Como afinar shifter de 9 com cassete de 8 velocidades

diaz

Member
Boas, tenho lido vários tópicos aqui no fórum sobre bbtistas que numa situação a curto prazo precisam de por a funcionar um manipulo de 9 velocidades com uma cassete de 8 velocidades. Como estou a trocar a minha trasmissão de acera para shimano XT e como surgiu um negócio de uns shifters LX, achei que estava na altura de mudar e por ventura por este tópico aqui no fórum para toda a gente que estiver na mesma situação não ficar “atrapalhado” com as perguntas: ‘ será que vai dar?” ‘ e se as mudanças depois não entram?’.

A transmissão da bicicleta em questão é:
Desviador traseiro: Shimano deore XT
Desviador dianteiro: Shimano deore XT
Shifters: Shimano deore LX
Pedaleiro: Truvativ isoflow
Cassete: Shimano Alivio 8 velocidades
Corrente: wipperman connex
Cabos: Marca manhosa XPTO

Ferramentas necessárias:
Chave allien 5 mm
Navalha
Alicate
Chave de estrelas
Adesivos protectores

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(ferramentas utilizadas)

À parte:
Para começar assim que recebi os manípulos comecei logo com “tunning” , ou seja, retirei os indicadores de mudanças, visto eu não ser muito adepto deste tipo de indicadores por ocuparem muito espaço no guiador. Começei por desapertar os dois parafusos na parte de cima do corpo do manipulo, de seguida após retirar o indicador ( ver fotos ) apertei novamente os parafusos e coloquei para tapar o pequeno buraco que fica descoberto adesivos protectores que se encontram a venda em qualquer casa de bricolage.

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(manipulo shimano deore LX normal)

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(manipulo desmontado)


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(manipulo já todo XPTO)

Depois chega a hora de ir para junto da bike e para começar à que desmontar tudo o que está no guiador para proceder à montagem dos novos manípulos … desapertamos os cabos e é só puxar com alguma delicadeza o cabo e o manipulo para não tirar as bichas dos suportes do quadro, se não quiserem trocar as bichas e estiverem com alguma pressa claro. Depois aproveita-mos e passamos um pano para limpar alguma poeira que saiu de dentro das bichas ( se for o caso, aconselho a colocar bichas novas).
Depois pegamos na lata de WD-40 e despeja-mos a porção suficiente para olear de uma forma satisfatória as bichas de modo a não haver atrito com os novos cabos dos desviadores, deste procedimento não tenho fotos… mas é intuitivo. Depois passei a colocação dos cabos como podem ver na foto abaixo, … , e depois de já ter passado o cabo pelos desviadores, alinhamos ainda que de uma forma provisória os shifters no guiador e apertamos um pouco o parafuso para quando estivermos a afinar o mesmo, este não andar a dançar feito parvo.


dsc00704lv1.jpg

(tudo desmontado)

dsc00707nh6.jpg

(colocar a espia nas bichas)

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(guiador já com manipulos e travões previamente afinados)

No desviador da frente, visto este já estar afinado é só passar o cabo e apertar ( ver tensão do cabo antes de desmontar o outro shifter) cortar e aplicar o terminal e em principio está tudo ok, se não estiver tão preciso como antes, é tudo uma questão de puxar mais o cabo ou afrouxar com a ajuda do regulador que se encontra no manípulo.

dsc00708lu3.jpg

(desviador da frente já operacional)

No desviador de trás o processo é simples, embora não pareça quando pensamos no assunto, como se sabe um shifter de 9 velocidades puxa menos cabo do que um de 8 velocidades devido ao menor espaço entre os carretos de uma cassete de 9 velocidades, como tal vamos compensar esta falta de cabo com a tensão do mesmo, ou seja, após termos afinado o desviador com o ultimo carreto e com o primeiro utilizando para isso os parafusos limitadores que se encontram na parte de trás do desviador e com a ajuda do post do peso-pluma. Após isto deve-se “puxar” com a ajuda do alicate um pouco mais o cabo do desviador traseiro para fazer compensar a falta de cabo que o shifter não puxa. A partir daqui é uma questão de tentativas mas meio centímetro é o suficiente ;) . Depois verifica-se a afinação do desviador através dos parafusos, porque este meio centimetro de cabo em tensão vai alterar o alinhamento do desviador com a cassete. Se alguma mudança tiver dificuldade em entrar, por exemplo no meu caso a partir da 3º mudança a corrente ficava um pouco à nora e não queria subir, mas nada que um quarto de volta no parafuso limitador de baixo ( que alinha o desviador com os carretos maiores) não resolve-se .

