Como afinar shifter de 9 com cassete de 8 velocidades

Fabio Abreu

New Member
:eek:fftopic: :mrsock:

ESTIMA said:
Já agora uma sugestão, em vez da K7 XT procura a SLX, é mais pesada 14g mas custa 1/2 dos aerios.

A SLX é mais pesada que a XT so mais 14g?? :shock: :shock:
Pesaste?

:back2topic:

Eu nao consigo perceber como é que as mudanças no meio conseguem trabalhar perfeitamente com manipulos de 9 e cassete de 8.. Faz-me confusao :mrgreen:

Mas também nunca experimentei :roll:

Cumps :wink:
 

diaz

Member
boas

comparando os pesos fornecidos pelo site da shimano

k7 slx (11-32T) - 282g

k7 deore xt (11-32T) - 256g


são mais 26 gr, penso que te enganas-te nas contas. Comparando cassetes com o mesmo numero de desmultiplicações.
Embora para mim não faça diferenças visto não ser adepto do peso, porque aqui a falta de peso paga-se !
 

ESTIMA

New Member
A informação constante no Manual de Apoio & Venda 2009 da shimano diz:
264g (11-32) 300g (11-34) para XT
284g (11-32) 314g (11-34) para SLX
Eu fiz as contas para 11-34 que é o que uso.
 

indy

Member
diaz said:
Tens razão em dizer que os manípulos até à gama alivio puxam quantidade de cabo diferente do que os manípulos a partir da gama deore, mas a questão aqui para por isto tudo a funcionar é compensar com a tensão do cabo e com os limitadores do desviador a quantidade de cabo ( mm ) 0.5 cm que o manipulo não puxa, ora quando nós compensamos essa quantidade que não é puxada pelo manipulo o desviador já sabe perfeitamente para onde ir. É mais fácil do que parece quando nós pensamos no assunto.
Digamos assim que o cabo fica mais esticado para compensar o cabo que o manipulo não puxa ...

:s

diaz said:
Por vezes não é uma questão de compatibilidade é uma questão de mentalidade!

:roll:
Desisto!
 

diaz

Member
Citação de: diaz em Hoje às 16:15:32
Por vezes não é uma questão de compatibilidade é uma questão de mentalidade!


Desisto!


calma, que eu estava só a concluir esta ideia ...

. No meu caso eu já tinha lido opiniões acerca deste sistema e eram muito diferentes, uns diziam que era possível outros no que escreviam notava-se mesmo que era só pelo facto de ter preconceito de usar uma k7 sem combinar com o resto da transmissão, e para mim isso não é btt isso é só mostrar uma bicicleta!

XD

Amanha se der posto o video " de tras" e depois tirem as vossas conclusões, eu já coloquei o post no fórum a explicar como proceder para por isso a funcionar já tentei explicar que é possível se vocês mesmo assim ainda duvidam ... testem !
 

KLUCA

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EHEHEHE

belo tópico à Macguiver :lol:

também sempre pensei que não dava mesmo esta solução...

o meu zépai tem 8 velocidades na bike, 11-32, mas acho que ás vezes lhe fazia falta o tal 34. como o manipulo é um XT de 2000 e pouco e tá impecável nunca pensei em mudar para 9V


nunca coloquei mas agora depois deste tópico lá vou experimentar a pôr lá uma roda minha com as 9 velocidades a ver se a coisa desenrasca...(acho que não há definição para esta palavra em inglês...é mesmo portuga :mrgreen:)

eu depois logo dou noticias....

ainda há macguivers em portugal... :) a ainda bem!
 

INTERCEPTOR

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Este Tópico está mesmo fixe!! :rotfl:

Vou contar a minha engenhoca.
Tenho cassete de 8 velocidades.
Tenho manipulos de 8 vlocidades.
Tenho Desviador traseiro de 9 velocidades.
Após várias tentativas de afinação, a coisa ficou a funcionar. MAL!!! Mas a funcionar!!!
Como todos devem calcular nas pontas tudo bem mas no meio era para onde o vento sopra-se. :mrgreen:

SOLUÇÃO
Pedir uma cassete usada de 9 velocidades numa oficina conhecida e aproveitar as anilhas.
OUTRA
Tirar a medida ás anilhas de 9v e cortar argolas de tubo PVC, substituir anilhas de 8v por argolas.

Este é o meu caso porque tenho manipulos de 8v.

