Cannondale Scalpel: Quadro 26" Rodas 27,5"

Jepas. e Miguel Barroso.
Sejam 2 cm, ou 1,5 cm; é menor do que eu, erradamente, suponha. (sou de letras, estas coisas dos números não é mesmo comigo)

Miguelcarromeu
É isso mesmo que irei fazer, com o mesmo quadro. Há, no entanto outra variante; é que os pneus não serão os mesmos que utilizarei nas 26" e depois nas 27,5". (no resto até a Cassete e os discos de travão adquiri os mesmos que tenho nas rodas 26").
Devo ter a "coisa", talvez durante a próxima semana (estão em tratamento logístico no fornecedor no Luxemburgo), depois irei testando e dizendo como corre.
 
Na transposição de obstáculos não é o problema pois ai a roda quanto maior mais facilita , e obviamente quanto maior distancia até ao BB menos a possibilidade de lhe tocar.

É mais o que disse o Miguelcarromeu , nota-se mais na estabilidade a curvar o que ainda pode aumentar exponencialmente caso o ryder seja mais "pesadote".
Ainda por cima que quanto maior a roda , maior a "brecagem" para curvar.

Acredito que em terrenos mais violentos prefiras 26 devido á maior agilidade e rapidez de reacção e resposta , eu prefiro e só por exemplo um colega que é muito mais tecnicista que eu trocou á pouco a Spark 26 por uma Spark 700 e parece que desaprendeu de andar neste trilhos mais violentos que temos aqui em Sesimbra , tá sempre colado ao chão ou agarrado aos arbustos....lol
Mas ensaia e logo vais vais dar o teu ponto de vista.

Cumps.
 

SeteGu

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fernando_sesimbra said:
Na transposição de obstáculos não é o problema pois ai a roda quanto maior mais facilita (...)

Poderá (eventualmente) ser pelo centro de gravidade mais elevado o que poderá causar desequilíbrios mais facilmente.
Mas se é para rolar provavelmente será um mal menor...
 
Inicialmente será testada a rolar e depois de mais habituado, levo a "coisa" para os trilhos do PNSAC.
Tecnicamente, não sendo um expert, não me incomoda qualquer tipo de bicicleta, sabendo, no entanto, que há diferenças substanciais e sentidas em cada modelo.
Passei de uma Rush para a Scalpel e noto que a Scalpel é muito mais bicicleta de X country.
Aliás, as minhas costas bem notaram a diferença de conforto, o fds passado no PNSAC.
 

Medroso#78

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Boas,

quando tiver as novas rodas montadas, não voltará a montar as 26 (não sentirá qualquer necessidade em fazê-lo). ;)
 

VIC

Member
Acho curioso que digam que não há quase diferença nenhuma entre 26 e 27.5, e depois digam que a maior propensão a quedas se deve ao aumento do centro de gravidade!

Tenho grandes dúvidas que volte às 26 depois de andar nas 27.5.

Cumprimentos
 

SeteGu

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É um facto que a roda 27,5 está mais próxima da 26 (apróx. 4% de diferença) do que da 29. Se compararmos a 26 com a 29 (aprox. 11,5% de diferença) percebe-se o porquê de se dizer que a diferença é pequena.

E é um facto que o aumento do centro de gravidade pode provocar mais desequilíbrios.

Agora... se na prática esses cms fazem muita ou pouca diferença isso já não sei... nunca experimentei.
 
medroso e vic
poderá até acontecer como aventam mas precisarei de várias saídas, em vários tipos de terreno, para concluir que as rodas 26" já não me servem. Se quero qu'isso aconteça? Não me importava, escusava de andar a mudar de rodas, conforme cada volta. ;)

...e a experiência vence sempre a teoria, não é seteGu
 
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SeteGu

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Não diria que seja "derrotada"... apenas que ajuda a explicar certos fenómenos. Diria sim que a teoria complementa a prática. Se assim não for é porque há outros fatores em jogo que foram descurados ou porque simplesmente não foi bem aplicada.

Desculpem o :eek:fftopic: filosófico.
 

edununo

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Setegu essas contas estão mal.

Roda 26 - aro 559mm.
Roda 650b - aro 584 mm.
Roda 29 - aro 622 mm.

Uma roda 26 com pneu 2.0 terá cerca de 26" reais.
559 mm + 50 mm + 50 mm = a 659mm = 25.94".

Uma roda 650b com um pneu de igual balão = 684 mm = 26.93mm.
Roda 29 com o mesmo balão = 722mm = 28.43mm

Isto são valores teóricos porque se calhar será complicado arranjar pneus exactamente iguais.
O que interessa é que de 26 para 650b há cerca de 25mm de aumento. 1 polegada.
De 650b para 29 há 1.5" isto é 38 mm.

Dito isto, de 650b para 26 há cerca de 3.8% de aumento de perímetro.
De 29 para 26 há cerca de 9.6%.
De 29 para 650b há cerca de 5.6% de aumento.

Efectivamente, de 29 para 650 há mais diferença do que de 650b para 26.
 

SeteGu

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Os valores foram por alto apenas tendo em conta o diâmetro dos aros.

Essas contas estão bem... mas os pneus têm todos a mesma altura sejam 26 ou 29?
E o que vejo muitas vezes acontecer é os pneus (no caso das 29) serem mais largos (provavelmente com maior balão) do que roda 26 (por exemplo), ou seja, a versão mais pequena do pneu estar só disponível para roda 26 e/ou a maior só para roda 29.
E tenho ideia que as rodas 29 tendem a ser vendidas com pneus de medidas um pouco maiores.
 

edununo

Well-Known Member
As contas estão feitas para pneus idênticos.
Há 29er com pneus 2.0, 2.1, 2.25 etc, assim com 26. A minha primeira 26 trazia pneus 2.25. A minha 29er trazia pneus 2.1.

A reter é que uma 650b tem mais uma polegada de aro que a 26 e as 29er tem mais 1.5 polegadas que a 650b.
 

SeteGu

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Certo... mas o que dizia à pouco era o seguinte:

Racing Ralph:
2.35: Apenas roda 29

Nobby Nic:
2.1: Apenas roda 26

Isto para dizer que os próprios pneus também se (des)ajustam um pouco relativamente ao tamanho de roda.
 

SeteGu

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Por acaso não tinha reparado... mas isso é porque nas rodas 26 ainda existe um pouco mais de variedade que nas restantes.

Na Maxxis então isso é gritante:
Por exemplo: Ignitor
Ou ainda pior: Larsen

Mas sim... tenho de reconhecer que talvez não seja tão linear assim...
 

miguelcarromeu

Active Member
12,5 mm fazem significativa diferença em curvas a alta velocidade, já o tinha dito.

Tenho uma experiência pouco comum que é a de ter testado rodas 26 num quadro 27,5 de origem, e não o contrário. Ou seja, em vez de subir o BB num quadro preparado para roda 26", baixei o BB num quadro preparado para roda 650.
 

Medroso#78

Active Member
Falo precisamente por isso. Fez-me lembrar aquela malta que tem dois pares de rodas, umas montadas com pneus de estrada, e outras com pneus de BTT. Passados uns tempos, não montam mais as de estrada. Acabam por andar sempre com as de BTT, em todo e qualquer tipo de terreno. :D
 
...miguelbarroso, eu até percebo o que o Medroso quer significar:
Quando se tem dois pares de rodas, acaba-se - quanto mais não seja por preguiça- a optar por andar mais com o mesmo par- ou quase exclusivamente com ele-.

No meu caso, ainda p´ra mais com o extra para retirar a roda da frente que, não sendo com aperto rápido; há que, primeiro, desencaixar o travão, depois o eixo lefty (com sexta vada) e depois para encaixar a roda, fazer o processo inverso.
Não que seja algo lento ou difícil mas não é tão linear como se fosse com aperto rápido.
 
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