Para este procedimento não tenho fotos pois tem de se trabalhar com as duas mãos e não da jeito tirar fotos ...

dsc00709py4.jpg

(foto de má qualidade do desviador já operacional)



Após tudo Ok, basta lubrificar a cassete com vaselina liquida se tiverem por ai à mão .


Projecto Finalizado ..

dsc00713qw1.jpg

(Aspecto final do manipulo montado ... ( quando não há € para o XTR tenta imitar-se o sistema) xD )

AS fotos não são as melhores mas era de noite e a luz da varanda não ajudava muito
 

pintox

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E ficaram a entrar as velocidades todas certinhas ???
E se selecionares a 9ª por engano, o desviador desce abaixo da 8ª? Ou o parafuso limitador afinado para parar na 8ª nao deixa descer?
Tinha a ideia que a distancia entre carretos não era a mesma de 8 para 9 veocidades... :s
 

diaz

Member
boas

Sim ficam a entrar todas certinhas.

Esqueci-em de referir que eu defini a 9 velocidade do shifter com a 8 velocidade da cassete, para o caso de haver lapsos, logo a unica mudança que fica inactiva é a 1º mudança do shifter.
Sim o limitador após andar-mos cuidadosamente com quartos de volta e meias voltas com ele não deixa entrar mais nenhuma do que as 8 velocidades da cassete.

Tinha a ideia que a distancia entre carretos não era a mesma de 8 para 8 veocidades..


Penso que quis dizer de 8 para 9 velocidades.

Sim a distancia entre um carreto de 8 velocidades e um de 9 velocidades é diferente como referi acima
 

indy

Member
A minha opinião é a seguinte: até acredito que consigas meter as mudanças todas e que estejas satisfeito com o funcionamento da coisa mas, para mim, isso não é solução. O que está aí é um sistema de mudanças desafinado para funcionar o melhor possível :lol: É quase o mesmo que eu chegar aqui e dizer que consigo meter a funcionar mal o meu conjunto, que até tem os componentes certos e por isso devia funcionar bem... o que até é verdade, pois às vezes desafina :wink:
 

diaz

Member
sim, como disse isto é um sistema provisório, até meter uma cassete e corrente de 9

apenas meti aqui a solução porque já li uma quantidade de posts no fórum, como ter colegas a perguntar se era possível faze-lo. E sim é! Amanha testo isto mais a sério e depois digo algo.

É de compreender que não vou meter fora uma casste quase nova mesmo que ela seja uma alivio, vou andar assim até esta se gastar ;)
 

pintox

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Coloquei esta questão porque fiz uma operação semelhante na bike da minha esposa, os shiters tinham mais uma velocidade que a cassete e aquilo nunca funcionou perfeito. A primeira não entrava na manete (nem podia) e as outras por vezes falhavam a entrar ou saltavam por muitas afinações que eu fizesse, mas lá está, deu para "desenrascar" uns meses até trocar roda e cassete.
Agora que coloquei uma cassete a corresponder ás velocidades do gripshift trabalha 5 estrelas e nunca mais precisei afinar.
 

mokito

Member
olha algo q eu fazia quando nao havia tusto pa ir comprar o carreto certo (na altura nao se usava cassetes naquelas rodas) :lol:

a minha soluçao po problema era anular a 7ª (no meu caso era de 6 para 7) com o limitador do desviador de tras.. dps como nas manetes nao dava pa tirar os mostradores (ate dava jeito po meu caso) metia na 1ª na manete e no carretoi e dps esticava o cabo.. dps era so afinar e ir testando..

alem disso no teu caso diaz isso e capaz de dar pouca saude a corrente e a cassete pq as mudanças nao vao andar mt certas
 

ESTIMA

New Member
Isso é que vai aí uma trapalhada, a distância entre a roda mais pequena e a roda maior de uma cassete de 8 velocidades é igual á de uma cassete de 9 velocidades, portanto o funcionamento :greg:. Agora se dizes que entram todas bem, desculpa mas acho que nunca experimentaste uma bicicleta bem afinada.
Compra uma cassete e corrente de 9 velocidades e vais ver como deve funcionar uma bicicleta.
 

diaz

Member
eu já disse não sei quantas vezes que isto é uma situação provisória, porque não vou deitar fora uma cassete que está quase nova. Anda assim para desenrascar e pronto, não tenho € por aqui aos pontapés para gastar já numa cassete e numa corrente! Já ando de bicicleta à 11 anos e acredita "estima" que já pedalei em bicicletas com todas as transmissões possíveis, desde a gama Acera à XTR da shimano passando ainda por SRam X9, Xo, X7 e todas elas estavam bem afinadas. Agora se tu dizes mesmo sem me conhecer que nunca andei numa bicicleta bem afinada, tu é que sabes ....! Antes de falarem, neste caso comentarem pensem e não digam aquilo que não "sabem" porque nem só vocês têm as coisas bem afinadas no ponto. Mas digo desde já que prefiro ter assim a bicicleta embora que somente por alguns meses do que ter uma transmissão toda XPTO de centenas de euros e quando precisa de ser afinada ter de ir a correr para o mecânico!

