Canyon Nerve ES9 - O Mundo É plano...

Bravellir

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Tu és mau :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

olha a rodinha .... :rotfl: :rotfl: :rotfl:
dtswissfr2350yt6.jpg
 

pjfa

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Ontem, fui com o pessoal fazer uma parte dos 50kms da Maratona de CTB.
Aconteceu algo que não estava à espera que me acontecesse: o medo de descer :cry:
Pois é, longe de imaginar que o trambolhão, dados dia 31 de Março, fizesse tantos estragos psicologicamente.
E tudo servia de desculpa para não largar os travões:
"Isto ainda não trava"
"Os pneus escorregam"
Por aí fora :shock:
Bem, mas isto é a análise à ES e não ao "piloto" da ES.
Prós:
- Sobe fenomenalmente - o acréscimo de peso, face à XC (+1.1kg) não se fazem sentir (enchi o camelbak com menos 1,5l de água :mrgreen: e ainda não troquei o selim nem as câmaras de ar)
- Absorve todas as irregularidades do terreno.
Contras:
- Quando bloqueio/desbloqueio a Fox, altero sempre (para mais ou para menos) o controlo de baixa velocidade.
- Quando vou em "Gate" no RS Pearl, aquilo parece uma cama velha de molas, a chiadeira é incomodativa. Daí eu andar quase sempre no "Open" :mrgreen:

Próxima paragem: PTG 8)
 

Xure

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Boas!

Isso é mesmo psicologico PJFA. Quando deres por ela já andas outra vez possuido a descer tudo abrir fininho. :wink:
Já tinha dado os parabens ao Bravellir pela maquina, aproveito e dou-te a ti tb. Parabens pois tens ai uma mega maquina. E é para descer.... :mrgreen: :wink:

Abraço
 

BigFoot

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Se antes ja estava rendido ao preço qualidade oferecido pela Canyon, agora depois de dar uma pequena volta e ter apreciado ao promenor alguns detalhes principalmente do quadro tenho a certeza.. agora falta o t€mpo.. sempre ele o culpado.. :mrgreen:
No meu caso não sera uma ES, porque é sobretudo maratonas o que quero.. e uma travessia ja programada! :mrgreen: mas sim uma nerve xc 9.0.. levara depois alguns toques meus.. pa ficar toda pipi :mrgreen:

Cumps.

Bruno Atalaia
 

sniper_pt

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Esta bike faz-me lembrar uma que adorava ter... A trek remedy, uma vermelhinha. Sem dúvida o tipo de bike que comprava neste momento, desde que comecei a andar com o pessoal do DH.
 

Bravellir

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A Es9 continua a dar um gozo tremendo. Cada vez me surpreendo mais com a facilidade com que agora faço certas coisas. :mrgreen: Como lamento o tempo perdido :s

Com cerca de 700 kms, alguns pontos negativos.

O aperto do espigão está com um problema qualquer. Tem uma pequena chapa de bronze ou cobre entre a alavanca e o corpo do aperto, que devia servir para impedir que o alumínio rode de encontro a alumínio. Ao fechar o aperto, a chapa escorrega e por causa disso está a ficar desgastado. Boa desculpa para meter um hope vermelho??? LOL

Tenho batido bastante mais vezes com os pedais no chão que anteriormente. Das duas uma, ou o eixo é um pouco baixo, ou então, tenho de me habituar a proteger os pedais em terrenos mais técnicos ( na rígida passava tudo de pé sem pedalar por isso talvez o nunca ter tido problemas ).

Na 2º feira tive um chupão de corrente durinho. Tive de descravar a corrente para o soltar ( obrigado silvioferraz :D ) São muitos poucos quilómetros para começar já com chupões. Espero que tenha sido apenas um "incidente" isolado. Os próximos quilómetros o dirão.


Quanto aos "problemas" iniciais, a chiadeira era apenas o eixo pedaleiro seco ( ao lavar devo ter deixado entrar agua com desengordurante pelo tubo do selim abaixo ). Coloquei um pouco de óleo e nunca mais chiou. O roçar do travão de trás desapareceu por completo com os rotores da Hope :mrgreen:

O Pearl no meu caso nunca chiou em nenhum das três posições. Sempre muito suave e generoso. De inicio ainda andava com ele no Gate e de vez em quando bloqueado. Mas mesmo em open, acho que cheguei ao equilibrio e ando sempre com ele assim. Só mesmo em subidas em que queira pedalar mais forte ( combinação quase impossível para mim LOL ) é que o coloco em Gate.

A Fox é uma coisa impressionante. Andei e ando um pouco às aranhas para encontrar o ponto "certo", mas a generosidade com que me "permite" meter a roda onde calha é notável. Transmite muita confiança. Para minha grande surpresa, nunca lhe mexo no curso. Anda sempre nos 140. Como já foi dito, ao baixar o curso parece que sinto a bike mais "presa" por isso acabo por a deixar nos 140. Como o quadro é mais pequeno, acabo por compensar ao me chegar mais para a frente no selim e transferir mais peso para a frente. Também quase nunca mexo no bloqueio, mas percebo o problema do pjfa. É fácil ao bloquear com luvas mexer no ajuste de compressão de baixa velocidade.

Para já a experiência é 100% positiva. Se voltasse ao inicio apenas mudava uma coisa. Não tinha hesitado tanto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Boas pedaladas,



P.S: Bigfoot, boa escolha ;)
 

Vitorzip

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De facto, parece ser um bom exemplo de uma "the one bike". É a que sobe bem, desce bem, devora quilómetros sem problemas, e permite "brincar" nas descidas mais malucas. Leve e resistente em doses iguais... Á uns tempos, considerei trocar as que tenho por algo assim. Continuo a pensar se não o devia fazer, tal é o grau de satisfação que me transmites.

