Cannondale TRAIL SL 6 mas POUCO

A bibicleta é pesada com conta quilómetros, não teria razão para pesa-la sem ele, pois considero o peso real, aquele em que utilizo a bicicleta nas condições normais :D. Em relação as luzes já não tenho suporte para as mesmas, pois não faço raids nocturnos (infelizmente) e só no inverno tiveram alguma utilidade.

Cumprimentos
 
Boas pessoal venho deixar as ultimas novidades e pequenas alterações introduzidas na bicicleta neste ultimo mês.

Como isto não anda fácil de €€€ e como não houve necessidade de alterar algum dos componentes por desgaste as trocas efectuadas surgiram no intuito de melhorar a bicicleta com componentes que ofereçam uma maior qualidade, peso ou conforto.
As pequenas alterações foram a troca dos punhos KCNC EVA pelos ESI Grips Chunky, a troca dos espaçadores e tampa de direcção por uns da AEROZINE, a colocação do leetering nos dois lados das Rodas Mavic, espigão de selim KCNC Ti Pro Lite 31.6mmx400mm (usado adquirido a um user do fórum, deixo aqui o agradecimento ao mesmo). E por ultimo a colocação da grade de bidon da Cannondale para utilizar a garrafa CAMELBAK PODIUM CHILL 610ml com Gold Drink Optimal Hydration.

Estado Actual da Bicicleta:

http://img848.imageshack.us/img848/4577/dscf8279.jpg



Espigão KCNC Ti Pro Lite 31.6mmx400mm

http://img64.imageshack.us/img64/7536/dscf8282.jpg


Punhos ESI GRIPS e Espaçadores e tampa de direcção AEROZINE


http://img821.imageshack.us/img821/6821/dscf8283x.jpg


Grade de Bidon Cannondale

http://img545.imageshack.us/img545/6568/dscf8286.jpg


Com as alterações de material a colocação de algum mais leve e outro mais pesado o peso final está nos:

http://img15.imageshack.us/img15/5195/dscf8290.jpg


Em suma:

Troca dos punhos KCNC EVA pelos ESI Grips Chunky:
- Os KCNC quando bem aplicados (penso que alguns utilizadores se queixam destes rodarem, penso que isto resulta da má colocação dos mesmo, pois quando se faz a aplicação dos punhos deve-se utilizar álcool ou uma substancia semelhante, pois facilita a sua colocação e faz com que a espécie de cola que está no interior cole ao guiador) são uma excelente opção em relação ao preço/qualidade (5€), nunca rodaram e para serem retirados tiveram de ser cortados.
- O pontos menos positivo no meu caso é que para as minhas mãos (grandes), os punhos eram finos.
- ESI Grips Chunky - foram uma compra impulsiva, pois quando fui a loja buscar a bicicleta da afinação, ao passar por eles reparei que eram mais grossos que os KCNC e decidi experimentar, foram colocados na hora e até agora têm sido uma excelente aposta, sou mais um que para já estou completamente satisfeito com o conforto oferecido.
- Os pontos menos positivos, é o preço (18€), e esteticamente são demasiado simples pelo preço pago.



- Grade de Bidon Cannondale - Esta tem revelado uma excelente aposta, pois a garrafa utilizada (CAMELBAK PODIUM CHILL 610ml), nem mexe, mesmo nas zonas mais duras e de grande trepidação, mantém-se no sitio.



- Espaçadores e tampa de direcção AEROZINE - Aqui foi uma alteração puramente estética, e tendo em conta o preço pago (cada conjunto de 3 anilhas AEROZINE custam o mesmo que 1 KCNC), a tampa de direcção até foi oferecida (é por estes pequenos gestos, que tenho grande apreço pelos mecânicos da loja onde faço a manutenção da bicicleta).


- Espigão de selim KCNC Ti Pro Lite 31.6mmx400mm - a troca de espigão, deu-se porque surgiu uma excelente oportunidade de negócio, e como o meu antigo espigão já tinha grandes falhas de tinta e já estava a ficar num estado muito pouco apelativo, ja andava em mente a aquisição de um KCNC Ti Pro Lite, mas em vermelho, mas como surgiu esta excelente oportunidade de negócio, até acho que em preto encaixa bem na bicicleta.
- Em relação ao espigão em si, pelo facto de ser uma peça ultra-leve (164gramas), admito que estava um bocado receoso em relação a sua resistência, pois como sou um bocado bruto estava com medo que este partisse. Em relação ao antigo espigão acho o KCNC ainda mais rijo e mais confortável, as minhas duvidas em relação a sua qualidade estão dissipadas.

Ponto Final:

De momento apenas uma alteração em vista, a colocação de uma pedaleira Deore XT (neste caso não é pelo mau funcionamento da DEORE que está colocada, pois até agora tem se comportado 5 estrelas), devido a um excelente negocio que se proporcionou.

Irei criar um separador com a análise dos pneus Rubena, para assim haver partilha de experiências dos utilizadores dos mesmos.

Cumprimentos a todos e qualquer duvida estarei por cá.
 
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tpfernandes

New Member
Os meus KCNC foram aplicados com álcool e depois de algum tempo começaram a rodar. Penso que isso depende muito do guiador e da espessura do mesmo na parte dos punhos.
 

dand25

Active Member
No meu caso meti os meus ate acho que foi com um bocado (pouco) de sabao para limpar as maos so mesmo para escorregarem bem e tao la impec, para rodarem é preciso bastante força, admito que os esi devem ser melhores mas pelo preço que estes custam.

Quanto á tua bike, sim senhor sempre muito bacana e boa escolha no material.
 

nuno faia

New Member
tá fixe sim senhor,mas muito cuidado com essa montagem do selim no espigao kcnc.o selim está muito recuado e pode haver qualquer coisa que mais cedo ou mais tarde possa ceder,pois o teu peso ira forçar mais o yoke da frente.
 
Pois em relação aos KCNC EVA na sua utilização em guiadores mais finos, deverá ser mais fácil estes começarem a rodar, os meus estavam mesmo colados quando os retirei.
nuno faia em relação a posição do selim este foi colocado pelo mecânico da loja onde faço a manuntenção, é uma pessoa muito competente, a acho que o colocou assim para ficar com a geometria correcta para a minha posição. Nas voltinhas que dei não notei nada de errado, mas vou confirmar melhor para não haver nenhum acidente que possa ser evitado, obrigado pelo aviso.

Cumprimentos
 

spoky

New Member
companheiro tens uma bike de top.
parabéns

queria te perguntar uma coisa, em breve vou adquirir um quadro desses mas aquilo vem com caixa de direcçao 1/5 por acaso nao sabes se existe algum redutor pois a minha suspensao é 1/8. também tenho em casa uma caixa de direcçao 1/8.
alguem me pode ajudar?

boas pedaladas
 
Boas spoky, a minha bicicleta ja vinha de origem com uma caixa CANE CREEK de 1.5 com redutor para 1.1/8, que assim permite que consiga utilizar as suspensões desta medida. Mas existem algumas marcas que vendem caixas deste tipo, um dos users ca do forum tinha uma WOODMAN, mas onde consegues arranjar solução facil para isso vais a uma bikezone (não pretendo fazer publicidade a mesma apenas a refiro pois é um agente autorizado CANNONDALE), ou uma loja que venda cannondale e eles arranjam-te esse tipo de caixa de direcção. Convinha que desse para experimentares na hora pois a medida 1.5 e as caixas redutoras são um bocado manhosas e nem todas poderão dar.

Ainda esta semana irei colocar umas fotos de uns novos upgrades a BINA:

Cumprimentos
 

spoky

New Member
companheiro, obrigadao pela resposta. pelo que depreendo apenas preciso do tao falado redutor pois o quadro já vem com uma caixa cane creek 1/5.
ca espero as novidades pois a tua bike ta fantastica.
abraço
 
Boas pessoal,

Venho cá deixar as ultimas novidades a nível de alteraçoes na bicicleta:

Pedaleira DEORE XT (usada pois isto de €€€ anda lixado):

http://img41.imageshack.us/img41/5676/dscf8359i.jpg

Pneu traseiro alterado para Maxxis Larsen TT 1.9 LUST:

http://img405.imageshack.us/img405/8530/dscf8360z.jpg

150km após alterações:

- Pedaleira Deore XT vs DEORE

A principal diferença a nível de funcionamento é a passagem de corrente entre pratos. Na Deore que possuía a passagem de corrente entre pratos não é tão fluída como na DEORE XT. Eu era da opinião que a diferença de preço entre as duas pedaleira seria um exagero, mas agora sou da opinião que realmente a DEORE XT se encontra um patamar acima da DEORE, e sendo que o mesmo se justificará pela qualidade dos pratos. Claro que a nível de material utilizado e acabamento a Deore XT é mais bem conseguida, sendo que essa qualidade paga-se e bem.

- Pneus RUBENA ZEFYROS 2.1 vs Larsen TT 1.9 LUST

Aqui a troca deveu-se ao facto de o RUBENA ZEFYROS ser um pneu demasiado especifico onde este poderá ser utilizado. Acho que este pneu se adequa bem a locais onde os trajecto sejam principalmente estradões de terra batida em que a presença de areia não seja muito acentuada, e que o clima seja seco. O ponto mais positivo deste pneu é o preço e a sua baixa resistência ao rolar, pois o seu baixo perfil faz com que se consiga uma progressão em terreno fabulosa. Os pontos mais negativos deste pneu, é o seu fraco poder de tracção em terrenos em que esteja presente pedra miúda, em terreno com lama é quase inútil, e a descer em terra solta não agarra nada (por causa desta situação quase tive um grave acidente). Outro ponto negativo é o seu rápido desgaste o meu durou cerca de 800km. Comentário Final sobre o RUBENA ZEFYROS, é um pneu muito especifico, é possível de ser utilizado na época de tempo seco (apesar de portugal estar a ficar um pais tropical, com este constante variar de clima), e é indicado para ridders com um kit de unhas já bem definido.

Maxxis Larsen TT 1.9 LUST

Aqui é o regressar onde já fui "feliz". São os meus pneus favoritos para utilizar na roda traseira, pois gosto da forma como aderem ao piso (seco de preferência pois na lama são menos eficazes), e a forma como se consegue obter tracção nas subidas mais íngremes.
Vamos ver como se porta nesta versão LUST, pois na versão de arame (que ainda hoje rola com quase 2000km), foram excelentes, 0 furos e uma resistência muito boa.


Deixo uma foto da bike no seu estado actual:

http://img691.imageshack.us/img691/3136/dscf8358v.jpg



Cumprimentos a todos
 
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O espigão está a portar-se 5 estrelas, e acho que obtive melhorias no conforto. De vez enquanto faz uns estalidos, mas penso que te acontecia o mesmo na CUBE não era?

O teu projecto também está excelente, e os sub 9 estão mesmo quase, quase.

Abraço
 

RicardoCupra

New Member
Grande evolução. então as Rodas... evolução e investimento... mas está muito porreira esta cannondale.

Falaste nos KCNC Eva, ainda tão pa durar ? ando interessado em comprar uns mas nao arranjo onde comprar online por exemplo.

Muito bonita a tua cannondale, nao mexia mais...ou entao mexia... :)
 
Pois a parte de não mexer é que é difícil de manter :fpalm:. Mas agora as alterações têm sido mais ponderadas, mas não acredito que pare de alterar os acessórios :D, pois há sempre alguma coisa para alterar. Em relação aos KCNC EVA não compres online, arranjas facilmente em loja física por 5€ (preço normal), e aos comprares online pagarias no minimo o dobro. Só um conselho, se tens as mãos medias ou pequenas avança para compra. Se tiveres as mãos grandes (como eu), a não ser que gostes de punhos finos, pondera outros punhos. Neste momento uso ESI grips, o seu unico defeito é o preço.

Abraço
 

edununo

Well-Known Member
Estou a cerca de 10g do sub 9 :). Já tenho encomendado um desviador da frente XTR. Assim já deve ficar sub 9 (pelo que li é cerca de 25g mais leve que o SLX) e fica full XTR.
Quanto ao espigão, sim na Cube de vez em quando dava uns estalidos da zona do aperto do espigão. Já na BH não dava.
 
cerca de 11kg pois ao colocar a Deore XT retirei peso, mas ao colocar o larsen TT aumentei o peso, ou seja ficou ela por ela :D. Para retirar 400gr bastaria alterar as rodas, mas neste aspecto não tenho muito interesse, pois preciso de uma rodas bem robustas e fiáveis ;).

Cumps
 

essence_s

New Member
Acabei de devorar o toipico todo e estou maravilhado com a evolução desta simples bike, que virou uma maquina de devorar kms!!Como já foi dito, os carris do selim devem estar centrados no aperto do espigão, e esses estalidos são naturais nesse espigão.Vai lubrificando as zonas de aperto e verificando o aperto dos yokes.
 
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