Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

x0388891

Member
Eu ja Avid e shimano xt e agora tenho Hope e destes 3 para mim são o melhor conjunto, com os discos flutuantes.Um amigo tem os xtr 2012 e aquilo trava mesmo.
 

RTC

Super Moderador
Eu estou a falar por experiência pessoal. Prezo muito a fiabilidade e a facilidade de afinação e nesse aspecto os Hope e Shimano dão cartas. Os XTR então estão fantásticos!
 

x0388891

Member
Pessoalmente acho que sim, valem bem o dinheiro que custam mais por isso neste momento apenas trocava ou por outros Hope ou xtr e tanto uns como os outros custam praticamente a mesma coisa.
 

HR

New Member
Boas Rui,

Quanto a travões cá vão os meus 2 cêntimos... Já tive 2 modelos Hope (Mini e Mono Mini) e achei-os muito fiáveis, esteticamente fantásticos no entanto nunca tive POTENCIA de travagem sendo este na minha opinião o "calcanhar de Aquiles" dos mesmos e o que me levou a não voltar à marca, no entanto pelo que já li a ultima versão (Race) vem com um incremento de potencia de travagem na ordem dos 15%.
Na Shimano tive desde Deore, LX e XT e quanto a estes é montar e esquecer sendo equilibrados em quase tudo, para os XTR que já tive oportunidade de experimentar, gostei do funcionamento geral mas gostei em especial do tacto dos mesmos, nestes o "defeito" é não serem recordistas de peso e na minha opinião o aspecto que não agrada a todos com os cromados brilhantes...
Neste momento na minha Scalpel tenho os R1 (Brancos) que foram herdados da minha Myroon, acho-os especialmente bonitos pois "casam" bem com a bike, são a referencia em termos de peso, têm uma potência de travagem assinalável (apesar de ser também criticada por alguns utilizadores que não se adaptam à mesma) e até à data 100% fiáveis (ao contrariando do que muito se ouve...).

Relativamente a afinações não tive complicações com nenhuns dos que já usei...

Tenho neste momento outro projecto a decorrer e os eleitos foram de novo os R1 (pretos neste caso) pois fiquei fã dos mesmos, no entanto se os MT8 na altura já andassem a preços mais apelativos poderia considera-los, os Hope com os detalhes a verde e com o incremento de travagem se existissem à 4 meses teriam ido também para a "balança" pois ficavam bem na minha Scalpel ficando os R1 para o projecto "em mãos"... enfim muitos "ses".

Resumindo escolhe os que mais gostares pois das propostas que mencionas ficarás bem servido com qualquer uma delas... No entanto e se o orçamento permitir (que é o ponto fraco mais mencionado acerca dos mesmos) ia para os MT8 e na tua bike "encaixavam que nem uma luva".


De resto... muitas e boas pedaladas...
HR
 
Olá amigo, eu já tive uns Xt e agora tenho uns R1 e de todos os que apresentas eu iria para os R1 são travões leves e fiáveis, eu tive problemas com o roçar dos discos, mas desde que os sangrei ficaram impecaveis e já lá vai 1 ano e nunca mais tive problemas..
No entanto com qualquer um desses travoes vais bem servido com certeza.
Um abraço, boas pedaladas.
 

Night

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A minha breve e directa opinião vai para os R1. Já tive Hayes 9, Hayes Stroker, Avid 3, Shimano XT, KCNC X7 e agora por fim Formula R1. São de longe os melhores que tive em termos de potência, em peso só foram igualados pelos KCNC. Tenho-os a cerca de um ano, até agora zero problemas.
cump
 

Rui Marçal

New Member
HR,

Belo historial de travões. Também tive uns Shimano Deore e até eram porreiros.

Destes Avid 9 também não tenho queixas. Quando experimentei uns XTR fiquei fã pois há uma grande diferença. São muito mais progressivos, até bloquear a roda precisamos de travar muito mais que nos meus Avid e foi isso que mais gostei...E realmente os XTR são os mais pesados dos lote.

João, obrigado pela dica. Estou a ver que há malta a gostar dos Hope e dos R1...

Night, nem sequer ponderei os KCNC, mas a tua preferência também vai para os R1...
 

jbileu

New Member
Boas Rui...

É uma frase feita... mas é bem verdadeira... (Parabéns pela montada....!!! :))

Já li as tuas experiências em cima da scalpel... e tenho andado num dilema que em boa parte, já me solucionaste e que está relacionado com o conforto... Já não vou para novo... :( (39 primaveras... :):):):) onde já ouvi isto.... !!!!) e os meus andamentos tendem a estabilizar-se na casa dos 50/60 kms com algumas tiradas anuais na casa dos 3 dígitos... mas sempre um denominador comum... bastante acumulado... para cima.... :):):):) (tipo Picos do Oeste, Caminhos do Tejo - Fátima, Arrábida, Ptg, ..., ...)

