Como afinar travões v-brake

pepo

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Boa tarde pessoal. Já pesquisei sobre como afinar travões v-brake e não consegui encontrar nada.
Tenho uns Tektro que vieram com a minha Specialized HR XC e, enquanto não há dinheiro para evoluir para uns XT, tenho que contar com eles. O que acontece é que tenho de fazer cada vez mais força nas manetes para travar com eficácia.

Agradecia então que me dessem umas luzes, porque percebo tanto de mecânica como de física nuclear, ou seja NADA!

Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os v-brakes trabalham relativamente perto do aro (+/- 1 a 2 mm). A primeira coisa a fazer é retirares as molas de tensão do v-brake e meter qualquer coisa entre os calços e o aro. Depois esticas o cabo nessa posição, apertado no v-brake. Podes retirar o espaçador e voltar a meter as molas no sitio.
Se um calço tocar primeiro no aro que o outro, tens de dar mais tensão à mola do lado oposto rodando um parafuso philips no sentido horário.

Jepas
 

CMSR

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se vires a qualidade da borracha desses travões, ves que nao é grande coisa.
experimenta comprar um calços em condições e a travagem melhora
 

kuko

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tenho outra técnica de afinar. :twisted: :twisted:

primeiro apertas desapertas os parafusos que prendem os calços, depois apertas os v-brack com a uma mão contra o aro( ficando em posição de travado), com a outra mão apertas os parafusos dos calços para ficarem fixos. após ter a certeza que os calços estão paralelos ao aro (foi o passo anterior), damos tensão as molas para ficarem ambos com mesmo afastamento do aro. só por fim esticamos o cabo para de modo aos calços trabalharem a 1/2 milímetros do aro como referido anteriormente.

Espero que isso fique a travar.

Também podes passar uma lixa grossa nos calços para retirar um possível "vidrado" lá existente.

penso que esta tudo...

boas travagens :p :p :p
 

Bike-Adventure

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O problema de teres de fazer muita força nas manetes, deve quase de certeza á mola que está com muita tensão.

- Desmontas os V-Brakes e nos seus apoios deves encontrar 3 buraquinhos.
- Vais reparar que na base dos V-Brakes tens um espigão metálico.
- A posição do espigão nos vários buracos faz variar a tensão na mola.
- Experimenta a colocar numa posição em que estes fiquem com menos tensão.
- Monta tudo.
- Afina os travões como te explicaram atrás.

E VOILÁ, vai funcionar bem
 

pepo

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Boas. Ficou melhor, mas não fui eu que afinei. No entanto, penso que vou ter de evoluir para uns v-brake com melhor qualidade. Estou a pensar nusn LX ou XT, mas nesta último caso, sem os calços de ceRâmica, porque, de acordo com as críticas que tenho lido, fazem um barulh ensurdecedor. O que me dizem?
 

350plus

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Eu sei que o problema já está resolvido mas já agora deixo aqui outra técnica de afinação de V-brakes:

Vais à manete do travão e rodas o pipo de ajustamento rápido para fora até sensivelmente meio do curso
Desaperta o cabo do travão, aperta as duas alavancas do travão com força contra a jante e nesta posição reaperta o cabo.

Após esta operação os travões deverão ficar a bloquear completamente a jante. Agora basta rodar o pipo de ajustamento para dentro até a roda ficar solta.

Pode ser necessário centrar as alavancas com os parafusos de ajustamento perto do pivot. Lembra-te: apertar o parafuso afasta o braço respectivo da jante e desapertar encosta.

Se não houver empenos significativos é possível deixar os travões quase a tocar na jante.
 

