Como afinar o Desviador Traseiro

zykon

Super Moderador
Uma roda bem encaixada não provoca isso. Não faz sentido. Agora se ela ficar encavalitada pode acontecer, mas ai também há o risco dela saltar fora.
Se for bem montada isso não acontece. Tudo volta para o mesmo sítio.
 

rucaf3

New Member
Recomendo k ao tirar a roda tenham a corrente no carreto mais pequeno (11) para desengatar, ao engatar engatam logo com o mesmo e quase como por sintonia tudo entra nos conformes ... Ou seja.. Encostam o carreto na corrente, seguram a roda com a mão esquerda, aliviam o desviador e vai tudo ao sítio...
Não esqueçam... O material tem sempre razão... Não existe motivo para a otirar uma roda as mudanças se desafinem... A única coisa k ao montar e desmontar cede são as pastilhas mas mesmo assim basta travar uma ou duas vezes e vai ao sitio...

Cpts
 
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FMCurto

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Sei que á primeira vista até pode parecer disparatado,mas quando tenho de tirar a roda viro sempre a bicla de pernas p o ar,já me aconteceu coisas parecidas por tentar por com a bicla direita e ela não ficar bem "encostada" ao quadro de um dos lados e assim ajuda a ter a certeza que fica bem encaixada.

De qualquer maneira não há nada como tirar pequenos proveitos de grandes males: se tiver tudo bem e tenha mesmo desafinado não será a altura ideal para aprender a afina-las? ;)

Existem aqui bons tópicos sobre isso:
http://www.forumbtt.net/showthread.php/187-Como-afinar-o-Desviador-Traseiro

e tens videos no youtube (que foi como eu aprendi), basta procurar em "back derailleur adjustment"

e ainda em português:
http://videos.sapo.pt/v6iL5JFhRePW9B6sEyLm

Não é nenhuma ciência oculta e só custa a primeira vez.
 
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CMano

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Foi isso mesmo que eu fiz caro FMCurto, aproveitei que tava desafinada e, tenho que confessar, seria demasiado vergonhoso meter a minha bicicleta a afinar numa oficina 1 semana depois de ter voltado de la, para aprender a afinar e la esta ela a andar normalmente como dantes, demorei um tempão, mas foi tudo ao sitio.
 

marciorssilva

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Bom dia, será que alguém me podia dar uma ajuda..depois de afinar o desviador traseiro deparei com o seguinte problema:

2j34ih3.jpg


Como podem ver a corrente fica demasiado larga quando está no prato mais pequeno à frente e na mais pequena atrás..como posso resolver o problema?

zsplj.jpg


Hum..a corrente curta não deve ser pois quando a corrente está no prato maior à frente e no maior atrás o desviador fica perpendicular..desde já obrigado a quem me poder ajudar.
 

rucaf3

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Tens é a corrente muito grande... na posição 1-9 como na primeira foto tens de ter a corrente esticada , tens de tirar 2 ou 3 elos...
Na torção 3-1 o desviador deverá estar quase no máximo...
 

nfh

Member
Estou a tentar afinar o meu desviador traseiro, mas por mais voltas que dê a isto, não consigo por isto a funcionar a 100%.
Tenho um X9 de 9 velocidades e o problema é o seguinte: afinei a tensão do cabo de aço com o carreto mais pequeno da cassete engrenado. O desviador porta-se bem a subir até ao 3º maior carreto, aí a corrente começa a fazer o "tic tic tic" típico de querer saltar para o carreto seguinte (para o 2º maior). Para evitar isso, reduzo a tensão no cabo através do ajuste no manípulo, mas aí tenho o problema da corrente saltar do 3º carreto mais pequeno para o mais pequeno de todos diretamente, quando estou a por mudanças mais pesadas.

Ainda pensei que fosse o dropout que estivesse meio empenado, mas troquei-o por um novo e o problema persiste. Testei também um X9 novo que tenho arrumado e o problema da afinação é o mesmo.

Qual será o problema aqui?
 

LuigiBTT

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Tenho um problema com um desviador traseiro Sram X7. Não consigo alinhar os limites superiores e inferiores da argola maior com o respectivo carreto. Será o Dropout empenado?
 

iMiguel

Member
Boa noite.

tenho uma duvida. No meu desviador, entre as 2 roldanas tenho um peuqeno "ferro" (da-me a sensação de ser algum tipo de guia pra corrente). A minha pergunta é: a corrente passa por baixo ou por cima desse pequeno "ferro"?
 

Jepas

Super Moderador
Ming@s, a foto é de outro user e a questão não é essa. Pergunta-se sobre o percurso da corrente na "cage" do desviador.

Confirmo que a corrente passa por trás do pino metálico. Se o fizesse pela frente a corrente roçaria de certeza. A passagem correcta é por trás do pino.
 

nirvugo

New Member
Aproveitando o tópico queria apenas perguntar se alguem já teve o seguinte problema: tenho a transmissão de 10v (K7 XT, Corrente Sram 1091 e 2 pratos TA 28/38) e o problema é que nos 2 carretos mais pequenos (11/13) a corrente faz algum ruído parece que não encaixe perfeitamente na K7. Já veirifquei a regulação do esticador e aparentemente está alinhado com a K7. Estou mais virado para um defeito da K7 (ligeiro empeno nos 2 (ou num) carretos mais pequenos) que faz com que a corrente em certo ponto do movimento do carreto de 11 toque no carreto de cima e faça um ligeiro cantar. Alguem me sabe dizer se isto é comum acontecer nos sistemas de 10V (que como se sabe são mais sensiveis a este tipo de situações porcausa da espessura da corrente e do espaço entre os carretos ser menor)?
Obrigado..
 

gteles

Member
Preciso de uma ajuda.

A uns tempos comprei uma corrente KMC X9.7 - 9v, e uma cassete Shimano SLX CS-HG80 - 9v e tinha tudo a funcionar com uma pedaleira Shimano Alivio das antigas. Entretanto surgiu um bom negocio (achava eu...) para trocar de pedaleira e comprei uma Shimano Deore Hollowtech FC-M530,usada, daquelas que não tem a caixa integrada e estou com 2 problemas:

1º- A pedaleira não entrou toda na caixa (já experimentei trocar o lado da caixa, mas não enrosca), o que acontece é que existe muita dificuldade no desviador da frente em colocar a 3ª mudança (a maior) e também tive de lhe dar grande ajuste porque na posição inicial (tipo 1ª mudança, sem estar afinado) nem chega a pedaleira, já dei umas "marretadas" a ver se entra mais mas nada, ate comprei uma chave maior para apertar o parafuso de suporte. O desviador que tenho é um Shimano SLX FD-M660 "Top Swing"...

2º- Mesmo com o problema acima descrito a primeira e a terceira mudança andam bem, mas quando estou em 2ª o desviador traseiro anda aos soluções, parece que prende, independentemente da mudança que se encontra no desviador de trás. Ja tive a ver se tenho dentes tortos ou gastos, mas não vi nada que chama-se a atenção...

Obrigado :)
 

nirvugo

New Member
Parece-me que o teu problema tem a ver com a linha da corrente, a corrente fica torcida e não deve entrar direita na roldana de baixo do esticador. Deve faltar aí pelo menos um espaçador entre o rolamento (da caixa do pedaleiro) do lado dos pratos e o quadro. Confere a medida da caixa do pedaleiro de uma face à outra e mede o comprimeito do eixo e já vês.
 

gteles

Member
Ja detectei o problema, o prato 2 esta um pouco usado e com o desvio da pedaleira faz chain suck... Ontem esperimentei a pedaleira do meu irmao, uma deore daquelas com o eixo integrado e funcionou sem problemas. Para nao andar com mais coisas vou comprar uma pedaleira nova!
 

luis6408

New Member
HELP!!
Estou com um problema: já fiz todas as afinações tal como descritas no início do post, o problema é que se afino para subir depois não desce como deve de ser e se afino para descer não sobe.

Já troquei de corrente, já troquei de cassete e o desviador (shimano dedore) aparentemente está impecável aliás só tem para aí 4 meses.

Alguém me pode dar algumas dicas? Agradeço desde já.
 

j.cruz

Member
Lubrificar ou trocar os cabos e bichas..depois e só afinar os limites meter a tenção com uma volta ou duas de folga e acertar isso...

Abraço Jose Cruz
 

luis6408

New Member
Obrigado klaser e j.cruz pelas dicas vou ver se é daí!

j.cruz que queres dizer com: "meter a tenção com uma volta ou duas de folga" !? onde? como? (a folga) desculpa a minha ignorância :)
 
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