Boas, tenho lido vários tópicos aqui no fórum sobre bbtistas que numa situação a curto prazo precisam de por a funcionar um manipulo de 9 velocidades com uma cassete de 8 velocidades. Como estou a trocar a minha trasmissão de acera para shimano XT e como surgiu um negócio de uns shifters LX, achei que estava na altura de mudar e por ventura por este tópico aqui no fórum para toda a gente que estiver na mesma situação não ficar “atrapalhado” com as perguntas: ‘ será que vai dar?” ‘ e se as mudanças depois não entram?’.
A transmissão da bicicleta em questão é:
Desviador traseiro: Shimano deore XT
Desviador dianteiro: Shimano deore XT
Shifters: Shimano deore LX
Pedaleiro: Truvativ isoflow
Cassete: Shimano Alivio 8 velocidades
Corrente: wipperman connex
Cabos: Marca manhosa XPTO
Ferramentas necessárias:
Chave allien 5 mm
Navalha
Alicate
Chave de estrelas
Adesivos protectores
(ferramentas utilizadas)
À parte:
Para começar assim que recebi os manípulos comecei logo com “tunning” , ou seja, retirei os indicadores de mudanças, visto eu não ser muito adepto deste tipo de indicadores por ocuparem muito espaço no guiador. Começei por desapertar os dois parafusos na parte de cima do corpo do manipulo, de seguida após retirar o indicador ( ver fotos ) apertei novamente os parafusos e coloquei para tapar o pequeno buraco que fica descoberto adesivos protectores que se encontram a venda em qualquer casa de bricolage.
(manipulo shimano deore LX normal)
(manipulo desmontado)
(manipulo já todo XPTO)
Depois chega a hora de ir para junto da bike e para começar à que desmontar tudo o que está no guiador para proceder à montagem dos novos manípulos … desapertamos os cabos e é só puxar com alguma delicadeza o cabo e o manipulo para não tirar as bichas dos suportes do quadro, se não quiserem trocar as bichas e estiverem com alguma pressa claro. Depois aproveita-mos e passamos um pano para limpar alguma poeira que saiu de dentro das bichas ( se for o caso, aconselho a colocar bichas novas).
Depois pegamos na lata de WD-40 e despeja-mos a porção suficiente para olear de uma forma satisfatória as bichas de modo a não haver atrito com os novos cabos dos desviadores, deste procedimento não tenho fotos… mas é intuitivo. Depois passei a colocação dos cabos como podem ver na foto abaixo, … , e depois de já ter passado o cabo pelos desviadores, alinhamos ainda que de uma forma provisória os shifters no guiador e apertamos um pouco o parafuso para quando estivermos a afinar o mesmo, este não andar a dançar feito parvo.
(tudo desmontado)
(colocar a espia nas bichas)
(guiador já com manipulos e travões previamente afinados)
No desviador da frente, visto este já estar afinado é só passar o cabo e apertar ( ver tensão do cabo antes de desmontar o outro shifter) cortar e aplicar o terminal e em principio está tudo ok, se não estiver tão preciso como antes, é tudo uma questão de puxar mais o cabo ou afrouxar com a ajuda do regulador que se encontra no manípulo.
(desviador da frente já operacional)
No desviador de trás o processo é simples, embora não pareça quando pensamos no assunto, como se sabe um shifter de 9 velocidades puxa menos cabo do que um de 8 velocidades devido ao menor espaço entre os carretos de uma cassete de 9 velocidades, como tal vamos compensar esta falta de cabo com a tensão do mesmo, ou seja, após termos afinado o desviador com o ultimo carreto e com o primeiro utilizando para isso os parafusos limitadores que se encontram na parte de trás do desviador e com a ajuda do post do peso-pluma. Após isto deve-se “puxar” com a ajuda do alicate um pouco mais o cabo do desviador traseiro para fazer compensar a falta de cabo que o shifter não puxa. A partir daqui é uma questão de tentativas mas meio centímetro é o suficiente . Depois verifica-se a afinação do desviador através dos parafusos, porque este meio centimetro de cabo em tensão vai alterar o alinhamento do desviador com a cassete. Se alguma mudança tiver dificuldade em entrar, por exemplo no meu caso a partir da 3º mudança a corrente ficava um pouco à nora e não queria subir, mas nada que um quarto de volta no parafuso limitador de baixo ( que alinha o desviador com os carretos maiores) não resolve-se .
Para este procedimento não tenho fotos pois tem de se trabalhar com as duas mãos e não da jeito tirar fotos ...
(foto de má qualidade do desviador já operacional)
Após tudo Ok, basta lubrificar a cassete com vaselina liquida se tiverem por ai à mão .