prasquete

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oi...
tds os q aki falram e deixaram as suas dicas de afinação de v-brakes, fizeram-no mt bem, apenas com alguns esquecimentos.
no total ta aki quase td, basta juntar tds as opinioes... :lol:
em 1º lugar, troka os calços dos teus v-brakes, as alavancas sao importantes,mas o principal sao os calços e as manetes. Vamos aos primeiros, compra uns calços do genero q vêm nuns deore xt, q tem um peça metalica com um cartucho de boracha, q é a recarga!
em 2º, os v-brakes sao mt sensiveis a capas extremamente longas e a espias tar em perfeitas condiçoes. Podes pôr td novo, se fores andar na lama,assim q chegas tá td fod... outra vez.
em 3º lugar o posicionamente dos hastes/calços. No 1º caso, as hastes nao devem nem tar mt fechadas nem mt abertas, isto consegue-se pq no parafuso q segura o calço, há duas anilhas de diferentes espessuras (cuidado com a ordem delas)uma dum lado outra do outro da haste!se desmontares,so trokas de local as anilhas de diferente tamanho. Como o nome indica... v-brake... as hastes do mm devem fazer um V qd as olhas de frente, nao exagerado, mas um V. e se reparares, vais ver q anda mt gente por ai com v-brakes q quase se poderiam chamar A-brakes...
enfim, vamos ao q te interessa, dp de pores as hastes a fazer um V, alinhas perfeitamente os calços, e aki é q está o truque,pois vais juntar duas opinioes aki expressas.
ou seja, puxas para fora o afinador da manete, tiras as molas dos v-brake, encostas e alinhas os calços ao aro,(de perferencia mais perto do rebordo inferior do mm), mas poes qq coisa com cerca de um milimetro na parte de tras do calço, ou seja, para o calco nao fikar perfeitamente paralelo ao aro (ja te explico o pq) e aperas os parafusos do calço e posteriormente o da espia. a distancia do calço ao aro foi o q ja referiram,mas com esta particularidade, a parte da frente do calço toka primeiro no aro q a parte de tras, e isto faz-se pelo simples facto q os v-brakes sofrem mts torçoes no sentido de rotação da roda, logo, esse desfasamento do alinhamento do calço, ajuda a q o calço tenha um desgaste linear. tens q ter a atençao, q os teus v-brakes nao tem o sistema paralelogramo, q mantem sempre o calço linear ao aro,logo de vez em qd, em com o desgaste das pastilhas, vais ter q fazer ajustes no calços.
cups e desculpa o testamento :mrgreen:
 

messyas

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Acho que o "testamento" do prasquete está muito bom. Eu particularmente acho bastante fácil de afinar os v-brakes. Mas em relação a isso das hastes fazerem um V... Tem lógica, mas na minha menina, não está bem a fazer um V, pois se o fizer, os calços ficam muito afastados do aro. Se calhar há ali qualquer coisa mal. Tenho uns LX já com uns aninhos (de 2000 penso), e uns calços da Jagwire. É assim, atrás está tudo bem. Mas à frente estão a guinchar pra caraças. Qual será o problema? Eu por acaso ponho os calços paralelos ao aro, de modo a ter o contacto máximo no inicio da travagem, para ser mais potente (será verdade?) Ou será que é mesmo dos calços?
 

pepo

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BOm dia.
Acabei por comprar uns Avid SD7, que já se encontram montados, graças à vossa ajuda. De facto, mesmo para um nabo como eu, a operação não foi nada difícil, sempre consultando as dicas que me deram :mrgreen:.

Quanto aos Tektro que desmontei estavam mesmo vidrados, daí também o facto de não travaram grande coisa. Agora, estes Avid são mesmo outra fruta...l
 

sbsbessa

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Parabéns pelo tópico, apesar da minha falta de experiência, seguindo os passos aqui apresentados consegui por os meus V-Brake a travar que é um mimo :D
Mesmo com a água toda que têm apanhado continuam a travar bastante bem ;)
 

Iloper

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tenho um problema pessoal:

a minha haste esquerda( onde aperta o cabo) nao descola da jante. depois de travar fica ali encostada. ja tentei ajustar o parafuso e nada. ha por ai sugestoes?

obrigado
 

jonypaul

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A mola é aquele pedaço de metal que está saido. O buraco está ao lado do perne do v-brake. Se a mola não estiver lá encaixada, não volta para trás.
 

Hugo Jorge

New Member
Alguém pode descrever-me de uma forma simples como se afinam os travões de uma bicicleta?

O travão traseiro trava pouco e a manete está muito solta, chegando a tocar no volante.

Sempre tratei disso em lojas mas gostava de aprender a fazer.

Descrição dos meus travões:

BRAKES Kinetix SpeedStop V brakes, mini brake bolts, stainless link and anchor bolt, "SilentGrip" ceramic brake pads

Fico à espera da vossa ajuda.

Um abraço,

Hugo
hugomora88@hotmail.com
 
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