Parabéns, Bravellir...
 

pjfa

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Vitorzip said:
De facto, parece ser um bom exemplo de uma "the one bike". É a que sobe bem, desce bem, devora quilómetros sem problemas, e permite "brincar" nas descidas mais malucas. Leve e resistente em doses iguais... Á uns tempos, considerei trocar as que tenho por algo assim. Continuo a pensar se não o devia fazer, tal é o grau de satisfação que me transmites.

Parabéns, Bravellir...

Eu, após +- 2850kms com 115 atràs e 100 à frente, cada vez me convenço mais que deveria ter logo optado pela ES em 2006.
Mas, ainda bem que tal não aconteceu porque este quadro (2007) é um salto qualitativo (ao nível estético) em relação ao de 2006.
Para aquilo que faço - voltas com os amigos, algumas aventuras mais arrojadas (para mim, claro) tais como descer umas escaditas, descer umas rochas - a ES é excelente.

Bravellir - vou ver se tiro umas fotos do aperto da XC e da ES para ver o estado da "coisa"
 

gato__evolution

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Epa voces são maus...lol Eu tava kuase konvencido em ficar com a Mondraker Factor R... depois começo a ler e a ver estas coisas eas duvidas vem ao d cima...bahhh
 

miguelnduarte

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Tenho uma pequena duvida... porque que as Nerve ESX vêem equipadas com a RockShox Pike e as Nerve ES a Fox Talas?!
Supostamente as ESX são para um tratamento mais agressivo que as ES, quererá isto dizer que a RockShox Pike é mais resistente?

:roll:
 

zykon

Super Moderador
miguelnduarte said:
Tenho uma pequena duvida... porque que as Nerve ESX vêem equipadas com a RockShox Pike e as Nerve ES a Fox Talas?!
Supostamente as ESX são para um tratamento mais agressivo que as ES, quererá isto dizer que a RockShox Pike é mais resistente?

:roll:

temo bem que sim...

so uma coisa que dá mais rigidez e salta logo a vista é o eixo de 20mm da pike, e TALVEZ tenha bainhas maiores
 

Alf

Active Member
miguelnduarte said:
Tenho uma pequena duvida... porque que as Nerve ESX vêem equipadas com a RockShox Pike e as Nerve ES a Fox Talas?!
Supostamente as ESX são para um tratamento mais agressivo que as ES, quererá isto dizer que a RockShox Pike é mais resistente?

:roll:

Exacto. A Pike até traz eixo de 20mm.

canyon.com said:
ESX... tendo o X, o significado de extremo! A série ESX tem como base o novo quadro ES dando-lhe, no entanto, possibilidades de guiar com mais agressividade em all-moutain. A suspensão Rock Shox Pike está à vontade nos saltos maiores e nos trilhos mais técnicos, destacando-se a sua capacidade de absorver as mais pequenas irregularidades. Curso ajustável e baixo peso são os atributos da série ESX, tais como o são as robustas rodas ou a extrema rigidez do quadro.

As bainhas são ambas de 32mm. A Pike é mais pesada.
 

Bravellir

New Member
E tem um pouco mais de historia. O ano passado, com o quadro antigo, a diferenciação entre as duas era mais notória. A esx tinha mais 5mm ou 10mm de curso, já não me lembro bem. Este ano com o novo quadro e o aumento de curso da Talas, ficaram quase iguais.
 

andrextr

Active Member
Entre a PIKE e a TALAS, não querendo tirar o merito à Fox, mas eu acho que preferia a PIKE... São ambas diferentes, nao se podem comparar, mas não há duvidas que uma suspensao a molas é muitooo mais suave e sensivel que uma a ar!... Mas isto são opiniões pessoais
 

vacalouca

Member
andrextr said:
Entre a PIKE e a TALAS, não querendo tirar o merito à Fox, mas eu acho que preferia a PIKE... São ambas diferentes, nao se podem comparar, mas não há duvidas que uma suspensao a molas é muitooo mais suave e sensivel que uma a ar!... Mas isto são opiniões pessoais

Pois mas a Pike também tem versão com u-turn e ar ;) Não são é nada baratas embora também não cheguem ao preço da Fox :mrgreen:

A grande vantagem do ar sobre a mola (e apesar da maior sensibilidade da mola) é que ou tens um peso "médio", ou para teres um bom comportamento duma suspensão a molas tens necessariamente de trocar a mola standard por uma de maior ou menor taragem. Com suspensões a ar é só aumentar ou diminuir uns quantos PSIs. Paga-se essa factura com uma maior complexidade mecânica e maior probabilidade de algo poder correr mal.

Eu por enquanto ando de molinha e "lovin'it" :mrgreen:
 

Bravellir

New Member
Trás a RockShox Pike 454 U-Turn 95-140 PopLoc e os ajustes são.. Rebound, Floodgate, Compression Adjust and Lock

Não sei se é a de molas ou ar. Envia um email à Canyon a perguntar.
 

btteso

Member
Com a ES 5.0 o Mundo também é PLANO!!!! A estreia foi em Carvide (Leiria) num passeio nocturno no sabado.


- comportamento 5 estrelas
- 2 quedas !"$#&$/&%/& (pedais novos)
- Uns retoquezito que vou ter de dar na afinação do X9 traseiro, talvez por estar demasiadp habituado ao Xt....

Ainda não foi um teste exaustivo - 25 kms (20 de estradão) no entanto já deu para ver algumas capacidades do bicho

Simplesmente GENIAL :D :D
 
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