No caso do tópico, a melhor solução é pedir uma cassete de 9v usada e em conjunto com a de 8v fazer uma cassete de 9v.
Aproveita-se 9 pratos dos melhores e as anilhas mais finas.
Se os pratos soltos de 8v forem necessários terás de levar a um Torneiro para torná-los finos como os de 9v.
Estou a falar daqueles que se montam soltos, não dos que ficam agarrados uns aos outros.

Abraço. Espero ter ajudado.
 

diaz

Member
boas

já carreguei o vídeo para o utube, mas não está grande coisa ( telemovel )

vídeo normal, passagens de 1 em 1

http://www.youtube.com/watch?v=tzU_Cdnlt7w


vídeo normal elaborado :shock: passagem de 1 em 1 ao inicio e de 2 em 2 no final do video

http://www.youtube.com/watch?v=pBiBJgDltUQ

Como podem ver o desviador não trabalha ao sabor do vento :wink: mas sim ao sabor do manipulo


Fotos de trás para verem que o desviador está alinhado com a cassete

dsc00744tg4.jpg
dsc00741xg1.jpg
dsc00740qf0.jpg
dsc00739ih1.jpg
dsc00738vv4.jpg
dsc00737oy9.jpg
dsc00736ec4.jpg
dsc00735vu2.jpg


que dizem, se calhar já merecia o post ficar fixo para todos poderem vê-lo, tipo ali em cima :D
 

Flygye

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Amigo a explicação está +- boa de se entender. :D

Agora as fotos :( tente ver se consegues meter fotos tiradas com máquina digital e mais clarinhas, pois estas (no comments ) não dão para entender nada.
 

rucaf3

New Member
Também cheguei a andar assim por um tempo mas o único problema é que a corrente de 8 é mais larga que a de 9 o que faz um tilintar estúpido no desviador dianteiro por este tbm ser mais estreito, se queres uma solução baratinha e temporária já que queres fazer upgrade é comprares cassete e corrente Deore por vinte e pouquinhos €€ e ficas satisfeito até comprares XT ou XTR ou KCNC... O que quiseres ...
 

diaz

Member
fotos mais clarinhas só mesmo quando a máquina estiver de volta aqui a casa :s
mas tento tirar num dia de sol com o meu outro telemóvel ( S.E w880i )
 

diaz

Member
Boas

hoje fiz mais 30 km e derivado à chuva apanhei lama daquela que transforma pneus 1.5 em pneus 2.35 XD e o sistema manteve-se a trabalhar a 100 %.
 

nasp

Member
Ja experimentaste isso no mato ??? Duvido que em esforço consigas por isso a funciona em subidas com 4 ou 5 velocidades em esforço, :wink:

Já fiz isso varias vezes de 5v pra 6 ; de 6 pra 7; e 7 pra 8 e funcionava tudo 5*, porque eram carretos iguias apenas acrescentavam rodas dentadas, agora de 8 pra 9 a coisa muda de figura porque para alem do aumento das rosas dentadas, estas mudam de largura cada uma pra ter a mesma largura de uma de 8. Se reparares ao mudares de 8 pra 9 tambem tens de mudar de corrente, e com um bocaditio de azar tambem poderás de ter de mudar de pratos, se estes nao tiverem preparados pras 9.
 

diaz

Member
boas

sinceramente após ter gasto uns bons quartos de hora a afinar isto, valeu a pena ... Já experimentei no mato em esforço e só uma vez a mudança não entrou,quando ponderei alterar para cassete de 9 e corrente, lembrei-me que poderia ser do cumprimento da corrente e como quando isso aconteceu eu estava a descer logo a corrente não estaria sub tensão, resolvei tirar uns elos e agora com a corrente sem andar para ali a abanar feita parva, está todo na boa, ou seja, o problema era da corrente ( cumprimento exagerado ). Já fiz um teste com lama e ta toda a rolar sem problemas.

Até eu estou admirado acredito, mas lá que funciona bem, funciona!

cmpts
 

tkul

Utilizador Banido
BOAS!

Esta modificação fez-me lembrar quando a Motordealer (se não estou em erro... :roll:) colocou uma Kona Explosif de 93 com 8 velocidades (tinha apenas 7!), usando os thumbshifters Shimano XT, um "acrescento" de cassete que era a 8ª mudança e ligeiras modificações para reduzir o peso.
Um kit engraçado! Funcionava e antes do tempo das cassetes de 8!

Tenho de experimentar na minha kula com os thumbs da Suntour! :)
 
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