Depois venho aqui postar isto para tentar tirar duvidas e tentar ajudar quem está na mesma situação que eu e levo com frases destas:
Agora se dizes que entram todas bem, desculpa mas acho que nunca experimentaste uma bicicleta bem afinada.


Portanto se não sabem do que falam calem-se!

Entram ou não entram todas:!

http://www.youtube.com/watch?v=lhUrIq5jQVE
 

diaz

Member
Sim a distancia entre um carreto de 8 velocidades e um de 9 velocidades é diferente como referi acima

Não sei se percebeste "estima" mas a medida de uma k7 de 8 velocidades para um de 9 é exactamente a mesma, ou então como é que eles encaixavam perfeitamente no cubo, o que difere é a distancia entre carretos sendo esta mais pequena num carreto de 9 velocidades.

Se estava sub-entendido não tenho culpa ou então leiam melhor as coisas

Como eu disse na citação que transcrevi, falei em carreto não em cassete! penso que sejam coisas diferentes e pelo que sei o que disse esta certo
 

Fabio Abreu

New Member
Boas!

Ha uma coisa que me está a fazer confusao!

Os manipulos de 9v (os LX neste caso) puxam "X" milimetros de cabo em cada mudança,
Os manipulos de 8v (acera ou alivio) puxam "Y" milimetros de cabo por mudança, ou seja, os LX puxam menos cabo por mudança que os alivio, certo?

A cassete de 9 tem "X" mm de distancia entre pratos ou carretos (aquilo que lhe quiserem chamar)
A cassete de 8 tem "Y" mm de distancia entre pratos ou carretos...
A cassete de 9 tem menos distancia entre pratos que a cassete de 8 como ja foi dito.

A cassete de 9 é feita para manipulos de 9, pois os manipulos vao puxar os "X" mm de cabo que sao necessarios para as mudanças entrarem perfeitamente na cassete!
Na cassete de 8 acontece exactamente a mesma coisa, os manipulos vao puxar "Y" mm de cabo para as mudanças entrarem perfeitamente!

Agora expliquem-me, como é que uns manipulos de 9 que vao puxar "X" mm de cabo, conseguem trabalhar bem numa cassete de 8 que tem de espaço entre pratos de "Y" mm??? :mrsock:

Ha mudancas de certeza que nao sabem para onde hao de ir.. se para cima ou para baixo :roll:

Cumps :wink:

Fábio Abreu
 

diaz

Member
boas

chegaste a ver o video ? :wink:

o que é certo é que entram todas certinhas e não foi só no video, hoje fiz 30 km e continua tudo na mesma por estranho que vos possa parecer.

Tens razão em dizer que os manípulos até à gama alivio puxam quantidade de cabo diferente do que os manípulos a partir da gama deore, mas a questão aqui para por isto tudo a funcionar é compensar com a tensão do cabo e com os limitadores do desviador a quantidade de cabo ( mm ) 0.5 cm que o manipulo não puxa, ora quando nós compensamos essa quantidade que não é puxada pelo manipulo o desviador já sabe perfeitamente para onde ir. É mais fácil do que parece quando nós pensamos no assunto.
Digamos assim que o cabo fica mais esticado para compensar o cabo que o manipulo não puxa ...
 

Fabio Abreu

New Member
Sim vi o video, mas deverias ter filmado nao de lado, mas "por traz" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Como filmaste nao da para ver o desviador se esta mesmo alinhado ao "prato" da cassete, e se esta a rossar...

Ex:
hpim2350gv3.jpg


Com o som das mudanças também se afina..