Projecto Finalizado ..
(Aspecto final do manipulo montado ... ( quando não há € para o XTR tenta imitar-se o sistema) xD )
AS fotos não são as melhores mas era de noite e a luz da varanda não ajudava muito
A transmissão da bicicleta em questão é:
Desviador traseiro: Shimano deore XT
Desviador dianteiro: Shimano deore XT
Shifters: Shimano deore LX
Pedaleiro: Truvativ isoflow
Cassete: Shimano Alivio 8 velocidades
Corrente: wipperman connex
Cabos: Marca manhosa XPTO
Ferramentas necessárias:
Chave allien 5 mm
Navalha
Alicate
Chave de estrelas
Adesivos protectores
(ferramentas utilizadas)
À parte:
Para começar assim que recebi os manípulos comecei logo com “tunning” , ou seja, retirei os indicadores de mudanças, visto eu não ser muito adepto deste tipo de indicadores por ocuparem muito espaço no guiador. Começei por desapertar os dois parafusos na parte de cima do corpo do manipulo, de seguida após retirar o indicador ( ver fotos ) apertei novamente os parafusos e coloquei para tapar o pequeno buraco que fica descoberto adesivos protectores que se encontram a venda em qualquer casa de bricolage.
(manipulo shimano deore LX normal)
(manipulo desmontado)
(manipulo já todo XPTO)
Depois chega a hora de ir para junto da bike e para começar à que desmontar tudo o que está no guiador para proceder à montagem dos novos manípulos … desapertamos os cabos e é só puxar com alguma delicadeza o cabo e o manipulo para não tirar as bichas dos suportes do quadro, se não quiserem trocar as bichas e estiverem com alguma pressa claro. Depois aproveita-mos e passamos um pano para limpar alguma poeira que saiu de dentro das bichas ( se for o caso, aconselho a colocar bichas novas).
Depois pegamos na lata de WD-40 e despeja-mos a porção suficiente para olear de uma forma satisfatória as bichas de modo a não haver atrito com os novos cabos dos desviadores, deste procedimento não tenho fotos… mas é intuitivo. Depois passei a colocação dos cabos como podem ver na foto abaixo, … , e depois de já ter passado o cabo pelos desviadores, alinhamos ainda que de uma forma provisória os shifters no guiador e apertamos um pouco o parafuso para quando estivermos a afinar o mesmo, este não andar a dançar feito parvo.
(tudo desmontado)
(colocar a espia nas bichas)
(guiador já com manipulos e travões previamente afinados)
No desviador da frente, visto este já estar afinado é só passar o cabo e apertar ( ver tensão do cabo antes de desmontar o outro shifter) cortar e aplicar o terminal e em principio está tudo ok, se não estiver tão preciso como antes, é tudo uma questão de puxar mais o cabo ou afrouxar com a ajuda do regulador que se encontra no manípulo.
(desviador da frente já operacional)
No desviador de trás o processo é simples, embora não pareça quando pensamos no assunto, como se sabe um shifter de 9 velocidades puxa menos cabo do que um de 8 velocidades devido ao menor espaço entre os carretos de uma cassete de 9 velocidades, como tal vamos compensar esta falta de cabo com a tensão do mesmo, ou seja, após termos afinado o desviador com o ultimo carreto e com o primeiro utilizando para isso os parafusos limitadores que se encontram na parte de trás do desviador e com a ajuda do post do peso-pluma. Após isto deve-se “puxar” com a ajuda do alicate um pouco mais o cabo do desviador traseiro para fazer compensar a falta de cabo que o shifter não puxa. A partir daqui é uma questão de tentativas mas meio centímetro é o suficiente . Depois verifica-se a afinação do desviador através dos parafusos, porque este meio centimetro de cabo em tensão vai alterar o alinhamento do desviador com a cassete. Se alguma mudança tiver dificuldade em entrar, por exemplo no meu caso a partir da 3º mudança a corrente ficava um pouco à nora e não queria subir, mas nada que um quarto de volta no parafuso limitador de baixo ( que alinha o desviador com os carretos maiores) não resolve-se .
Para este procedimento não tenho fotos pois tem de se trabalhar com as duas mãos e não da jeito tirar fotos ...
(foto de má qualidade do desviador já operacional)
Após tudo Ok, basta lubrificar a cassete com vaselina liquida se tiverem por ai à mão .
Projecto Finalizado ..
(Aspecto final do manipulo montado ... ( quando não há € para o XTR tenta imitar-se o sistema) xD )
AS fotos não são as melhores mas era de noite e a luz da varanda não ajudava muito