Peso-Pluma
New Member
Bom pessoal, para dar seguimento aos 2 tópicos de mecanica que pus(correntes) resolvi postar outro exemplo de mecanica que pode ser feito por voçês em casa..."Como afinar o Desviador Traseiro".
Bom para começar vamos desapertar o parafuso que prende o cabo ao desviador e puxar o cabo(juntamente com as bichas) dos suportes do quadro(não o retirem do manipulo).
Agora vamos afinar os limitadores dos carretos(mais pequeno e maior).
Estes são os dois limitadores dos desviadores SRAM
Nos desviadores SRAM o limitador decima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior, o debaixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno.
Aqui temos os limitadores dos desviadores SHIMANO(à seus monopolizadores :lol: ).
Como podem ver na foto o limitador de cima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno, no limitador de baixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior.
Agora o que têm de fazer é muito simples, deixam o desviador solto no carreto mais pequeno e vejam se os dentes da roldana superior está alinhada aos dentes do carreto mais pequeno, se não estiverem alinhados terão de ajustar nos parafusos(limitadores).
Se apertarem o Limitador vão desviar o desviador mais para dentro da cassete, se desapertarem vão chegar mais para o lado da escora/dropout.
´
Desviador SHIMANO
Aqui têm o exemplo da roldana alinhada ao carreto...(O DROP-OUT TÁ UM BOCADINHO TORTO, e as fotos também não estam direitas o que leva a um certo desalinhamento).
Agora vamos alinhar o desviador ao carreto maior(não se esqueçam que têm de empurrar o desviador com a mão pois o cabo não esta lá).
Desviador SHIMANO
..Outro exemplo de alinhamento, desta vez no carreto maior.
Aqui fazem o mesmo processo anterior só que têm de alinhar através do outro Limitador(cima na SRAM e baixo na SHIMANO).
Agora vamos passar para outro LIMITADOR que muitas vezes é esquecido, quando afinado uma vez raramente é preciso mexer mais).
....SRAM....
...SHIMANO....
Este afinador serve para aproximar o carreto maior a roldana Superior
Este Limitador deve estar mais recuado que avançado.
Eu gosto de ter o limitador afinado nesta posição(podem ver na foto o espaço entre a roldana e o carreto). Ao aproximarem mais a roldana superior ao carreto maior pode provocar um certo 'tremer' da corrente.
Agora que temos os Limitadores todos afinados, vamos passar para o processo lubrificar as BICHAS(não é o que estam a pensar seus depravados :lol: ..quem sou eu para falar )
Se for um lubrificante de spray é melhor pois penetra melhor nas bichas...
Para quem tem discos(como eu) ponham um papel a volta da bicha pois basta um 'pozinho' do spray no disco para ter logo um funcionamento diferente..e para PIOR! (isto tbem é valido para quem tem V-BRAKES).
Nos manipulos e nos desviadores(excepto na SRAM) verão um regulador de tensão do cabo...
...vão por esse regulador quase no minimo(deixem 2 voltas de folga) no sentido que mostra a foto.
Agora que temos as bichas mais LIBERTAS do atrito e o regulador de tensão no minimo vamos voltar a colocar as bichas nos suportes do quadro...
Quando colocarem o cabo nos desviadores deixem a corrente no carreto mais pequeno e tenham o devido cuidado de deixarem o cabo nas 'guias' que são feitas...e apertem o cabo ao parafuso.
....porque se não estiverem a afinação pode não ser 100% eficiente!
agora que temos tudo apertado(cabo) chega a parte de afinar as mudanças....
Com a mudança no carreto(e de preferencia o manipulo tambem deve estar na ultima mudança :lol: ) mais pequeno vejam a folga existente no cabo...se for muita tipo mais de 3 dedos entre o cabo e a escora devem desapertar o parafuso do desviador e puxar mais o cabo.
Agora com o cabo ja +/- esticado começem a dar ao pedal(com as mãos claro) e puxem para a mudança seguinte....
...se ficar como na foto(esta 8ª no manipulo e 9ª no carreto) devem dar mais tensão no cabo....
...rodando o o regulador no sentido 'NORTE' como na foto.
Se a corrente estiver como na foto anterior(a do regulador) devem dar pelo menos 2 voltas no regulador de tensão...
...vão dando tensão a MAIS ou a MENOS(conforme o estado) e a ROLDANA Superior deve mais uma vez estar alinhada com o carreto em questão(como na foto)....
a corrente deve ficar assim(como na foto) com um espaço entre o carreto superior para evitar raspar nos dentes para não dar efeitos ao 'habitual' saltitar da corrente por querer saltar para a seguinte mudança...
Pronto agora é dar-lhe gáz!!!
Ja não têm desculpa para não andarem por as mudanças estarem desafinadas...
Com um bocadinho de trabalho voçês vão conseguir(não pensem que é ler e já está).
Como voçês são bons/as rapazes/raparigas vou-vos deixar uma dica para uma boa duração das molas dos desviadores...e com apresentação do JE... :wink: :lol:
...quando tiverem a bike parada encostada a parede(mesmo que seja um dia), ou quando chegarem de uma volta deixem sempre a corrente na POSIÇÃO CARRETO PEQUENO COM PEDALEIRO PEQUENO.
Quem tiver desviadores invertidos deixe o desviador no carreto maior com pedaleiro pequeno.
Ah esqueçi-me de dizer para lubrificarem os pontos de rotação do desviador....amanha posto uma FOTO...porque amanha?? Já viste as Horas pá?? Então e o desviador da frente?? pá vai dar uma volta...pá proxima a mais :wink:
abraços, beijinhos e boa dormida(ou 'levantada' :lol: ) para todos
Peso-Pluma
(se houver assim muitos erros..deêm o DESCONTO das horas :lol:
Bom para começar vamos desapertar o parafuso que prende o cabo ao desviador e puxar o cabo(juntamente com as bichas) dos suportes do quadro(não o retirem do manipulo).
Agora vamos afinar os limitadores dos carretos(mais pequeno e maior).
Estes são os dois limitadores dos desviadores SRAM
Nos desviadores SRAM o limitador decima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior, o debaixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno.
Aqui temos os limitadores dos desviadores SHIMANO(à seus monopolizadores :lol: ).
Como podem ver na foto o limitador de cima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno, no limitador de baixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior.
Agora o que têm de fazer é muito simples, deixam o desviador solto no carreto mais pequeno e vejam se os dentes da roldana superior está alinhada aos dentes do carreto mais pequeno, se não estiverem alinhados terão de ajustar nos parafusos(limitadores).
Se apertarem o Limitador vão desviar o desviador mais para dentro da cassete, se desapertarem vão chegar mais para o lado da escora/dropout.
Desviador SHIMANO
Aqui têm o exemplo da roldana alinhada ao carreto...(O DROP-OUT TÁ UM BOCADINHO TORTO, e as fotos também não estam direitas o que leva a um certo desalinhamento).
Agora vamos alinhar o desviador ao carreto maior(não se esqueçam que têm de empurrar o desviador com a mão pois o cabo não esta lá).
Desviador SHIMANO
..Outro exemplo de alinhamento, desta vez no carreto maior.
Aqui fazem o mesmo processo anterior só que têm de alinhar através do outro Limitador(cima na SRAM e baixo na SHIMANO).
Agora vamos passar para outro LIMITADOR que muitas vezes é esquecido, quando afinado uma vez raramente é preciso mexer mais).
....SRAM....
...SHIMANO....
Este afinador serve para aproximar o carreto maior a roldana Superior
Este Limitador deve estar mais recuado que avançado.
Eu gosto de ter o limitador afinado nesta posição(podem ver na foto o espaço entre a roldana e o carreto). Ao aproximarem mais a roldana superior ao carreto maior pode provocar um certo 'tremer' da corrente.
Agora que temos os Limitadores todos afinados, vamos passar para o processo lubrificar as BICHAS(não é o que estam a pensar seus depravados :lol: ..quem sou eu para falar )
Se for um lubrificante de spray é melhor pois penetra melhor nas bichas...
Para quem tem discos(como eu) ponham um papel a volta da bicha pois basta um 'pozinho' do spray no disco para ter logo um funcionamento diferente..e para PIOR! (isto tbem é valido para quem tem V-BRAKES).
Nos manipulos e nos desviadores(excepto na SRAM) verão um regulador de tensão do cabo...
...vão por esse regulador quase no minimo(deixem 2 voltas de folga) no sentido que mostra a foto.
Agora que temos as bichas mais LIBERTAS do atrito e o regulador de tensão no minimo vamos voltar a colocar as bichas nos suportes do quadro...
Quando colocarem o cabo nos desviadores deixem a corrente no carreto mais pequeno e tenham o devido cuidado de deixarem o cabo nas 'guias' que são feitas...e apertem o cabo ao parafuso.
....porque se não estiverem a afinação pode não ser 100% eficiente!
agora que temos tudo apertado(cabo) chega a parte de afinar as mudanças....
Com a mudança no carreto(e de preferencia o manipulo tambem deve estar na ultima mudança :lol: ) mais pequeno vejam a folga existente no cabo...se for muita tipo mais de 3 dedos entre o cabo e a escora devem desapertar o parafuso do desviador e puxar mais o cabo.
Agora com o cabo ja +/- esticado começem a dar ao pedal(com as mãos claro) e puxem para a mudança seguinte....
...se ficar como na foto(esta 8ª no manipulo e 9ª no carreto) devem dar mais tensão no cabo....
...rodando o o regulador no sentido 'NORTE' como na foto.
Se a corrente estiver como na foto anterior(a do regulador) devem dar pelo menos 2 voltas no regulador de tensão...
...vão dando tensão a MAIS ou a MENOS(conforme o estado) e a ROLDANA Superior deve mais uma vez estar alinhada com o carreto em questão(como na foto)....
a corrente deve ficar assim(como na foto) com um espaço entre o carreto superior para evitar raspar nos dentes para não dar efeitos ao 'habitual' saltitar da corrente por querer saltar para a seguinte mudança...
Pronto agora é dar-lhe gáz!!!
Ja não têm desculpa para não andarem por as mudanças estarem desafinadas...
Com um bocadinho de trabalho voçês vão conseguir(não pensem que é ler e já está).
Como voçês são bons/as rapazes/raparigas vou-vos deixar uma dica para uma boa duração das molas dos desviadores...e com apresentação do JE... :wink: :lol:
...quando tiverem a bike parada encostada a parede(mesmo que seja um dia), ou quando chegarem de uma volta deixem sempre a corrente na POSIÇÃO CARRETO PEQUENO COM PEDALEIRO PEQUENO.
Quem tiver desviadores invertidos deixe o desviador no carreto maior com pedaleiro pequeno.
Ah esqueçi-me de dizer para lubrificarem os pontos de rotação do desviador....amanha posto uma FOTO...porque amanha?? Já viste as Horas pá?? Então e o desviador da frente?? pá vai dar uma volta...pá proxima a mais :wink:
abraços, beijinhos e boa dormida(ou 'levantada' :lol: ) para todos
Peso-Pluma
(se houver assim muitos erros..deêm o DESCONTO das horas :lol: