as olhas de frente, nao exagerado, mas um V. e se reparares, vais ver q anda mt gente por ai com v-brakes q quase se poderiam chamar A-brakes...
enfim, vamos ao q te interessa, dp de pores as hastes a fazer um V, alinhas perfeitamente os calços, e aki é q está o truque,pois vais juntar duas opinioes aki expressas.
ou seja, puxas para fora o afinador da manete, tiras as molas dos v-brake, encostas e alinhas os calços ao aro,(de perferencia mais perto do rebordo inferior do mm), mas poes qq coisa com cerca de um milimetro na parte de tras do calço, ou seja, para o calco nao fikar perfeitamente paralelo ao aro (ja te explico o pq) e aperas os parafusos do calço e posteriormente o da espia. a distancia do calço ao aro foi o q ja referiram,mas com esta particularidade, a parte da frente do calço toka primeiro no aro q a parte de tras, e isto faz-se pelo simples facto q os v-brakes sofrem mts torçoes no sentido de rotação da roda, logo, esse desfasamento do alinhamento do calço, ajuda a q o calço tenha um desgaste linear. tens q ter a atençao, q os teus v-brakes nao tem o sistema paralelogramo, q mantem sempre o calço linear ao aro,logo de vez em qd, em com o desgaste das pastilhas, vais ter q fazer ajustes no calços.
cups e desculpa o testamento :mrgreen: