Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

jbileu

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Boas Rui...

o meu pedaleiro é um 22/32/44 e a k7 uma 11/32, sendo que a relação mais baixa/leve (pedaleiro pequeno) é usada menos vezes (não porque queira... Ás vezes até dava jeito...:p :)) mas porque tenho um problema existencial permanente tipo amor-ódio com o que designamos por chain suck...

p.s. Obrigado pela dica da negociação conjugal... :):):):):)... Será tudo uma questão de estender a quantidade de eventos a pão e água... Lol
 

FiCaçador

Elos Rápidos
As leftys também usam sistemas da RockShox, acho que agora até são a maioria. A versão do bloqueio hidráulico por exemplo é o XX da RS. Mas o que faz a diferença no funcionamento das leftys é o deslizar em rolamentos em vez de em fricção nas buchas.
 

Rui Marçal

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Olá Jbileu,

Tu com essa pedaleira e se a trocares por uma de 2 pedaleiras como por exemplo o setup que trás a Scalpel 2X10, com pratos 26/39 e cassete 11/36 não perdes praticamente nada e passo a explicar.

Se meteres a avozinha na tua, a desmultiplicação do teu setup é de 1,47 metros. Quer isto dizer e se medires em casa deve dar-te mais ou menos este valor, se deres uma volta completa ao pedaleiro, a roda anda 1,47 metros.

Se fizeres a mesma coisa com um setup 26/39 e 11/36, na avozinha, vais ter um valor de 1,57 metros. Ou seja, tens uma diferença ínfima de 0,1 metro ou 10 cm, é insignificante.

Se passares da avozinha para a 2ª mudança no teu setup e se a cassete for de 30 dentes, então o valor é de 1,56 metros, o mesmo valor que encontras no setup da Scalpel.

Resumindo, a avozinha na Scalpel corresponde à tua 2ª mudança, sendo a da Scalpel ligeiramente mais leve que a tua.

Ficaçador,

Essa é realmente a grande diferença entre a lefty e as outras suspensões e fazem realmente toda a diferença.
 

M@go

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A Lefty é sem dúvida a suspensão que me enche as medidas. Ainda vou tentar arranjar uma em 2º mão e colocar na minha Trail :(
 

FiCaçador

Elos Rápidos
E ainda há quem compre leftys para roda 26" com 110 a 130 mm de curso e a meta a fazer menos 30 mm de curso para montar numa 29er. Como não tem arco como uma suspensão convencional pode receber uma roda maior, só é preciso verificar que não bate com o pneu na direcção quando faz o máximo de curso disponível.
 

Rui Marçal

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FiCaçador,

Esses tunnings caseiros não devem dar grande resultado. Não é só a suspensão dar para por e receber uma roda 29'. Também há a geometria que não é a mais adequada e até a suspensão não devia fazer tanto curso, mas sim menos. As rodas 29' tem suspensões mais "curtas" que as irmãs 26', quando muito são iguais.

Depois a geometria do quadro é para uma roda 26' e não 29'...Mas cada um sabe de sim.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Rui Marçal, a modificação que é feita é mesmo para fazer menos curso, em vez de 110 faz 80, assim são menos 30mm que a roda sobe no máximo do curso. Mas isso da geometria é verdade, a altura da suspensão (axle to crown) vai ser um pouco mais baixa, o que vai fechar mais o ângulo de direcção, baixar a altura ao solo do eixo pedaleiro e a altura da frente, o que não tem que ser necessariamente uma desvantagem. Muitas vezes se vê em bikes 29er para competição avanços de -17º, porque a frente fica muito alta com suspensões 29er convencionais e o maior raio da roda. Mas isso agora não interessa para aqui...
 

Rui Marçal

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Fui até à Arrábida no fim de semana passado e decidi fazer uma afinação no amortecedor que sempre pensei que não surtisse grande efeito, mas enganei-me e muito.


A situação que se passava era com o amortecedor traseiro o Monarch RT, em algumas pequenas lombas, quando feitas em alta velocidade, mandava um coice no rabo, ou seja, recuperava muito depressa e depois mandava-me uma porrada. Isto acontecia-me com velocidades acima dos 25km/h e só em determinado tipo de lombas.


Tenho o amortecedor regulado para o conforto (que numa Scalpel é bem duro, lol) e o rebound estava na posição central, ou seja, o RT tem um setup que permite 10 afinações diferentes, desde recuperar lento para mais rápido.


O que fiz foi simplesmente passar da posição 5 para a posição 3, ou seja, recuperar mais lentamente para não haver aquele impato. Pensei que não ia obter grandes resultados, mas enganei-me e muito.


Só o fato de fazer essa alteração, deixei de ser cuspido de cima do selim e agora está muito porreiro.


Já tinha comprovado que a Scalpel é muito sensível a qualquer afinação que se lhe faça, desde a pressão dos pneus, a pressão da lefty ou do amortecedor e agora o próprio rebound alterou-me muito o comportamento. É incrível a precisão que esta máquina nos transmite. Mas mais incrível ainda, é muita malta que conheço que não liga nada a isso. Andam com qualquer pressão nos pneus, a suspensão leva ar quando vai à revisão, e é se for, etc...


Uma coisa que tenho aprendido é isso mesmo, não custa nada ver as pressões a que andamos e testar novas afinações, a bike alterar-se e muito...


Boas pedaladas pessoal.
 

jbileu

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Boas Rui....

Epá... Se calhar cruzá-mo-nos por lá... Tambem estive pela serra-mãe ontem de manhã... Bolas... Tinha sido a minha oportunidade em fazer um test drive...:):):):):)

Bom... Estou mesmo em vias de seguir para a consumação do negócio... e deixar a minha rush ficar na história... Estou a finalizar pormenores financeiros entre retomas e upgrades.... para a coisa se dar... E agora tenho mais uma dica para o fazer.... :):) o rebound...
 

Rui Marçal

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Jbileu,

Estive lá, mas foi no outro domingo passado e foi uma estafa que nunca mais chegávamos ao carro. Já não pedalava à 3 semanas e vou logo para a Arrábida. Foi a minha 1ª vez lá e fiz logo 60km com 1900 de acumulado. Já tinha feito isto, mas o problema é que as subidas da Arrábida são mesmo muito íngremes e aquilo cansa. A do cai de costas foi das mais fáceis, lol...Conheces?

Realmente a Scalpel é sensível a tudo, basta uma afinação, mexeres na pressão e imediatamente sentes. A título de exemplo, a lefty com uma pressão de 100psi e de 110psi é muito diferente.

Compra uma Scalpel que não te arrependes, claro, se gostares das sensações que ela me dá.

Mais uma coisa que não referi e me esqueci. Ao fim de 1500km com ela foi nessa volta que dei a minha 1ª queda (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=qqsUa3S-zUw) com ela. O piso estava muito seco, uma espécie de saibro, muitos regos, descida algo inclinada, a traseira muito solta e às tantas a frente foi-se, lol...De repente desapareci e a bike também. O que é certo é que a lateral esquerda nas escoras traseiras e o tubo inferior e superior do quadro andaram a comer barreira, e, surpresa, no fim de a lavar nem um risco.

Relembrando ao palavras sábias do meu colega Marco Louro, que tem uma Giant de alumínio com a idade da minha e já com uns quantos riscos "essas bikes de plástico nem sequer se riscam, se fosse a minha estava uma coisa jeitosa". Pois é, parece que a pintura é muito boa, pois ficou sem um risco.
 

jbileu

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Sim Arrábida é Arrábida... é duro... O "cai de costas" é um dos spots mais famosos mas há tantos.... Tão ou mais duros... (se bem que eu costumo fazê-lo a descer... Dá-me mais jeito....:):):):):):):)) Enfim... É o paraíso... :):):):)... E depois cai.se.... vamos lá todos.. ao chão..... :):):):)

P.s. Mesmo no junto ao cai de costas há um single maravilha (fio dental) espero que o tenham degustado na sua plenitude... :):):):) no sentido descendente.... Claro... :)

essa queda foi, a esta distância, clara falta de grip do pneu... Essa é outra ponderação que tenho e fazer... Pois até à data estou muito satisfeito com o meu set (irc serac 2.1 à frente e uns larssen 2.0 atrás) e como nunca experimentei os schwalbe que vêem de origem... estou em crer que vou manter os meus....
 

Rui Marçal

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Fiz o fio dental, subi o cai de costas e desci pela toca do coelho, acho que é esse o nome. No fim ainda fizemos um single de downhill ou freerider e para acabar subimos a calçada romana até Palmela. Pelo meio muito mais...

A queda também teve alguma falta de jeito. Como podes ver a traseira derrapou 4 vezes porque eu estava a bloquear muito a roda de trás. Embora não pareça, aquilo desce um bocado e onde ia a descer era muito estreito, não havia grande margem. Quase no fim, chão, lol...

Os meus 2 pneus são os Kenda Nevegal, pneus de downhill e aqui não lhes posso dar culpa.
 

Mepim

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Rui, a Scalpel é maquinão, mas também vai ao chão!!! :)

Conheço bem a descida onde caíste, fica na sequência do trilho do tanque e aquilo não é fácil de descer por causa dos regos, tenho um amigo meu que caiu para o lado contrário, ficou de pernas para o ar!!

Em relação à afinação da Scalpel é como dizes, aquilo é um relógio Suíço, qualquer toque no rebound ou na pressão da Lefty ou do Monarch e o comportamento é logo diferente, já experimentei essa sensação algumas vezes na Lefty com as afinações que já fiz, por acaso no Monarch ainda não perdi muito tempo com ele, mas vou ver se me dedico mais a isso!

Abraço!!
 

Rui Marçal

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Olá Mepim,

Para quando uma volta juntos?

Dia 10 de Junho, não te esqueças, IV Encontro Cannondale Europa em Porto de Mós. Esperamos enchente e o percurso está no meu top 3.

Eu cai quando passei ao lado da figueira que o teu colega lá plantou. Eu errei ali, ia muito agarrado ao travão de trás e pouco ao da frente, mas, estudei a lição.

Na lefty nem perdi muito tempo, só lhe vejo a pressão e siga. O amortecedor é que tem mais que se lhe diga. Tem muitos setups para experimentar e realmente há grandes diferenças. Ainda hoje num single rápido que fiz foi impecável, já não tenho aquela sensação da bike me querer expulsar tal cavalo bravo, lol...
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Rui, não podes estar estar 3 semanas sem pedalar e depois fazer quase 2000m de acumulado, dá te cabo do "canastro", ainda para mais, na Arrábida, depois queixas-te com dores eheh

A Scalpel é aquela máquina, bonita, eficaz e eficiente!!
 

Gun_Hugo_Dale

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Serra do Sicó, Pombal, boa serra, boas subidas, alguma pedra... a Scalpel vai gostar, em 2010 fiz a prova em Ansião e a zona é á maneira

Se estivesse pelo Oeste, era capaz de acompanhar mas teremos tempo para nos juntarmos...

Abraço e disfruta bem dessa máquina
 
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