Abraço :wink:

Fábio Abreu
 

ESTIMA

New Member
diaz
Rapaz, não te passes que eu não disse nada para te ofender, apenas disse e repito o que sei e faço á 12 anos, as mudanças entram, agora funcionarem de forma a que permitam ir para o mato (Ex.) :?: :?:
 

diaz

Member
eu tenho calma, "rapaz" :s . Apenas não gosto de ouvir que tu ou alguém que nunca experimentou ou até mesmo nunca se deu ao trabalho de pensar num sistema mesmo que temporário igual a este pudesse funcionar. Porque tens fundamentos para dizer que utilizar um manípulo de 9 com uma cassete de 8 não funciona de forma satisfatória no mato ou em qualquer outro terreno ? Eu tenho fundamentos para dizer que funciona bem sim, da mesma forma que funcionaria se eu tivesse uma cassete de 9 montada, e digo isto porque já experimentei muitas bicicletas como já referi com transmissões de 9 e não noto diferença, apenas na qualidade na cassete pois as bicicletas tinham cassetes XT e XTR. Mas uma coisa é ficar a perder na qualidade da cassete outra completamente diferente é ficar a perder no funcionamento da mesma. Eu desde que tenho este sistema já andei em pistas de 4X de dirt e em mato ( singletracks, drops , etc ... ) e nunca fiquei a pensar que deveria comprar uma cassete de 9, ou seja, é porque este sistema nunca me deixou ficar mal desde que bem afinado.

Ora eu quero que me digam em que se baseiam para dizer que este sistema não pode funcionar de uma forma satisfatória, sem ser naquilo que lêem ? Porque ao que dá para ver vocês nunca andaram num sistema como este bem afinado.
Como um utilizador disse num comment em que o tópico falava sobre este mesmo assunto, desde que se faça uma boa mecânica é possível colocar tudo a funcionar!

porque pelo que sei não há nenhuma regra a dizer que uma cassete de 8 tem de funcionar exclusivamente com um shifter de 8 e assim para os demais. É quase como dizer que uma bicicleta que foi feita para pistas de 4X não possa ir a uma prova de XC e não possa ficar à frente das outras bicicletas que foram pensadas somente para XC.
 

ESTIMA

New Member
Essa do "rapaz" é culpa da "DEOLINDA" :lol: :lol:
Se sabes que a distância entre rodas é diferente e os manipulos estão compativeis com 9 velocidades . . . de resto a bicicleta é para tu andares e se achas que corresponte ao que pretendes tudo bem, podes chamar-me picuinhas mas quando eu ouço algum ruido estranho fico logo desconfiado.
 

diaz

Member
Por enquanto a transmissão esta isenta de ruídos estranhos, mas logo se vai ver, mas tenho a certeza que se fizer ruído é todo uma questão de voltar a afinar a coisa, até chegar uma cassete XT e corrente SRAM para finalizar a transmissão novamente :|
Como referi acima têm de experimentar no terreno o sistema para apontar o dedo, não se podem basear em coisas que foram escritas pela marca ou sem ser pela marca a dizer que não dá e ponto final. No meu caso eu já tinha lido opiniões acerca deste sistema e eram muito diferentes, uns diziam que era possível outros no que escreviam notava-se mesmo que era só pelo facto de ter preconceito de usar uma k7 sem combinar com o resto da transmissão, e para mim isso não é btt isso é só mostrar uma bicicleta! Tive de experimentar para desenrascar e ver e o funcionamento não desagrada em nada nem a mim nem aos meus colegas que pedalam comigo tanto ao Sor Zé da cannondale taurine como ao sor Pedro da trek remedy e eles estão habituados a material de topo e experimentaram hoje demanha e não reclamaram e se houvesse motivo para isso falo iam de certeza!

Por vezes não é uma questão de compatibilidade é uma questão de mentalidade!
 

elv1s

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Eu já "desenrasquei" um sistema em que uso uma cassete de 8v com manipulos de 7. Pois a largura de todos os 7 carretos é semelhante a 7 carretos dos 8 da cassete de 8v. Foi só afinar os limites do esticador, e afinar para usar ou os primeiros 7 carretos, ou os últimos 7 carretos.

Agora cassete de 8v com manipulos de 9v. Acho estranho. E tb gosto de "inventar" e "desenrascar"

E duvido porque as cassetes de 8v e 9v têm a mesma largura total, mas a largura dos carretos é menor. Ou seja, vai funcionar +- bem nos carretos dos extremos da k7 de 8v, mas nas mudanças médias, decerto que vai ter "stresses" de indecisão.

Realmente palavras leva-as o vento... e ... se uma imagem vale por mil palavras, um vídeo então... Era de valor um vídeo feito de "trás" para se ver bem o funcionamento, e a baixa rotação, pois as mudanças normalmente custam mais a mudar em esforço a baixas a subir quando mal afinadas.(principalmente nas médias tipo 4º carreto)

Não te ofendas comigo tb, mas gostava de ver o vídeo. Para me calar e te dar os parabéns por tal feito.
 

diaz

Member
ok. o video fica prometido :wink:

tenho é de primeiro arranjar maneira de fixar o telemovel para filmar, isso sim é dificil ...
 
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