Tenho uma Rush de aluminio e a questão é esta... Será que a perca de algum conforto por via da geometria e características específicas da scalpel, em relação à rush, serão de alguma forma amenizadas e compensadas por via do maior conforto e leveza do carbono em relação ao alumínio...? Ou se será mais inteligente retirar peso à rush com umas mavic slr e uma lefty, p.ex....?

Obrigado e... continua com as tuas boas impressões para todos nós....
 

Rui Marçal

New Member
Olá Jbileu,

Obrigado pelos parabéns...

Em relação às diferenças entre o conforto da Scalpel de carbono e da Rush de Alumínio penso que vais ficar na mesma, nem melhor nem pior, isto se o amortecedor e a suspensão estiverem todos na posição desbloqueada.

A geometria da Rush é mais para o conforto, mas é de alumínio...A geometria da Scalpel é tudo menos conforto, pior só mesmo a Flash se amortecedor. A Scalpel tem a geometria para entrar em competição ou XC puro, basta ver as medidas da geometria dela, ângulos de ataque do guiador, ângulo do pedaleiro ect...Mas é de carbono que como disseste e bem consegue absorver algumas irregularidades que o alumínio não absorve e as escoras traseiras da Scalpel, embora não se note, fletem, absorvem um pouco...Neste caso deve haver um empate.

Por outro lado e deixando as teorias de parte estás com sorte, tenho um colega meu que tinha uma Rush e devido aos problemas apresentados no quadro e nos pontos de rotação do amortecedor (que a Scalpel não tem)a Cannondale deu-lhe um quadro Scalpel novo. Agora tem o amortecedor da Rush e a suspensão da Rush montada num quadro Scalpel. Ele diz maravilhas daquilo. O conforto é o mesmo mas é muito mais leve e a força exercida no pedal é muito melhor aproveitada.

No meu caso, com a lefty melhor ainda, pois além da minha bike ainda ser mais leve que a dele, eu tenho lefty e ele tem Fox, a lefty trabalha muito melhor que a Fox, o que também melhora no conforto, segurança, leveza, etc...

Respondendo à tua questão, só tens a ganhar com a troca. Como já deves saber a Rush foi um modelo mal amado pela Cannondale pois deu muitos problemas e o modelo já foi descontinuado. Já fiz tiradas de 70km na serra de Candeeiros que é a serra mais dura que conheço e não acabo com as costas partidas, tudo porreiro, e estou a falar de andar montado 8h. E tenho 38 anos e também já estou perto dos 39...

Além disso, em alcatrão, se bloqueares uma Scalpel toda, suspensão e amortecedor, tens uma bike rígida, muito mais dura que uma semi rígida, e ao fim de uns km isso reflete-se no rendimento da pedalada e até no conforto, pois não tens aquele bombear de suspensão e amortecedor.

Quanto a retirares peso à Rush é sempre uma opção, mas custa dinheiro. Umas Mavic SLR custam-te quanto? 650€ numa boa promoção para retirares cerca de 250grs? Se comprares uma Scalpel 3, custa-te cerca de 3100€ e pesa-te 11,100grs...E ficas com uma bike nova com garantia e de uma eficácia extrema. Se queres conforto tens, se queres andar à bruta em competição tens. É uma bike de homens, lol...

Mais alguma coisa dispõe e lembra-te, este ano o 4º Encontro Cannondale é em Porto de Mós. Sou um dos responsáveis pelo percurso e vai ser o melhor encontro, garanto-te. Já temos uma série de apoios, muitas lembranças para entregar, ou seja, a uns meses do evento já temos tudo tratado para que não falhe nada. Aparece.
 

jbileu

New Member
Boas Rui....

Para já muito obrigado pela pronta e rápida resposta às minhas dúvidas... porém, confesso que a tua opinião não foi bem a que eu pensei que fosse, no sentido de me fazeres esquecer a scalpel no que respeita ao perder todo o conforto que - também - procuro...

No entanto... a tua opinião (mais que experimentada e certificada) vem claramente no sentido daquilo que eu pensava... e volto a pensar (empiricamente) ser este maquinão... o que me deixa profunda e novamente ligado à possível aquisição de tão desejado objecto... (Por outro lado voltaste a criar-me um problema conjugal... :):):):):):):):) no what i mean... :))

Enfim... e resumindo... vou continuar a alimentar este namoro... e ver onde me vai levar... :p até porque já fui aquilatar da possível redução de pesa na minha rush... e contemplando uma lefty e umas crossmax st mais avanço... a coisa bate-se para lá dos €1500... o que comparando com uma máquina toda novinha... tem que se lhe diga :(:):(:):(:)

Já agora aproveito a tua disponibilidade... para te perguntar acerca da passagem de 3 para 2 pedaleiros... Uma questão que tb me apoquenta os neurónios... Já referiste em post anterior que aconselhas... mas esse aconselhamento tem por base uma experiência física e sentida de facto no que respeita à avózinha ou é a tua perna muito rodada que já não sente a diferença... e pede mais andamento...!!! È que às vezes até a avózinha parece... a talega....!!!!

Mais uma vez... muito obrigado

Abraço
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

@ Rui, a Scalpel é uma máquina, já andas a convidar o pessoal quase todo do Fórum ou quê ?? lol

@ HR, amigo, se fores ao Forum Cannondale, em breve haverá mais informações sobre este Encontro Cannondale, tambem só sei que vai ser em Porto de Mós, vai ser mesmo á maneira

@ Jbileu, a tua Rush, se meteres umas ZTR Alpine c/ cubos Novatec, fica pelo preço das CrossMax ST e ainda ganhas em peso, 300g, no caso da Lefty, tens de gastar no minimo 900€ (Lefty de aluminio nova, a gama mais baixa, XLR)

Cumprimentos
 
Last edited:

Vieira Optimos

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Boa@ Jbileu,

umas ZTR Alpine c/ cubos Novatec, esquece isso....

mais vales dar o mesmo dinheiro e ficas melhor servido conm as rodas mavic ST, qualidade/rigidez/durabilidade..
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
@ Vieira, tens razões de queixa das Alpine c/ Novatec ?? Eu tenho na Flash 4 e até ao momento, tudo ok, em Abril fazem 1 ano..

Se o amigo Jbileu for "pesado" e quiser andar a "partir pedra" as CrossMax ST são melhores, sem dúvida, tambem depende do uso..

@ Rui Marçal, na lista para 10 Junho, já tens o meu nome ?? lol
 

Rui Marçal

New Member
Boas pessoal,

Olá HR,

O Hugo respondeu à tua questão. Apesar de já termos tudo confirmado e pronto para o evento, só ainda não lançamos o cartaz por falta de logotipos dos nossos patrocinadores e apesar de já termos o sim da direção do Parque (PNSAC) ainda não temos o papel escrito, lol. Portanto só falta 2 ou 3 burocracias. Até a ementa já está escolhida, lol. Espera-se também muitos brindes para os participantes da parte dos Nossos apoiantes (lojas) e ainda a presença de várias revistas da especialidade já confirmadas. Talvez ainda a televisão...

Se vires neste tópico http://www.forumbtt.net/showthread.php?39053-PNSAC-45km-No-reino-da-Pedra e deste http://cannondalept.com/index.php?topic=1241.0, criado por mim e pelo Marco Louro, tens mais informação sobre os locais por onde se vai passar. Tens lá uma série de links de filmes postados por mim que é por onde vamos passar. As imagens não são as melhores pois foram as primeiras que fizemos n«mas dá bem para perceber o que aí vem.

Foi através deste tópico e pela afluência que ele teve que nasceu a iniciativa por parte do Roberto Ribeiro de este ano fazer o encontro aqui.

Olá Jbileu,

Eu ultrapassei o meu problema conjugal da seguinte forma, este Natal e o meu próximo dia de anos não recebo prendas. A Scalpel é a minha prenda e resultou lol...

Quanto a comprares uma lefty para por na tua Rush não sei se será boa ideia. Como disse o Hugo aquilo é caro que se farta, deve ter ouro no interior e depois o comportamento não será o mesmo pois a geometria de uma Rush e de uma Scalpel é diferente. Enquanto outras marcas projetam os quadros e depois escolhem uma suspensão e um amortecedor e adaptam ao quadro. A Cannondale não faz isso. O quadro é projetado para a lefty e vice versa. Há um casamento perfeito...

Quanto aos 3 pratos ou 2, primeiro faz-me o favor de veres quantos dentes tem o teu prato mais pequeno e quantos dentes tem a tua cassete. Depois digo-te onde se situa um pedaleiro de 2 pratos...E por aí vês logo como fica, que essa tua dúvida também me assolou...

Hugo,

Se a malta do fórum vier toda podemos ter um problema de logística...lol. Ou então ainda estão uns a partir e já outros a chegar. Desde já te aviso, leva a máquina fotográfica pois vais-lhe dar muito uso e se gostas de descer e single tracks até te vais passar, são quilómetros seguidos desses caminhos de cabras, lol...

A lista do 10 de Junho já tem o teu nome, é o 1º.
 

Night

New Member
Não vejo porque motivo o Vieira Optimus diz para esquecer as ZTR Alpine. Os cubos novatec em principio partiria para uns com mais qualidade, no entanto, em relação aos aros dificilmente teras problemas, pois os mesmos têm provas mais que dadas. (falo por experiencia própria)
 

Rui Marçal

New Member
É material que desconheço. Só posso falar das minhas Sun Ringlé ainda pouco conhecidas por cá, ao contrário dos USA. Pelo que tem feito pela Serra de Candeeiros com mais de 800km em cima e nenhum empeno. Impressionante.
 

jmv

Member
Rui Marçal, o interior das leftys não é em ouro, são simplesmente interiores Fox. O que as Fox têm em duas pernas tem a lefty numa. As mais antigas têm os interiores manitou.
 
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